Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Olinda recebe serviços de saúde e cidadania do Projeto Colmeia Comunidade

Realizada pelo Sesc, a ação acontece nesta terça-feira (3/10) na Escola Estadual Guedes Alcoforado. Entre os serviços, haverá emissão de documentos

Pela primeira vez a cidade de Olinda recebe os serviços gratuitos de saúde e cidadania do projeto Colmeia Comunidade, realizado pelo Sesc Pernambuco. A ação nesta terça-feira (3/10) traz como novidade o Balcão de Direitos com a emissão da segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito. Além disso, será possível tirar a carteira de estacionamento do idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência. Das 8h às 16h, a iniciativa acontece na Escola Estadual Guedes Alcoforado, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, nº 838, no bairro do Varadouro.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos fará a emissão do cartão do estacionamento do idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência, o cadastro do Vem Livre Acesso e do Bolsa Família. Para este programa, é necessário que os moradores sejam maiores de 18 anos e apresentem os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, do título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de residência. No caso de gestantes, é preciso o cartão do pré-natal. Para cadastrar crianças e adolescentes de 6 a 15 anos é pedido o registro de nascimento e a declaração escolar.

No Balcão de Direitos haverá a emissão da segunda via de 100 certidões, sendo elas de casamento, nascimento e óbito. Para estes documentos é preciso que o público leve a original e a cópia do RG ou CPF.

Orientações e informações sobre o direito previdenciário e assistencial, simulação de contagem de tempo e o agendamento de benefícios serão realizados pelo INSS. Informações jurídicas na área cível, como direito da família, consumidor, responsabilidade civil, contrato e direito de sucessões serão passados pela Faculdade Estácio FIR.

Já entre os serviços de saúde, a Fundação Altino Ventura estará realizando 40 exames oftalmológicos. Serão oferecidos aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia, colesterol e hepatite B e C, recomendações nutricionais a partir do diagnóstico físico-funcional. Haverá palestra sobre higiene bucal, orientação sobre a escovação dentária com o escovódromo e aplicação de flúor. O Hemope estará presente informando sobre o processo de doação de sangue e da medula óssea.

A Secretaria Estadual de Saúde participa do Colmeia Comunidade com o exame de hanseníase e orientação sobre a doença, informações sobre  tuberculose e distribuição de material informativo. Leva ainda ação educativa com a Operação Lei Seca. Já o Banco de Alimentos do Sesc fará oficina sobre o aproveitamento integral dos alimentos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.