Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Programas para todos os gostos no final de semana da Fenagreste

Feira recebe o projeto Assombrações do Recife e o roteirista Nelson Caldas. No sábado, tem Geraldo Freire lançando biografia e, no domingo, Francisco José autografa obra

A II Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste) preparou para este fim de semana, em Caruaru, uma programação que vai mexer com o imaginário e com o lado racional do público.

Espetáculo Assombros. Foto: Divulgação


De um lado, festa de halloween com cosplays, histórias do Recife Assombrado, workshops de quadrinhos, oficinas de pintura de rosto e shows. Do outro, o debate de temas como o empoderamento da mulher, o entrelaçamento entre sexualidade, gênero e relações étnico-raciais, bibliotecas comunitárias e lançamento de livros. O evento acontece no Espaço Cultural Tancredo Neves e é aberto ao público.

Na sexta, o roteiro começa às 9h, com apresentações de percussão e teatro. Às 10h, na Sala Souza Pepeu, haverá um seminário sobre a Revolução de 1817, com George Cabral. Os participantes ganharão certificado.

O destaque do dia fica para o período da tarde: a peça Assombros, às 14h30, seguida de uma palestra com o roterista Nelsinho Caldas sobre adaptações literárias para filmes de terror, em especial, produções pautadas no vampirismo. Caldas já escreveu para séries como“A grande família”, “Divã”, “Sob Nova Direção” e adaptou a novela “Avenida Brasil”. Depois, haverá apresentação dos autores do projetoO Recife Assombrado, André Balaio e Roberto Beltrão. Com uma linguagem bem-humorada e o auxílio de vídeos e projeções, eles falarão sobre as lendas populares da cultura pernambucana.

Às 17h, o palco principal recebe o grupo Zombie Walk Caruaru, que realiza uma flash mob composto por um grande grupo de pessoas que caracterizam se de zumbis. Ainda na sexta, a programação inclui palestras sobre bibliotecas, diálogo em prosa, com Arantes Gomes do Nascimento, oficinas de arte, teatro de mamulengo.

SÁBADO
No sábado, às 10h30, na Sala Souza Pepeu, está marcada uma mesa-redonda sobre o empoderamento feminino com a sexóloga Carmen Jansen e a blogueira Mirela Paes. A moderação será de Perpétua Dantas. Depois, ao meio-dia, tem lançamento de “Quem é essa mulher”, de Alberto Lima, que fará um bate-papo no local com os participantes e o coletivo Deixa Ela em Paz. Em seguida, haverá sessão de autógrafos e show da cantora Larissa Lisboa cantando Chico Buarque.

No mesmo horário, acontecem apresentações em cordel, com o lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa, no palco principal, palestra sobre como criar uma biblioteca comunitária, na Sala Vital Santos, e a sessão de autógrafos do 4º volume da série Hai Kados, do jornalista Ricardo Mello e do cartunista Samuca, no Café Literário. Na tenda infantil, a animação fica a cargo da oficina de pintura de rosto.

Já às 15h30, o escritor Raimundo Carrero ministra um seminário literário, na sala Souza Pepeu, enquanto acontece, na Vital Santos, uma palestra sobre o entrelaçamento entre sexualidade gênero e relações étnico-raciais e um workshop de quadrinhos. Às18h, no palco principal, o radialista Geraldo Freire lança a biografia O que Eu Disse e o Que Me Disseram: A improvável vida de Geraldo Freire, de autoria própria, com contribuição de Eugenio Jerônimo.

DOMINGO
No domingo, último dia de evento, a Orquestra de Violinos do Morro Bom Jesus anima o público às 11h, enquanto também acontece a oficina literária com Raimundo Carrero, na Sala Vital Santos.

A partir das 14h30, haverá uma conversa com o ilustrador Edson Alves sobre o mercado internacional de quadrinhos. A grande atração do dia será o jornalista Francisco José, que bate um papo com a plateia no palco principal e autografa o seu livro, 40 Anos no Ar, a partir das 16h30. Encerrando a feira com chave de ouro, o compositor Maciel Melo comanda o forró a partir das 18h. Após a apresentação, o artista lança a segunda edição do seu A Poeira e A Estrada, da editora Imeph.

A Fenagreste reúne 50 estandes, representando mais de 100 editoras e distribuidoras de livros. O evento é organizado pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e a Cepe, com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Caruaru.

PROGRAMAÇÃO FENAGRESTE

Sexta-feira (13/10)

PALCO PRINCIPAL
10h –Teatro Laudelino Rocha
11h – Dança Luiz Pessoa
14h30 – Peça teatral Assombros
17h – Zombie Walk Caruaru
20h30 – Som de Poesia

SALA SOUZA PEPEU
10h – Palestra: Revolução de 1817, de Jorge Cabral
15h – Palestra: Bibliotecas – noções de classificação e sistema de cores

SALA VITAL SANTOS
18h30 – Palestra de adaptação literária para filme de terror, com o roteirista Nelsinho Caldas
19h30 – Apresentação e lançamento do livro Recife Assombrado

TENDA INFANTIL
14h - Oficina de arte com Prof. Fábio

LOUNGE
16h – Diálogo em prosa com Arantes Gomes do Nascimento, no Café Literário
17h – Teatro de mamulengos com Mestre Sebá

CARRETA
9h – Percussão com Laudelino Rocha
16h – Dança com Tabosa de Almeida
17h – Percussão com Altair Porto

Sábado (14/10)

PALCO PRINCIPAL
9h – Aulão de códigos de linguagem, com prof. Menelau
10h30 – Apresentação e lançamento do Cordel Condé, de Dorge Barbosa
13h30 – Universo Geek
17h - Palestra e lançamento do jornalista Geraldo Freire e apresentação da banda Pinga Fogo, de Inaldo Sampaio

SALA SOUZA PEPEU
10h30 – Mesa redonda com o tema “Mulher: empoderamento, sexo e a sociedade, com participação da sexóloga Carmen Janssen e a blogueira Mirela Paz
12h – Lançamento do livro Quem é essa Mulher?, de Alberto Lima
15h – Oficina literária com Raimundo Carrero

SALA VITAL SANTOS
10h30 – Palestra “como criar uma biblioteca comunitária”, com Ana Dourado
15h – Palestra: “O entrelaçamento entre sexualidade, gênero e relações étnicos-racias”, com o Prof. Adriano
16h – Workshop de quadrinhos com Edson Alves

TENDA INFANTIL
9h – Oficina de pintura no rosto
16h30 – Festa de Halloween (Cosplay)

LOUNGE
11h30 – Lançamento do cartunista Samuca e Ricardo
12h – Show de Larissa Lisboa cantando Chico Buarque

Domingo (15/10)

PALCO PRINCIPAL
9h – Aulão
11h – Orquestra de violinos do Morro Bom Jesus
18h – Show de encerramento com Maciel Melo

SALA SOUZA PEPEU
14h30 – Conversando com o ilustrador Edson Alves sobre o mercado internacional de quadrinhos
16h – Palestra e lançamento do livro de Francisco José

SALA VITAL SANTOS
10h30 – Oficina literária com Raimundo Carrero
15h – Palestra: “Disciplina e indisciplina em sala de aula”, com Celso Antunes

FENAGRESTE 
Local: Espaço Cultural Tancredo Neves - Praça Coronel José Vasconcelos, 100, Centro, Caruaru 
Data: de 10 a 15 de outubro 
Horário: das 9h às 21h 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.