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PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE PATRIMÔNIO E TEATRO ENCERRA COM A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 1500 ESTUDANTES DE IGARASSU

O Projeto contemplou 32 escolas do município, fazendo um resgate da memória cultural e da importância da preservação



Encerra nesta quarta, o projeto “Navegando na Canoa, uma viagem no patrimônio histórico e cultural de Igarassu, um encontro da história, do teatro e dos patrimônios com jovens estudantes da rede pública municipal e estadual, tendo como foco principal a preservação e valorização da memória cultural do município, uma dos mais antigos de Pernambuco.



Com cinco meses de duração, 32 escolar contempladas e mais de 1500 alunos, as visitações ocorreram todas as quartas-feiras, nos horários da manhã e da tarde, com 50 estudantes, onde era promovido o conhecimento, a apropriação, a valorização da herança e consequentemente sua preservação, passando por patrimônios como o Convento de São Francisco, a Igreja de Santo Antônio, o Sobrado do Imperador, o Convento Sagrado Coração de Jesus, o Museu de Igarassu, a Igreja dos Santos Cosme e Damião, a Biblioteca Pública de Igarassu, a Casa de Câmara e Cadeia e a Sede do Maracatu Estrela Brilhante.



Nas visitas os jovens eram recebidos por Brites de Albuquerque e Dom Duarte Coelho, personagens reais do Brasil Colônia, depois eram guiados pelo historiador Jorge Paes Barreto, que realizava explanações sobre cada um dos patrimônios que compõem o Sítio. Ao final, os alunos visitavam um desses patrimônios, conhecendo as dependências que culminava com a apresentação do espetáculo “Igarassu Beleza que Encanta”.



Finalizando o projeto, nesta quarta-feira  (11), o patrimônio visitado será o Museu de Igarassu, que atualmente ocupa três casas do século XVIII, reunindo valioso acervo com 250 peças, das quais 185 estão em exposição, e um Departamento de Pesquisa Histórica, responsável pela guarda de valiosos documentos. O destaque vai para as exposições de peças sacras, numismáticas, mobiliárias e armas.

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