Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Câncer de Pele ainda representa a maioria dos tumores malignos no país


Nesse mês de novembro são celebrados o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27) e o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele (29). Esse último é o mais freqüente no Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Médicos explicam que a ocorrência do câncer de pele está relacionada à constituição étnica da população e com as localidades onde a incidência das radiações ultravioletas é maior. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência. Já o tipo melanoma é o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. Enquanto que, na maioria dos tumores, lesões com menos de 1 cm são consideradas lesões pequenas, no melanoma uma lesão com 2 mm já é considerada localmente avançada.

Igor Montenegro, oncologista da Oncoclínica Recife, explica que as lesões na pele devem ser investigadas levando em consideração a assimetria, a presença de bordas irregulares, dimensão e alteração na coloração. “Geralmente, o câncer de pele em estágio inicial não apresenta maiores sintomas, além da mudança de aparência, tamanho e cor de algum sinal na pele. Mas outras lesões como manchas e, às vezes, até coceira podem indicar ocorrência da doença.”

O oncologista defende que a preocupação com a irradiação solar não deve acontecer apenas no verão, afinal, os danos do Sol na pele são cumulativos. “Os horários mais críticos à exposição são os de maior intensidade solar, geralmente entre 10h e 16h. O protetor solar deve ter fator 30, pelo menos, e deve ser colocado de 15 a 30 minutos antes da exposição solar, a fim de que possa ser formado um filme protetor sobre a pele. O mesmo deve ser reaplicado a cada duas horas”, explica.

Montenegro afirma ainda que apesar de as pessoas de pele mais clara necessitarem de maior proteção, todas as pessoas se beneficiam do uso de filtro solar, pois ele age não apenas na proteção contra tumores de pele, mas também evita danos solares como envelhecimento precoce.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.