Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Com votação unânime na Câmara, vereadores aprovam Dia do Saci em 31 de Outubro

Por Max Felipe

A Câmara dos Vereadores do Paulista recebeu, na sessão plenária dessa quinta-feira (09/11), 40 crianças do bairro do Tururu, com a camisa do Saci e segurando-o fantoche, que participam da Casa Herbert de Souza. O objetivo foi a valorização do Folclore Nordestino, diferenciando a data de 31 de Outubro ao Halloween, e identificando a raiz nordestina, com o personagem Saci Pererê, como tão bem escreveu Monteiro Lobato em o Sítio de Picapau Amarelo.

A sessão plenária da Câmara registrou a aprovação unânime do projeto de Lei 110/2017, de autoria do vereador-presidente da Câmara Fábio Barros (PSB). Para a lei entrar em vigor, o próximo passo é a sanção do prefeito Júnior Matuto. Os vereadores presentes parabenizaram o presidente em valorizar o folclore nordestino, inclusive nas escolas públicas, quando a lei estiver decretada oficialmente.

A Casa Herbert de Souza, segundo o diretor e educador Bartolomeu Marcos da Silva, atende mais de 100 crianças do bairro do Tururu. Terezinha Santos fez um poema lido por Bartolomeu na sessão plenária, dando ênfase a importância da aprovação do Projeto de Lei 110/2017, de autoria do vereador Fábio Barros. 

 

 

MÚSICA "TURURU MINHA COMUNIDADE" 

A mistura do estilo brega, hip hop, pagode e funk vem conquistando o bairro do Tururu, na cidade do Paulista, com a música “Tururu Minha Comunidade”, de autoria dos jovens Jefferson Freitas, conhecido por Jessinho Autêntico, e Alex Pereira, o Dj Alex.  No último dia 13 de outubro, eles foram entrevistados por Renan Tardin, no quadro “É Pipoco”, do NETV 1ª Edição, da Rede Globo Nordeste. Na reportagem, a Globo mostrou a felicidade das crianças, adolescentes, adultos e idosos em cantar os refrões que valorizam sua região. 

 

Como a música valoriza e representa o bairro, eles vão lançar o clipe ‘Tururu Minha Comunidade’, na próxima quinta-feira (9/11), na Quadra Poliesportiva do bairro. O audiovisual é produzido em parceria com Coletivo Tururu, que propôs a música aos artistas.

Saudação do Saci
Por Terezinha Santos

 

Venham todas venham todos
Receber o príncipe Saci
Ele está aqui de passagem
Trouxe-nos uma mensagem
Preste atenção para ouvir

Sou o Saci Pererê
Trago minha saudação
Pelo resgate da história
Por conservar a memória
Eis a minha gratidão
 

Venho de perto de longe
Cantar, dançar e sorrir
Muito obrigada a vocês
Que hoje pela nona vez
Anunciam o meu porvir
 

Horas eu sou uma criança
Outras um príncipe encantado
Africano ou nordestino
Sendo príncipe ou menino
Trago aqui meu recado
 

Estou feliz por demais
Por essa perseverança
Nove anos de existência
Dedicação e paciência
Perspectiva e esperança
 

Falo para a criançada
Desse dia especial
Como é importante eu sei
Em prol do projeto de Lei
Meu dia municipal
 

Todos vocês são sacis
Do Tururu nossa gente
Precisam de gentileza
Comida boa na mesa
E educação descente

(...)

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.