Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Diabetes podem afetar a visão e causar cegueira

Terça-feira (14) é o Dia Mundial do Diabetes. Danos aos olhos são uma das principais complicações causadas pela doença


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 420 milhões de pessoas possuem diabetes em todo o mundo. A própria OMS, inclusive, determinou que todo 14 de novembro seja lembrado como o Dia Mundial do Diabetes, para alertar sobre os crescentes números de diagnósticos no planeta. Mas você sabia que a doença pode levar até à cegueira?

Todos os tipos do diabetes podem originar problemas sérios de visão. Em geral, eles começam como micro sangramentos nos olhos, detectados apenas por exames clínicos. Se não diagnosticados no início, podem evoluir para a retinopatia diabética, causada pelo desregulamento de açúcar no sangue.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada. “Se o diabético fizer um tratamento periódico, com consultas e exames de rotina, é possível tratar os problemas de visão e, em certos casos, até reverter cegueira. Porém, em quadros avançados, há muito tempo sem tratamento, a recuperação da visão pode ser irreversível”, explica o oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Alexandre Ventura.

DOENÇA SILENCIOSA – É possível que o paciente passe meses sem conhecimento de que possui diabetes. Por isso, o controle da glicemia, feito por exames de sangue é fundamental para diagnóstico rápido e tratamento eficaz da doença. Isso também funciona com os problemas de visão. O oftalmologista pode ser o primeiro a identificar problemas vasculares que podem ser sintomas da doença.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.