Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Adolescentes de unidades de Caruaru recebem certificados de Eletricista Predial de Baixa Tensão

Texto: Henrique Figueirôa



Depois de todo esforço e dedicação, 19 socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e 14 da Casa de Semiliberdade (Casem), ambas as unidades localizadas em Caruaru, receberam certificados de conclusão do curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, que é composto pelo curso Básico de Eletricidade e o de Instalações de Sistemas Prediais. As aulas foram ministradas por meio de uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O momento de celebração por mais essa conquista foi compartilhado com os familiares dos adolescentes, além de servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e convidados, em cerimônias realizadas no último dia 29.
Com duração de um mês, os alunos participaram de aulas teóricas e práticas com carga horária variando entre 40h para a etapa do Básico de Eletricista e 60h para o de Instalações de Sistema Predial. Circuitos elétricos; associação de resistores; magnetismo e eletromagnetismo; corrente alternada (características e tipos de carga); eletrodutos (tipos, acessórios e dimensionamento); quadro de distribuição monofásico; aterramento (conceito, aplicação e tipos) e lâmpadas (tipos, acessórios, aplicação e instalação) foram alguns dos ensinamentos repassados durante os cursos.
Durante a cerimônia de certificação dos adolescentes da Casem, que aconteceu no auditório do Senai, o coordenador técnico da instituição de ensino, Antônio Gouveia, compartilhou sua felicidade em poder proporcionar aos adolescentes à oportunidade de estudar em um dos cursos mais procurados. “Estamos lisonjeados por poder ofertar aos adolescentes esse progresso em suas vidas. Os cursos vêm para abrir portas e oportunidades que servirão para toda a vida. O mercado está aí, precisando de mão de obra qualificada, e eles têm o potencial”, pontuou.
Agora, os concluintes estão capacitados para instalar circuitos e equipamentos elétricos em edificações, montar redes de baixa tensão, conforme planejamento, projetos e documentos técnicos específicos. “Adorei o curso, principalmente a parte prática. Aprendi a trocar interruptores, tomadas, lâmpadas, coisas práticas e simples que poderemos usar em casa e ainda seguir a profissão. Saio daqui com um diploma e quero levar o curso à frente”, destacou S.M., de 16 anos.
A entrega dos certificados dos socioeducandos do Case aconteceu na própria unidade. “A festa hoje é de vocês. Foi dado o primeiro passo, agora é com vocês, dediquem-se, todos já são vitoriosos”, destacou o coordenador geral do Case Caruaru, Paulo Pinto. A coordenadora geral da Casem, Anabel Brandão, também destacou essa busca por cursos e oficinas. “Incentivamos o aprender e assim instigamos a vontade de mudar. Vê-los recebendo essa certificação é uma vitória, uma satisfação imensa, pois percebemos que estamos fazendo a diferença e no caminho certo”.
Quem também marcou presença na entrega dos certificados foi a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Caruaru, Sílvia Amélia. Ela frisou a importância dos estudos como forma de transformar vidas. “Vocês ganharam conhecimento, basta se dedicar e continuar a estudar. Acreditem em vocês e tenham consciência que podem ser o que quiser, basta dedicação e esforço”, aconselhou.
“O curso foi maravilhoso. Vi o interesse que despertou em meu filho e a vontade de aprender, sem contar que sairá com uma certificação de um órgão de boas referências como o Senai”, compartilhou Jucivania Maria, costureira, mãe de um adolescente da Casem. Essa parceria com o Senai teve início em outubro e é resultado de uma articulação do Eixo Profissionalização da Funase, que beneficia ainda socioeducandos do Case Timbaúba e da Casem Garanhuns. Ao todo, foram ofertadas 100 vagas aos adolescentes das quatro unidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.