Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Adolescentes do Cenip Caruaru concluem curso de Fabricação de Doces para festas

Atividade é resultado da parceria entre a Funase e o Senai. O curso de Fabricação de Bolos e Tortas está programado para o início de 2018




TEXTO: Jeffrey Vila Nova            

 



Durante uma semana, a rotina de 18 adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru foi açucarada. Em uma parceria firmada entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os alunos participaram de um curso profissionalizante de Fabricação de Doces para Festas. Ao final, eles receberam o certificado, que foi entregue em uma cerimônia realizada na própria unidade, no último dia 1º. O momento foi regado aos doces produzidos pelos próprios adolescentes.

Durante as 40 horas do curso, os alunos aprenderam a aplicar técnicas profissionais, a preparar misturas e recheios, ideais para a fabricação de trufas de vários sabores, palhas italianas e brigadeiros gourmet. Eles aprenderam ainda a produzir beijinho, bem casado, entre outros doces. Também trabalharam na apresentação dos pratos. Conhecimentos sobre noções de Qualidade, Segurança, Meio-ambiente e Saúde, também foram repassados aos adolescentes.

No curso, os socioeducandos foram orientados a trabalharem como autônomos ou em empresas de buffets, por exemplo. E o socioeducando G.A., de 16 anos, já planeja um futuro nessa área. “Eu aprendi a fazer muita coisa boa. Quando sair daqui vou ensinar tudo a minha irmã para a gente vender nas lojas”. A professora do curso, Michele Vasconcelos, vê um retorno positivo dessa oportunidade. “Saio daqui encantada. Os adolescentes são muito atenciosos e empenhados nas tarefas, mostrando sempre vontade de aprender. É uma experiência muito boa para mim também”, conclui.

Esse foi o segundo curso oferecido dentro desta temática este ano. Em setembro socioeducandos do Cenip Caruaru participaram do curso de Fabricação de Salgados para Festas, também ministrado pelo Senai. Para o início de 2018 será ofertado o curso de Fabricação de Bolos e Tortas. Para a Diretora Geral da unidade, Maria Clara Amorim, essa é uma parceria de suma importância. “O benefício é inquestionável e vem sempre abrindo portas para os adolescentes, que saem daqui com um diferencial maior para o mercado de trabalho, que é um diploma do Senai”, destaca.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.