Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Festival Cena Brasil comemora 15ª edição com 10 atrações, ato pela igualdade racial e homenagem ao Dia Nacional do Maracatu



O evento acontece nos próximos sábado (16) e domingo (17) de dezembro,

na Praça do Fortim,das 18h às 22h, na beira-mar do sítio histórico de Olinda


Festival Cena Brasil começa neste sábado, em Olinda. Com tudo gratuito, no pátio do Fortim do Queijo, Carmo, serão 10 bandas e grupos culturais este ano, entre mais de 300 inscritos, que vão se apresentar no palco do 15º ano do Festival. A seleção foi feita pela curadoria do evento e chegou-se à grade musical e cultural com os perfis do festival.


As dez atrações foram escolhidas para se apresentarem no tradicional evento. No sábado (16), os shows acontecem a partir das 18h, com Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza! e Zé Lamúria. Os nomes que vão agitar os 15 anos no Cena Brasil do domingo (17), às 15h, são Banda Marlevou, Pax Nindi (Inglaterra), Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e o projeto Vem Dançar Olinda.


Dignidade Urbana & Paz

O evento é gratuito e tem como tema, este ano, o slogan Dignidade Urbana e Paz. Grupos de brincantes vão homenagear também a criação do Dia Nacional do Maracatu, instituído através de Lei Federal. As atrações tiveram seus currículos analisados no processo seletivo realizado pela curadoria do evento. Em mais um ano, o projeto realiza duas oficinas de capacitação. Uma de rádio e outra de filmagem, com aulas teóricas e práticas. Outro plus ficará por conta da realização do “Ato político cultural em defesa da igualdade racial”, realizado por diversos ativistas da consciência negra em Olinda e com a participação de grupos e manifestações afro-brasileiras. O manifesto vai acontecer no domingo (17.12), no Pátio do Fortim, na orla do sítio histórico, às 16h.


Dia Nacional do Maracatu

No ambiente do Festival Cena Brasil será celebrado também a aprovação do Dia Nacional do Maracatu, instituído por unanimidade pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. A Lei fixou o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. A data é uma homenagem a Luiz de França, o “Mestre Luiz”, que comandou o Maracatu Leão Coroado, de Pernambuco, por 40 anos e morreu há 15. O Leão Coroado é o mais antigo grupo sem interrupção e completou 155 anos em 2017.



SERVIÇO:


15º Festival Cena Brasil | Edição 2017

No pátio do Fortim do Queijo, Carmo, Olinda

Sábado (16.12), a partir das 18h, shows do Coco na Pisada do Mestre, Valdir Afonjá, Carranza e Zé Lamúria.

Domingo (17.12), às 15h, acontecem as apresentações das bandas e grupos Marlevou, Pax Nindi, Ancestral (Jorge Riba), Maracatu Nação Camaleão, Lamento Negro e o projeto Vem Dançar Olinda.

Aberto ao público.


Entrevistas/Maiores informações:

Edilton Euclides, produtor do Festival Cena Brasil, (81) 9.8783.4478, (81) 9.9646.3549

Viviane Alves, coordenadora do projeto, (81) 3494.4478, 81 985025697

Cristiano Jerônimo, assessoria de comunicação: (81) 9.9692.2216, (81) 34


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.