Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

OLINDA: Alunos de Escola Municipal Lar Espírita de Menezes retratam a vida e obra de Portinari

Peças foram criadas com madeira, material reciclado e cartolina


A Escola Municipal Lar Espírita Bezerra de Menezes, Vila Popular, apresentou nesta quinta (30.11) e sexta (1.º/12), a I Mostra de Arte Bezerra de Menezes, com o tema: Brincando e Pintando com Portinari.  Foram expostas mais de 100 obras produzidas pelos estudantes de 5 a 10 anos, das turmas do Pré-Escolar I ao 5.º ano, que foram desenvolvidas de forma interdisciplinar, passeando por todas as disciplinas e conteúdos trabalhados em sala de aula.  As telas artísticas foram trabalhadas em madeira, objetos reciclados e cartolina. O material abordou, principalmente, temas como as brincadeiras antigas e populares, além das paisagens urbanas e da Amazônia, problemáticas sociais, entre outros.
“Os pequenos se entusiasmaram muito, tendo em vista o processo de inicialização do domínio da escrita, que puderam expor as obras de arte através dos movimentos e cores vivas.  Ações como estas são ótimas para incentivar a veia artística das crianças. O momento de arte ultrapassa as barreiras convencionais da educação. Além de conhecer as obras de Portinari, a escola também ganhou mais alegria, mais cores e vida”, explicou a Gestora Rithia Carneiro. “Sou extremamente grata a todas as contribuições para a realização da exposição que foi abraçada e teve total apoio da vice-gestora, Patrícia Lins, e da coordenadora Pedagógica, Laura Leite”, pontuou.
O estudante Dayvid Vinícius encantou-se com o trabalho. “A escola ficou mais bonita. Adorei desenhar sobre a terra, a mata, o café, as capas dos livros de Portinari”, afirmou o garoto.
Com um total de 210 estudantes divididos nos turnos da manhã e tarde, escola Municipal Lar Espírita Bezerra de Menezes vem se destacando por sua criativa e dinâmica de ensino.  A mostra Brincando e Pintando com Portinari foi aberta ao público  em geral que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais a vida e obra de um grande artista plástico brasileiro.
P O R T I N A R I – Cândido Torquato Portinari foi um artista plástico brasileiro que pintou  quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos painéis como Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU, em NYC, em 1956.  Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.