Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

OLINDA RECEBE 30 COMPUTADORES PARA CRIAÇÃO DE POLOS DE INCLUSÃO DIGITAL



As propostas da iniciativa são de ampliar o aprendizado dos estudantes, qualificar os professores e gerar renda para a população

Pelas mãos do secretário de Educação de Olinda, Paulo Roberto Souza, o município recebeu do Centro de Recondicionamentos de Computadores (CRC) 30 computadores para as escolas da rede pública municipal. A entrega aconteceu dentro da programação do 1º Acess@ Brasil, na Faculdade de Olinda (Focca). É um dos legados deixados do encontro que aconteceu de 5 a 7 de dezembro, na Cidade Patrimônio.

As máquinas recondicionadas serão utilizadas no laboratório de informática, na qualificação dos professores e cursos gratuitos para a população. Dessa forma, criando Polos Multimídias de Comunicação, Criatividade e Inovação. A proposta é melhorar a infraestrutura das escolas, fortalecer o aprendizado dos estudantes, qualificar os professores e gerar renda para a população.

O Coordenador do CRC Recife, Sávio França, ressalta a importância da parceria com a Prefeitura de Olinda. “Quando trouxemos a proposta de realização do 1º Acess@Brasil para a cidade de Olinda, o prefeito Professor Lupércio abraçou a causa. Como legado o CRC está doando para as escolas e a população 30 máquinas recondicionadas. Esses computadores servirão como espaço de produção e inovação pensados a partir dos territórios onde os laboratórios estão localizados”, afirma Sávio.

As oficinas realizadas dentro doAcess@Brasil tiveram como público-alvo estudantes e professores da rede pública municipal. “Educação de qualidade para a população é uma das maiores preocupações do prefeito Professor Lupércio. Encontros como estes só vêm a fortalecer ainda mais a qualidade do ensino do município. Trazendo a inclusão digital para dentro das escolas, capacitando professores, alunos e gerando renda para as comunidades. Parceiros como CRC são fundamentais para a formação de uma população mais autônoma e produtiva”, destaca o secretário de Educação, Paulo Roberto Souza.

Em janeiro mais 25 computadores chegarão ao município, doados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC). O termo de compromisso já está assinado, faltando apenas detalhes de logísticas para chegada das máquinas.

Acess@Brasil

O Acess@Brasil tem o conceito "Bottom-up", da base da sociedade apontando para o conhecimento específico de diversos saberes e tecnologias sociais. Incentivando a convergência de saberes e práticas, experimentações entre o primeiro, segundo e terceiro setores para o fomento da inclusão sociodigital. Foram debatidos temas como o futuro da política de inclusão sociodigital, revitalização dos pontos de inclusão sociodigital, software livre, criação dos territórios digitais. Entraram também nas discussões a formação de educadores sociais, tecnologias sociais, inovação e empreendedorismo digital, economia circular, cidades digitais, recondicionamento e reciclagem de eletroeletrônicos.


-- fotos: Sandro Barros

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.