Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista lança Plano Municipal de Prevenção à Violência Contra a Juventude e às Drogas


O município do Paulista, na Região Metropolitana, lançou nesta quarta-feira (27.12) o Plano Municipal de Prevenção à Violência Contra a Juventude e às Drogas. O documento, que reúne as contribuições de gestores governamentais e representantes da sociedade civil, é fruto de um convênio celebrado com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas. A criação do plano estabelece novas diretrizes e metas para a formulação de políticas públicas para o setor na cidade.
O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, destacou a importância do documento. “Costumo dizer que a segurança pública é dever do Estado, mas responsabilidade de todos. Por isso, acredito que esse plano vai incentivar ainda mais a participação popular, seja sugerindo, cobrando ou fiscalizando. E esse contato permanente entre os munícipes e a administração pública é uma coisa considerada fundamental para a gestão do prefeito Junior Matuto”, disse o coordenador da equipe que construiu o plano.
Essa é a primeira vez que Paulista passa a contar com um plano dessa natureza. As contribuições que deram origem ao documento foram coletadas durante os fóruns de debate realizados pela Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil ao longo desse ano de 2017. Os eventos envolveram diversos segmentos, o que possibilitou as mais diversas ideias e propostas.
A gestão municipal tem tirado do papel algumas ações propostas no plano, a exemplo da implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a ampliação da Patrulha Cidadã. O primeiro já contemplou 450 estudantes da rede municipal com formações em sala de aula, ministradas por policiais militares. E vai contemplar toda a rede nos próximo meses. Já o Patrulha Cidadã tem colaborado com a redução da violência e a criminalidade em alguns bairros, como Maranguape I, que passou 13 meses sem um homicídio.
“A gestão do prefeito Junior Matuto sempre esteve envolvida com a questão da segurança. Nós entendemos que esse é um assunto muito importante, e que precisa ser tratado no município. Não à toa, temos desenvolvidas diversas ações para ajudar à população, seja com o lançamento de um aplicativo, seja na utilização de câmeras de monitoramento, ou na formação dos nossos profissionais da guarda municipal, que passaram a assumir novas tarefas”, defendeu o secretário Manoel Alencar. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.