Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Caminhada do Terreiro de Pai Edu celebra Yemanjá



Concentração será no Alto da Sé, em Olinda

A orixá Yemanjá, considerada mãe do candomblé, rainha das águas e símbolo de maternidade fecunda e nutritiva, será celebrada na caminhada do Terreiro de Pai Edu, nesta quinta-feira (07.12), com concentração às 17h, no templo, no Alto da Sé. Após quase 20 anos sem a famosa Caminhada Azul de Yemanjá, em Olinda, por motivos de saúde do Babalorixá Pai Edu, este ano o evento será retomado. Com a morte de Pai Edu, considerado o rei do candomblé do Brasil, em maio do ano passado, a filha dele - a mãe pequena (YaKeke-rê), Juliana Barbosa, decidiu retomar a tradição em homenagem ao pai. A caminhada organizada pelo Terreiro do Pai Edu é promovida em parceria com o Coletivo dos Artistas da Praia e a Prefeitura de Olinda.

A programação começa, às 18h com ritual do toque, celebração para chamar os orixás, no Palácio do Pai Edu. Às 21h os fiéis sairão em caminhada com cânticos até a Praça do Carmo, de onde parte uma carreata até a imagem de Yemanjá, na ponte do Janga, no limite entre Olinda e Paulista. Na sequência, os adeptos da religião africana vão fazer suas oferendas de frutas, presentes, joias, flores, pedidos e agradecimentos ao mar.

“O objetivo da caminhada Azul de Yemanjá é retomar a tradição religiosa de matiz africana e manter viva essa festa”, ressaltou mãe pequena (YaKeke-rê), Juliana Barbosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão publicados.