Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Mulheres denunciam assédio em Paulista; Praça Agamenon Magalhães é um dos pontos mais preocupantes no município



Foto: Divulgação/ Internet

O ano novo chegou, mas os assédios contra mulheres não mudaram na cidade do Paulista como também em qualquer lugar. A segurança é uma questão muito vulnerável na sociedade atual. Mulheres estão sofrendo assédio em público na Praça Agamenon Magalhães, na cidade do Paulista. Uma vítima que não quis se identificar, por motivos de segurança, disse que um kombeiro a chamou de "gostosa", na tarde dessa terça-feira (03/01/17). Ela ficou muito chateada e ainda reclamou com o homem. E não adiantou nada, os outros amigos também alimentaram a 'piadinha' e deixaram o respeito de lado. 

No Brasil a situação também é preocupante. Pesquisa divulgada pela organização internacional de combate à pobreza ActionAid, no ano passado, mostra que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público em suas cidades. O levantamento mostra que o assédio em espaços públicos é um problema global, já que, na Tailândia, também 86% das mulheres entrevistadas, 79% na Índia, e 75% na Inglaterra já vivenciaram o mesmo problema.




A Região Centro-Oeste é onde as mulheres mais sofreram assédio nas ruas, com 92% de incidência do problema. Em seguida, vêm Norte (88%), Nordeste e Sudeste (86%) e Sul (85%). A professora de direito civil da Universidade de Brasília (UnB), Suzana Borges, avalia que não há repressão adequada ao assédio à mulher em espaços públicos. “É uma questão social porque, em função de uma posição histórica inferiorizada, a mulher foi objeto de repressão, violência, não só nos espaços públicos, mas privados, dentro da família, em casa, no trabalho”, disse.







Educação no trânsito está em baixa no Recife; Irritado com a presença de Uber, taxista joga cone de trânsito no chão na entrada do Shopping Recife

Foto: Divulgação/Internet
Um taxista desconhecido, irritado com a presença de um Uber arremessou um cone de trânsito no chão na entrada do estacionamento do Shopping Recife, no Recife. A reportagem do blog procurou o mall e contou o ocorrido. Segundo um dos seguranças, o caso será investida pelas câmeras de segurança do local.

Professor Lupércio faz vistoria na Feira de Rio Doce

Uma vistoria na Feira de Rio Doce foi o compromisso de agenda do novo prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), nesta terça-feira, 3. O gestor aproveitou a ocasião para verificar a realização do serviço de lavagem do pátio do centro de compras.  A iniciativa foi promovida por equipes da Secretaria de Serviços Públicos do município.

Promessa de campanha de Lupércio, a lavagem do pátio da Feira de Rio Doce acontecerá todas as segundas-feiras e contará com uma equipe formada por 20 homens para executar o serviço. A ação será ampliada para outros centros de compras do município.

Lupércio comentou a relevância da realização da iniciativa. “É importante que o ambiente das feiras esteja limpo e higienizado para receber bem a população. Essa ação vai garantir maior comodidade para os feirantes e a todas as pessoas que frequentam o espaço”, destacou o gestor.

O funcionário público Francisco de Assis aprovou a ação realizada pela prefeitura. “Acho essa iniciativa excelente. A manutenção da área da feira foi uma promessa de campanha do atual prefeito e ele já está cumprindo com a palavra dele, o que é muito importante”, ressaltou.

Escolas da rede municipal passam por manutenção para o novo ano letivo

Foto: Jorge Macrino
Equipes do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação do Paulista estão atuando em várias frentes para deixar as escolas da rede municipal prontas para o novo ano letivo. O trabalho, que envolve diversos profissionais, consiste na revisão hidráulica e elétrica, pintura das paredes, retelhamento, além da capinação e limpeza do imóvel. O serviço também contempla a sede da secretaria, que passa por uma reforma estrutural para oferecer mais comodidade e conforto aos servidores. 
Na Escola Carlos Alves, em Maranguape I, os profissionais estão pintando as salas de aula e revisando a rede elétrica. Ainda serão feitos outros reparos. No local, estão matriculados 310 alunos, do Ensino Fundamental até o 5º ano. As aulas acontecem nos turnos da manhã e tarde. A escola funciona na Rua 89, s/n, próximo da Associação de Moradores do bairro.
Na comunidade do Chega Mais, em Pau Amarelo, onde funciona a Escola Municipal Margarida Sampaio, os estudantes vão começar o ano letivo com a unidade de ensino mais aconchegante. Além da capinação da área interna e externa, o imóvel receberá outros tipos de serviços. No local, estão matriculados 437 alunos, do Ensino Fundamental até o 5º ano. A escola funciona nos períodos da manhã e tarde.
            Paralelamente ao trabalho de manutenção das escolas, a sede da Secretaria de Educação também está sendo contemplada com uma reforma estrutural. A gestão municipal está investindo R$ 200 mil na troca de mobiliários e reestruturação dos departamentos. O recurso inclui pintura, climatização, revisão hidráulica e elétrica, implantação de rede de internet, além de medidas de acessibilidade.
            O secretário de Educação, Carlos Ribeiro Junior, está acompanhando as intervenções. Ele destacou a importância dessas melhorias como forma de garantir que os alunos e os servidores possam começar bem o novo ano letivo. “A manutenção das escolas faz parte de um trabalho que consideramos prioritários. Por isso, montamos um esquema especial de trabalho nesse recesso escolar. Além disso, estamos fazendo uma reestruturação na secretaria, modernizando nossas instalações para melhor atender à população e os servidores da pasta”, comentou, destacando o papel da dessas medidas na melhoria dos indicadores de qualidade da educação na cidade.   

Paulista realiza evento de capacitação para empreendedoras da cidade

Com o intuito de apresentar as vantagens e diferenciais que o uso da maquineta de cartão de crédito pode trazer para o comércio, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Paulista, em parceria com o Bradesco, vai promover nesta quarta-feira (04.01) um evento de capacitação para as artesãs e empreendedoras dos grupos produtivos da cidade.

A ideia é que as participantes conheçam os benefícios do serviço e facilitem ainda a mais à relação de compra e venda com os clientes, já que a maioria das lojas só recebe o pagamento em espécie. Na ocasião o público feminino também poderá assistir a uma palestra voltada ao “empreendedorismo”. A iniciativa será realizada, às 10h, no Paulista North Way Shopping.

Baile Imprensa Que Entra 2017 define programação, data e local

Prévia abre o circuito dos grandes bailes, será dia 04 de fevereiro, no Cabanga, com predominância do frevo

Foto: Jan Ribeiro/ Olinda
Em sua nona edição, a prévia carnavalesca solidária "Imprensa Que Entra", que tradicionalmente abre o circuito dos grandes bailes do estado, vai reunir os maiores artistas do frevo pernambucano em uma só noite, mas o samba não ficará de fora da prévia, que reúne os profissionais da imprensa do estado. O baile acontece no dia 04 de fevereiro de 2017, sábado, a partir das 20h, mais uma vez no Cabanga Iate Clube. Será montada uma grande infra-estrutura para receber os foliões, sob coordenação dos jornalistas Fernando Fagundez, Carlos Morais e Almani Galdino. Para animar o público, foram escalados os principais artistas pernambucanos, que estão preparando um repertório de muito frevo, samba, maracatu e outros ritmos, mostrando mais uma vez que se trata de um baile eclético, que procura exaltar sempre as nossas raízes culturais e homenagear pessoas que contribuíram e contribuem para a cultura e a comunicação.

Os artistas escalados para a prévia são: Almir Rouche, Marrom Brasileiro, André Rio, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Silvério Pessoa, Maestro Forró, Ed Carlos, Luciano Magno, Gerlane Lops, Pácua (Via Sat) e Grupo Afro Lamento Negro, além do show do Patusco, Maracatu Várzea do Capibaribe e Coletiva da Imprensa (com os jornalistas-cantores Rodrigo Raposo, Ronan Tardin e Denis Cavalcanti) tocando do brega ao pop-rock, além da Orquestra de frevo das Pás nos intervalos das atrações, que promete não deixar ninguém parado.

O grande show da noite será do cantor Almir Rouche, homenageado do Carnaval do Recife 2017, que fará um Show Especial dos 30 anos de carreira. Almir que será o anfitrião dos artistas convidados, também fará uma viagem pelos ritmos pernambucanos, com maior destaque para o frevo de rua e os sucessos que marcaram seus 30 anos de carreira, com participação de artistas que fizeram parte de sua história musical, como: Marrom Brasileiro, André Rio, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Silverio Pessoa, Maestro Forró, Ed Carlos, Luciano Magno e Gerlane Lops. Em seguida a banda Patusco promete sacudir o baile, com muito samba e repertório e show novos, encerrando a festa com “chave de ouro”.

E, repetindo o grande sucesso da última edição, a banda que fará a abertura do baile será formada só por jornalistas-cantores, intitulada "Coletiva Da Imprensa". São eles: Rodrigo Raposo, Ronan Tardin e Denis Cavalcanti. 

 A festa abre com uma grande apoteose do maracatu Várzea do Capibaribe, seguido pelo show dos jornalistas. Em seguida acontece o show do cantor pernambucano Almir Rouche, encerrando com Patusco.

Vários blocos carnavalescos e bonecos gigantes também estarão presentes na festa, considerada a mais animada do carnaval pernambucano.
Os convites para os jornalistas e radialistas em dia com o sindicato deverão ser retirados com antecedência nos sindicatos dos Jornalistas e Radialistas, a partir do dia 10 de janeiro de 2017 (até o dia 03.02 em horário comercial). 

NÃO HAVERÁ VENDA DE INGRESSOS PARA O BAILE.
Maiores informações pelo fone: (81) 3222.0426 ou 9.8419.9730.

SOLIDARIEDADE - Mais uma vez, os alimentos arrecadados serão revertidos ao Comitê Estadual da Ação da Cidadania. Os alimentos serão direcionados para os municípios atingidos pela seca em Pernambuco. Cada jornalista que retirar seus convites para a prévia, terá também que doar, no mínimo, 2kg de alimentos não-perecíveis.

PARCERIA – Na parceria com o SINJOPE e Sindicato dos Radialistas, o profissional que estiver em dia com o seu sindicato não pagará ingresso e o estudante poderá concorrer a convites, basta se cadastrar no site.

Serviço:

Baile “Imprensa Que Entra – ano "9”;
Data: 04/02/2017 (Sábado), a partir das 20h;
Atrações: Almir Rouche, Marrom Brasileiro, André Rio, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, Silvério Pessoa, Maestro Forró, Ed Carlos, Luciano Magno, Gerlane Lops, Pácua (Via Sat) e grupo afro Lamento Negro, Patusco, Maracatu Várzea do Capibaribe e Coletiva da Imprensa (com os jornalistas-cantores Rodrigo Raposo, Ronan Tardin e Denis Cavalcanti), além da Orquestra de frevo do Clube das Pás nos intervalos das atrações.
Ingressos: Não serão vendidos
Convites:
Tem direito a convites, Jornalistas, radialistas e profissionais de comunicação sindicalizados e em dia com os sindicatos dos Jornalistas e Radialistas, que devem retirar seus ingressos na sede das entidades até o dia 03.02, no horário comercial.

Prefeitura do Ipojuca prossegue com o calendário de exames de mamografia

Imagem meramente ilustrativa. Divulgação internet
Pacientes do SUS que não realizaram o exame de mamografia em 2016 podem programar o procedimento neste mês de janeiro, que visa detectar o câncer de mama e salvar vidas. O exame é recomendado para as mulheres a partir dos 40 anos de idade e as mamografias são realizadas sempre a partir das 8h.
No ato do procedimento é necessário apresentar a requisição da mamografia, o cartão SUS, CPF, endereço completo e o telefone. A iniciativa da Prefeitura do Ipojuca,  coordenada pelas secretarias da Mulher e da Saúde.
Vale ressaltar que o câncer de mama mata mais de 12 mil mulheres por ano no Brasil, o que representa 2,5% das mortes femininas no país. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a maioria das vítimas morre por falta de informação. Por isso, redobre os cuidados e faça o exame.
Segue o calendário da mamografia nos distritos do Ipojuca :
09/01 - Ipojuca-Sede - Antiga Policlínica Severina Teles (ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais)
12/01 - Nossa Senhora do Ó - Hospital Carozita Brito
16/01- Camela - Praça de Camela
20/01- Serrambi - Em frente ao antigo posto de saúde
27/01- Ipojuca-Sede - Antiga Policlínica Severina Teles (ao lado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais)

Paulista consegue do MEC liberação de R$ 531 mil para pagamento do piso dos professores

O ministro da Educação, Mendonça Filho pagou quatro meses antes os valores referentes ao repasse de recu