Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Blog Paulista Atualizado firma parceria com o prof Leo; Aprenda Português num aplicativo fácil de usar

Max Felipe |

Você aprendeu a conjugar os verbos na escola? E a morfologia ou sintaxe, tu tens alguma dúvida? Então não se preocupe, agora o professor Leo tem um aplicativo com conteúdos completos da língua portuguesa. Se liga aí nas questões de concursos públicos e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Blog Paulista Atualizado está firmando parceria nessa divulgação. Você baixa o aplicativo e assiste aulas gratuitas. Caso queira um pacote exclusivo, veja os preços com o professor Leo.

Aplicativo gratuito para os leitores do Blog Paulista Atualizado

Site do professor Leo





PACOTES EXTRAS
Promoções

Secretaria de Cultura reúne agentes culturais e artistas para elaboração de agenda

Por Sérgio Lima


Com o intuito de tornar o calendário cultural municipal mais participativo e sugestivo ao cidadão abreulimense, o secretário de Turismo e Cultura do município Wellington Thiago, convidou agentes culturais, produtores e artistas locais para participar da reunião do Planejamento Estratégico Cultural deste ano. O encontro foi realizado na última quinta-feira (5), no prédio da secretaria de Turismo e Cultura.

Foto: Carlos da Hora

Novos membros do Conselho da Cidade tomam posse em Abreu e Lima

Em solenidade realizada nesta sexta (6), às 10h, no prédio da prefeitura de Abreu e Lima, a secretaria municipal de Planejamento realizou a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho da Cidade, criado através de decreto pelo prefeito Marcos José.
A solenidade foi presidida pelo secretário da pasta, Ricardo Góes e sua adjunta, Dolores Simões, com a participação de representantes das associações municipais, vereadores, titulares e suplentes em cada categoria, representando o poder executivo, Câmara Municipal e Sociedade Civil.
Formado por 07 titulares e igual número de suplentes, escolhidos entre representantes de entidades civis, o Conselho terá a responsabilidade de discutir e acompanhar políticas públicas de interesse do desenvolvimento urbano, econômico e social de Abreu e Lima.
Em sua fala, o secretário ressaltou a importância do ato e parabenizou a todos envolvidos por mais uma ação de interesse público. “Esperamos com o esforço de cada um, fazer valer os interesses coletivos para o desenvolvimento da cidade”, finalizou.
Titulares e suplentes também usaram da palavra para lembrar do compromisso mais uma vez firmado entre Governo e Sociedade Civil, no intuito maior de fazer valer os anseios e compromissos firmados entre ambas as partes, sendo importante e fundamental a participação coletiva para uma cidade mais digna.
Fotos: Carlos da Hora

Praias do litoral Sul garantem banho de mar com mais segurança neste Verão

Ano passado, os Guarda-Vidas realizaram 61.939 prevenções, evitaram 252 afogamentos com vítimas fatais e ajudaram 21 crianças a encontrarem seus pais
Divulgação/Prefeitura de Ipojuca

O final de semana está chegando e o banho de mar nas praias do Litoral Sul está cada vez mais tranquilo. Ainda mais nesta época do ano em que o litoral ipojucano - que vai de Muro Alto, passando por Porto de Galinhas, até Serrambi -, recebe uma média de 100 mil turistas no Verão. Para garantir a segurança aquática na prevenção e resgate dos banhistas, 51 Guarda-Vidas estão distribuídos em toda orla, trabalhando todos os dias da semana, principalmente nas áreas de maior risco de afogamentos.   

Ano passado, os guarda-vidas realizaram 61.939 prevenções, evitaram 252 afogamentos com vítimas fatais e ajudaram a 21 crianças a encontrarem seus pais. Além disso, o efetivo conta com o reforço das câmeras de videomonitoramento que auxiliam no resgate. O município conta com 40 unidades instaladas. As equipes de resgate trabalham com quadriciclos, jet-skis, barcos, viaturas automobilísticas e boias para garantir o atendimento. Os homens estão distribuídos em 12 postos de observação localizados em Muro Alto, Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi.

Segundo o comandante da Secretaria de Defesa Social do Ipojuca, responsável pelo trabalho dos Guarda-Vidas, Antonio Sales Jesus, a maior preocupação dos agentes são as valas que existem no mar onde se formam os perigosos redemoinhos. “Antes de entrar na água, os banhistas devem observar se existe areia se misturando à água do mar sem que o banhista tenha pisado. Caso seja constatada, deve-se evitar o mergulho naquele local”. Ele ainda salienta que as valas mudam de lugar de acordo com a direção do vento e nessas áreas a atenção deve ser redobrada. 

O turista Paulo Torres, que está em Porto para passar as férias com a família, chamou atenção para as placas de sinalização. “Praia é um lugar que requer muita atenção. A maioria das pessoas não leem as placas que dão avisos importantíssimos. Por isso, a presença dos salva-vidas é indispensável, pois são pessoas instruídas e que podem garantir mais segurança ao nosso banho de mar”. Todo o litoral ipojucano conta com placas bilíngues indicando os locais de perigo.

Clientes Mercedes-Benz passam a ser atendidos exclusivamente pela Newsedan

O Grupo Newland, que acaba de inaugurar a moderna concessionária Newsedan Mercedes-Benz, na Av. Herculano Bandeira, incorporou a representação Mercedes-Benz Automóveis do Grupo Rodobens, que funcionava em frente ao aeroporto. Dessa forma, a Newsedan passa a representar de maneira exclusiva os automóveis da marca Mercedes-Benz no Recife, e todos os clientes passam a ser atendidos em um só endereço, e nas mais modernas instalações do rigoroso padrão que a conceituada marca exige.
“Todos os clientes Mercedes-Benz passam a ser atendidos pela Newsedan, que traz para Recife, toda a experiência de qualidade e excelência dos serviços Premium da marca Alemã. Nossa prioridade é o melhor atendimento possível, visando encantar o cliente Mercedes, que é muito exigente“ diz Luiz Teixeira de Carvalho, diretor presidente do Grupo Newland, e que tem fortes raízes pernambucanas. 
A Newsedan Recife foi inaugurada em novembro passado, e atende todos os padrões mundiais da marca para Concessionárias Mercedes-Benz, que além do luxo, traz um atendimento diferenciado, proporcionando ao cliente uma experiência única. 
Um dos destaques da nova concessionária é a localização: fica no Bairro do Pina, uma área centralizada, perto da Zona Norte e da Zona Sul. Num espaço amplo e confortável, os clientes contam com diversas opções da marca e podem comprar todos os modelos Mercedes-Benz disponíveis no Brasil. A Newsedan também oferece uma moderna e equipada oficina e boutique, com vários artigos da marca.

Justiça cancela debate sobre aumento de passagens de ônibus no Grande Recife

Folha de Pernambuco

Por: Júlia Montenegro, com informações de Luiz Filipe Freire em 06/01/17 às 08H25, atualizado em 06/01/17 às 09H53

Uma decisão judicial cancelou a reunião sobre o reajuste das tarifas de ônibus urbanos que circulam no Grande Recife. O encontro aconteceria às 8h desta sexta-feira (6), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O processo, impetrado por Márcio José da Silva Moraes, que é membro do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), foi acatado pelo juiz Heriberto Carvalho Galvão na última quinta (5).

Veja mais no site da Folha de Pernambuco.

Almir Rouche será a atração da abertura da 14ª Fenahall nesta sexta (6)


O cantor Almir Rouche, homenageado do Carnaval do Recife 2017, será a atração da abertura da 14ª Fenahall, que acontece nesta sexta (6), a partir das 20h. No repertório, o artista entoa canções como “Nas ondas do desejo”, “A praieira”, “Um bicho comendo outro”, “A vida inteira de amar”, “Dia de balada” e “Ligado em você”.  

Junior Matuto articula com Mendonça Filho instalação de escola técnica no Paulista

Foto: Francisco Marques
Em audiência com o ministro da Educação Mendonça Filho, o prefeito Junior Matuto solicitou a instalação de um novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no município do Paulista. A audiência aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (06.01), no gabinete do ministro, localizado no escritório local do MEC, na Ilha do Leite, área central do Recife.

Mendonça Filho adiantou que já existe um estudo dentro do Ministério da Educação para a instalação de um Campus da IFPE no município do Paulista e que é um projeto muito importante para Paulista e litoral norte. “Assegurei ao Prefeito que faremos o maior esforço possível para atender ao pleito. Para isso, estamos recomendando à Secretaria de Educação Profissionalizante e tecnológica para que trabalhem fortemente no sentido de obter o melhor resultado possível”, concluiu.

Junior Matuto deixou a sala do Ministro bastante animado com a garantia de Mendonça Filho em não medir esforços de tirar do papel a construção de um novo prédio do IFPE/Paulista, que atualmente funciona de forma precária. “Nós já doamos um terreno para o MEC construir o novo IFPE. Saio daqui confiante porque sei o compromisso que Mendonça tem com Pernambuco, especialmente com Paulista. Provavelmente ele vai materializar este Instituto que vai mexer com a dinâmica não só de Paulista, mas de toda a região norte”, finalizou Junior.

O espaço para a instalação do novo prédio do IFPE já existe. É um terreno localizado na Avenida Brasil, em Maranguape I, doado pela Prefeitura do Paulista ao MEC. Junior Matuto acredita que em breve estará em Brasília oficializando o pleito da construção do novo IFPE e em seguida, assinando a ordem de serviço no Paulista.  

HMV atendeu 85 crianças com microcefalia durante mutirão


O Hospital Mestre Vitalino (HMV) realizou um mutirão de atendimento especializado para crianças diagnosticadas com microcefalia. Na oportunidade foram atendidas 85 crianças das gerências regionais de saúde Pernambuco. Destes atendimentos, 83 passaram por avaliação de ortopedistas e 66 por gastroenterologistas pediátricos. Além disso, 60 crianças foram atendidas pela nutricionista.
Para Renilde Melo, coordenadora de enfermagem do HMV, essas iniciativas facilitam o acompanhamento e desenvolvimento das crianças, uma vez que diminui a distância e tempo de espera. “O mutirão vem facilitar a vida dessas mães disponibilizando em um só lugar o atendimento de mais de uma especialidade. O nosso objetivo é realizar um acompanhamento pleno dessas crianças, para que elas cresçam com qualidade de vida”, explicou.
Na oportunidade, também foram realizados cinco exames de tomografia e 91 raios X. A ação foi uma parceria da ONG União de Mães de Anjos (UMA), Secretaria de Saúde do Estado e Hospital Mestre Vitalino, que é referência no atendimento de casos de microcefalia no Estado.

Mestre Baracho, o homem que popularizou a ciranda na Região Metropolitana; conheça a história dele aqui no blog Paulista Atualizado

Imagem: Reprodução da TV Viva




Documentário produzido pela TV Viva, em 1985, e dirigido por Eduardo Homem. É uma entrevista de Antônio Baracho da Silva, ou Mestre Baracho, que, vindo de Nazaré da Mata para Abreu e Lima, em 1954, introduziu e popularizou a ciranda na Região Metropolitana do Recife. 



Abreu e Lima representa ciranda de Baracho no 2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular

Texto: Sérgio Lima
Edição: Max Felipe/ Blog Paulista Atualizado
Fotos: Carlos da Hora
Matéria publicada no Paulista Atualizado. Data: 05/01/2017

As cirandeiras Dulce e Severina Baracho participarão este ano do 2º Prêmio Ariaimg_3110no Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. Filhas de um dos mestres da ciranda, Antônio Baracho da Silva, as artistas estiveram, na primeira semana do ano, na secretaria de Turismo e Cultura do município. Foram recebidas pelo secretário  Wellington Thiago. "Vou dar total apoio em todas as etapas do concurso", disse Wellington.  O 2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia,  iniciativa do Governo do Estado, destina-se a reconhecer, valorizar e incentivar práticas de transmissão de saberes e fazeres da tradição nordestina.

"Queremos estimular a escrita dramática e revelar novos dramaturgos em Abreu e Lima", destacou o secretário Wellington. Este ano Baracho (in memorian) completa 110 anos. Durante todo este ciclo, a Secretaria de Turismo e Cultura realizará homenagens póstumas ao artista. "Consideramos o maior mestre de ciranda do Estado", disse.
Baracho teve suas cirandas gravadas por artistas como Capiba, Martinho da Vila, Nelson Ferreira, Teca Calazans, Geraldo Azevedo e Lia de Itamaracá. Hoje sua obra é preservada por suas filhas, Dulce e Severina. "As diversas apresentações nas ruas, praças e feiras livres atraem dezenas de pessoas", comentou felizarda Dulce.