Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Cuidado com a segurança das crianças nas férias

Com a chegada do período de férias, pais e responsáveis devem ter a atenção redobrada para evitar que as crianças sejam vítimas de acidentes em casa. Neste período há aumento significativos desses eventos. A preocupação não é à toa: segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis mil crianças são vítimas de acidentes domésticos por ano, sendo as quedas com crianças entre 1 e 9 anos a quinta causa de morte no Brasil. “Também há aumento das intoxicações, queimaduras e afogamentos”, explica Igor Colaço, chefe da Pediatria do Hospital Esperança Olinda.
“Todas as faixas etárias estão expostas, mas especialmente os lactentes e pré-escolares, que já conseguem se deslocar ou andar, mas não possuem discernimento do que é perigoso”, diz o médico. As crianças menores costumam explorar o ambiente por meio dos sentidos, a exemplo do tato e paladar, aumentando as chances de broncoaspiração (“engolir pequenos objetos para a via respiratória”) ou intoxicações exógenas (ingerir medicações, produtos químicos, inseticidas, etc).
Imagem meramente ilustrativa
Alguns cuidados que podem ser tomados em casa são: evitar brincadeiras em locais com risco de queda (camas, escadas, rampa, etc), tapetes soltos e colocar telas nas janelas e varandas. No caso dos bebês, não utilizar andadores (responsáveis por mais acidentes que qualquer outro produto destinado a crianças entre cinco e 15 meses). Não deixar objetos de vidro, louça ou perfuro-cortantes (utensílios domésticos com pontas, tesouras...) disponíveis ou com fácil acesso. Medicamentos e produtos de limpeza devem ficar longe do alcance das crianças. O mesmo vale para inseticidas ou outros venenos.
“Cozinha não é lugar para crianças. É lá onde ocorrem a maioria dos acidentes por queimaduras, sendo escaldadura por líquidos quentes a principal causa dos eventos graves”, diz o médico. Manter sempre os cabos das panelas voltados para dentro e jamais permitir brincadeiras com ferro elétrico, fósforo ou produtos inflamáveis. “Outra preocupação são as queimaduras por corrente elétrica, com risco de morte instantânea por arritmia cardíaca. Cuidado redobrado com tomadas e fios elétricos”, ressalta Igor Colaço.
Em viagens não se esquecer dos assentos adequados para cada faixa etária: bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. Além disso, até os dez anos de idade, elas devem viajar sempre no banco de trás do carro. Atenção aos locais com piscina, pelo risco de afogamento. Da mesma forma nas praias. Não esquecer o protetor solar, bem como óculos de sol e boné.

Prefeito de Petrolina se reúne com Diretor Presidente do DETRAN-PE

Foto: Divulgação
O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, recebeu hoje (11), em seu gabinete, o Prefeito de Petrolina, Sertão do Estado, Miguel Coelho, e o Presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Geraldo Miranda. No encontro, Coelho solicitou a continuidade do Convênio de Cooperação Técnica entre aquele município e o Órgão de Trânsito de Pernambuco. Foi discutido também a capacitação realizado por técnicos do Detran-PE para os agentes de trânsito da AMMPLA, com o objetivo de dar celeridade aos processos de vistoria dos veículos que já estão há mais de 90 dias no pátio da autarquia municipal, para que possam ser enviados para leilão.
O prefeito pediu ainda que, seja levado para Petrolina e Região do São Francisco, ações de educação para o trânsito, com foco em motocicletas, que segundo ele, os acidentes vêm aumentando. Petrolina conta com uma frota de 131.317 veículos, sendo que 51.068 são motocicletas.
Conforme destacou Ribeiro, uma das prioridades do Governo Paulo Câmara é reduzir os acidentes no Estado. Para isso estamos trabalhando fortemente com foco na educação. Não queremos só multar e apreender veículos e carteiras, queremos salvar vidas. 
         Participaram da reunião, além do Coordenador de Articulação Municipal do Detran-PE, Lázaro Medeiros; os Assessores do Senador Fernando Bezerra Coelho e do Prefeito, respectivamente, Noeci Souza e Felipe Costa.

Abertas inscrições para 1º Vestibular do Centro Universitário dos Guararapes

O primeiro Mega Vestibular do Centro Universitário dos Guararapes – integrante da rede internacional de universidades Laureate - será realizado este mês, em duas edições. A primeira prova acontece no próximo domingo, dia 15, e a segunda, no dia 29 também deste mês. O credenciamento como Centro Universitário foi concedido pelo Ministério da Educação (MEC), em dezembro, graças à excelência do ensino oferecido pela instituição, que já atuava em Piedade como Faculdade dos Guararapes (FG). Com a mudança, Jaboatão dos Guararapes ganha seu primeiro Centro Universitário. Já o campus Boa Vista, no Recife, permanece como Faculdade dos Guararapes (FG).

Ao todo, estão sendo oferecidas, no novo centro universitário, vagas para 46 cursos nas áreas de negócios, saúde, educação, engenharia, direito, tecnologia e comunicação. Nas duas edições serão disponibilizadas 200 bolsas de estudo – entre totais e parciais, sendo 100 destinadas ao Centro e 100 a FG, no campus da Boa Vista, no Recife.


Saiba mais sobre o Centro Universitário dos Guararapes: