Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prefeitura do Paulista lança Praia Limpa para garantir mais conforto aos frequentadores

No mês de janeiro, muita gente aproveita o verão para curtir uma praia. O município de Paulista, que tem 14 quilômetros de orla é um dos destinos mais procurados no Litoral Norte.  Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Serviços Público lançou, neste sábado (14.01), o Programa Praia Limpa, no Janga. A ação busca intensificar os cuidados com a orla e garantir aos frequentadores uma diversão com mais conforto e segurança. 

Um mutirão de limpeza com 40 homens envolvidos retiraram todo o lixo com ajuda de máquinas e caminhões. Além de 10 arte educadoras que distribuíram sacolinhas e orientaram os banhistas sobre a importância de colocar o lixo na embalagem. As crianças que estavam na praia receberam pulseira para facilitar a localização em caso de desencontro com pais ou responsáveis. Toda a faixa de areia foi dividida e demarcada com bandeira para indicar a cor de cada setor, correspondente a pulseira entregue aos banhistas mirins.

A moradora de Olinda,  Simone do Monte trouxe os dois filhos para aproveitar o banho de mar no Janga. Os pequenos receberam a pulseirinha. A dona de casa aprovou a iniciativa: “Eu acho a ação importante porque a praia é muito grande e as crianças se dispersam. É mais fácil de encontrá-los”.

Para o secretário de Serviços Públicos Jaime Domingos, o Programa Praia Limpa é forma de conscientizar às pessoas sobre os cuidados com a orla. “O poder público faz a sua parte em garantir o ordenamento da praia, mas a população também pode contribuir em não jogar lixo na praia”, enfatizou.

Equipes da Vigilância Ambiental também participaram da ação Praia Limpa com distribuição de panfletos explicativos sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com Fábio Diogo, superintendente de Vigilância em Saúde, o verão é um período muito propício para proliferação do mosquito. “Estamos intensificando a ação educativa nas praias, que é um local com muitas pessoas e com bastante acúmulo de lixo”, disse.

O Programa Praia Limpa vai beneficiar toda a orla que vai da Ponte do Janga até o Pontal de Maria Farinha e segue até a primeira semana de fevereiro.

Em inauguração de sistema de abastecimento, Miguel destaca a retomada das parcerias para trazer obras para Petrolina

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho entregou, nesta sexta-feira (13), junto com o superintendente regional da CodevasfAurivalter Cordeiro, um novo sistema de abastecimento de água na área ribeirinha da capital do São Francisco. A estrutura foi construída na comunidade da Agrovila Massangano e levará água para 340 famílias petrolinenses. A obra recebeu investimento de cerca R$ 1 milhão e foi viabilizada através de emenda parlamentar do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho. 

Durante a entrega, Miguel ressaltou a importância da parceria com a Codevasf para viabilizar novas obras para a região de Petrolina num momento de dificuldade financeira. "Temos apenas 13 dias de governo, assumimos uma Prefeitura que não estava como deveria estar. Isso que estamos inaugurando é fruto de parceria. Espero contar com a ajuda de todos os órgãos, lideranças, pois eu não sou só um prefeito do PSB, mas de toda Petrolina para que possamos fazer nossa cidade voltar a crescer", destacou o prefeito ao se referir também aos deputados e senadores pernambucanos. 

novo sistema da Agrovila Massangano é composto por flutuante com dois conjuntos motobombas que captam água no Rio São Francisco, além de uma estação de tratamento, um reservatório elevado com capacidade de 50 metros cúbicos e um reservatório apoiado com capacidade de 30 m³, adutora de água bruta e rede de distribuição de água tratada com 4,4 km de tubos. Com a entrega da Codevasf, a Prefeitura ficará responsável pelo suporte técnico junto com a Compesa para garantir o abastecimento das famílias da comunidade. 

Primeiro discurso – Durante a entrega, Miguel revelou uma curiosidade sobre o local onde ocorreu o evento. Em 2006, numa quadra ao lado da estação de tratamento inaugurada que o prefeito fez seu primeiro discurso, iniciando a carreira política"Cerca de dez anos atrás eu fiz nesse mesmo lugar meu primeiro discurso. Agora retorno não como um menino mas como um prefeito para poder entregar água tratada nas casas das pessoas."

AMANHÃ: ORLA DO JANGA ENTRA NO COMPASSO DO CARNAVAL

O público que comparecer à Orla do Janga neste domingo (15.01) vai poder curtir a apresentação de blocos líricos e feira de artesanato. Trata-se de mais uma edição do projeto Arte na Orla, reúne várias linguagens artísticas, gastronômicas e culturais em um só lugar. A feira acontece neste domingo (15.01), das 14h às 20h, na Av. Beira Mar, na Praça das Quatro Torres, imediações do Bompreço do Janga.

A apresentação artística ficará por conta da apresentação do Bloco das Flores, Bloco Sempre Feliz, Bloco Bordas e Retalhos, entre outros. A orquestra do maestro Macaíba acompanhará as agremiações carnavalescas. Na ocasião, haverá o batismo do Bloco Flores do Paulista. A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

O quê – Arte na Orla com apresentação de blocos líricos;
Quando – Neste domingo (15.01), das 14h às 20h;
Onde – Av. Beira Mar, na Praça das Quatro Torres, imediações do Bompreço do Janga.

Prefeitura do Recife abre inscrições para mais de 3.500 vagas em cursos profissionalizantes

A partir desta segunda (16), os candidatos poderão escolher mais de 40 cursos voltados para o mundo do trabalho, no site do Qualifica Recife



Os recifenses que quiserem se capacitar ou abrir seu próprio negócio podem aproveitar as 3.589 vagas disponíveis na rede de escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife para o primeiro semestre de 2017. A partir desta segunda (16), a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente abre as inscrições para as formações gratuitas nas áreas de administração, informática, indústria, vestuário, construção civil, beleza, alimentação, artes e idiomas. Para participar, basta acessar o site do Qualifica Recife, a partir das 14h horas, e escolher um dos cursos listados. Cada candidato poderá decidir por apenas uma única modalidade. As inscrições seguem até às 11h50 do dia 20 de janeiro, exclusivamente pela internet.

Cuidador de idosos, mecânica de bicicleta, serralharia, pastelaria, cabeleireiro, depilação e confeitaria são alguns dos mais de 40 cursos disponibilizados.O edital completo está disponível no site do Qualifica Recife. É preciso ficar atento à idade e à escolaridade mínima exigida em cada formação. Os candidatos serão selecionados por ordem cronológica de acesso, a partir da primeira inscrição até o preenchimento total das vagas.

O resultado das inscrições será divulgado no site do Qualifica Recife, no dia 24 de janeiro. As matrículas serão realizadas nos dias 26 e 27 de janeiro, exclusivamente na escola escolhida por cada aluno. Para efetivar a matrícula, é preciso ter em mãos a carteira de identidade, CPF do próprio candidato, comprovante de escolaridade quando exigido, comprovante de residência e uma foto 3x4. Se a matrícula não for efetivada na escola selecionada pelo aluno, a vaga entra na lista de remanejamento. Os estudantes que tenham menos de 18 anos, precisam estar acompanhados por seus responsáveis legais. Não será permitida a mudança de cursos, horários ou escolas. As aulas têm início no dia 13 de fevereiro nas 16 escolas profissionalizantes coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Serão disponibilizadas duas listas de remanejamento, no site do Qualifica. A primeira será no dia 31 de janeiro e a segunda no dia 8 de fevereiro. As matrículas do primeiro e do segundo remanejamento também serão realizadas nas escolas escolhidas por cada candidato. Quem quiser tirar dúvidas ou obter mais informações, pode ligar para o telefone 3355-2587.

Acerto de Marcha no Pátio de São Pedro dá a largada para o Carnaval 2017

Noite de lirismo e alegria encantou turistas e recifenses (Foto: Inaldo Menezes/PCR)
E na noite da quinta-feira (12) foi dada a largada para a Folia de Momo, no Pátio de São Pedro. O espaço ficou lotado para receber o primeiro Acerto de Marchas do Carnaval 2017. Ao todo, seis agremiações fizeram a alegria dos foliões nessa primeira noite, como muito saudosismo aos eternos carnavais. Até o carnaval, serão 38 blocos se apresentando, sempre às quintas-feiras, no Pátio de São Pedro. A realização foi da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Quem abriu a noite foi o Inocentes do Rosarinho, agremiação fundada em 1926, que colocou o público para dançar ao som de muito frevo de bloco. Para o presidente do bloco, Washington Oliveira, a maior alegria para ele é ver a agremiação na rua. Ele conta que a preparação para o carnaval começou desde o ano passado: "A gente já vem num ritmo constante de ensaios desde setembro, para chegar no carnaval e desfilar com alegria e muito amor", conta o carnavalesco.

A dupla de amigos Keila Tavares, de 29 anos e Mario Henrique, de 32, vieram de Timbaúba para acompanhar a pré-folia. "A gente não perde esses momentos porque é quando a gente pode ver nossa cultura de perto, e é tudo muito lindo, as cores, o frevo, é tudo muito envolvente", conta.

A noite seguiu animada com o desfile dos Menestreis de Paulista, que logo em seguida deu lugar ao campeão do grupo especial da categoria Blocos de Pau e Corda do Concurso de Agremiações do ano passado, Amantes das Flores de Camaragibe. Finalizando este primeiro dia de acertos de marcha para o Carnaval 2017, o público conferiu os desfiles dos blocos Flor do Eucalipto de Moreno e Cordas e Retalhos.

O próximo Acerto de Marcha acontece na quinta (19), a partir das 19h, com a participação do O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico; Bloco Lírico Flabelo Encantado, Bloco Lírio da Lira, Bloco Carnavalesco Misto Banhistas do Pina, Bloco Lírico Boêmios da Boa Vista e o Bloco Carnavalesco Lírico Artesão de Pernambuco. Outras datas dos acertos de marcha: 26 de janeiro e 2, 9 e 16 de fevereiro.

Emoção marca a entrega de novas casas do Residencial Miguel Arraes

As chaves foram entregues pessoalmente pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta sexta (13) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
A manhã da primeira sexta-feira de 2017 (13) foi marcada por muita emoção no bairro de Passarinho. Antigos moradores das Vila Miguel Arraes (Porto da Madeira), Rio Morno (Linha do Tiro), Beira Rio (Beberibe) e Vila Vintém (Passarinho), receberam das mãos do prefeito Geraldo Julio as chaves de suas novas moradias. A entrega de 14 casas tipo duplex, faz parte de um total de 304 unidades habitacionais que compõem Conjunto Residencial Miguel Arraes, das quais 131 também já haviam sido entregues pela gestão municipal, todas com um alto padrão de qualidade no acabamento das unidades. "Início do ano e já estamos aqui para entregar habitação para essas pessoas, aqui no Conjunto Residencial Miguel Arraes.

Famílias que esperaram a vida inteira e agora têm a oportunidade de ter uma boa moradia, uma moradia feita com carinho, com todo acabamento. Estou vendo aqui a alegria dessas pessoas, avós, avôs,pais mães, as crianças também, todo mundo feliz. Foram 14 famílias, já tinham sido antes 131, e a gente vai chegar ao todo de 304 famílias que vão ter essa oportunidade", afirmou o prefeito Geraldo Julio. A partir dessa entrega, o Recife contabiliza 1.336 novas unidades habitacionais recebidas, em 12 habitacionais entregues, desde 2013. A marca dessas moradias é o novo padrão de qualidade, com cuidado no acabamento, com reboco, pintura, cerâmica nas áreas molhadas e forro de gesso.

O entorno das residências também contou com um investimento em qualidade urbana, e recebeu quadra poliesportiva, parque, área verde e área de convivência, além de pavimentação, drenagem e construção de passeios da Rua Pereira Barreto, principal acesso do residencial. Maria da Conceição Barbosa foi a primeira a receber sua casadas mãos do prefeito Geraldo Julio e falou da alegria pelo momento. "Estou sem palavras. Se eu for comparar onde eu morava com essa casa é como se fosse um apartamento. Minha casa era de barro e olha só onde estou agora. É tanta felicidade que nem consegui dormir direito, ansiosa para estar aqui hoje. Minha vida realmente vai mudar pra melhor", comentou a dona de casa que vai ocupar com a filha e o neto.

 Outra pessoa muito feliz em receber a casa nova foi a Ana Paula Santana, que muito emocionada falou da alegria em poder ter um novo lar."Não sei nem descrever a sensação que é ter uma casa assim. Estou nas nuvens! Para quem viveu dez anos na favela, sofrendo, na beira do rio, com lama, sem nenhuma estrutura, estar aqui hoje é estar num palácio. Estou feliz e aliviada, sabendo que além de tudo não vou ter mais aperreio com água e nem com segurança, já que estou numa estrutura firme. Vou poder viver e dormir em paz", declarou a auxiliar de serviços gerais.

Raul Henry é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico

Foto: Divulgação

Folha de Pernambuco

Depois da saída de Thiago Norões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em dezembro de 2016, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, no início da noite desta sexta-feira (13), por meio de nota, o vice-governador Raul Henry (PMDB) para ocupar o posto. O peemedebista será empossado na próxima semana, em dia a ser definido pelo gestor.