Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Carnaval de Olinda vai homenagear Luiz Adolpho e Erasto Vasconcelos

Max Felipe

Os olindenses decidiram, através de uma eleição direta, os homenageados do Carnaval 2017 de Olinda. Hoje, em entrevista a Rede Globo, o prefeito Lupércio anunciou os eleitos pelo povo. O carnavalesco e presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho Botelho; e o cantor, compositor e arranjador pernambucano Erasto Vasconcelos (in memorian), irmão do percussionista Naná Vasconcelos (in memorian).

A votação realizada pela Prefeitura de Olinda, parceria com a TV Globo Nordeste, disponibilizou urna eletrônica. Foram 11 candidatos, todos com identidade cultural ligada ao carnaval da Cidade Histórica. A decoradora Auristela Freire; as representantes do coco da cidade Ana Lúcia do Coco e Glorinha do Coco; o músico Erasto Vasconcelos – falecido em 2016; o cantor e compositor Luciano Padilha; o carnavalesco e presidente do Homem da Meia-Noite, Luiz Adolpho Botelho; o maestro Oséas; o carnavalesco Malu, o Barão dos Caetés; o porta-estandarte Pedro Sapateiro; e o também carnavalesco Zé da Macuca. A votação começou na terça-feira (10) e terminou no último domingo.


Placas de concreto da Avenida Olinda ganham a alegria do carnaval

Hoje as placas de concreto na Avenida Olinda ganharam novas cores. A Secretaria de Turismo iniciou uma Operação de boas-vindas para os visitantes que pegam o acesso para o Sítio Histórico. As treze placas contaram com as artes dos grafiteiros Arbos, Asak, Carlos André e Kronus. 

Fotos: Equipe de Mídias Sociais da Prefeitura de Olinda









Miguel recebe novo líder de Governo da Câmara de Petrolina

Estabelecer uma relação de respeito e harmonia. Esse foi o compromisso de prioridade inicial firmado entre o prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o novo líder de Governo da Câmara de Vereadores, Ruy Wanderley (PSC), para o relacionamento do executivo municipal e o legislativo nos próximos anos. A liderança foi recebida pelo gestor na manhã desta terça-feira (17) no gabinete da Prefeitura. 

Na conversa, Miguel colocou a importância da atuação independente, mas responsável da Câmara para superar as dificuldades que a Administração Municipal enfrenta. "A gente espera primordialmente união, trabalho, compromisso e respeito com as leis e o povo de Petrolina. Para superar os grandes desafios que encontramos em nossa cidade é necessário também a participação dos vereadores e Ruy será fundamental nesse processo de relação harmônica na Casa Plínio Amorim", ressaltou o prefeito após o encontro. 

Ruy Wanderley entra no seu quarto mandato na Câmara de Vereadores de Petrolina após receber 1.355 votosPresidente do Partido Social Cristão (PSC), Ruy já comandou a Casa Plínio Amorim entre os anos de 2003 e 2004 e assume agora a posição de líder do Governo em busca de uma relação estreita entre os dois poderes. "O prefeito Miguel Coelho nos garantiu que vamos ter uma maior interação entre a Câmara e a Prefeitura, colocando-se, inclusive, sempre aberto a ouvir tanto os vereadores como a população que nós representamos", resumiu o líder de Governo.


​FOTO: Ivaldo Reges​

Criminalidade cresce 30% no estado

Texto: Bancada de Oposição da Alepe - Assembleia Legislativa de Pernambuco


O número de homicídios em Pernambuco cresceu 30% desde o início da gestão Paulo Câmara. No ano passado, foram registrados no Estado 4.458 assassinatos até o dia 30 de dezembro, o pior resultado desde 2008, quando foram notificados 4.528 casos. “Desde 2008 e 2009 não eram registrados mais de 4 mil mortes no Estado, o que infelizmente voltou a acontecer em 2016 por causa da falta de comando do Governo”, avalia o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A Bancada vem chamando a atenção, desde 2015, para a necessidade de rediscutir o Pacto pela Vida. “Em 2016 tivemos os piores meses desde a criação do Pacto pela Vida, com o registro de 449 mortes em outubro e 454 em dezembro, o que reforça a necessidade de a questão ser tratada como prioridade de Estado. Nos últimos dois anos foram cometidos 8.349 assassinatos em Pernambuco, números que atestam a falência do Pacto”, destaca o parlamentar.

Silvio lembra, inclusive, que os parlamentares da Oposição estão à disposição do Governo e da presidência da Alepe, caso seja necessário votar o projeto para policiais e bombeiros militares antes da volta do recesso. “Valorizar os agentes de segurança e envolver toda a sociedade no combate à violência é uma das condições para o resgate do Pacto pela Vida”, afirma.

Além dos homicídios, os índices de criminalidade aumentam também em outras áreas. Em 2016 foram cometidos 1.916 assaltos a ônibus, segundo o Sindicato dos Rodoviários do Estado; e até o mês de novembro foram registradas 13 assaltos a bancos, cinco sequestros, 28 explosões e 13 arrombamentos de agências bancárias, além de 128 explosões de caixas eletrônicos e cinco ataques a carros-fortes. “Infelizmente, quando contabilizamos também o número de roubos de carros, violência contra a mulher, entre outros tipos de crime, a população do Estado fica cada vez mais acuada, com medo de sair às ruas por causa do clima de insegurança”, lamenta.

A Oposição na Alepe vem intensificando o diálogo com a sociedade, entidades e representantes dos demais poderes do Estado, como o presidente da OAB de Pernambuco, Ronnie Duarte; e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Leopoldo Raposo. “Nas próximas semanas devemos agendar uma visita ao novo procurador-geral de Justiça do Estado, Francisco Barros, para discutir como reduzir a criminalidade no Estado, e na volta do recesso parlamentar vamos agendar uma audiência pública para fazer um amplo debate com a sociedade sobre o tema”, reforça.

Área social e juventude são prioridades da vereadora Denise Almeida em Olinda

Legislar por mais investimentos na área social e políticas públicas que que beneficiem a juventude. Essas são algumas das bandeiras de atuação da vereadora Denise Almeida (PRB) para os próximos quatros anos na histórica Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Eleita com 2.719 votos para seu mandato de estreia na câmara municipal, a primeira vereadora do PRB Olinda pretende continuar o trabalho social desenvolvido há 18 anos com jovens em situação vulnerável, ofertando oficinas culturais e esportivas, trazendo-lhes esperanças e perspectivas. “Vamos criar projetos de conscientização e combate às drogas através de cartilhas de caráter preventivo, orientando sobre os malefícios causados pelos entorpecentes, mobilizando a comunidade com palestras e encenações nas escolas de ensino fundamental”, explicou a vereadora.

Popular nas comunidades de Olinda, subindo e descendo ladeiras, a republicana conquistou os eleitores através de sua atuação social. Professora de ensino fundamental, Denise reside na mesma comunidade que nasceu, no bairro de Peixinhos. “Vou destacar o mandato para os olindenses que mais precisam, principalmente nas propostas com foco na juventude, propiciando mais oportunidades, inclusão social e combate às drogas”, ressaltou Denise Almeida.