Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Reportagem de Max Felipe, publicada no Paulista Atualizado, é destaque no site da Fundaj

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), órgão vinculado ao Ministério da Educação, destacou hoje reportagem do jornalista Max Felipe, publicada ontem no Paulista Atualizado. Max já foi repórter do Diario de Pernambuco; Editora Abril, na Revista INFO; e Revista Movimentto.

A reportagem trata-se da homenagem do Bloco Turma da Jaqueira Segurando o Talo, fundado pelos servidores da Fundaj em 1984, aos 70 anos da Pitombeira dos Quatros Cantos de Olinda, na edição de 2017.  Veja a reportagem completa no site da Fundaj ou no Paulista Atualizado.





Oficina de atualização amplia conhecimento de ACS’s sobre uso de tablets na saúde pública

Fotos produzidas por Jorge Macrino / Prefeitura do Paulista
A rotina de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) do Paulista mudou completamente há um ano. Ao longo desse período, os servidores municipais passaram a usar tablets no desempenho das atividades do dia a dia. Os ganhos foram muitos, afinal, o equipamento dinamiza as visitas domiciliares, eliminando o preenchimento de fichas de maneira manual. Embora a ferramenta seja considerada de alto nível, a Secretaria Municipal de Saúde continuam investindo na melhoria do seu uso. Pensando nisso, o órgão iniciou uma atualização com as equipes das unidades de saúde da cidade.
Nesta terça-feira (18.01), os ACS’s que atuam na Unidade de Saúde da Família da Aurora, na área central da cidade, participaram de uma oficina sobre o tema. A ideia é de que os funcionários conheçam algumas novidades da ferramenta e tirem dúvidas para facilitar o trabalho de campo. A estratégia é tornar o uso do tablet ainda mais simples, garantindo o planejamento das ações com base no levantamento dos dados nas comunidades.    
Uma das participantes do treinamento, a Agente Comunitária de Saúde, Roberta Maria dos Santos, 30 anos, explicou que o tablet tem ajudado bastante no desempenho das atividades no dia a dia. “Esse é um equipamento que mudou a nossa rotina pra melhor. Ficou tudo mais fácil. Foi bom pra gente e também para os usuários”, destacou. Após a oficina, a ACS aproveitou para fazer o trabalho de campo.
Uma das residências visitadas foi a da professora Adriana Ferreira, 40 anos. Usuária da USF Aurora há vários anos, ela ficou satisfeita em saber que a gestão municipal está investindo em tecnologia para facilitar o trabalho dos ACSs. “Nunca tive problemas com a equipe que trabalha no posto. Sempre nos atenderam muito bem, e nunca perderam nenhum dado meu ou da minha família. Mas ficou feliz em saber que a tecnologia está melhorando o trabalho das agentes, e garantindo mais segurança nos nossos prontuários”, disse.
Ao todo, 600 tablets foram distribuídos aos ACSs da rede. Os dispositivos móveis dispõem de um moderno software que indica a localização exata da casa visitada pelo profissional. Desta forma, é possível identificar, por exemplo, se naquele território existe alguma área descoberta pelos serviços de saúde ou se o profissional deixou de visitar alguma família.
A oficina de atualização está sendo coordenada pela empresa responsável pelo aplicativo usado pelos agentes. O instrutor, Kelson Rocha, destacou que o serviço está agradando os profissionais. “Tenho percebido que os ACS do município já se adaptaram totalmente a nova ferramenta e não querem voltar aos formulários de papel. Por isso, toda reciclagem que fazemos ajuda a melhorar o trabalho de campo. Todos ganham”, frisou. 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA RECADASTRAMENTODE FILIADOS

A Direção Municipal do PSB, com amparo no artigo 31 do Regimento Interno do PSB e na Resolução DN 001/2016, de 14 de dezembro de 2016, do Diretório Nacional do PSB, vem, através deste Edital, convocar todos(as) os(as) filiados(as) ao PSB no município do Paulista/PE, para realizarem o recadastramento partidário, no período de 21 de janeiro a 20 de março do corrente ano.

Os filiados devem se dirigir ao presidente municipal do PSB e apresentar os dados pessoais necessários para a filiação e a indicação de e-mail individual do filiado (não será aceito e-mail único para todos os filiados ou para um grupo de integrantes). Também deverá haver, obrigatoriamente, a indicação de participação, quando houver, do filiado a algum dos segmentos do partido (Juventude, Mulher, LGBT, Negritude, Movimento Sindical, Movimento Popular, Pessoas com Deficiência).
O filiado que não fizer o recadastramento no período acima assinalado será suspenso de suas atividades partidárias por seis meses. Após o fim desse prazo, o integrante do partido terá sua filiação cancelada.

Com a apresentação dos dados do (a) filiado (a), será de responsabilidade do respectivo Presidente municipal o devido recadastramento do filiado, através da Plataforma da Democratização de Gestão Partidária do PSB, no endereço eletrônico http://plataforma.psb40.org.br, mediante uso de login e senha fornecidos pela direção nacional do partido. Em caso de dificuldade de acesso à internet pelo diretório municipal, o Presidente deverá encaminhar, via correio, as fichas para a direção nacional do PSB, no seguinte endereço: SCLN 304 – Bloco A – Sobreloja 1, entrada 63 – CEP: 70736-510 – Brasília/DF.

Depois de recadastrado, o socialista receberá um número de inscrição que constará no Cartão de Identidade Partidária, que será expedido pela direção nacional do partido. A seção municipal será responsável pela entrega do documento ao filiado.

Município do Paulista, 18 de janeiro de 2017.

Em Paulista, começam nesta sexta-feira (20.01), as inscrições para curso de operadora de processo de produção

Em Paulista, começam nesta sexta-feira (20.01), as inscrições para o curso de operadora de processo de produção. O público alvo são mulheres com idades entre 18 e 29 anos. Para fazer a inscrição, é necessário ter ensino médio completo concluído em escola pública e não ter nível superior ou técnico. Ao todo, 60 vagas divididas em duas turmas.

As interessadas devem se dirigir à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, na Rua 86, s/n, em Jardim Paulista Baixo, no horário das 8h às 13h30. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a gestão municipal com a Secretaria da Mulher do Estado e a Plan International.  

Armando Monteiro e Pimentel articulam recursos para Araripina com ministro da Saúde

Foto: Divulgação
O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), e o senador Armando Monteiro (PTB) foram recebidos, nesta quarta-feira (18), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na reunião, o prefeito apresentou as principais demandas do município para melhorar a estrutura de saúde da cidade. Entre os pleitos, estão a ampliação das unidades de saúde da família, implantação de centro de reabilitação e de um centro de especialidades odontológicas.
 
O ministro Ricardo Barros mostrou interesse e disposição para avaliar as necessidades e soluções para as demandas de Araripina.
 
Segundo o senador Armando Monteiro, Araripina é um polo importante no sertão pernambucano, uma cidade com 86 mil habitantes, que precisa melhorar o nível de atendimento à sua população. "Nesse sentido, serei sempre um parceiro do prefeito e dos cidadãos de Araripina", afirmou o petebista.
 
O prefeito Raimundo Pimentel realçou que “Armando Monteiro tem papel importante nessa articulação essencial, de buscar recursos federais para nossa cidade, principalmente na área de saúde e infraestrutura”. Nesta quarta-feira (19), eles devem se reunir com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE OLINDA ORIENTA AMBULANTES PARA PRÉVIAS DO CARNAVAL

Produtos alimentícios e bebidas deverão ser mantidos em boas condições sanitárias e acondicionados de modo a serem preservados de contaminação

Para intensificar as ações e estratégias de promoção e proteção à saúde dos foliões durante o período pré-carnavalesco, o Departamento de Vigilância Sanitária de Olinda realiza até sexta-feira (20.01), uma ação educativa destinada aos ambulantes que manipulam alimentos no setor informal. A orientação está sendo realizada no ato do cadastramento dos comerciantes por inspetores sanitários da Divisão de Controle de Bebidas e Alimentos da Secretaria de Saúde da cidade.
As pessoas cadastradas recebem informações quanto ao armazenamento e condições higiênico-sanitárias dos alimentos, aspectos de conservação de isopor, qualidade do gelo. A determinação é de os pontos de vendas de alimentos estejam atendem à legislação vigente.  
O cadastramento dos ambulantes é realizado pela Diretoria de Controle Urbano, que instalou uma equipe na Secretaria da Fazenda, na Avenida Santos Dumont, Varadouro. O ambulante Kledson Ferreira, 35, que comercializa bebidas elogiou a medida. “Acho muito importante esse trabalho de orientar os comerciantes. Eu mesmo tinha dúvidas e agora o pessoal esclareceu”, disse satisfeito.

EXCLUSIVO: Em obras, ponte do Rio Paratibe ganhará iluminação pública

Max Felipe | 

Foto: Max Felipe


Passar na ponte do Rio Paratibe à noite não é recomendado por moradores, a iluminação é precária. O local conta com o apoio de dois refletores para não ficar às escuras. Mas para evitar assaltos, a Prefeitura de Paulista começou a instalar postes e luminárias, desde a segunda-feira (16/01). Técnicos da ALC - empresa que presta serviços de iluminação à prefeitura - estão realizando o serviço. Os três primeiros postes instalados começaram a funcionar hoje. Em obras, a ponte do Rio Paratibe liga os bairro de Arthur Lundgren I, II e Paratibe.

A assinatura da pedra fundamental,ordem de serviço, do desassoreamento do Rio Paratibe aconteceu no dia 31 de agosto de 2015. Por se tratar de uma obra cuidadosa, a intervenção no rio vai contemplar, em sua primeira etapa, três quilômetros de extensão, trecho compreendido entre a BR-101 e a PE-15; além da reconstrução de duas pontes (Banheiro do Soldado e da comunidade do Barão).

Com investimento de R$ 28 milhões, a iniciativa faz parte da primeira etapa do PAC Prevenção; um convênio de R$ 64,6 milhões que já promoveu outras obras em Paulista, a exemplo de intervenções nos canais da Avenida F, do Araxá, das Tintas e do Limoeiro.

Ordem de serviço
Foto: SEI PE

Ao lembrar que o ano é desafiador, o governador enalteceu, na assinatura da ordem de serviço, em 2015, a importância das parcerias com os demais entes federativos. “Tenho certeza que essa parceria com o Governo Federal vai melhorar a vida das pessoas em Paulista. Como governador de Pernambuco, quero dar prosseguimento às parcerias com o município no sentido de melhorar a qualidade de vida do povo. Também quero começar novas ações nesta cidade", destacou Paulo Câmara.

O prefeito do município também disse, na assinatura da ordem de serviço, que a intervenção vai mudar a vida das pessoas que vivem na localidade. "Temos feito em Paulista um conjunto de intervenções com o objetivo de inaugurar vida na vida das pessoas", comentou Júnior Matuto, utilizando uma frase do ex-governador Eduardo Campos.


Hoje tem protesto contra aumento da passagem de ônibus

Após o reajuste de 14,26% no aumento das passagens de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR), estudantes e integrantes de centrais sindicais vão se reunir nesta quarta-feira (18), no centro do Recife. O intuito é protestar contra o novo valor das tarifas A (R$3,20) e B (R$4,40).

Tentativa de assalto e morte no BRT de Abreu e Lima

Redação do Blog Paulista Atualizado | 

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Aluisio Moreira/SEI.

Passageiros do BRT Abreu e Lima tiveram momentos de pânico na noite de terça-feira (17/01), às 21h. Um assaltante morreu e outro ficou gravemente ferido após tentativa de assalto, no final do coletivo, próximo ao Terminal Integrado da PE-15, em Olinda. Nenhum passageiro ficou ferido.

De acordo com a polícia, um dos homens anunciou o assalto armado com uma faca. Mas um dos passageiros reagiu e atirou contra os criminosos, que morreu na hora. O segundo assaltante foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Tabajara, em Olinda.

Segundo a delegada Vilaneida Aguiar do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o motorista não conseguiu ver nada. "Ele conta que só escutou os tiros e depois a gritaria das pessoas pedindo para que o ônibus parasse", disse.

EXCLUSIVO: Copa Brasil de Futsal poderá ser em Paulista; Náutico faz parceria com presidente do ABC para apresentar projeto a prefeitura

Max Felipe | 
Rildo se reúne com diretoria do Náutico, no Recife. Foto: Divulgação.

Quem gosta de futsal de salão torce por uma competição nacional em Pernambuco, este ano. Atendendo aos desejos dos amantes desse esporte, a diretoria do Clube Náutico Capibaribe firmou parceria, na última segunda-feira (17), com o diretor-presidente do ABC Paulista (PE), Rildo Batista. Trata-se de uma possível realização da Copa Brasil, no Clube Municipal, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Sem data definida, Rildo será responsável por apresentar o projeto ao prefeito Júnior Matuto (PSB).

Localizado no bairro do Engenho Maranguape, em Paulista, o ABC é campeão Norte-Nordestino e Bicampeão Pernambucano de Futsal, o 4º melhor no estado. “Hoje temos o maior jogador ao lado de Falcão (melhor do mundo), Júnior Abidi. Ele (Abidi) mora no Conjunto Praia do Janga, na nossa cidade, e se destaca na categoria”, disse orgulhoso em entrevista exclusiva para o Blog Paulista Atualizado.


Perfil de Rildo

Arquivo pessoal.

Natural de Paulista, Rildo sempre teve o sonho de ver sua cidade participando de uma competição nacional de Futsal. Há 20 anos, durante jogo da Votorantim contra o Náutico, na quadra do Colégio Salesiano, no Recife, disse: “Um dia eu vou colocar o time da minha cidade para disputar o pernambucano”. Agora, esse sonho foi realizado, e o próximo desafio é alcançar o título nacional, quem até sabe na sua cidade.

Ele começou na Associação Pessoal da Caixa Econômica Federal, no Janga, colocando garotos dos 9 aos 14 anosa treinar futsal. “Já disputamos a Taça Brasil, antes em outro estado”, contou. Na época, foram 15 garotos jogar contra São Paulo e Rio de Janeiro. O resultado foi positivo, “ficamos em terceiro lugar no país na categoria infanto-juvenil”. A partir desse impulso, surgiu uma associação nomeada, com a aprovação unânime, de ABC, o 4º melhor de Pernambuco.