Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Governo do Estado divulga propostas habilitadas na Convocatória do Carnaval

Artistas, bandas, grupos de dança e agremiações culturais de todos as regiões de Pernambuco enviaram 914 propostas artísticas à Convocatória do Carnaval 2017. Por meio da Secult-PE/Fundarpe e da Seturel/Empetur, o Governo do Estado torna públicas as listas de inscrições habilitadas (832) e também inabilitadas (82) na etapa de Análise Documental. 


Renato Spencer/Fundarpe/Secult-PE
De acordo com a Convocatória, recursos a este resultado preliminar podem ser apresentados entre os dias 23 e 25 de janeiro. É necessário preencher o formulário de recurso disponível.
Ao final desta etapa, as propostas habilitadas serão analisadas por uma Comissão de Avaliação à qual caberá definir, por exemplo, a vinculação dos artistas e grupos às expressões culturais elencadas na Convocatória. Representantes da sociedade civil interessados em compor a referida Comissão devem acessar a Resolução Conjunta e efetuar inscrição até a próxima terça-feira (24/1). Saiba mais AQUI.

Presidente da AblogPE anunciou plano de anuidade; site foi repaginado e cartão de blogueiro é uma das promessas


Max Felipe |
Especial para o Paulista Atualizado |

A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE), fundada em 2011, é a instituição pioneira no país voltada para produtores de conteúdo. Na manhã do sábado (21/01), o presidente Lissandro Nascimento, editor do blog A voz de Vitória, anunciou um plano de anuidade aos associados no lançamento do 1º Prêmio Blogueiro do Ano, no Recife Plaza Hotel, na rua da Aurora, no Recife. Dividida nas categorias longevidade, expressão digital e pauta cidadã, 32 produtores de conteúdo foram homenageados.

De acordo com Lissandro, a AbloPE vive de parcerias/projetos, e o pagamento de uma anuidade pode ajudar a associação a pagar os funcionários, aluguel e despesas de passagens do quadro pessoal. "No ano passado foi difícil fechar parcerias, a associação também sofreu esse reflexo da crise. A nossa estrutura montada no edifício São Cristovão, funciona há mais de dois anos, e manter essa estrutura não sai barato", contou. Diante do atual momento político, ele cobrou ao Ministério das Comunicações acesso à internet a todos os brasileiros, criticando impostos da NetFlix e outros serviços, aprovados no Congresso Nacional em 2016. "A internet vai ter que está em todas as casas dos brasileiros, mas os impostos estão encarecendo muito", bradou.

Com a página da AblogPE repaginada, este ano, uma das promessas da associação é o cartão de blogueiro - útil na cobertura de eventos da cidade. Para ser um associado, o ativista digital precisa fazer o cadastro no site da AblogPE, e colocar o banner no blog. A partir disso, a entidade usa mecanismos tecnológicos para gerar estatísticas e apresentar a possíveis agências de publicidade. O blog passa a ser acompanhado através do sistema Google Analytics - que analisa o conteúdo e ajuda a compreender quais partes da página está indo bem. Segundo Lissandro, o banner é elemento para ganhar dinheiro "Se a gente não ter o relatório dos blogueiros que o usam, através de estatísticas de acesso, não vamos ter como correr atrás de patrocínios", disse.

Cobertura especial
Todas as matérias do 1º Prêmio de Blogueiro podem ser conferidas no Blog Paulista Atualizado. Houve também transmissão ao vivo na página do facebook do Paulista.

Veja

PRESIDENTE DA ABLOG DEFENDE A INTERNET NA CASA DE TODOS OS BRASILEIROS


COMUNICADOR E BLOGUEIRO DE CASA AMARELA COMPLETA 18 ANOS NA COMUNICAÇÃO LOCAL


ABLOGPE LANÇA 1º PRÊMIO BLOGUEIROS DO ANO




Estudantes da Escola Ministro Jarbas Passarinho criam Bicicleta Inteligente

Foto: Alyne Pinheiro/ Secretaria de Educação
Pesquisa realizada pelo IBGE mostra que 37% dos acidentes no país envolvem ciclistas e, desse total, 15% dos acidentados vão a óbito. Com esses dados em mãos e traumatizado após sofrer um acidente de transito, em 2015, o estudante Inoan Allen Pereira da Silva se uniu com a colega de turma Kesse Texeira, e desenvolveram o projeto “Bicicleta Inteligente”, premiada em exposição de tecnologias e selecionada para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, que acontecerá em março deste ano, na cidade de São Paulo.

Os estudantes do 3º ano da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, localizada em Camaragibe, pensaram no projeto como meio de transporte seguro e sustentável. Usando componentes eletrônicos, sensores ultrassônicos, chips e lâmpadas de led, a Bicicleta Inteligente avisa quando os obstáculos estão a uma distância de seis metros, emitindo sons para que o ciclista fique atento. Diante de todos os aparatos, o custo da "turbinada" não chega a R$ 20, tornando o transporte acessível à população. “Pensei exatamente em ajudar a população que gosta de bicicleta, que a usa como meio de transporte. É um projeto acessível, pois é possível utilizar materiais recicláveis e não poluir o meio ambiente”, fala Inoan Allen.

Orientado pela professora de história da escola, Sandra Roberta, os estudantes participaram da Exposição de Tecnologia e Ciências de Camaragibe, em 2016, recebendo o prêmio Destaque de Incentivo à Pesquisa Científica (ABRITEC) e foram selecionados para participar da II Expoceti – Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e inovação que acontecerá em junho deste ano, em São Lourenço da Mata. “É dessa forma que colocamos nossos estudantes como protagonistas da sua própria história, se tornando um cidadão crítico, reflexivo do seu meio social”, declara Sandra.

Os estudantes estão trabalhando no segundo protótipo da Bicicleta Inteligente. A nova versão vai seguir para FEBRACE e apresentará ainda mais aparatos tecnológicos: sensor de temperatura, para indicar quando o ciclista deve reaplicar seu protetor solar e um carregador de celular sem fio, que funcionará na medida que o ciclista pedala. “Inovamos nessa versão 2.0 da Bicicleta e queremos inovar cada vez mais, sem precisar elevar os custos”, pontua o estudante.

Texto: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de PE

Inscrições para ETE Ministro Fernando Lyra são prorrogadas; Candidatos têm até o dia 22 para se inscrever

Estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental e têm até 17 anos podem concorrer a uma das 180 vagas para cursos técnicos disponibilizados pela Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, em Caruaru, Agreste do Estado. As inscrições seguem até o próximo domingo (22) e devem ser feitas pelo site da Secretaria Estadual de Educação (www.educacao.pe.gov.br). Os cursos ofertados são Desenvolvimento de Sistemas e Marketing na modalidade médio-integrado.

As provas serão realizadas entre os dias 23 a 26 de janeiro, diretamente na Secretaria da ETE com a documentação solicitada pelo edital. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 03 de fevereiro, e a matrícula a partir do dia 13, na própria escola. Para saber mais, acesse o edital.

Estudantes transexuais e travestis podem usar nome social nas Escolas da Rede

Os estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco comemoraram mais uma conquista. Agora eles podem utilizar o nome social nas matrículas, fichas de frequência e cadernetas eletrônicas, para o ano letivo de 2017, a partir da Instrução Normativa nº 02/2016, elaborada pela Secretaria Estadual de Educação e publicada no Diário Oficial do Estado em 17/11/2016. A instrução foi criada após intervenção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), e é especificada no Art. 68, da lei.

O documento estabelece que os estudantes que forem maiores de 18 anos têm o direito de requisitar o uso do nome social no ato da matrícula e para uso no Diário de Classe. Já os alunos menores de 18 anos que desejarem fazer o uso do nome social deverão comparecer na Unidade Escolar acompanhado do pai, mãe ou responsável legal e fazer a solicitação pessoalmente, preenchendo as informações necessárias. (Art. 68 § 2º).

De acordo com a gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania, Vera Lúcia Braga, a Instrução veio apenas formalizar o direito que as pessoas já têm, garantindo a integridade dos que divergem entre o sexo biológico e da identidade de gênero. “A partir do momento que o estudante se reconhece na sua integralidade, ele deve ser visto e respeitado a partir da identidade que ele construiu sobre ele. Assim, é determinado que eles tenham o direito do uso do nome social no âmbito escolar”, fala.

Vera também explica que este assunto é trabalhado nas Escolas da Rede há algum tempo. “A escola trabalha para a construção da cidadania, devendo reconhecer todo e qualquer estudante com suas particularidades. Esse tema não é novo, e a Secretaria já trabalha junto às escolas e Gerências Regionais no esclarecimento e acolhimento desses jovens, desenvolvendo atitudes em respeito aos Direitos Humanos”, esclarece.

O gerente de Normatização do Sistema Educacional, Edson Bezerra, fala que esse é mais um passo importante para as discussões sobre respeito à diversidade. “Essa é apenas uma porta que se abriu para a discussão de diversos temas. O preconceito existe de várias maneiras, e essa questão da regulamentação do uso nome social é mais uma forma de combatê-los”, finaliza.

Ele ainda ressalta que as devidas intervenções estão sendo feitas no sistema educacional, para que no histórico escolar apareçam os dois nomes, tanto o civil, quanto o social, e que, por ora, só as escolas públicas obedecem a esse dispositivo legal. “Até este momento, só escolas públicas estão obrigadas a obedecerem a esta normatização, porém, nada impede que as unidades escolares municipais e privadas o façam, se assim entenderem que é necessário”, conta.

Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de PE

Sisu abre consulta de vagas por curso, instituição e município; saiba como se inscrever

Foto; Isabele Araújo/ MEC

Já está disponível para consulta na página eletrônica do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a pesquisa por vagas na educação superior pública. No total, serão ofertadas 238.397 oportunidades em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais, para o primeiro semestre de 2017. As inscrições começam no próximo dia 24 e seguem até o dia 27.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo ocorre duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem participar desta seleção somente os estudantes que realizaram o Enem 2016 e que não zeraram a redação.

Na página do Sisu, é possível acessar a lista dos cursos oferecidos, das instituições participantes e dos municípios que oferecem as vagas. Para se candidatar, quando o sistema abrir para inscrições, o estudante precisa acessar o mesmo endereço eletrônico, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos. Essas opções poderão ser modificadas durante todo o período de inscrições.

Estudantes interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar a lista dos cursos oferecidos, das instituições participantes e dos municípios que oferecem as vagas (foto: Isabelle Araújo/MEC)

O candidato que não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “esqueci minha senha”, disponível na página do Enem. A inscrição no Sisu é totalmente gratuita e pode ser feita até as 23h59 do dia 27 de janeiro. Após esse horário, o sistema será fechado para atualização e listagem dos pré-selecionados, definidos a partir das classificações em cada curso, de acordo com as notas obtidas no Enem.

Texto: Assessoria de Comunicação do MEC

IRH lança novo Sistema de Perícias Médicas do Estado de PE

Os servidores do Estado de Pernambuco já podem agendar serviços de perícias médicas sem sair de casa, de forma online. O novo sistema, lançado nessa quarta-feira (18), oferece mais de 20 serviços que podem ser acessados através do site do Instituto de Recursos Humanos (IRH), vinculado à Secretaria de Administração (SAD), no endereço www.irh.pe.gov.br.

Outra novidade é que ainda neste primeiro semestre o sistema chegará também às unidades de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, que serão inauguradas dentro das agências do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). Com essa conquista, os servidores do interior realizarão procedimentos sem precisar se deslocar à capital.

A novidade beneficia não somente servidores, assim como também pensionistas e dependentes legais, que vão contar com o Sistema de Perícias Médicas (SPM) para pedir, por exemplo, isenção de imposto de renda. "A entrega dessa ferramenta vai sem dúvida nenhuma contribuir para que os servidores tenham um atendimento mais humanizado, mais eficiente", afirmou o presidente do IRH, André Longo.

Para a secretária executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, o novo sistema é um marco para a gestão da saúde do trabalho no Estado. "Além de propiciar mais comodidade e agilidade no atendimento dos servidores, o sistema é uma importante ferramenta de gestão, já que permite a extração de dados e relatórios para subsidiar ações voltadas à qualidade de vida, à saúde preventiva e ao planejamento de pessoal dos órgãos e entidades do Poder Executivo".

A gerente de Perícias Médicas do IRH, Helena Carneiro Leão, também destacou que o sistema possibilitará a geração de dados epidemiológicos sobre a saúde do servidor. "Uma vez que teremos dados tais como os tipos de doença por secretaria, por setor, etc, vamos poder promover ações de prevenção e promoção nos locais de trabalho, valorizando o servidor. Ou seja, não só concederemos os benefícios, mas iremos acompanhar e tomar alguma ação junto aos órgãos sobre as condições de trabalho dos servidores", declarou.

Integrante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Seguridade Social de Pernambuco (SindSaúde-PE) e membro do Conselho Deliberativo do Sassepe (Condaspe), João Batista Fortunato vê o sistema como um avanço, já que irá melhorar a informação entre o usuário e o IRH, e destacou a necessidade da interiorização do Serviço de Perícias Médicas. "Essa é uma luta antiga dos servidores, pois diminuiria muito a peleja deles", destacou.

Qualquer servidor pode fazer o agendamento de serviços pela internet, bastando entrar com o CPF e a senha do Portal do Servidor, a mesma usada para acessar o contracheque. Além de agendar, o servidor pode acompanhar todo o andamento do processo através do SPM, que também tem uma funcionalidade que facilita e agiliza todo processo de publicação no Diário Oficial.

De acordo com a coordenadora do novo sistema, Olga Marinho, já foram capacitados para usar o sistema mais de 600 servidores de diferentes órgãos do Governo do Estado, além da equipe interna da Perícia Médica, peritos e administrativo.  No site também é possível baixar o Manual de Perícia Médica, o qual reúne todo o passo a passo para acessar o sistema. 
 Confira o passo-a-passo de como solicitar sua perícia:

1- Acessar o site www.irhspm.pe.gov.br em qualquer navegador;

2- Na tela inicial, digitar o número do CPF e a senha do sistema de contra-cheques;
3- No sistema SPM, clicar no menu agendamento para solicitar a perícia;
4- Clicar no botão 'Novo Agendamento' no cantor superior direito de sua tela (botão verde);
5- Na tela de 'Novo Agendamento':
a) Selecionar a tipologia ('Tipo de perícia');
b) Preencher a tela com os dados solicitados conforme a tipologia escolhida.
Obs.: A solicitação só será concluída após clicar no botão 'Confirmar' (botão verde).
Sede: (81) 3183-4810 / 4798
Horário de atendimento: das 7h às 16h
Segue abaixo a lista de serviços oferecidos:
ATIVOS ESTATUTÁRIOS:

- Aposentadoria Especial
- Aposentadoria por Invalidez
- Avaliação de Habilitação de Dependentes
- Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT
- Designação de Assistente Técnico
- Exame Pré-Admissional
- Informação para Seguro Compreensivo Habitacional
- Inspeção
- Licença de Acompanhamento Familiar
- Licença Maternidade
- Licença Maternidade aborto
- Licença Médica para Tratamento de Saúde
- Licença Natimorto
- Portador com Deficiência - PCD
- Readaptação de Função
- Recurso Administrativo
- Remanejamento de Função
- Remoção
- Reversão de Aposentadoria por Invalidez
- Risco de Vida/Insalubridade
- Sindicância, Inquérito, PAD

DEPENDENTES LEGAIS:

- Isenções previdenciárias e de Imposto de Renda
- Avaliação de habilitação de dependentes
- Admissão de pensionista maior inválido

PENSIONISTAS:

- Isenções previdenciárias e de Imposto de Renda