Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Surubim tenta parceria de inclusão social para a Zona Rural com o Movimento Pró-Criança

O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Surubim, o coronel José Lopes, esteve hoje na sede do Movimento Pró-Criança, no Recife. Segundo Lopes, o objetivo do encontro foi a viabilidade de um projeto de inclusão social na Zona Rural do município.

Foto: Divulgação


Eleição para o Conselho de Administração da Caixa começa nesta segunda-feira


Imagem meramente ilustrativa. Foto: Divulgação
Começou nesta segunda-feira (23) o segundo turno da eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa. Os trabalhadores do banco deverão votar até o dia 26 de janeiro por meio do SISRH 4.1. O pleito seria realizado no último dia 16, mas foi prorrogado para ajustar-se à lei 13.303, o Estatuto das Estatais. No primeiro turno, em dezembro, 27.947 empregados votaram em uma das 40 chapas concorrentes.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, lembra que a Diretoria Executiva da Federação e a maioria das Apcefs apoiam a Chapa 1, de Maria Rita Serrano. “A atuação ao longo dos anos indica que Rita é a melhor escolha pela harmonia das ideias dela com o que os empregados da Caixa estão precisando. Ela representa toda a categoria e não apenas um segmento”, afirma. O apoio da maioria do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, composto pelos presidentes das 27 associações estaduais, foi definido no dia 1º de dezembro. 

Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, acrescenta que a maioria das entidades representativas da categoria, como sindicatos e federações, estão com Rita Serrano. “As chapas que disputam esse segundo turno defendem propostas muito diferentes. É na Chapa 1 que os empregados se reconhecem na luta em defesa da Caixa 100% público e em defesa dos nossos direitos”, diz.

Confira o resultado da 2ª Regata Sargento Wolff em Paulista

Foto: Divulgação
Foram premiados neste domingo (22.01), os vencedores da 2ª Regata Sargento Wolff, em Paulista. A largada se deu em Maria Farinha com destino ao Clube Sargento Wolff, próximo a Igreja Nossa Senhora do Ó e contou a presença de velejadores nas modalidades: Dingue, Windsurf e a Classe Aberta. A competição teve a participação de 22 embarcações. O evento contou com o apoio da gestão municipal, Cabanga Iate Clube e do Iate Clube Itamaracá.
Confira o resultado:
Windsurf
1º Felix Canedo
2º Yan Taguti
3º Douglas

Dingue
1ª Kamikase:  Leonardo Almeida e Suzana
2º Caso Sério: Hans Hutzle , Teresa Karina e Felipe
3º Gudino 2: José Araújo e Jonas

Classe Aberta

1º  Shalom (Hob Cat 16) : João de  Paula, Victor Farias e Alan
2º Mourea (Star Way): Flávio Albuquerque e Sílvio Albuquerque
3º Frank (Construção Amadora): Erisson Luiz e Fernanda Pastora

Governo do Estado realiza atendimento imobiliário em Paulista

Imagem meramente ilustrativa. Foto: Divulgação
O bairro de Jardim Paulista recebe até esta quarta-feira (25) o projeto estadual Perpart Itinerante. Na ocasião, os mutuários da antiga Cohab poderão receber as escrituras definitivas previamente solicitadas, resolver questões documentais de unidades habitacionais e obter esclarecimentos jurídicos.

A ação acontece na Sociedade União Recreativa de Jardim Paulista (Sujap), localizada na Rua 47, nº 15. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 16h.

É necessário levar originais e cópias da identidade, CPF, certidão de casamento (ou de nascimento, se solteiro), documentação do imóvel, carnê da Cohab, quitação da Caixa Econômica Federal, distrato, recibo de compra e venda com firma reconhecida e/ou procuração e certidão de propriedade e ônus do imóvel.

"O Perpart Itinerante tem como finalidade oferecer ao cidadão maior acesso aos serviços prestados pela empresa, além de comodidade ao deslocar nossa atendimento para perto de sua casa. A participação dos mutuários é fundamental, pois as escrituras valorizam o imóvel, asseguram direitos e oferecem vantagens, como a possibilidade de se candidatar a linhas de crédito e financiamentos no momento da reforma ou venda", diz o diretor-presidente da Perpart, Oscar Victor.

Esse trabalho da Perpart acontece desde 2011, e já foram mais de oito mil pessoas atendidas, em 18 municípios visitados. A ação vai até a comunidade em dias programados, mas o atendimento aos mutuários de todas as unidades habitacionais é contínuo e acontece na sede da empresa de segunda a sexta-feira.

Atendimento ao cidadão - A Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), empresa estadual sob governança da Secretaria de Administração do Estado (SAD), fica na Rua Dr. João Lacerda, 395, bairro do Cordeiro, ao lado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) . O horário de atendimento imobiliário na sede da empresa é de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 17h e às sextas-feiras das 8h às 11h30 no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (Naci).

Mais informações nos números (81) 3184.5101/ 5103.

Prévia do Clube da Caixa será neste domingo (29) no Janga, em Paulista. Atrações: Ed Carlos (homenageado do Carnaval de Paulista), Marrom Brasileiro, Nádia Maia e Quinteto Violado



A diretoria da Apcef/PE irá comemorar o Dia do Aposentado, que tem data no dia 25/01, na maior prévia de carnaval do Pessoal da CAIXA, dia 29/01, no Bloco APCEFOLIA 2017. 

Paulista prepara a cidade para o inverno com ação educativa e limpeza de 28 canais

A Prefeitura do Paulista inicia nesta terça-feira (24.01),  a Operação Canal Limpo, visando preparar a cidade para enfrentar o inverno deste ano. O mutirão, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos, vai limpar os 28 canais que cortam a cidade, começando pelo canal da PE-15. A ação vai contar com uma PC (escavadeira hidráulica), uma retroescavadeira e 30 trabalhadores, que farão a parte manual da retirada do lixo e da vegetação de dentro dos canais.

Paralela a esta limpeza, quatro arte educadoras estarão atuando no entorno dos canais, realizando uma ação com abordagem e distribuição de panfletos, informando a data que acontece a coleta domiciliar em cada localidade, e convencendo os moradores sobre a importância de não jogarem lixo nos canais, a exemplo de sofás e colchões, objetos encontrados regularmente pelos profissionais da limpeza da cidade.

Esta ação de educação ambiental está presente em todas as ações de limpeza que a Prefeitura do Paulista tem realizado. No Natal nos Trinques, mutirão que preparou o município para as festas do final de ano, que aconteceu em dezembro passado, orientando as pessoas a tirarem todos os objetos em desuso, para colocar no dia certo nas calçadas para serem recolhidos pelo pessoal da limpeza urbana. Em seguida atuaram no Programa Praia Limpa, ação de limpeza e educação ambiental, que está acontecendo durante os finais de semana, na faixa de areia e nos bairros das praias. Agora irão participar da Operação Canal Limpo, convencendo a população do prejuízo de jogar lixo nos canais.

Serviço:
Evento – Operação Canal Limpo;
Data e hora – Terça-feira, 24/01, 09h;
Local – Canal da PE15, Bairro do Nobre, próximo ao Shopping North Way.

Serviços de saúde, assistência social e apoio jurídico beneficiam moradores de Maranguape I

Fotos produzidas por Jorge Macrino / Prefeitura do Paulista
Os moradores do bairro de Maranguape I estão sendo beneficiados nesta semana pelas ações do projeto “Cidadania na Praça”. Diversos serviços estão sendo oferecidos à população nas áreas de saúde, assistência social e jurídica, esporte e lazer, além de educação com os monitores do Espaço Ciência. A programação, que teve início, às 8h, nesta segunda (23) e segue até sexta-feira (27.01), na Praça Emílio Russel, faz parte de uma parceria entre a Prefeitura do Paulista, SESI e órgãos do Governo de Pernambuco.
            Neste primeiro dia de atividades, o público pode fazer exames de cardiologia, teste de glicose e aferição de pressão arterial com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Os adultos e as crianças também se divertiram com os experimentos do Espaço Ciência. Na ocasião, eles conheceram diversas curiosidades do mundo da matemática, química e física de forma prática, usando situações do dia a dia.
            Um dos coordenadores do projeto, o secretário Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, explicou que a ideia do “Cidadania na Praça” é povoar os espaços públicos da cidade. “Queremos que as pessoas possam sair de casa com seus filhos para curtir os espaços públicos, como as praças, por exemplo. Vamos realizar essa ação em outros locais porque desta forma estaremos levando dignidade e cidadania às comunidades do nosso município”, disse.
            Ao longo dessa semana, a população também vai poder contar com exame de mamografia, próstata (PSA) e de pele com equipes da coordenação de Hanseníase. Os exames cardiológicos, testes de glicose e aferição arterial também estarão disponíveis. Destaque também para a emissão de documentos (a partir da 2ª via), como RG, Certidão de Casamento, Nascimento e Óbito. Esses serviços estarão disponível ao público na sexta-feira (27).

A dona de casa Maria de Fátima Freitas, 64 anos, aprovou a ação na Praça Emílio Russel. “Esse é um trabalho que ajuda muita gente. Eu mesma estava querendo saber como estava minha taxa de glicose. Aproveitei a ação para fazer o teste e já fiquei tranquila porque está tudo em ordem”, comentou. Ela disse que reside na localidade há 35 anos, e que dos últimos anos tem percebido uma série de ações dessa natureza na praça.

1º Seminário para Condutores de Transporte Escolar de Olinda


Foto: Daniel Ferreira/Prefeitura de Olinda

O auditório da sede da Prefeitura de Olinda, no Sítio Histórico, ficou lotado nesta segunda-feira (23.01) durante a aula inaugural do 1º Seminário para Condutores de Transporte Escolar de Olinda. A partir deste ano, a capacitação passa a ser obrigatória para os 185 permissionários que prestam este tipo de serviço na cidade. Com carga horária de 2h, a aula foi ministrada pelo analista de trânsito do Detran-PE Ary Brito e envolveu diversos temas como manutenção dos veículos, leis de trânsito, segurança, direção defensiva, entre outros.

O seminário segue nestas terça (24) e quarta-feira (25) para contemplar todos os motoristas recadastrados junto à Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda. Após a conclusão das aulas, os permissionários recebem as novas carteiras de identificação, selo e adesivos do transporte escolar do município.

Condutor de transporte escolar em Olinda há 15 anos, Carlos Alberto de Carvalho elogia a iniciativa de criar o curso e pede que a Secretaria de Transportes e Trânsito seja cada vez mais atuante no combate aos motoristas clandestinos. “Esse curso a gente só faz a cada cinco anos e tinha quatro que eu não passava por essa reciclagem. Foi muito bom, é válido. Mas eu peço que, além de nos qualificar mais, a prefeitura reforce a fiscalização e puna aqueles que fazem transporte escolar de maneira irregular”, ressaltou.

Para o secretário de Transportes e Trânsito de Olinda, Coronel Gustavo Alves, o seminário é uma forma de valorizar os motoristas oferecendo capacitação sempre atualizada. Além disso, a partir desse seminário, os permissionários estão mais atentos na segurança dos alunos transportados. “Tanto o recadastramento como o seminário serve como forma de fiscalizar o serviço prestado e combater os motoristas que fazem esse transporte clandestino”, pontuou.

Também estiveram presentes na aula inaugural o secretário executivo de Transportes e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro, o presidente do Sindicato dos Transportadores Escolares de Pernambuco, José Bezerra, e o Coronel Israel Moura, especialista em trânsito.

RECADASTRAMENTO - O prazo para o recadastramento dos permissionários do Transporte Escolar de Olinda segue até o dia 26 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na sede da Secretaria de Transportes e Trânsito do município, na Estrada do Bonsucesso, nº 306, no bairro do Bonsucesso. A taxa de recadastramento do condutor varia de R$ 15 a R$ 30 e o valor pago por automóvel registrado fica entre R$ 40 e R$ 80. Os permissionários que realizarem o transporte de alunos de forma irregular estão sujeitos a multas, apreensão do veículo e, até mesmo, à suspensão temporária ou cassação do Termo de Credenciamento em casos reincidentes.

Para se recadastrar, além de participar da capacitação, é necessário apresentar uma série de documentos como Carteira Nacional de Habilitação (categorias D ou E), certidão de regularidade fiscal junto a Prefeitura Municipal de Olinda, entre outros. Confira a lista completa:

Taxa de cadastramento (para quem está se cadastrando pela primeira vez)
I – condutor autônomo – R$ 30
II – condutor auxiliar – R$ 25
III – empresas e estabelecimento de ensino – R$ 50 por veículo
IV – do veículo – R$ 80

Taxa de recadastramento anual
I – condutor autônomo – R$ 15
II – condutor auxiliar – R$ 15
III – empresas e estabelecimento de ensino – R$ 25 por veículo
IV – do veículo – R$ 40

Lista de documentos necessários:

I – Para cadastro de condutor autônomo
a) declaração em modelo padronizado pela STT/Olinda que comprove a necessidade de prestação do serviço, expedida por estabelecimento de ensino ou pelo sindicato da categoria;
b) comprovante de inscrição como profissional autônomo no Município de Olinda e no Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS;
c) Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física – CPF;
d) Carteira Nacional de Habilitação, categorias D ou E;
e) comprovante de quitação eleitoral e militar;
f) certificado de aprovação no curso especializado de condutores de veículos escolares, devidamente aprovado pelo DETRAN;
g) comprovante de residência;
h) certidão negativa de antecedentes criminais das Justiças Estadual (Comarca de Olinda), Federal, Militar, Eleitoral e Instituto Tavares Buril;
i) atestado médico de sanidade física e mental;
j) duas fotos 3×4 coloridas;
k) certidão de regularidade fiscal junto a Prefeitura Municipal de Olinda;
l) Certidão do Prontuário do Condutor, dos últimos 12 (doze) meses, expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/PE com data não anterior a 30(trinta) dias, e,
m) comprovante de quitação anual da contribuição sindical.

II – Para cadastro de condutor auxiliar
a) declaração de responsabilidade em modelo padronizado pela STT/Olinda, que comprove a necessidade de prestação do serviço expedida pelos operadores ou pelo sindicato da categoria;
b) Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoa Física – CPF;
c) Carteira Nacional de Habilitação – CNH, na categoria D ou E;
d) comprovante de quitação eleitoral e militar;
e) certificado de aprovação no curso especializado de condutores de veículos escolares, devidamente aprovado pelo DETRAN;
f) comprovante de residência;
g) certidão negativa de antecedentes criminais das Justiças Estadual (Comarca de Olinda), Federal, Militar, Eleitoral e Instituto Tavares Buril;
h) atestado médico de sanidade física e mental;
i) 2 (duas) fotos 3×4 coloridas;
j) Certidão do Prontuário do Condutor, dos últimos 12 (doze) meses, expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/PE com data não anterior a 30(trinta) dias, e;
k) comprovante de quitação anual da contribuição sindical,.

III – Para cadastro de estabelecimentos de ensino
a) declaração de responsabilidade em modelo padronizado pela STT/Olinda, de que presta o serviço de transporte coletivo escolar;
b) cópia do contrato social registrado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas;
c) cópia do comprovante de autorização de seu funcionamento pelas Secretarias de Educação Municipal e/ou Estadual;
d) Cópia do certificado do registro junto ao MEC;
e) cópia do alvará de localização e funcionamento, expedido pelo Município de Olinda;
f) certidão negativa de débitos ou certidão de regularidade fiscal das Fazendas Nacional (Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), Estadual e Municipal;
g) certidão negativa de contribuições previdenciárias (INSS);
h) certidão negativa do FGTS;
i) comprovante de quitação anual da contribuição sindical;
j) relação atualizada dos condutores que ficarão responsáveis pela condução dos veículos escolares, acompanhada de toda a documentação do item 6.

IV – Para cadastro de acompanhantes
a) Carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física CPF;
b) Comprovante de quitação militar e eleitoral;
c) atestado médico de sanidade física e mental;
d) certificado de aprovação nos cursos de Relações Humanas e Princípios Básicos do Regulamento do Serviço Público de Transporte Escolar, emitidos pelo DETRAN ou entidade por ele credenciado;
e) comprovante de residência (do próprio ou de seus genitores);
f) 2 (duas) fotos 3×4 coloridas.


--

Folha de Pernambuco: Folia interrompida por tiros e arrastões no Sítio Histórico de Olinda; veja vídeo

Por: portal FolhaPE em 22/01/17 às 20H26, atualizado em 23/01/17 às 09H45

Arrastão em OlindaFoto: Priscilla Aguiar/Folha de Pernambuco
O clima de folia nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda deu lugar a brigas de grupos rivais, tiros e medo, na noite do último domingo (22). A editora adjunta do FolhaPE, Priscilla Aguiar, estava na rua Prudente de Morais quando começou um arrastão um pouco antes das 20h. Crianças e adultos estavam no local quando começou a correria. Cerca de quatro disparos de arma de fogo foram efetuados, aumentando o medo e correria.

Alguns homens invadiram o Consulado do Uruguai para fugir de policiais. Cerca de 30 minutos depois, quando parecia que tudo ficaria mais tranquilo, mais medo e confusão. Grupos que gritavam gritos de guerra se enfrentavam também na Prudente de Morais. Garrafas de vidro eram usadas por eles como arma.

Policiais militares pularam o muro do Consulado do Uruguai em busca de um homem. Foliões também avistaram gente com garrafa de vidro, pedaço de madeira e faca nas mãos. Por volta das 21h teve mais briga e tiros na Prudente de Moraes, bem como garrafas arremessadas.