Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Paulista adota técnica milenar chinesa para auxiliar tratamento de pacientes com problemas físicos e psíquicos

Uma técnica milenar chinesa está sendo introduzida na rede municipal de saúde para auxiliar no tratamento de pacientes que sofrem com dores pelo corpo; distúrbios hormonais; doenças no pulmão, coração, intestino; e problemas emocionais, como ansiedade, insônia e transtorno compulsivo alimentar. A auriculoterapia é um procedimento da medicina complementar que serve para tratar diversos tipos de sintomas pelo corpo, através de pontos situados na orelha. A iniciativa, pioneira na cidade, começou a ser disseminada nos postos de saúde por equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
            Nesta quinta-feira (26.01), os pacientes da USF Edgar Alves, no Engenho Maranguape, conheceram um pouco mais sobre a técnica chinesa. A educadora física do Nasf, Luciana Albuquerque, que desenvolve a iniciativa nas unidades do Território 4 (área das praias), conduziu uma apresentação didática. Além de beneficiar os pacientes, ela tem aplicado à auriculoterapia junto aos profissionais da rede. “A ideia é que a técnica se torne uma grande aliada contra as dores, fadiga muscular e estafa. Esses sintomas, muitas vezes, atrapalham o desempenho dos profissionais no dia a dia”, frisou Luciana.
            O tratamento da auriculoterapia consiste na aplicação de adesivos com sementes de mostarda, cristais ou esferas em pontos específicos da orelha que são associados ao funcionamento dos órgãos. A região do pavilhão auricular definida estimula o Sistema Nervoso Central que reage de forma reflexa, garantindo harmonia no organismo. O tratamento não tem contraindicação, podendo ser feito por qualquer pessoa, desde que não abandone o tratamento convencional da doença.
            A família da aposentada Maria Tereza dos Santos, 72 anos, descobriu na auriculoterapia uma alternativa eficaz para as dores pelo corpo. A técnica chinesa ajudou a aliviar o sofrimento da filha, Maria dos Santos, e da neta, Nathália Anne de Oliveira. Todas estão fazendo tratamento na USF Edgar Alves. “Sempre tive muitas dores nos braços, mas depois que comecei a fazer auriculoterapia minha situação mudou. Minha família também está fazendo a terapia. Indico pra esse tratamento pra todo mundo”, comentou a moradora do Engenho Maranguape há mais de três décadas.
JANEIRO BRANCO – A ação desta quinta-feira (26.01), na USF Edgar Alves, fez parte da programação do mês dedicado à saúde mental. Na ocasião, os pacientes da unidade também conheceram o poder dos chás na ajuda ao Sistema Nervoso Central e sobre como evitar a automedicação. As funcionárias do Nasf, Flávia Layme (fonoaudióloga) e Mônica Soares (psicóloga), fizeram palestras sobre os temas.  

Moradores de Maranguape I são contemplados com diagnósticos gratuitos de Hanseníase

As ações do projeto “Cidadania na Praça” continuam beneficiando os moradores do bairro de Maranguape I. Nesta quinta-feira (26.01), quem compareceu a Unidade de Saúde da Família da comunidade, teve a oportunidade de participar de avaliações médicas gratuitas. No local a dermatologista Mecciene Mendes realizou exames de pele nos moradores diagnosticando manchas que podem ter algum tipo de relação com a Hanseníase. O diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura. O tratamento é gratuito e pode ser feito na rede pública de saúde. 

Cerca de 90 pessoas passaram pela avaliação médica, dessas, três foram diagnosticadas com a doença, sendo uma delas uma criança. Elas receberão o tratamento, disponibilizado pelo município, na Unidade de Saúde mais próxima das suas casas. De acordo com a dermatologista a ação tem o objetivo de esclarecer o assunto para o público, que na maioria das vezes, não sabe identificar certos tipos de manchas. 

“Essas pessoas precisam saber que a Hanseníase é uma doença infecciosa como outra qualquer, que tem cura, e que o paciente passa a levar uma vida normal após o tratamento. Hoje em dia, além do processo ser mais acessível, estamos caminhado para que os casos da doença sejam controlados”, explicou. 

Quando soube que seriam realizados atendimentos gratuitos no bairro, o senhor Rubens Fonseca, 55 anos, correu para fazer a consulta. “Há quatro dias apareceu na minha perna uma mancha avermelhada e dolorida. Fiquei preocupado e vim correndo aqui para receber um diagnóstico certo, e se for o caso, começar a me tratar”, disse. 

Quem ainda não foi contemplado e deseja se beneficiar com as ações do “Cidadania na Praça” poderá comparecer, nesta sexta-feira(27.01), a partir das 8h, na Praça Emílio Russel, onde será disponibilizada a emissão de documentos (a partir da 2ª via), como RG, certidão de casamento, nascimento e óbito. Também serão oferecidos exames de próstata, mamografia e serviços como aferição de pressão e glicose.

A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, também oferece à população uma ajuda da equipe da Justiça Arbitral do Estado de Pernambuco – JAEPE – para resolver pendência da Compesa, Celpe, operadoras de telefonia, questões de divórcio, casamento, entre outros. Tudo isso gratuitamente.

Paulista, Olinda e Governo do Estado firmam convênios para ampliar duplicação da PE-01

O aditivo garante aporte de mais 1,7 milhão de reais em obra complementar que vai garantir fluidez no trânsito entre Paulista e Olinda, acabando as retenções na ponte do Janga

A obra de duplicação da Avenida Cláudio Gueiros Leite, conhecida como PE-01, que corta toda a orla do Paulista, está em fase de conclusão, faltando apenas duplicar a Ponte do Janga. Mas para garantir a fluidez do trânsito entre Paulista e Olinda, sem formar um gargalo na ponte, os prefeitos das duas cidades, Junior Matuto e Professor Lupércio firmaram um convênio de cooperação técnica para uma obra complementar ligando os dois municípios.
O convênio foi pactuado na sala do governador Paulo Câmara, que na oportunidade também assinou com Junior Matuto, um aditivo do contrato que deu inicio à obra na Av. Cláudio Gueiros Leite. Este aditivo garante um aporte de mais R$1,7 milhão, aumentando a metafísica do projeto inicial firmado em 2015 entre Prefeitura do Paulista e Governo do Estado, para a realização da obra.
O prefeito de Olinda comemorou a assinatura do convênio com Paulista e avaliou que essa deverá ser a primeira de várias parcerias que serão firmadas entre as duas gestões. “Graças a Deus que hoje está sendo assinado (o convênio), porque tinha tido uns probleminhas burocráticos, mas, na nossa gestão, conseguimos destravar esse problema que vinha se arrastando há alguns meses. O que a gente quer é engrossar o caldo com o prefeito Junior Matuto, que vem fazendo um trabalho importantíssimo para a cidade do Paulista. Essa grande parceria vai ficar na história de Olinda e Paulista”, disse Lupércio.
Na visão de Junior Matuto, todos serão beneficiados com essa iniciativa. “Ganha Paulista, ganha Olinda e automaticamente a região como um todo. E aí eu queria dar um destaque à compreensão e ao compromisso do governador com o povo da Região Metropolitana Norte, porque iniciamos um convênio para duplicar até a ponte, e hoje estamos emendando a duplicação da ponte com a Beira Mar de Olinda. Isso vai dar fluidez no trânsito e, automaticamente, qualidade de vida para as pessoas, além de potencializando nossas praias”, avaliou o prefeito.
Ao assinar o aditivo do contrato, Paulo Câmara disse que o projeto inicial da duplicação da PE01 e da Ponte do Janga já era muito importante, mas que hoje constatou que vai ficar melhor com a continuidade da obra. “Quando for feita esta nova via ligando Paulista a Olinda, vai melhorar o trânsito, a mobilidade. A gente sabe do momento fiscal que o estado vive, mas obras que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas têm de ser prioridade. Então, a gente faz esse convenio com o município de Olinda e Paulista, para garantir o ir e vir das pessoas com mais tranquilidade”, afirmou Câmara. 
A DUPLICAÇÃO – Cerca de 50 mil veículos trafegam pela PE-01, sendo que nos finais de semana e feriados o fluxo fica ainda maior, chegando aos 70 mil carros, por causa do acesso às praias da cidade. As obras de duplicação da Av. Cláudio Gueiros Leite e da Ponte do Janga é resultado de um convênio com a Secretaria Estadual das Cidades, compreendendo a construção de uma nova ponte; a restauração da já existente; o alargamento das faixas de rolamento (duplicação) ao longo de 4,5 km da rodovia; a restauração da malha viária, além da instalação de sinalização e o remanejamento de rede elétrica.
Para se tornar viável – tendo em vista a atual conjuntura de recessão econômica e resolver 90% dos engarrafamentos – uma equipe da Prefeitura do Paulista realizou um estudo técnico que fracionou o projeto original, que contemplava todos os 14 km da extensão da via. Nesta primeira etapa, as obras já estão beneficiando um trecho compreendido entre a Ponte do Janga até a entrada do Conjunto Beira Mar, onde ocorrem as maiores retenções.
A intervenção viária já está em fase de conclusão e contempla os moradores de vários bairros ligados à rodovia, como Maria Farinha, Pau Amarelo, Loteamento Conceição, além do Janga – bairro mais populoso da cidade. A PE-01 e a Ponte do Janga foram construídas em 1974, quando a população do Paulista era de 70 mil habitantes. Hoje, com mais de 320 mil pessoas, o município aguardava pela obra, que foi elencada como meta prioritária pela gestão municipal.

Fotos: Francisco Marques

Em Igarassu, número de secretarias cai de 17 para 11; anúncio realizado nesta manhã contou com auditório lotado no Centro Mariápolis

| Por Max Felipe | 

Marca apresentada pelo poder executivo municipal aguardará aprovação do legislativo.


O  prefeito de Igarassu Mário Ricardo anunciou, na manhã desta quinta-feira (26), os novos secretários do município, no Centro Mariápolis. Devido a crise econômica, houve uma redução de 17 para 11 secretarias. Trata-se de estruturar a gestão com foco na contenção de gastos e modernização do sistema operacional. "Nós vamos vencer a crise, a partir de Igarassu, com o nosso trabalho, empenho e dedicação", disse confiante o prefeito reeleito, Mário Ricardo (PTB).  O pároco da Igreja São Cosme e Damião Josivan Sales leu o evangelho do dia e lembrou do vereador perpétuo, Santo Antônio.

O presidente da Câmara, Elvis Henrique, se prontificou de atender todos os secretários quando for solicitado. "Quero contribuir com o desenvolvimento daqui. Antes eu era da juventude e hoje estou em outro posto para fiscalizar o serviço a ser realizado", bradou. A cerimônia contou com a participação de oito vereadores. Rivaldo Moraes, o Neinho do Povo, adiantou que vai atrás de emendas de segurança pública na na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele foi militar do Exército Brasileiro e investimento em segurança será uma de suas prioridades.


Auditório do Centro Mariápolis ficou lotado, em Igarassu. Foto: Max Felipe


Aos novos secretários, o prefeito Mário avisou que a humanização será o primeiro passo. "A mensagem continua a mesma, tratar o povo com respeito, como você gostaria de ser tratado", cobrou. Para dar o exemplo, ele homenageou alguns servidores que tiveram êxito nas atribuições. "Ninguém é obrigado assumir compromisso, mas na hora que assume, é obrigado a cumprir", completou.



O prefeito Mário, durante o discurso, fez um breve balanço da sua gestão passada. "Através de parcerias com a Caixa Econômica Federal (CEF) investimos 63 milhões em habitação na nossa primeira administração", ressaltou. Dando continuidade ao trabalho, ele fez uma comparação, de 2013 a 2016, aos valores alcançados por meio de convênios e contratos firmados na CEF. "Há 4 anos, eram 615 mil, hoje chegamos na casa dos 13,9 milhões. E com isso nós esperamos fazer com que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo", contou.



Antes de terminar a cerimônia, Mário citou esta frase (abaixo) de Bill Gates.


>Público aplaude Mário Ricardo 


Marca de Igarassu aguarda aprovação na Câmara dos Vereadores



Arte foi baseada no brasão.
Brasão 

A Prefeitura divulgou o novo layout da marca da gestão com um moderno conceito visual e publicitário, unindo a atualidade a tradição do município. Destacam-se a produção do café, cana-de-açúcar e a criação da Câmara Municipal, esta última idealizada por Maurício de Nassau. O projeto que prevê como marca oficial será enviado para aprovação na casa legislativa.


O novo símbolo continua representando as riquezas da terra, a reprodução do escudo de Franz Post, a data de fundação do município e retrata o escudo reproduzindo o brasão de Duarte Coelho. Segundo o prefeito, a nova marca chegou para fortalecer parcerias de turismo com as cidades circunvizinhas. "Queremos preservar a memória e resgatar a tradição turística da região", destacou o prefeito.

Com o auditório lotado, os vereadores da cidade do Paulista Edmilson do Pagode e Eudes Farias estivem presentes e se dispuseram para futuras parcerias. Vamos buscar fazer uma integração e ajudar no turismo do Litoral Norte", disse Edmilson.



CONHEÇA O NOVO SECRETARIADO DE IGARASSU

Amaury Henrique
Secretário da Cidade

Engenheiro civil, pós-graduado em avaliação e perícias de engenharia. Atua como perito judicial. Membro titular do IBAPE no instituto brasileiro de avaliação e perícia de engenharia entidade federativa nacional. Membro titular do IPEAPE no instituto pernambucano de avaliação e periciais de engenharia. Curso de auditoria governamental-TCE-PE. Curso de estruturação de sistema de controle interno municipal-TCE-PE. Curso de capacitação em arbitragem para peritos-IBAPE-SP. Curso de avaliação de empreendimentos de base imobiliária-IBAPE-PE. Curso de tecnologia &negócios da construção-PINI-SP. Secretário de infraestrutura de Igarassu na gestão 2013-2016.


Ivison Marcelo
Secretário de Políticas Sociais

Formado em administração de empresas, no município de Igarassu atua como presidente do Rotary Club. Foi Secretário de Administração no ano de 2013, Chefe de Gabinete 2014-2015.

Patrícia Amélia
Secretaria de Saúde

Administradora de formação, cursando Pós Graduação em Saúde Pública. A gestora é especialista em Saúde Suplementar. Liderança de pessoas com foco em resultados. Gestão de processos. Representação ativa no Colegiado de Secretários Municipais de Saúde COSEMS PE, como vice regional. Atuando no Município desde 2013, de janeiro/2013 até junho/2013 exerceu o cargo de diretora administrativa financeira; de julho de 2013 até novembro/2014 como Secretária executiva; de dezembro/2014 até março/2015 Secretária Interina e de abril/15 até este momento como Secretária de Saúde. Patrícia é casada e residente em Igarassu.

Andreika Asseker
Secretaria de Educação

Pedagoga graduada pela UFPE e Mestre em Educação Matemática formada pelo programa do Edumatec/UFPE. Tem vasta experiência em formação continuada de professores e atua na formação inicial em cursos de graduação e pós-graduação em Faculdades privadas e Federais, como também, atuou como gestora de curso de graduação em Pedagogia em uma faculdade privada em Paulista. Vem atuando como pesquisadora em grupos de pesquisa sobre educação com publicações de artigos nacionais e internacionais, como também, capítulos de livros sobre o ensino da Matemática e a Educação do Campo desde 2008. Participou como colaboradora do INEP na produção de itens de provas em larga escala a nível nacional como SAEB, ANA e Provinha Brasil. Ingressou no quadro de servidor efetivo do Município de Igarassu em 2012 e vem desenvolvendo atividades de gestão pública assumindo os cargos de Gerente de Formação, em 2014 o cargo de Diretora de Ensino e em 2015 assumiu o cargo de Dirigente Municipal de Educação.


Roberto Siqueira
Secretaria de Governo

Biólogo graduado pela Faculdade de Filosofia do Recife FAFIRE/UFPE. Estudioso da fauna e flora do Brasil, vem desenvolvendo ao longo dos anos, inúmeros trabalhos na proteção da Mata Atlântica. Siqueira, é ex-bolsista e atual Fellow da Ashoka – Agentes Inovadores do bem-estar-social, com sede em Washington (USA); presidiu o CONDEMA Igarassu nos anos de 1998- 2004; Consultor ambiental na Fundação Gilberto Freire; Gestor científico do Parque Estadual Dois Irmãos entre 2000 à 2008, por mais de 10 anos foi Consultor e Gestor Ambiental do Grupo Cavalcanti Petribu. Nos últimos 25 anos, seus trabalhos e ações têm sido amplamente divulgados e reconhecidos pela imprensa. São mais de 1.200 reportagens e artigos direcionados a preservação e ao estudo da Mata Atlântica, especialmente no município de Igarassu onde reside a mais de 20 anos. Em 2010, foi eleito pela revista SOTOKOTO do Japão, entre os 12 mais importantes Green Fighters do Brasil. Pela sua atuação, Roberto Siqueira recebeu vários prêmios e homenagens, destacando-se entre eles, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 1999 – CPRH e Prêmio CREA-PE de Meio Ambiente 2003, ambos na categoria Personalidade do ano. Desde 2003 integra o grupo político do prefeito Mario Ricardo. Exerceu o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Biodiversidade - SEMAB, de 2013 - 2016. Em 2014 Implantou e presidiu a Agência Municipal de Meio Ambiente de Igarassu - AMAIG. Em novembro de 2015 foi reconhecido com o Título Honorário de Cidadão de Igarassu, pelos Relevantes serviços prestados em Prol do desenvolvimento do Município. Em 2016 foi Coordenador Geral da Campanha a reeleição do atual prefeito Mario Ricardo.


Dário Uchikawa
Secretaria de Gestão Integrada

Graduado e mestre em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, Servidor efetivo do Tribunal Regional Federal da 5° Região atualmente está cursando graduação em Direito.


Hercílio Victor Neto
Secretaria da Fazenda

Formado Economia, empresário, diretor regional do IEL PERNAMBUCO , residente do Sindicato da Indústria Farmacêutica , de Cosméticos e Perfumaria de PE - SINFACOPE e Vice Presidente da Federação das Indústrias de PE - FIEPE Esposa: Maria do Socorro Monteiro Victor


Christiane Huggins
Secretaria de Comunicação

Formada em Comunicação Social pela UFPE com habilitação em Jornalismo, Pós-graduada em Comunicação Empresarial pela FADEPE, Assessora de Comunicação e Gestora de Conteúdo para Internet com curso de estratégias para Mídias Sociais. Iniciou a carreira profissional na então Rádio Clube 720 AM, passou pela TV BAND NEWS, Rádio CLUBE FM, TV e Rádio Estação SAT, TV CLUBE e portal Pernambuco.com e Diario de Pernambuco, foi produtora da Revista Aqui TV do Grupo Diários Associados. Atuou em campanhas políticas em Olinda, Camaragibe e no município Abreu e Lima. Atuou com assessora de Comunicação na Câmara de Vereadores do Recife e Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). No poder público foi assessora de Imprensa da prefeitura do Recife e diretora de Comunicação da Prefeitura do Ipojuca. Em Igarassu, participou do governo de transição do prefeito Mário Ricardo permanecendo como Assessora de Comunicação até outubro de 2013, retornando em 2017 para o município. Christiane é casada e mãe de Mariana e Gabriel.

Adriana Nóbrega
Secretária de Meio Ambiente

Formada em Comunicação Social e especialista em Marketing com experiência em Consultoria Política. Adriana acumula experiência na gestão pública. Foi membro do Centro de Desenvolvimento Comunitário de Igarassu (CEDEC), secretária de gabinete na Prefeitura de Igarassu (1995) e chefe do departamento administrativo da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Pernambuco(2008/2015). No setor privado, assumiu diversos cargos na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu, onde trabalhou durante 17 anos, tendo sido Diretora Acadêmica da instituição entre os anos de 2012 a 2014. Atua como palestrante nas áreas de comunicação política e marketing político além de atuar como consultora de marketing político.


Robson Neves
Secretário de Desenvolvimento Econômico

Servidor Público, professor, pós-graduado em administração pública e gerência de cidades, estudante de direito, mestrando em Ciências da Educação, foi membro do Grupo de Apoio a Tecnologia da Informação da UFPE - fundador do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Agricultura -  membro do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco, Secretário Municipal e Dirigente Sindical. Robson é Casado e pai de dois filhos.


Wladmir Calado
Secretaria de Turismo e Cultura

Formado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em administração de empresas, e bacharel em direito na FACIG. Ele é empresário do ramo de transporte, fretamento e turismo. Casado e pai de João Pedro.

Opinião: Mentor do Pacto pela Vida atesta morte do programa




Bancada de Oposição da Alepe

O Pacto pela Vida votou à estaca zero. E, diferente do prega o Governo do Estado, a crise econômica que assola o País não é o principal culpado. A afirmação, do sociólogo José Luiz Ratton, mentor do programa, em entrevista ao jornal Valor Econômico desta quarta-feira (25), põe em xeque o principal argumento do Governo de Pernambuco em relação ao crescimento da violência no Estado, que voltou aos patamares do início do programa de redução da criminalidade.


“Infelizmente, como destaca o professor Ratton, Pernambuco voltou a figurar entre os dez Estados mais violentos do País, de onde tinha saído em 2013. Em 2016, tivemos o pior resultado no número de homicídios desde 2008, registrando mais de 4 mil assassinatos”, destacou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


Entre os principais motivos da falência do Pacto, Ratton destaca a ausência do governador das ações do programa como decisivo, seguido pela falta de investimentos em programas de prevenção além da não realização de reformas no sistema de medidas sócio-educativas, como prevista inicialmente. “O próprio governador Paulo Câmara declarou, que só agora passou a participar das reuniões semanais do Pacto e que, até então, só comparecia a um encontro por mês”, lembra o parlamentar.


Silvio destaca que no Nordeste estados como Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte conseguiram reduzir as taxas de homicídios, apesar de enfrentarem os efeitos da mesma crise econômica. “O que falta é o governador puxar para si a responsabilidade e comandar uma ampla reformulação do programa, mas infelizmente, ele optou por terceirizar essa responsabilidade aos secretários da Defesa Social, Angelo Gioia, e do Planejamento, Márcio Stefani”, lamentou o deputado, acrescentando que os parlamentares da Bancada de Oposição estão à disposição do Estado e da sociedade pernambucana para contribuir para a reformulação do Pacto pela Vida.