Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Catadores de Alagoas substituem cavalos por bicicletas para carregar cargas pesadas

Por Agências de Notícias de Alagoas

Foto: Derek Gustavo/G1

No início do ano, o Governo de Alagoas entregou bicicletas a catadores, exposição fotográfica e doações de incentivo à coleta seletiva. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua, neste contexto, com apoio institucional. Trata-se de evitar os maus tratos aos cavalos, evitando a crueldade com os animais, que puxam carroças pesadas pelas ruas.

O Relix é um projeto multidisciplinar e orgânico, integrado com arte, música, teatro, fotografia, mobilidade, educação ambiental, redes sociais e direitos humanos. Suas ações se posicionam como um ponto de partida para repensarmos a maneira que lidamos com os resíduos sólidos, não só no âmbito coletivo, mas no comportamento do indivíduo. Cada pessoa, comunidade ou indústria pode e deve ser sensibilizada para se integrar como agente de reestruturação. 

Ciclolix
Em cada escola e indústria por onde passar, o Relix também vai expor a Ciclolix, a bicicleta coletora, com resíduo reciclado limpo, que levará o espectador a conhecer, refletir e criar uma nova e adequada consciência sobre a lei do Aterro Sanitário, sobre a importância dos catadores de lixo, sobre a reciclagem, sobre a logística reversa e, sobretudo, a urgente necessidade de redução do lixo gerado por cada indivíduo.

Cada instituição envolvida vai firmar um acordo de colaboração com a cooperativa de catadores mais próxima geograficamente para que o lixo tenha destinação adequada. 

Reitor é empossado no 1º Centro Universitário de Jaboatão dos Guararapes

Pernambuco ganha novo centro universitário com a excelência em educação já reconhecida da Faculdade dos Guararapes (FG), integrante da maior rede internacional de universidades do mundo, a Laureate. A Instituição de Ensino Superior, instalada em Piedade há 15 anos, recebeu o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) através da portaria 1.342 e agora é o primeiro centro universitário de Jaboatão dos Guararapes.

Empossado em cerimônia, realizada no campus Piedade e acompanhada por executivos da Laureate Brasil como o CEO, José Roberto Loureiro, e o vice-presidente Acadêmico, professor Oscar Hipólito, Pierre é reconhecido por sua atuação incansável no desenvolvimento da educação superior. Prova disso, que o evento contou ainda com a presença de autoridades do estado de Pernambuco, além de ministros de Estado, políticos e da comunidade acadêmica.

Além da autonomia acadêmica conquistada, que fará com que sua atuação tenha impacto ampliado no entorno da cidade com pesquisas, atividades de extensão e ações comunitárias, o Centro Universitário da FG também passa a ter no seu mais alto cargo o reitor Pierre Lucena.

PIERRE
Pierre assume o cargo depois de três anos como diretor Acadêmico e professor do Mestrado em Inovação e Desenvolvimento da Faculdade dos Guararapes.  Nesse período, foi responsável por liderar o processo de expansão da FG, que contou com a abertura do mestrado, abertura de um campus em Recife e mais de 20 novos cursos, além da recente conquista da certificação da instituição como centro universitário.

Mas o crescimento não para os projetos do Centro Universitário da FG que, já neste semestre, inicia as atividades do seu novo campus, instalado no Centro de Jaboatão, e onde a instituição disponibilizará cursos de graduação e nível técnico. O local será inaugurado no próximo dia 31 de janeiro, com uma extensa programação de atendimento à população, que inclui serviços de saúde, estética e beleza.
Pernambuco ganha novo centro universitário com a excelência em educação já reconhecida da Faculdade dos Guararapes (FG), integrante da maior rede internacional de universidades do mundo, a Laureate. A Instituição de Ensino Superior, instalada em Piedade há 15 anos, recebeu o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) através da portaria 1.342 e agora é o primeiro centro universitário de Jaboatão dos Guararapes.




Credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro, o novo centro de excelência de educação em Piedade será comandado pelo doutor em Administração/Finanças pela PUC-Rio e atual diretor Acadêmico da Faculdade dos Guararapes, Pierre Lucena

Pierre Lucena (à esquerda) apresentando o Centro Universitário da FG ao Ministro da Educação, Mendonça Filho

Ministro da Defesa, Raul Jungmann, Pierre Lucena, reitor do Centro Universitário da FG, senador Armando Monteiro Neto e o vice-presidente Acadêmico da Laureate Brasil, professor Oscar Hipólito


Combate ao trabalho escravo

Paiva Netto 

Em 28/1, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data foi escolhida em homenagem aos Auditores Fiscais do Trabalho Erastóstenes de Almeida GonçalvesJoão Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e ao motorista Ailton Pereira de Oliveira, assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante vistoria a fazendas em Unaí/MG. No Portal www.brasil.gov.br tomamos conhecimento de que “um total de 1.010 pessoas foram retiradas de condições análogas à escravidão em 2015. (...) Em 20 anos de atuação do Grupo Móvel, localizamos quase 50 mil vítimas nessa situação”. De acordo com a matéria, em 2015, “o Estado de Minas Gerais liderou o número de trabalhadores resgatados, com 432 vítimas (43%). Em seguida estão o Maranhão com 107 resgates (11%), Rio de Janeiro com 87 (9%), Ceará com 70 resgates (7%) e São Paulo com 66 vítimas (6%)”. 
É de se louvar o esforço de governo e sociedade civil na luta por virar uma página triste de nossa história. Mas toda a atenção é pouca, aconselha bem antigo ditado. 

A LBV nasceu para amar e ser amada! 
No último dia 1o de janeiro, nossa amada Legião da Boa Vontade (LBV) completou mais um aniversário de sua profícua existência, desde que foi criada, em 1950, pela genialidade do brasileiro Alziro Zarur (1914-1979). Muito oportunamente, recordo-me que recebi do dr. Cícero Antônio de Araújo, de Brasília, um fraternoe-mailno qual aborda o texto que escrevi dedicado ao sexagésimo aniversário da LBV, há alguns anos: “Li com emoção o brilhante artigo alusivo aos 60 anos da LBV. Ao final, alentado meu espírito de verdades cristãs, concluí: benfazejos os ventos que espargiram a LBV pelo Brasil; alvissareiros os ventos que a tangerão no Ecumenismo Cristão pelo mundo afora, conduzida com segurança pelas mãos de Espíritos evoluídos na luz. Meus cumprimentos fraternais”. 
Dr. Cícero, são pessoas como o nobre amigo que fazem da LBV esse campo neutro em que todos podem confraternizar. 

José de Paiva Netto ― Jornalistaradialista e escritor. 
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 

Saúde de Olinda projeta 100% de cobertura da coleta do teste rápido de HIV

Uma das propostas é oferecer o serviço na Policlínica Barros Barreto no Carnaval