Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Prazo para inscrição no Sisu termina hoje (29)

| Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil |

Termina hoje (29) às 23h59 o prazo para as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo, são oferecidas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o resultado será divulgado nesta segunda-feira (30).

Inicialmente, o prazo terminaria no dia 27. No entanto, após falhas no sistema, a pasta prorrogou o prazo das inscrições até este domingo. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O Ministério da Educação ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Edição: Carolina Pimentel

Paulista abraça projeto de ressocialização de sentenciados do estado

Com o objetivo de realizar um trabalho de ressocialização com cerca de 100 sentenciados que cumprem pena no estado, a Prefeitura do Paulista, em parceria com a Secretaria Executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor de Pernambuco (SEJC), participou nesta sexta-feira (27.01) de uma reunião para fechar os últimos detalhes da iniciativa. No encontro estiveram presentes, o secretário de administração do Paulista, Alessandro Corrêa, a superintendente de Justiça do Estado, Valeria Fernandes e o gestor técnico de Justiça do Estado, Rômulo Tenório.

Os detentos, que cumprem pena em regime aberto e de livramento condicional, vão começar a prestar serviços comunitários no município nos próximos 30 dias. De acordo com Alessandro Corrêa, os sentenciados ajudarão nos serviços de limpeza urbana da cidade.

Em junho de 2016, durante a operação Ajuda Cidadã, realizada no bairro do Fragoso, 80 detentos participaram realizando um trabalho solidário na limpeza de canais da comunidade, ajudando na recuperação dos estragos causados pelas chuvas no bairro. Na ocasião, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de PE, Pedro Eurico, elogiou o trabalho da gestão municipal.