Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Silvio ingressa com ação contra alta do IPTU e criação da TRSD

O deputado Silvio Costa Filho, presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), ingressou na tarde desta quinta-feira (2) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, com pedido de liminar,  contra o aumento do Imposto Predial Territorial Urbana (IPTU) e a criação da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD).

A ação questiona as leis 18.204/2015, que instituiu a revisão do valor venal dos imóveis no Recife, e 18.275/2016, criou a TRSD em substituição à Taxa de Limpeza Pública (TLP), cobrada até o ano passado. Segundo a assessoria jurídica do deputado, as medidas provocaram aumentos de 40%, 50% e até 100%, o que fere as garantias dadas ao contribuinte ela Constituição Federal.

“Uma lei municipal não pode se sobrepor à Constituição nem aos princípios constitucionais que limitam o poder de tributar do município. O primeiro compromisso deve ser com a carta magna e as leis 18.204 e 18.275 ferem uma série de princípios constitucionais, como os princípios da Moralidade Administrativa, da Razoabilidade, da Capacidade Contributiva, do Não confisco, da Segurança Jurídica e da Isonomia”, destacou Silvio.

A ação também questiona a fiscalização fotogramétrica, utilizada pela Prefeitura do Recife para a revisão do IPTU, já que essa tecnologia não substitui a necessidade da fiscalização in loco. “Entendemos que esse tipo de fiscalização deve ser utilizada apenas como referência para as ações presenciais, uma vez que tomadas aéreas em geral tende a confundir garagens com terraços, por exemplo, nem têm como descontar da área útil os beirais dos telhados”, detalhou.

A iniciativa do deputado não é voz isolada. Entidades como o Sindicato da Habitação em Pernambuco (Secovi-PE), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon-PE) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) também pretendem ingressar com ações conjuntas contra o aumento do IPTU e a criação da TRSD, assim como a deputada estadual Priscila Krause. “Há o sentimento da sociedade que a população do Recife não pode arcar com o desequilíbrio fiscal da Prefeitura”, concluiu.

Los Piranãs é a primeira banda confirmada na programação do Festival Rec-Beat 2017!

O Festival acontece durante o Carnaval no Recife.

Na vanguarda da música da região, o trio de música instrumental de Bogotá traz o encontro entre cumbia, o trance distorcido, afrobeat, chicha, vallenato, raspa, a champeta criolla e outras sonoridades africanas. Soma-se ainda, referências de jazz e rock. Los Piranãs visam projetar os ritmos e gêneros musicais do país, sofisticados ou relegados, como a música brega colombiana.

Pedro Ojeda (bateria), Mario Galeano (baixo) e Eblis Alvarez (guitarra e computador) expandem a música sul-americana para outros territórios sonoros, um “ruído tropical”, como denominam, em ritmo frenético e experimental. O som é deliberadamente estridente, buscando a improvisação ao mesmo tempo que é música feita para dançar, e muito.

Impossível não acompanhar cada batida do começo ao fim!

Aulas gratuitas ensinam sobre déficit de atenção e hiperatividade

Com o objetivo de divulgar informações relevantes com fundamentação científica sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a Neuro Saber vai promover gratuitamente a Semana Entendendo o TDAH. As aulas serão ministradas pelo neuropediatra Dr. Clay Brites dos dias 6 a 13 de fevereiro. As inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.entendendotdah.com.br/landpage/.

O programa terá como objetivo ajudar na capacitação de pais, cuidadores, professores, gestores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, fonoaudiólogos e todos profissionais interessados.

A Semana Entendendo o TDAH é embasado em evidências científicas e tem como princípio a apresentação de conteúdo em consensos internacionais e Guidelines (guias de avaliação de pacientes) de grupos de pesquisa multicêntricos nacionais e internacionais. “A proposta é que tudo seja exposto com didática e numa linguagem fácil, acessível e com aplicabilidade prática”, segundo ele.

Além de explicar sobre a evolução do termo e as peculiaridades do transtorno, será mostrado os índices no país e no mundo. As aulas vão analisar os quadros clínicos e esclarecer tipos de comportamentos heterogêneos característicos desta condição.

Também será falado sobre como são os testes neuropsicológicos e abordagem diagnóstica. Discutirá ainda as implicações e o tratamento na escola e em como lidar com as dificuldades em sala de aula, como, por exemplo, durante a alfabetização, a leitura, a escrita, o ensino da matemática, a coordenação motora, entre outros fatores nos mais diversos contextos.

Para o Dr. Clay, o projeto tem como prioridade compartilhar informações relevantes sobre o assunto. Ele acredita que é preciso que pais e profissionais da área de saúde e médicos tenham mais acesso ao que existe de mais atual nas Neurociências. “Precisamos progredir melhor nas áreas de desenvolvimento e aprendizagem da infância e adolescência”.

Sobre o Dr. Clay Brites
Um dos idealizadores da Neuro Saber, Dr. Clay Brites é pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da UNICAMP. Além disso, é professor do curso de pós-graduação de Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil na Unicamp e membro do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria.

Serviço
Semana Entendendo o TDAH
Data: dos dias 6 a 13 de fevereiro

Dia Mundial do Câncer alerta para importância do diagnóstico precoce

Dia Mundial do Câncer é celebrado no próximo sábado, 4 de fevereiro. A data, instituída em 2005 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, que mata 8,3 milhões de pessoas mundialmente. Com o conceito “Nós podemos. Eu posso”, a campanha pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem reduzir o impacto do câncer.

Segundo a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2016/2017, o Brasil deve registrar 596 mil casos de câncer. Entre os homens, são esperados 295.200 casos e entre as mulheres, 300.800. Mundialmente, a incidência do câncer cresceu 20% na última década.

Neste ano o INCA escolheu como tema para a data o câncer infantojuvenil, considerado a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes na faixa de 5 a 19 anos no Brasil. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de combater o câncer. As campanhas de conscientização atuam de forma efetiva sobre a população. “O intuito das campanhas é de realmente estimular a sociedade a ir ao médico, procurar por exames preventivos”, ressalta Marcio Almeida, médico oncologista da Aliança Instituto de Oncologia.

Segundo médico, muitos casos de câncer podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. Pacientes devem ficar atentos às seguintes situações:
- Fazer sempre um auto avaliação com frequência;
- Observar aparecimento de lesões na boca;
- Manter uma boa higiene oral;
- Evitar fumar;
- Evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O excesso de álcool pode causar câncer de boca, língua, garganta, câncer de fígado e câncer de pâncreas;
- Fazer uso de preservativo durante as relações sexuais;
- Manter uma boa higiene íntima.

Divulgado balanço da Operação Verão no Calçadão da Orla do Janga

A Operação Verão no Calçadão da Orla do Janga alcançou números expressivos durante o mês de janeiro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (02.02) pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil. Com o apoio de guardas municipais, agentes de trânsito, bombeiros civis e policiais do 17º BPM, o projeto conseguiu garantir segurança aos moradores, banhistas e comerciantes ao longo de 2 km da Avenida Beira-mar. O trabalho coibiu práticas delituosas como assaltos, furtos e depredação do patrimônio público e privado.
            Além do efetivo de 30 servidores, a Operação contou com o apoio do ônibus do Programa “Crack, é possível vencer” que dispõe de câmeras de videomonitoramento, juntamente com o serviço de emergência ou denúncias 24 horas pelo fone 153. O projeto Verão no Calçadão, que ocorreu aos domingos, foi mais uma iniciativa da gestão municipal em prol da segurança da população, assim como o Paulista Segurança Conectada, Patrulha Cidadã e a implantação de câmeras na área comercial e vias de acesso da cidade.

CONFIRA OS NÚMEROS DA OPERAÇÃO CALÇADÃO DA ORLA DO JANGA:

Distribuição de material educativo – 5.000
Abordagens educativas – 255
Abordagens a suspeitos – 61
Motocicletas apreendidas – 31
Materiais ilícitos apreendidos – 09
Total de abordagens – 5.316


Fotos produzidas por Almir Martins / Prefeitura do Paulista

Instituto Lula diz que Marisa Letícia está sem aparelhos; corpo deve ser cremado

Foto: Roberto Stuckert/ Instituto Lula
Conforme boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira, já foram iniciados os procedimentos para doação de órgãos com a autorização da família

Agência Estado/ Diario de Pernambuco

A ex-primeira-dama Marisa Letícia está sem aparelhos desde que os médicos do hospital Sírio-Libanês detectaram na manhã desta quinta-feira a ausência de atividade cerebral da mulher do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, segundo matéria da Agência Estado no site do Diario de Pernambuco.

A informação foi passada por uma fonte do Instituto Lula. Marisa, de 66 anos, está internada na UTI do hospital desde 24 de janeiro, quando foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Corpo de Marisa Letícia será velado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Exame constata que Dona Marisa não tem atividade cerebral
Estado de Marisa Letícia é irreversível

O cardiologista Roberto Kallil Filho disse na noite de terça-feira, 31, que o estado de saúde da ex-primeira-dama é considerado 'irreversível".

Conforme boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira, já foram iniciados os procedimentos para doação de órgãos com a autorização da família. Está definido que serão doadas as córneas de Marisa.

Cremação
Ela havia manifestado a familiares o desejo de ser cremada, o que será atendido. A cerimônia de cremação está prevista para ocorrer no cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP).

Solidariedade
Políticos e ex-ministros acompanham o ex-presidente e sua família no Sírio-Libanês. Estavam no hospital os ex-ministros Guido Mantega, Fernando Haddad, Miguel Jorge e Alexandre Padilha.

Durante a manhã, chegaram os senadores petistas Lindbergh Farias Gleisi Hofmann e Humberto Costa. Mais cedo, a ex-presidente Dilma Roussef divulgou nota de pesar.

Desde que Marisa foi internada, Lula recebeu apoio não apenas de seus aliados. Adversários no campo político também prestaram solidariedade nos últimos dias. O presidente Michel Temer ligou para Lula no primeiro dia de internação de Marisa.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), e o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), também entraram em contato.

Ex-primeira-dama Marisa Letícia tem morte cerebral

Flavia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil*


A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, de 66 anos, teve morte cerebral desta quinta-feira (2). Ela está na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês desde o dia 24 de janeiro.
Ex-primeira-dama Marisa Letíciatem morte cerebral. Família vai doar órgãosArquivo/Agência Brasil 
Segundo boletim médico, foi realizado um doppler transcraniano que identificou a ausência de fluxo cerebral na paciente. Diante do resultado e com autorização da família, foram iniciados os procedimentos preparativos para a doação de órgãos.

Pelo Facebook, a família da ex-primeira-dama agradeceu as manifestações de afeto recebidas no últimos dias. “A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação de órgãos”, diz a mensagem na rede social.

A ex-primeira-dama foi internada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Marisa foi acompanhada pelas equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.