Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

UPAE Garanhuns realizou mais de 70 mil consultas médicas em 2016

A UPAE Garanhuns vem agradecer aos milhares de pacientes e seus familiares, que em 2016, confiaram na qualidade do seu serviço, podendo promover saúde e melhor qualidade de vida no Agreste Meridional. Seguindo a política do Estado de Pernambuco e do IMIP, de transparência nas ações, aproveita para divulgar os números, bastante expressivos, de atendimentos no ano que findou.

Foram realizadas 72.196 consultas médicas, nas 20 especialidades, que superam seis mil consultas por mês! A população ainda pode contar com 30.001 atendimentos divididos nas especialidades nutrição, fonoaudiologia, farmácia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social e enfermagem. Em cirurgias, os números também impressionam: somam um total de 6.174 procedimentos cirúrgicos, em oftalmologia, cirurgia geral, dermatologia, urologia, ginecologia e otorrinolaringologia. Para apoiar os médicos nos diagnósticos, o setor de exames complementares registrou um total de 152.804 exames em 2016, desde um simples exame de glicose, até um exame complexo, como é o caso de uma Endoscopia Digestiva.

"Tudo isto só foi possível porque a população já elegeu a UPAE como sendo o melhor serviço de saúde da Região, fazendo com que nos empenhemos cada vez mais para oferecermos qualidade e resolutividade", comenta o Coordenador Geral da Unidade, Gustavo Amorim.

Para atendimento na UPAE, os usuários do SUS devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências.


Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Prefeitura do Paulista e IFPE finalizam processo de construção de novo campus

Os preparativos para a construção do novo Campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no Paulista já estão em fase de conclusão. As informações repassadas na tarde desta segunda-feira, (06.02), em reunião entre o prefeito Junior Matuto e a Reitora Anália Ribeiro, dão conta de que para finalizar o projeto executivo, está faltando apenas a parte de esgotamento que deverá ficar pronto em maio deste ano.

A instalação do novo campus IFPE/Paulista, será em um terreno localizado na Avenida Brasil, em Maranguape I, doado pela Prefeitura do Paulista ao Ministério da Educação. Junior Matuto adiantou na reunião que aconteceu na reitoria do Instituto, que está colocando todas as secretarias com interferência na instalação, à disposição, para agilizar ao máximo a construção deste campus. “Acredito muito na importância que um espaço destes tem para mudar a vida dos nossos jovens. Quando estiver funcionando em instalações mais adequadas, o Instituto vai trazer mais qualificação profissional, para preparar nossos jovens, que poderão disputar em pé de igualdade com todos que futuramente estiverem em busca de oportunidades nos novos empreendimentos que chegarão em breve em nossa cidade", informou Junior.

A Ordem de serviço para o inicio de fato da construção deve acontecer no começo de agosto. Atualmente a sede provisória do IFPE, campus Paulista, funciona na Avenida Dr. Rodolfo Aureliano, nº 2182, Vila Torres Galvão. As aulas para o ano letivo 2017 tiveram início nesta segunda-feira. Mais informações sobre os cursos oferecidos ou vagas de trabalho ou monitoria, basta acessar ifpe.edu.br/campus/paulista/

Deputado Ossesio destaca divulgação da Cartilha “Racismo é crime. Denuncie!”

Deputado Ossesio destaca divulgação da Cartilha “Racismo é crime. Denuncie!”


O deputado Ossesio Silva (PRB), coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco, prestou homenagem, através de voto de aplauso,  pela divulgação da Cartilha “Racismo é crime. Denuncie!”, de iniciativa do Governo Federal. A publicação explica a diferença entre racismo e injúria racial, ensina a identificar práticas racistas, traz exemplos de comentários racistas velados e explica como reagir e quais providências tomar caso seja uma vítima. O requerimento 2649/2016, foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do estado.

 

Ossesio ressaltou a importância da cartilha, e que ações como essa, servem  para elaborar planos de forma mais plural, para ouvir diversos segmentos. “Parabenizo essa ferramenta de divulgação, principalmente ações como essa para combater ao racismo, isso deve ser um compromisso de todos se quisermos ser uma sociedade justa e igualitária. O racismo é crime no Brasil e deve ser denunciado e combatido por todas as pessoas. Somente com um país sem racismo conquistaremos uma nação preparada para o futuro e comprometida com seu povo.” disse.


Cartilha


Na cartilha, é possível obter informações sobre o crime “racismo”, diferenciando-o da “injúria racial”, por exemplo. Foram impressas 54 mil unidades, só na primeira tiragem.

O material será distribuído para associações, movimentos sociais, escolas ou grupos que solicitarem a cartilha para a realização de eventos, palestras ou seminários.

A cartilha vai contribuir para divulgar que o racismo como crime deve ser denunciado e combatido. A população brasileira, composta por 206 milhões de habitantes, possui 54% de afrodescendentes, segundo dados do último senso do IBGE, Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística.

EXPRESSO EMPREENDEDOR LEVA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA MULHERES

As artesãs do projeto Fêmea participam de uma palestra de educação financeira nesta terça-feira (07.02), às 9h, no North Way Shopping, localizado na Rodovia PE-15, área central do município. A iniciativa faz parte do Expresso Empreendedor da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq). Na ocasião, o gestor estadual Murilo Nóbrega abordará diversos temas, entre eles, endividamento, consumo consciente, a relação entre família e dinheiro e dicas para cuidar bem das suas finanças. Atualmente, 150 mulheres empreendedoras estão envolvidas com o projeto Fêmea, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. 

Prefeitura do Paulista oferece Cardápio Unificado nas escolas

Os estudantes matriculados no Paulista passam a contar com o Cardápio Unificado. O programa foi lançado, nesta segunda-feira (06.02), na Escola Maria Luzia Pessoa de Andrade, na comunidade Vila Invadida, em Paratibe. A ideia da Secretaria Municipal de Educação é padronizar a merenda em toda rede municipal de ensino.

De acordo com a diretora da Alimentação Escolar do município Ana Patrícia Lima, através do Cardápio Unificado, os estudantes terão acesso a uma alimentação diversificada rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. “Com uma refeição adequada, o aluno consegue ter um desenvolvimento físico e cognitivo, isso reflete num bom aprendizado”, ressaltou.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, explicou que os pais ou responsáveis pelos alunos poderão verificar o “menu” da merenda através de cartazes afixados nas paredes das cantinas das escolas.  “O cardápio visível vai possibilitar que os pais saibam o que está sendo servido na merenda e cobrem da prefeitura caso o que está previsto não tenha sido oferecido. Desta forma, estamos ampliando o poder de fiscalização da comunidade escolar”, assegurou. 

Animado com a volta às aulas, Alessandro Braz, de 11 anos, que faz o 4° ano do Ensino Fundamental na Escola Maria Luzia Pessoa de Andrade, aprovou a refeição. “Eu gostei muito do cuscuz com a galinha. É forte e muito saboroso”, elogiou.