Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Jades Sales apresenta projeto “Stand Up Music” no Cafofo dos Amigos Gastrô Bar

O projeto “Stand Up Music”, do cantor e compositor pernambucano Jades Sales aporta no Cafofo dos Amigos Gastrô Bar, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, nesta quinta (9), a partir das 22h. No show, Jades, além de apresentar canções e textos autorais, como as novas músicas “Efeito galo” - composta para Gustavo Travassos, “Corpo, alma e coração” - para o Bloco das Ilusões e “Libera Mari”, faz uma releitura de clássicos da MPB, de artistas como Chico Buarque, Tom Jobim e Adriana Calcanhoto e do pop/rock nacional. O figurino de Sales traz alguns adereços carnavalescos.

Canaviais viram desertos em cidades situadas no epicentro da seca

O verde dos canaviais dá lugar ao tom acinzentado da terra quase nua com a morte da cana e poucos pés atrofiados diante da grave estiagem que segue pelo sexto ano seguido em PE e em grande parcela do NE. O caos assola grande faixa territorial que se inicia na cidade de Nazaré da Mata em direção à Mata Sul e que continua em Alagoas e Sergipe.

Em PE, o sumiço dos canaviais dá lugar a áreas parecidas com desertos, já bem perceptíveis entre as cidades de Tracunhaém e Nazaré - região considerada o epicentro da seca pela Associação dos Fornecedores de Cana de PE (AFCP). Em Carpina, por exemplo, tem chovido bem abaixo da média desde junho de 2016. Choveu 208% a menos que o previsto para o período entre junho e dezembro. Situação bem similar em outras várias cidades. Com isso, a nova safra será afetada significativamente, prejudicando uma das principais cadeias produtivas do PIB do Estado. Mesmo chovendo regular a partir de agora, já prevê-se grande déficit de 30% em comparação a safra atual (11,5 milhões de toneladas de cana). 

O cenário é desolador. Vastos hectares sem nada brotar e outros com pequenos pés de cana morrendo. Nos locais do epicentro da estiagem, a AFCP prevê um prejuízo mais drástico, porque mesmo que a chuva chegue, já houve grande mortandade dos brotos da cana nesses últimos meses - período em que a planta mais precisava de água para crescer. A previsão é de uma perda de até 70% em relação a produção anterior. No engenho Quatis do produtor Felipe Neli, em Lagoa de Itaenga, por exemplo, só deve atingir 30% do montante produzido na safra 2016/17.

Até os canaviais da Zona da Mata Sul, que tradicionalmente chove mais, têm convivido com a morte de socaria (broto da cana) devido a seca que também provocará impacto sobre a nova produção. A morte da socaria não é comum na região. Ela só ocorre quando o déficit hídrico é elevado e continuado, como tem sido verificado desde junho de 2016. Diversas as propriedades da região já penam com a situação, como observado no engenho Boa Sorte em Xexéu, do produtor rural Frederico Pessoa de Queiroz. 

"A seca também tem prejudicado significativamente a produção de cana nos estados de Alagoas e Sergipe. Em SE, ha relatos até de usinas comprando água de carro pipa para findar a moagem da safra 2016/17", informa Alexandra Andrade Lima, presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida). O dirigente conta que a situação é menos drástica no Rio Grande do Norte e na Paraíba. E em uma pequena faixa em Pernambuco, situada a partir da cidade de Ferreiros em direção a PB. Todavia, a previsão do déficit da nova safra nordestina é elevada. A estimativa já é de um prejuízo de 20% em comparação à safra anterior.

O dirigente aproveita o cenário para criticar os órgãos de meteorologia diante do que ele considera alto nível de contradições e erros entre suas previsões nos últimos tempos. "Ora falavam no fim do El Niño e chegada da Lá Niña - cenário que traria chuva para a região NE; depois, com a seca já intensificada na vida real, mudam as previsões e falam em seca ainda mais severa. Até da volta do El Niño", critica esses prognósticos climáticas que em nada ajuda o planejamento agrícola no Nordeste.     

Com o cenário de continuação da seca e elevada previsão de frustração da safra canavieira, reacende o debate sobre o papel do gestor público nesta questão. Ainda mais porque a produção da cana afeta diretamente os indicadores social (postos de trabalho) e econômico (cadeia produtiva envolvida em todo setor, inclusive exportações e geração de impostos).

A Unida retomará a defesa do pagamento da subvenção federal para o setor. Com a crise econômica, a União ainda não pagou esse subsídio já sancionado desde 2014. Além de cobrar ações emergências, como é a subvenção, o setor também se reunirá em Brasília na próxima semana para defender junto ao governo federal um projeto de irrigação através de pequenas barragens para reter e aproveitar no período de seca a água da quadra chuvosa na região - comum entre março a junho. Sem a barragem, esta água escorre para o rio e vai para o mar sem utilização.

Ecotelhado confirma participação na Expo Arquitetura Sustentável 2017

A 3ª edição da Expo Arquitetura Sustentável, realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, já conta com nomes importantes entre seus expositores. A Ecotelhado, empresa brasileira que desenvolve e fornece produtos e serviços criativos e sustentáveis, participa pela segunda vez da feira, que acontecerá em abril de 2017 no São Paulo Expo, simultaneamente à Feicon Batimat, maior referência em construção civil na América Latina.

Henrique Guimarães, diretor de marketing da Ecotelhado, ressalta a importância da Expo Arquitetura Sustentável para ampliar os negócios e expor novas soluções. “É um evento de importância nacional, que aumenta o contato com os profissionais da área, onde geralmente lançamos alguns produtos como novidade no mercado”, destacou o executivo.
A empresa gaúcha, que nasceu em 2005, tem como missão devolver o verde para os centros urbanos por meio de produtos e serviços sustentáveis com objetivo de diminuir os danos ambientais causados pelo crescimento populacional, pela falta de planejamento e poluição das grandes cidades.


Ecotelhado conta também com equipe de projetos de arquitetura sustentável, especializada em adaptar a tecnologia desenvolvida pela empresa e empregá-la nos novos projetos ou retrofits de edificações já existentes. A equipe presta serviços para cliente final e também dá consultoria a outros arquitetos interessados na tecnologia.

A expectativa da organização da Expo Arquitetura Sustentável para próxima edição é de que 100 marcas nacionais e internacionais estejam presentes na feira, que contará com uma área total de 3 mil m2. A organização estima um público total de mais de 8 mil compradores altamente qualificados. 

Serviço:
3ª Expo Arquitetura SustentávelData: entre 04 a 07 de abril de 2017

Horário: terça a sexta das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo – São Paulo/SP – Brasil
Endereço: Rod. Imigrantes Km1,5 s/n
Informações:www.expoarquiteturasustentavel.com.br 

Licenciamento para final de placa 1 e 2 vence amanhã

A Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE alerta os condutores de veículos registrados no Estado, com final de placa 1 e 2, que o prazo para pagamento do Licenciamento 2017 composto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA (cota única ou 1ª parcela), taxa de bombeiro, licenciamento e seguro obrigatório - DPVAT, encerra nesta quinta-feira, 9.

De acordo com o diretor presidente do Órgão, Charles Ribeiro, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV 2017 só acontece após a quitação desses valores e possíveis multas, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso, ele alerta ainda que a circulação sem o porte desse documento acarreta remoção do veiculo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação do mesmo.

Ribeiro lembra ainda que quem fizer o pagamento do IPVA em cota única terá um desconto de 7% sobre o valor desse imposto. Quanto à entrega, são duas formas de recebimento, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 16,87 e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o posto de atendimento. Os boletos de pagamento já foram enviados para o endereço dos proprietários pelos Correios, mas quem não recebeu por algum motivo ou desejar emitir a guia sem a taxa de postagem pode acessar o mesmo no site do Órgão www.detran.pe.gov.br.

Festa de São Sebastião de Tabuleiro agita final de semana em Igarassu

Prefeitura de Igarassu promove nesta sexta-feira (10) e no sábado (11), os festejos ao padroeiro da comunidade de Tabuleiro, São Sebastião. A festa, aberta ao público, acontece a partir das 20h, com shows que passam pelos ritmos do sertanejo, MPB e forró. As apresentações irão acontecer próximo a Capela de São Sebastião, na Estrada de Monjope - Km 08.

Confira os shows:

Sexta (10.02)              
20h - Neno Moral
22h - Valdinho Paes

Sábado (11.02)
20h - Jair Miranda
22h - Banda SAS


Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda discute a presença de grafites e pinturas artísticas nas áreas históricas do município

O crescimento de expressões artísticas urbanas como o grafite foi pauta da reunião do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda (CPSH), realizada nessa terça-feira (07.02). A Cidade Patrimônio, que completa 482 anos em março, tem no conselho um instrumento de defesa e conservação dos espaços e locais históricos do município.

 O encontro contou com a participação de representantes da Fundarpe, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca), da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), secretarias de Patrimônio e Cultura, de Meio Ambiente Urbano e Natural, de Turismo Desenvolvimento Econômico e Tecnologia e membros da sociedade civil organizada. O CPSH retomará a temática na reunião de abril, para que todos os membros possam se apropriar do assunto e contribuir para o debate.

Cepe lança biografias de Claudionor Germano e maestro Ademir Araújo

Não poderia ser em outra data, senão no Dia do Frevo, comemorado em 9 de fevereiro, o lançamento pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) das biografias de dois importantes nomes da nossa cultura, ícones da história e da resistência desse que é o mais genuíno dos gêneros musicais pernambucanos: Ademir Araújo, o maestro Formiga, e o cantor Claudionor Germano, ambos Patrimônios Vivos do Estado. A tarde de autógrafos, acontecerá em endereço à altura: no Paço do Frevo, Bairro do Recife, às 15h30, com apresentação da Orquestra Popular do Recife.

Sesi/PE inscreve para Educação Básica regular até hoje

As inscrições para o programa de Educação Básica regular do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) terminam nesta quarta-feira (08). O programa é composto pelo Ensino Fundamental e Médio para pessoas que estão na faixa etária correta e a preparação para o mercado de trabalho por meio de orientações que vão desde a preparação do currículo até a entrevista de emprego. As últimas vagas estão sendo oferecidas nas escolas do Ibura, Vasco da Gama, Cabo, Camaragibe, Paulista, Moreno, Escada, Goiana, Araripina e Petrolina. As inscrições devem ser feitas na própria escola onde a pessoa pretende estudar. Mais informações pelo telefone (81) 3412.8555.

Jornalista lança agência de comunicação

A jornalista Raíssa Nascimento lançou esta semana a agência Santos Comunicação. O Blog Paulista Atualizado deseja sucesso!

Foto: Arquivo pessoal