Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Colisão entre dois ônibus no TI Macaxeira deixa passageiros assustados

O ônibus da linha Várzea, da empresa Metropolitana, fez uma manobra arriscada e colidiu com um coletivo branco da Pedrosa. O incidente aconteceu dentro do Terminal Integrado da Macaxeira, às 21h50, no Recife, na terça-feira (09) de fevereiro. No local, próximo a parada da linha Avenida Norte, pedaços de vidros estraçalhados no chão tomavam conta do espaço. Devido ao susto uma senhora, que o Blog Paulista Atualizado não conseguiu identificá-la, passou mal.

O ônibus da Pedrosa, teve maiores danos, mas o veículo estava estacionado na lateral da pista de acesso às paradas, na área de embarque e desembarque. Antes da colisão, o carro da Pedrosa estava parado, durante o descanso do motorista e cobrador. "Caso estivesse estacionado em outro ponto, a batida poderia ter sido evitada", comentou um passageiro que não quis se identificar.

Parceria entre ONG e nova gestão de Olinda tenta resgatar ecossistema do Beberibe Prefeito Professor Lupércio percorreu o rio numa balsa para conhecer a realidade do lugar

Fotografia: Alice Mafra

A flora e fauna do estuário do Rio Beberibe, em Olinda, irão pulsar com mais intensidade. Uma iniciativa coordenada pela ONG Recicla Beberibe está iniciando uma ação educativa com as famílias ribeirinhas. Para fortalecer a proposta da entidade, no sentido de manter vivo o ecossistema e diminuir os impactos nocivos causados ao estuário, o presidente da entidade, Gabriel Borges, mais conhecido como Biel, irá contar com o apoio da prefeitura.
O primeiro passo nessa direção foi tomado nesta quarta-feira (08.02), quando o prefeito Professor Lupércio percorreu numa balsa parte do rio para verificar  fontes poluidoras e conhecer um pouco da realidade local e do modo de trabalho de quem mora às margens do manguezal.
A partir de março o trabalho terá uma musculatura ainda maior. Com o apoio do município, a organização começará um trabalho de limpeza do canal, removendo materiais sólidos e encaminhando para reciclagem. A ONG também fará a distribuição de sacolas biodegradáveis para que a população faça o descarte do lixo de maneira correta, além de aulas de cidadania e preservação ambienta. “Esse projeto é de suma importância, todo esse espaço precisa ser bem cuidado e aproveitado pela população como fonte de renda”, ressaltou o prefeito.
Mesmo de maneira ainda improvisada, a ONG já vem sensibilizando a população ribeirinha para não descartar resíduos e preservar o meio ambiente. “Esse rio é de onde muitos tiram o sustento principal, precisamos ensinar como cuidar e preservar para que ele não morra”, conta o presidente. 

Após 25 anos, Camburão da Alegria passa a brilhar no Carnaval de Olinda

Comemorando 25 anos de história, um dos mais tradicionais blocos do Carnaval pernambucano mudou de endereço e agora vai ganhar as ruas de Olinda. O “Camburão da Alegria”, comandado por policiais e bombeiros militares do Estado, já está de malas prontas para desembarcar na Marim dos Caetés. No domingo 5 de março, a agremiação vem cheia de novidades, encerrando o reinado de Momo na cidade. Na programação estarão orquestras de frevo e várias atrações locais.

O desfile conta com o apoio da Prefeitura de Olinda e trará, nesta edição, o tema: “Olinda Quero Cantar”. Os homenageados da grande festa serão o prefeito Professor Lupércio, assim como o artista e mestre dos bonecos gigantes, Silvio Botelho. A concentração está marcada para as 11h, na Praça Doze de Março, no Bairro Novo, contando com um cortejo de cinco trios elétricos. De acordo com o presidente, coronel José Almeida, o público vai encontrar um Camburão repaginado. “Estamos dispostos a trazer divertimento em um clima de paz para toda a família”, assegurou.

Trazendo uma grande mistura de ritmos, o Camburão da Alegria também promete enaltecer os principais clubes carnavalescos de Olinda. Os hinos saudosos, que não saem da cabeça do folião, formarão um grande coro pelas principais vias da cidade. “Receber uma agremiação de tamanha expressividade é motivo de grande alegria para mim e, com certeza, para todo o povo de Olinda. Agora, as chaves que fecham o nosso Carnaval serão divididas entre o Bacalhau do Batata, na quarta-feira de cinzas, e o estimado Camburão, no domingo”, brincou o prefeito Professor Lupércio.  

O percurso, com cerca de 5 km, terá como palco principal a Avenida Getúlio Vargas, percorrendo também as vias mais próximas, exigindo bloqueios móveis e itinerantes. A Prefeitura vai designar agentes de trânsito, que estarão em pontos estratégicos para orientar a população. O trabalho, visando à segurança, vai contar com ações conjuntas, envolvendo diversas secretarias. “A ideia é proporcionar aos nossos companheiros, que trabalham durante os dias de Carnaval, a chance de também brincar. No entanto, todos serão muito bem vindos”, concluiu coronel Almeida.

Cristãos celebram o Carnaval com orações e louvores neste domingo em Paulista

Você que quer começar o Carnaval brincando e louvando ao Senhor não pode perder essa oportunidade. A 5ª edição do evento Jesus é Meu Carnaval, que traz o tema “Assim como Maria, sejamos família de Jesus”, promete encantar o público cristão na tarde deste domingo (12.02), em Paulista. A festa religiosa terá início, às 15h, em frente à Igreja Católica de Maranguape II. A programação contará com shows das bandas “Aliança com Deus” e “Sinal da Cruz”, além de momentos de adoração, pregação e missa.

Participam do evento o Pe. Adriano Chagas, o Frei Paulinho - que vem diretamente de Aracajú (SE) para participar do encontro – e o pregador da Comunidade Católica Boa Nova, Walmik. A entrada é gratuita e quem quiser poderá contribuir levando alimentos não perecíveis que serão doados à Casa de Acolhimento Boa Nova. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Paulista.

SERVIÇO:

O quê – “Jesus é meu Carnaval”: cristãos celebram o Carnaval com louvor e adoração em Maranguape II, Paulista;
Quando – Neste domingo (12.02), a partir das 15h;
Onde – Igreja Católica de Maranguape II (Avenida A, esquina com a Rua 94, s/n).

CONTATO PARA ENTREVISTA: 

Rafael Ciríaco - organizador do "Jesus é meu Carnaval" - 98280.1590 / 98496.1108.

Secretaria da Mulher de Pernambuco realiza formação para 1.500 policiais

O auditório do Teatro Guararapes, do Centro de Convenções de Pernambuco, recebeu, na última sexta-feira (03), 1.500 novos policiais que assistiram atentos uma sensibilização feita pela equipe da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) sobre o enfrentamento da violência contra a mulher. A ação, que faz parte do trabalho de prevenção, orientação e qualidade no atendimento às mulheres vítimas de violência do Estado, contou com a parceria do Centro de Ensino Metropolitano CEMET I - PMPE e Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero do Pacto Pela Vida.

Bianca Rocha explica que, segundo levantamento do Mapa da Violência 2015 de Julio Jacobo, Pernambuco saiu do 2º lugar, em 2009, entre os estados onde ocorriam mais mortes de mulheres para 15º posição, em 2013. Isso se deveu a criação de uma política de gênero estruturada, liderada pela SecMulher-PE que articula junto com os poderes formando uma rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e sexual. Essa rede é composta por 180 organismos municipais e estadual de  políticas para as mulheres e as instituições do Sistema de Segurança: Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH-PE) e Sistema de Justiça – Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Núcleo de Apoio às Mulheres do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Defensoria Pública.

O Estado criou, nos últimos 10 anos, 10 delegacias especializadas de atendimento às mulheres, 181 Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres, 01 Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), 10 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), 10 Varas Especializadas em Violência Doméstica e Familiar, 04 Casas Abrigo, 37 Centros Especializados de Atendimento à Mulher, 01 Núcleo de Apoio a Mulher do Ministério Público de Pernambuco (NAM-MPPE), 01 Câmara Técnica para o Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, 01 Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-PE) e 193 Núcleos de Estudos de Gênero em escolas de referência de ensino médio, técnicas e universidades.

Diante dessas informações, a capitã Lúcia Helena, da Diretoria de Articulação Social e Direitos humanos da PMPE, falou aos novos policiais do compromisso do Estado e da missão de proteger as pessoas, cumprir a lei e tratar as mulheres e homens com igualdade para que “tenhamos uma sociedade mais humana e justa”.

Dos 1.500 alunos no Curso de Formação e Habilitação de Praças, 143 são mulheres. A praça, Tainá Silva, falou da experiência positiva que teve quando trabalhou na SecMulher-PE e que contará com ela para o trabalho que desempenhará nas ruas.

Os dois marcos da legislação em defesa das mulheres também foram bastante questionados pelos alunos. O praça Mike Silva, fez perguntas sobre a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio e a aplicação social. A coordenadora do 190 Mulher da Secmulher-PE, Sileide Oliveira, esclareceu a importância dessas legislações e as mudanças que elas vem provocando nas mulheres que estão denunciando mais os casos de violência, embora ainda exista muita subnotificação. A coordenadora da patrulha Maria da Penha, Michele Couto, falou das relações entre mulheres e homens e como elas são construídas cultural e socialmente.

A formação também contou com a colaboração dos participantes da Câmara Técnica. Estavam presentes a Desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Dayse Pereira; a Gestora do Departamento de Polícia da Mulher (DMPUL-PE), Inalva Regina; a Defensora Pública, Vírginia Moury Fernandes; Major Júlio Aragão, Coordenador do 190 Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e o Capitão André Freire.


Educação reforça corpo técnico com profissionais gabaritados

O corpo técnico da Secretaria de Educação do Paulista ganhou novos integrantes em 2017. A chegada dos profissionais faz parte de um processo de reestruturação da pasta, que passou por uma reforma administrativa no início do ano. A apresentação da equipe foi conduzida pelo titular do órgão, Carlos Ribeiro Junior. O secretário aproveitou o I Encontro com os Gestores Escolares, no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo, para falar sobre o empenho da prefeitura de elevar o patamar de qualidade da educação básica do município.

FERTILIDADE – Homens também podem ter problemas na saúde fértil

 A saúde reprodutiva em 40% dos casos o problema está nos homens e a responsabilidade na hora de engravidar deve ser cuidada pelo casal.
Entre os casais que apresentam dificuldades para engravidar o mais comum, ainda nos dias de hoje, é que as mulheres busquem auxílio médico. Porém, nem sempre a origem do problema está ligada a elas. A ideia de que as mulheres têm a total responsabilidade de verificar a fertilidade é apenas mais um mito que vem acompanhando esta trajetória da reprodução. Hoje é comprovado que, cerca de 40% dos casos, os homens são os responsáveis pela infertilidade de um casal, número idêntico à representação femininaImportante lembrar que os homens ainda confundem e é comum relacionar a virilidade com a infertilidade e tentarem escapar desta responsabilidade reprodutiva. A virilidade está relacionada à capacidade de ereção, enquanto a fertilidade é a capacidade de engravidar uma mulher. Portanto, ser viril não significa que é fértil e vice versa e quando se relaciona uma a outra pode ser apenas emocional, psicológica.
A boa notícia é que, depois que as campanhas de conscientização surgiram como o "Novembro Azul", os homens estão buscando muito mais informações sobre sua saúde de modo geral e este fato está ajudando no equilíbrio das responsabilidades reprodutivas também.

Como descobrir que está infértil em casa?
Recém lançadojá disponível no mercado brasileiro, em farmáciasdrogarias ou pelo site, o produto Confirme Fertilidade Masculina é o primeiro auto teste comercializado no Brasil com Registro na ANVISA, detecta a quantidade de 15 milhões de espermatozoides, valor este determinado pela OMS, para dizer que um homem é fértil em sua própria casa. A quantidade é um dos melhores indicativos de fertilidade masculina, porém não substitui o espermograma, que é um teste mais completo. O auto teste Confirme traz uma praticidade aos homens que ainda tem tabus, preconceitos e restrições em ir a um laboratório para a coleta do material.  Lembrando que, após um ano de tentativas sem resultado, o recomendado é que o homem passe por uma avaliação médica. 
Sempre que um casal tiver dúvidas ou perceber alguma anormalidade no sistema reprodutor dele ou dela, um médico ou especialista em reprodução humana deve ser consultado.