Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Urgente: Estudante é esfaqueada em tentativa de assalto no Bairro de São José, no Recife

| Por Folha de Pernambuco |

Luciana Kelly, de 23 anos, foi levada ao Hospital Correa Picanço, no bairro da Tamarineira


Uma tentativa de assalto, no início da noite desta sexta-feira (10), resultou em um esfaqueamento em frente à Faculdade Joaquim Nabuco, na Avenida Guararapes, bairro de São José. 

De acordo com o 16º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela região, a jovem Luciana Kelly, de 23 anos, foi abordada por um assaltante que a atacou com uma faca. Com a mão cortada, ela foi socorrida e levada ao Hospital Correa Picanço, no bairro da Tamarineira, onde foi atendida e passa bem.

Orquestra Maestro Leonildo comemora 10 anos defendendo a cultura pernambucana

A Orquestra Maestro Leonildo, composta por 27 músicos, fundada no município do Paulista, tem dois motivos para comemorar este dia 09 de fevereiro: O aniversário de 110 anos do Frevo e 10 anos de luta em defesa da cultura pernambucana.

Ao longo desses 10 carnavais, o grupo viajou todo o estado, do Litoral ao Sertão, se apresentando em dezenas de cidades, com a missão de divulgar e fortalecer a cultura pernambucana. "A orquestra, que é composta por músicos paulistenses, tem um enorme compromisso de perpetuar a cultura pernambucana, incluindo em seu repertório, além do frevo, o caboclinho, a ciranda e o maracatu. Para nós é uma honra representar Paulista nesse compromisso com a cultura musical do nosso estado", afirmou Leonildo Araújo.


Junior Matuto recepciona nova equipe do Mais Médicos que chega em Paulista

Foto: Jorge Macrino
Com direito a café da manhã na Secretaria de Saúde, os 10 profissionais conveniados pelo Programa Mais Médicos, que chegaram em Paulista para atender na rede municipal, integrando as equipes de saúde da família, foram recepcionados na manhã desta quarta-feira (08.02), pelo prefeito Junior Matuto e pela titular da pasta Fabiana Bernart. 

De acordo com a secretária, estes profissionais completam a demanda de todas as unidades da família. “A partir de agora, com as equipes completas, é possível pensar na proposta de expansão de alguns PACS, os Programas de Agente Comunitário de Saúde, composta por uma enfermeira e os agentes comunitários. Então a partir disso a gente vai ter um desdobramento que é fazer com que esses PACS também tenham um profissional médico na sua composição e assim, melhorar ainda mais e o acesso e a qualidade de atendimento ao usuário.” Informou.

O Programa Mais Médico foi criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando profissionais para regiões onde há escassez ou ausência de médicos. Drº Tiago Santos é integrante do Programa e está na nova equipe que chegou a Paulista, composta por oito brasileiros e dois cubanos. Drº Tiago disse que se sentiu bem acolhido por todos. “A gente foi bem recepcionado tanto pelo prefeito como pela secretária, quanto pela equipe como um todo. já visitei a unidade, vi que vai ser um desafio, mas eu vim aqui pra somar. A intenção é ajudar a secretaria e a comunidade de Paulista.” Completou Tiago.


No encontro, o prefeito reeleito Junior Matuto afirmou que nesta nova gestão, o grande desafio é humanizar a relação entre gestores e pacientes. “A gente vem nessa peleja tentando estruturar a rede, com a reforma de 34 unidades e construção de mais nove postos. Implantamos o Remédio em Casa, ampliamos o Saúde em Movimento. Agora nosso grande desafio é exatamente humanizar a relação entre os profissionais e aqueles que procuram o serviço de saúde. Ninguém bate na porta de uma unidade porque quer, porque gosta ou porque acha bonito, e sim, por extrema necessidade. Por isso, o que nós queremos na verdade, mesmo diante de tanta dificuldade, é amenizar o sofrimento das pessoas, dando atenção, satisfação, prestando serviço de qualidade.” Declarou.


Paulista abre inscrições para cursos profissionalizantes

Já estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês Básico e Operador de Telemarketing no Paulista. São 10 vagas disponíveis, divididas entre os cursos. Para realizar as inscrições, os interessados devem comparecer ao setor de qualificação profissional da Secretaria de Políticas Sociais Esportes e Juventude, com os seguintes documentos em mãos: xerox do RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos. Se o aluno for menor de 18 anos é necessário trazer a xerox do RG e CPF de um responsável.
O Centro de Qualificação Profissional fica localizado na Rua Agamenon Magalhães, n° 22. Engenho Maranguape. As aulas serão realizadas no campus do IFPE, em Paulista, e acontecerão das 18h às 21h. 

O compromisso do governo Junior Matuto de construção do centro administrativo começa a sair do papel

Foto: Francisco Marques
Na manhã desta sexta-feira(10.02), o prefeito Junior Matuto reuniu seu secretariado para apresentar o estudo de viabilidade técnica do projeto do Centro Administrativo da prefeitura do Paulista. Apesar de o estudo ser apenas a etapa inicial da construção do projeto executivo, alguns conceitos já foram definidos como item obrigatório da nova sede da prefeitura, a exemplo de modernidade e sustentabilidade.

O centro administrativo deverá comportar o gabinete do prefeito, do vice-prefeito, além de todas as secretarias. O centro unifica todos os serviços públicos ofertados à população em um só lugar, facilitando assim a administração da cidade e levando a prefeitura para mais perto do cidadão. O centro também vai contar com um estacionamento rotativo, cujas vagas não serão reservadas, quem chegar, poderá encontrar espaço para estacionar, otimizando assim a circulação de quem precisar dos serviços da prefeitura. Outra novidade que o prédio deve trazer é a utilização de água captada das chuvas para descarga dos sanitários e para regar plantas. Baixando o consumo da água tratada.

A coordenação do trabalho de construção do novo prédio, sede da prefeitura, está nas mãos do vice-prefeito Jorge Carreiro, que na apresentação do estudo de viabilidade, adiantou que alguns conceitos já estão definidos como escopo da concepção do projeto. “A ideia principal é que o nosso futuro centro administrativo seja um prédio sustentável, moderno e que tenha flexibilidade de uso. Se for preciso futuramente fazer adaptações para algumas mudanças necessárias, não será preciso, por exemplo, quebrar paredes. A própria construção em blocos pré-moldados vai permitir isso", adiantou Carreiro.

Na avaliação do prefeito Junior Matuto, o centro administrativo será um dos marcos desta gestão. “Mas não só um marco de concreto, a nova sede da prefeitura vai ser um marco de conceito e cultura. Vamos mudar a relação da gestão com o municípe, aproximando cada vez mais da serviços públicos e população, melhorando assim a qualidade de serviços e de atendimento.”

Abram alas que o “Pré-CarnavAU” vai chegar!

A alegria será contagiante na capital do frevo que recebe o primeiro Pet Park do Brasil, o Lá Fora Pet Park – Pré CarnavAU. No próximo final de semana, nos dias 11 e 12 de fevereiro, das 16h30 às 21h, no estacionamento externo do Shopping Riomar Recife. A entrada é gratuita.
Evento terá programação com diversão garantida para tutores e animais, como Pet Place, a escolha do Pet Momo, Arena de Desfiles, Pet Stores, Pet Lounge e muito mais! De acordo com a veterinária e sócio-diretora da Clínica Vita 24h, Gabriela Mendes Campos, a presença no evento será marcante. “Estamos preparando muitas novidades em nosso stand: iremos ter orientação bucal, entrega de brindes e de material promocional. Esperamos todos vocês!”, convida a veterinária.
Sobre o Evento 
Produzido pela Baladeira Inovações em diversas capitais do Brasil, esta edição irá percorrer as cidades de Aracaju, Recife e Fortaleza. A expectativa em cada cidade é receber nos dois dias de evento cerca de 4.000 visitantes acompanhados de seus pets.
Sucesso que superou as expectativas em 2016, a versão carnavalesca voltada para os mascotes utilizará uma área de aproximadamente 1.200m2, o Pré-CarnavAU Lá Fora Pet Park a folia acontecerá em ambiente aberto e com novos espaços cenográficos para que a diversão entre pais e filhotes possa ser ainda maior. Presença confirmada do pet que faz muito sucesso nas redes sociais, grupos de raças, adestradores e o mascote oficial do evento: o beagle Omelete Peste (@omeletepeste).
A organização do evento orienta que todos os pets deverão estar com as vacinações atualizadas e o uso de coleiras guias serão obrigatórios (independente do porte do animal de estimação) durante toda a permanência no evento. O evento contará com uma rádio interna, veterinário de plantão, ambulância de com UTI móvel, segurança especializada, limpeza em tempo integral, coletores de lixo, displays com saquinhos cata-caca, plano de gerenciamento de risco e está regularizado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária, brigadistas e regularização sanitária.

Espaços
Área de Adoções com a presença da equipe da Secretaria de Defesa Animal;
Pet Place com diversas atividades, entre elas piscina de bolinhas, tanque de folhas secas, cama elástica e mini trio elétrico cenográfico para fotos (área paga R$ 8,00);
PET MOMO (NOVIDADE) – Espaço no qual os pets (por raça) serão pesados em uma balança especial e concorrem a coroa do mais pesadinho (paródia ao Rei Momo dos tradicionais carnavais) e pousa para foto em um sofazão do Rei Pet Momo (atividade gratuita);
ARENA DE DESFILES – Espaço para desfile de pets fantasiados (para participar doação de 1kg de ração);
PET STORES – Espaço com estandes voltados para promoções e exposição de produtos e serviços do mercado pet.

PET LOUNGE (NOVIDADE) – Praça central do evento para relaxamento com grandes travesseirões para pais e pets curtirem com total conforto todo o evento. 

Confira as vagas de emprego para o município do Paulista, esta sexta-feira (10.02)

Moradores do Paulista poderão concorrer, nesta sexta-feira (10.02), a uma das 10 vagas de trabalho para diferentes ocupações, no município. Entre as funções estão disponibilizados empregos para técnico de contabilidade (1),masseiro (1), com médio completo; pizzaiolo (1), com fundamental completo e modelista (1), com superior completo.


Também estão disponíveis quatro  vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD) para a vaga de auxiliar de linha de produção que concluíram o ensino médio.  Os interessados devem comparecer a Agência do Trabalho do Paulista, localizado na Praça Frederico Lundgren, s/n, Centro. A agência funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h. Outras informações pelo fone 3183.7293. 

Educação reforça corpo técnico com profissionais gabaritados

Foto: Almir Martins
O corpo técnico da Secretaria de Educação do Paulista ganhou novos integrantes em 2017. A chegada dos profissionais faz parte de um processo de reestruturação da pasta, que passou por uma reforma administrativa no início do ano. A apresentação da equipe foi conduzida pelo titular do órgão, Carlos Ribeiro Junior. O secretário aproveitou o I Encontro com os Gestores Escolares, no auditório do Senac, em Jardim Paulista Baixo, para falar sobre o empenho da prefeitura de elevar o patamar de qualidade da educação básica do município.
“Com a reforma administrativa estabelecemos novos objetivos e metas para os profissionais da secretaria. Institucionalizamos os departamentos, oferecemos gratificações e melhores condições de trabalho. Isso tudo vai nos dar mais condições de monitorar melhor cada um, analisar o desempenho, e cobrar os resultados”, comentou Carlos Ribeiro Junior. O gestor também adiantou que continuará em busca de parceria para valorizar os servidores e qualificar o corpo técnico da pasta.
Chegam para reforçar a equipe, o professor da UFPE, Emanuel Souto, que assumirá a secretaria-executiva de Políticas Educacionais; o consultor educacional, Inaldo Ferreira, que será coordenador do Departamento de Formação; o educador da rede Gleidson Alves, ex-gestor da Escola Manoel Gonçalves, que ficará responsável por acompanhar o desempenho dos gestores escolares; além de Gilmar Marcolino Vieira, que conduzirá o Departamento de Manutenção.            
Com o novo organograma, foram criadas funções e tarefas que irão viabilizar que os profissionais possam atuar cada vez mais perto dos educadores e das escolas da rede municipal.  A ideia é fortalecer o modelo de gestão compartilhada e focada na busca por soluções para os desafios do dia a dia. Desta forma será possível qualificar, entre outros aspectos, o desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas que resultam nos indicadores da qualidade do ensino da cidade.
ENCONTRO - Além de conhecer os novos integrantes da equipe, os gestores escolares também assistiram a uma apresentação detalhada sobre diversos assuntos, entre eles, conselho escolar; calendário escolar, reclassificação e revisão do processo de formação de turmas do EJA; cardápio unificado; programas e projetos; e avaliações do IQE. 

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Fies

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Termina hoje (10) o prazo de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos. O resultado será divulgado no dia 13.

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Termina sem acordo reunião entre governo e mulheres de PMs no Espírito Santo

Ana Cristina Campos – Enviada especial da Agência Brasil

Vitória (ES) - Mulheres e familiares de policiais continuam acampadas na porta dos Batalhões da Polícia Militar (Tânia Rêgo/Agência Brasil)Tânia Rêgo/Agência Brasil
Terminou sem acordo a segunda reunião entre os secretários do governo do Espírito Santo e representantes das mulheres e das associações de classe dos policiais militares (PMs). Após dez horas de reunião, que acabou no início da madrugada desta sexta-feira (10), as mulheres não aceitaram a proposta do governo. Com esse resultado, a paralisação dos PMs, que já dura sete dias, continua sem solução.

O governo propôs que eventuais crimes praticados e infrações administrativas serão apurados com isenção e “sem qualquer tipo de perseguição” aos policiais. Também se comprometeu a apresentar um cronograma para concretizar as promoções previstas em lei que não tenham sido efetivadas para que todos os PMs que tenham direito sejam promovidos até o fim do ano.