Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Urgente: Estudante é esfaqueada em tentativa de assalto no Bairro de São José, no Recife

| Por Folha de Pernambuco |

Luciana Kelly, de 23 anos, foi levada ao Hospital Correa Picanço, no bairro da Tamarineira


Uma tentativa de assalto, no início da noite desta sexta-feira (10), resultou em um esfaqueamento em frente à Faculdade Joaquim Nabuco, na Avenida Guararapes, bairro de São José. 

De acordo com o 16º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela região, a jovem Luciana Kelly, de 23 anos, foi abordada por um assaltante que a atacou com uma faca. Com a mão cortada, ela foi socorrida e levada ao Hospital Correa Picanço, no bairro da Tamarineira, onde foi atendida e passa bem.

Orquestra Maestro Leonildo comemora 10 anos defendendo a cultura pernambucana

A Orquestra Maestro Leonildo, composta por 27 músicos, fundada no município do Paulista, tem dois motivos para comemorar este dia 09 de fevereiro: O aniversário de 110 anos do Frevo e 10 anos de luta em defesa da cultura pernambucana.

Ao longo desses 10 carnavais, o grupo viajou todo o estado, do Litoral ao Sertão, se apresentando em dezenas de cidades, com a missão de divulgar e fortalecer a cultura pernambucana. "A orquestra, que é composta por músicos paulistenses, tem um enorme compromisso de perpetuar a cultura pernambucana, incluindo em seu repertório, além do frevo, o caboclinho, a ciranda e o maracatu. Para nós é uma honra representar Paulista nesse compromisso com a cultura musical do nosso estado", afirmou Leonildo Araújo.


Junior Matuto recepciona nova equipe do Mais Médicos que chega em Paulista

Foto: Jorge Macrino
Com direito a café da manhã na Secretaria de Saúde, os 10 profissionais conveniados pelo Programa Mais Médicos, que chegaram em Paulista para atender na rede municipal, integrando as equipes de saúde da família, foram recepcionados na manhã desta quarta-feira (08.02), pelo prefeito Junior Matuto e pela titular da pasta Fabiana Bernart. 

De acordo com a secretária, estes profissionais completam a demanda de todas as unidades da família. “A partir de agora, com as equipes completas, é possível pensar na proposta de expansão de alguns PACS, os Programas de Agente Comunitário de Saúde, composta por uma enfermeira e os agentes comunitários. Então a partir disso a gente vai ter um desdobramento que é fazer com que esses PACS também tenham um profissional médico na sua composição e assim, melhorar ainda mais e o acesso e a qualidade de atendimento ao usuário.” Informou.

O Programa Mais Médico foi criado pelo Governo Federal para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando profissionais para regiões onde há escassez ou ausência de médicos. Drº Tiago Santos é integrante do Programa e está na nova equipe que chegou a Paulista, composta por oito brasileiros e dois cubanos. Drº Tiago disse que se sentiu bem acolhido por todos. “A gente foi bem recepcionado tanto pelo prefeito como pela secretária, quanto pela equipe como um todo. já visitei a unidade, vi que vai ser um desafio, mas eu vim aqui pra somar. A intenção é ajudar a secretaria e a comunidade de Paulista.” Completou Tiago.


No encontro, o prefeito reeleito Junior Matuto afirmou que nesta nova gestão, o grande desafio é humanizar a relação entre gestores e pacientes. “A gente vem nessa peleja tentando estruturar a rede, com a reforma de 34 unidades e construção de mais nove postos. Implantamos o Remédio em Casa, ampliamos o Saúde em Movimento. Agora nosso grande desafio é exatamente humanizar a relação entre os profissionais e aqueles que procuram o serviço de saúde. Ninguém bate na porta de uma unidade porque quer, porque gosta ou porque acha bonito, e sim, por extrema necessidade. Por isso, o que nós queremos na verdade, mesmo diante de tanta dificuldade, é amenizar o sofrimento das pessoas, dando atenção, satisfação, prestando serviço de qualidade.” Declarou.


Paulista abre inscrições para cursos profissionalizantes

Já estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês Básico e Operador de Telemarketing no Paulista. São 10 vagas disponíveis, divididas entre os cursos. Para realizar as inscrições, os interessados devem comparecer ao setor de qualificação profissional da Secretaria de Políticas Sociais Esportes e Juventude, com os seguintes documentos em mãos: xerox do RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos. Se o aluno for menor de 18 anos é necessário trazer a xerox do RG e CPF de um responsável.