Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

URGENTE: Assalto no Banheiro do Soldado; dois bandidos, que estavam armados e motorizados, roubaram uma moto Honda na noite dessa quinta-feira (23)

Um motoqueiro foi assaltado agora à noite, às 19h25, na descida da ponte do Banheiro do Soldado, na divisa entre o Centro e Arthur Lundgren I, na cidade do Paulista. A via está interditada há mais de um ano devido as obras de revitalização do Rio Paratibe. Mas motoqueiros e ciclistas ainda conseguem passar pelo local.

O proprietário de uma moto da marca Honda, assaltado na noite dessa quinta-feira (23), foi surpreendido pela ação de dois bandidos que anunciaram o assalto motorizados e armados. "Levaram minha moto que usava para o meu trabalho", estamos vivendo um tempo difícil, disse a vítima.

Mazza na Folia celebra o carnaval com muita solidariedade

Bloco do Instituto Santa Maria Mazzarrello sai na sexta-feira (24) e estimula os pequenos foliões a brincar e arrecadar donativos para comunidade do bairro
O Instituto Santa Maria Mazzarello, que integra a Rede Salesiana de Escolas, prepara uma festa de Carnaval com muita alegria e solidariedade.  O corpo discente se une para desfilar no bloco Mazza na Folia e também, arrecadam donativos para doar às famílias carentes de uma comunidade no próprio bairro da Várzea, na zona oeste da cidade, onde o colégio está localizado.
A programação está recheada com orquestra de frevo, boneco gigante e carro de som para o abre-alas: Mazza na Folia. O bloco carnavalesco terá um público de mais de 1000 crianças, jovens, professores, familiares e convidados que irão brincar na sexta-feira (24), a partir das 8h, em desfile pelas ruas do bairro.

Segundo a Diretora do Instituto Santa Maria Mazzarello e organizadora do evento, Irmã Maria Teixeira, a proposta do bloco carnavalesco é ensinar desde cedo aos estudantes a serem verdadeiros foliões. “Nossa sociedade está cada vez mais necessitando de exemplos de pessoas que sejam humanas em suas práticas, em suas vivências. Além de ensinar esses valores na prática estimulamos também, a solidariedade recolhendo donativos para serem distribuídos pelos próprios alunos para outras crianças carentes de uma comunidade aqui perto, chamada Vila Arraes”, comenta a religiosa.

O Mazza na Folia terá ainda concursos de máscaras, maquiagem carnavalesca, estandartes e passistas. O frevo dará o tom do bloco do início ao fim da festa, que será pura animação e solidariedade! Você é o nosso convidado. Vista seu abadá e venha também para a nossa folia!

Serviço Mazza na Folia
Dia 24 de fevereiro
A partir das 8h da manhã
Concentração do bloco na Rua Afonso Olindense, 1553, Várzea, Recife.

Operação Inverno beneficia canal da Vila Torres Galvão


O Canal da Rua Manoel Gonçalves, na Vila Torres Galvão, está sendo beneficiado pela Operação Inverno. Homens da Secretaria Municipal de Serviços Públicos deram início a um grande mutirão de limpeza no local. Os profissionais da prefeitura estão empenhados em retirar o mato e os entulhos do leito e das margens do canal. A ideia é evitar que o acúmulo de lixo impeça o fluxo normal da água da chuva, provocando alagamentos na comunidade.

O canal da Manoel Gonçalves é um dos mais extensos da cidade, com 825 metros de extensão. Ele demanda várias semanas de serviço porque a limpeza exige um forte trabalho manual. Por isso, 12 trabalhadores estão diariamente na localidade.

Fotos: Almir Martins


Ao longo das próximas semanas, as equipes da prefeitura vão continuar atuando em diversos bairros para limpar os canais e sensibilizar a população com arte educadoras. Estão sendo realizadas abordagem e distribuição de panfletos, informando a data que acontece a coleta domiciliar e convencendo os moradores sobre a importância de não jogar lixo nos canais, a exemplo de sofás e colchões.

Severino Ninho propõe a criação de uma reserva de recursos do FPM para as cidades históricas

PL objetiva assegurar às prefeituras desses municípios uma verba carimbada para preservação e recuperação dos acervos



O deputado federal Severino Ninho (PSB) apresentou um Projeto de Lei que cria uma reserva de recursos no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para as cidades que possuem acervo tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A matéria, de número 332/2016, tem a mesma redação de outro PL, apresentado pelo então deputado federal Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco.

O objetivo de Ninho é assegurar às prefeituras das cidades históricas de todo o País uma verba carimbada para ações de preservação e recuperação dos acervos tombados, vinculada ao repasse de FPM feito pela União. A proposição, se aprovada, não valerá para as capitais. De acordo com a matéria, caberá ao Iphan orientar e acompanhar a aplicação desses recursos.

“Por conhecer de perto a realidade de Igarassu, cidade histórica onde nasci, e que tive a oportunidade de governar, cujo patrimônio é considerado monumento nacional, posso afirmar que os municípios que possuem patrimônio histórico têm um custo adicional para mantê-los. Por essa razão, resolvi apresentar esse projeto tal qual Eduardo Campos havia feito quando deputado”, pontuou Severino Ninho.

De acordo com o parlamentar, a Câmara Federal precisa criar “instrumentos financeiros mais ágeis e automáticos” para os municípios na preservação de sua cultura. “Embora situado em território específico, esse patrimônio em questão pertence a todo povo brasileiro, e, não raro, à humanidade”, argumentou Ninho.

BASE DE CÁLCULO - A matéria propõe reduzir em 0,5 (meio ponto percentual) a participação das capitais dos estados no FPM, atualmente em 10%; destinando esses recursos para a reserva do fundo das cidades históricas. “Ao retirarmos pequena parcela do FPM das capitais, entendemos que essas cidades reúnem condições mais favoráveis, ou seja, dispõem de base econômica mais elástica e diversificada para suprirem a pequena perda no seu FPM, socorrendo-se de outras fontes de receita para o financiamento dos serviços públicos locais”, explicou o deputado, na justificativa do PL.

Por outro lado, segundo Ninho, os municípios que serão mais beneficiados são os que passarem pelas maiores dificuldades financeiras, como é o caso de Olinda, em Pernambuco. Nesse sentido, o projeto do deputado institui que o repasse do FPM seja na razão inversa da capacidade de arrecadação do município. "Esses municípios precisam ser apoiados com um aporte regular de recursos financeiros para preservar um bem que pertence a todos", finalizou.

Taxistas do Paulista recebem autorização para circular no Recife durante o Carnaval

Foto: Jorge Macrino
Os taxistas do Paulista poderão circular, livremente, no Recife durante o Carnaval. O acordo, que começa a valer a partir das 18h desta sexta-feira (24.02) e segue até às 12h da quarta-feira de cinzas (1º.03), vai beneficiar 600 profissionais do volante cadastrados na Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais do Paulista. A iniciativa faz parte de um convênio celebrado entre o governo municipal e a Prefeitura do Recife.


Com a celebração do convênio, a Prefeitura do Paulista assegura aos taxistas da cidade a oportunidade de garantir renda extra durante a Folia de Momo.  Esse é mais um gesto do prefeito Junior Matuto em prol da categoria, inserindo os veículos do município no Táxi Metropolitano. A medida também atende um pleito do Sindicato dos Taxistas e da Cooperativa de Táxis da cidade. 

MULHERES DO PAULISTA SÃO CONTEMPLADAS COM AÇÕES DE SAÚDE E BEM-ESTAR

As mulheres do bairro de Arthur Lundgren II tiveram uma manhã pra lá de especial nesta quarta-feira (22.02.17). Palestras com temas relacionados à alimentação saudável e a importância dos exercícios físicos na terceira idade foram ministradas por uma nutricionista e um fisioterapeuta. Na ocasião, as mulheres do grupo da Boa Idade também puderam realizar exames gratuitos de mamografia.

A técnica de enfermagem Verônica Costa, 51 anos, elogiou a iniciativa e ressaltou que não tem nada melhor do que trazer essas ações para perto das pessoas. “Não podia perder a oportunidade de fazer esse exame de mama. Eu trabalho e meu horário é apertado, se eu tivesse que ir a algum lugar distante não daria tempo. Quando soube que teria esse serviço aqui no posto, pertinho da minha casa, vim correndo”, disse.

“O nosso intuito é justamente o de levar informações e nossos serviços até o povo. As palestras esclarecem e informam muita gente sobre assuntos comuns do dia a dia, mas que são tratados de maneiras erradas. O público agradece e fica feliz por ter acesso a tudo isso”, explicou a enfermeira Ana Paula Melo.

O grupo da Boa Idade da Unidade de Saúde de Arthur Lundgren II Alto se reúne mensalmente para tratar de temas que podem contribuir para a população da terceira idade. Os encontros acontecem sempre nas últimas quartas de cada mês, na própria unidade, localizada na Rua das Panelas, s/n.

Paulista garante reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal

Foto: Almir Martins
Apesar do cenário de recessão econômica em que vive o país, a Prefeitura do Paulista num gesto de valorização dos professores da rede municipal de ensino garante o reajuste do piso salarial de 7,64% (sete vírgula sessenta e quatro por cento) estabelecido pelo Ministério da Educação.

Este foi o acordo firmado pelo secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, em reunião de campanha salarial, com os representantes do Sindicato dos Professores do município (Sinprop), na manhã desta quinta-feira (23.02), na Sede da Secretaria de Educação, na Avenida Floriano Peixoto, no Centro.

O novo reajuste será implantado na folha de pagamento do mês de março. Os valores retroativos, referentes aos meses de janeiro e fevereiro, serão acrescidos nos vencimentos dos meses de abril e maio.

 “Garantir o piso nacional dos professores demonstra que a gestão do prefeito Junior Matuto valoriza o profissional da educação. O reajuste está assegurado para todos os níveis previsto no Plano de Cargos e Carreira”, enfatizou Carlos Junior.

Além da questão do piso salarial, a prefeitura garantiu todos os pontos de pauta da campanha deste ano, a exemplo do diário de classe, que possibilita um melhor planejamento escolar, além de acompanhar a rotina dos estudantes e o fortalecimento dos conselhos escolares garantindo a democratização do sistema de educação no município.