Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Portela vence o carnaval do Rio

Portela comemora vitória  em  sua  quadra, em Madureira, após jejum de 33 anos    Akemi Nitahara/Agência Bras
Após quebrar o jejum de 33 anos sem um título do carnaval carioca, a Portela levou a comunidade às ruas de Oswaldo Cruz e Madureira, na zona norte do Rio, para festejar o título de número 22. A quadra da escola e as ruas no entorno ficaram tomadas de portelenses, eufóricos com o título. Na quadra, gritos de “a campeã voltou”, além do samba deste ano e de canções antigas cantados em coro pela multidão.

Moradora de Bento Ribeiro, a torcedora da Portela Zeni de Oliveira Santos foi à quadra da escola comemorar o título depois de três décadas. “É o juri que tava cego, né? No ano passado, ela estava linda, igual a este ano, e não ganhou. Este ano, eles reconheceram. Vim hoje porque é minha escola de coração. Eu tinha de estar aqui. É uma alegria imensa, já ganhei o ano!”, comemorou a aposentada, de 65 anos.

Carnaval 2017 em Olinda reúne mais de dois milhões de foliões e gera mais de 60 mil empregos

No Carnaval 2017 Olinda recebeu um total de 2.300.000 (dois milhões e trezentos mil) visitantes subindo e descendo as ladeiras, acompanhando as orquestras e assistindo aos shows nos polos e palcos da festa. Desse total de foliões, cerca de um milhão foram turistas, vindos de diferentes partes do Brasil e do mundo, que fizeram a taxa de ocupação hoteleira atingir 97%.


A folia gerou um total de aproximadamente 60.000 (sessenta mil) empregos diretos e indiretos e um R$ 120.000.000,00 (cento e vinte milhões de reais) em recursos injetados na economia da cidade. O gasto com a festa foi em torno de nove milhões de reais, sendo 70% desse valor um investimento de patrocínio oriundo da iniciativa privada, da Fundarpe - Governo do Estado de Pernambuco e Ministério da Cultura.


Os dados do balanço do Carnaval foram apresentados nesta quinta-feira (02) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Governadores, sede da gestão municipal. “Eu estou feliz, muito realizado. Sabemos que precisamos melhorar para que o folião tenha mais conforto. Vamos montar a realização de um seminário para organização do Carnaval de 2018 já a partir do segundo semestre. Esse ano nós assumimos e tivemos pouco mais de um mês para fazer um dos maiores eventos do mundo”, comentou o prefeito Professor Lupércio, prefeito de Olinda.


Neste Carnaval, um total de 242 apresentações de artistas de Pernambuco foram realizadas nos dez polos de animação oficial e três mini polos, mais o Cortejo de Saudação ao O Homem da Meia-Noite, 230 orquestras itinerantes, 500 Blocos oficiais nos dias de festa e mais de mil agremiações, blocos, troças, maracatus, afoxés e orquestras de frevo que incrementaram o Carnaval. Os palcos tiveram uma excelente participação de público, que variou entre cinco e 15 mil pessoas por noite.


Outro destaque deste ano foi a cerimônia de abertura da festa, que voltou a ser realizada em frente à Prefeitura e foi um momento único na história da cidade, com 19 agremiaç