Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Dia Internacional da Mulher no Paulista North Way

O Dia Internacional da Mulher será lembrado com um mimo para as frequentadoras do Paulista North Way Shopping. Das 13h às 20h as consumidoras do mall poderão fazer design de sobrancelhas e auto maquiagem. O Paulista North Way Shopping fica na Rodovia PE-15, 242, Centro, Paulista.


Concurso público da Educação de Paulista terá novas provas para o cargo de professor


A Secretaria de Educação do Paulista decidiu cancelar nesta segunda-feira (06.03) as provas objetivas e de títulos do concurso público para o preenchimento de vagas no setor. A decisão engloba os cargos de professor (Brailista, ciências, educação física, geografia, história, Libras, língua inglesa e portuguesa, matemática, Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental). Os resultados obtidos pelos candidatos às funções de intérprete de Libras e nutricionista estão mantidos – uma vez que não foram constatadas irregularidades durante a realização do certame.

A Educação municipal também determinou que num prazo de 30 dias irá propor junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o novo calendário de atividades a serem realizadas. A Contemax – empresa responsável pela realização das provas – também participará do processo de definição do cronograma. Em função disso, a nova data das provas ainda não está marcada. A Contemax, por sua vez, assegurou ao Ministério Público arcar com todos os ônus decorrentes da realização do novo certame.

A medida adotada pela Secretaria de Educação está embasada nas recomendações da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, que opinava pelo cancelamento das provas face às inúmeras denúncias formalizadas por candidatos junto ao órgão ao longo do processo.   

O concurso público em questão previa o preenchimento de 353 vagas na da Secretaria de Educação do Paulista. As provas foram realizadas no dia 29 de maio de 2016. As oportunidades disponibilizadas foram para os cargos de professor (diversas modalidades), nutricionista escolar e intérprete de Libras.

Prefeitura do Paulista moderniza sistema tributário para emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Quem usa Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em Paulista precisa ficar atento.  A Prefeitura modernizou o sistema tributário do município e, a partir desta segunda-feira (06.03), a emissão do documento passa a ser feita numa nova plataforma eletrônica. A Secretaria Municipal de Finanças faz um alerta aos prestadores de serviço da cidade para a importância de criar uma nova senha de acesso ao serviço no portal institucional da prefeitura (www.paulista.pe.gov.br).
Desta forma, quem exerce alguma atividade mercantil no município, seja no setor de serviços ou comércio, e precisa da NF-e só poderá acessar o sistema com uma nova senha, que será enviada automaticamente para o e-mail do prestador de serviço durante o processo de cadastramento no portal do contribuinte. O processo é rápido e fácil.
A senha criada terá validade até 28 de abril. Até esta data, o prestador de serviço terá de realizar um recadastramento mercantil de forma presencial na Secretaria de Finanças (Sefin), que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro do Paulista. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta, das 07h30 às 13h30.
O processo de atualização de dados começa a partir da próxima segunda-feira (13.03). Na ocasião, será necessário apresentar alguns documentos, como o contrato social, documento dos representantes legais da empresa e comprovante de endereço. Até a data limite, a Nota Fiscal Eletrônica poderá ser emitida normalmente.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO – Por conta da adaptação interna ao novo sistema tributário, o atendimento ao público na Secretaria de Finanças será retomado nesta quarta-feira (08.03). 

Olinda homenageia as idosas no Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, as homenageadas serão as idosas. Por meio da Secretaria Executiva da Mulher e Direitos Humanos de Olinda, a gestão municipal realiza uma ação de cidadania voltada para as mulheres com mais de 60 anos. A atividade será realizada nesta quarta-feira, 8 de março, no Centro de Convivência Anos Dourados, localizado no bairro de Ouro Preto - Cohab. O evento, que acontece de 8 às 12h, contará com serviços como emissão de carteira de livre acesso, cadastro de idoso para estacionamento, palestras, teste de glicose, aferição de pressão, entre outros.

Além da atividade social voltada para as idosas olindenses, as mulheres que passarem pela Rua do Sol, uma das mais movimentadas da cidade, serão lembradas com uma ação de distribuição de panfletos e rosas brancas. A mobilização começará às 6h e ficará concentrada nas proximidades da Praça do Carmo e tem objetivo de ressaltar o poder do gênero feminino na sociedade.

No Brasil, as mulheres são maioria. Com expectativa de vida maior do que a dos homens, elas também representam a maior parte da população idosa brasileira. Atenta a isso, a Prefeitura de Olinda escolheu homenagear esse público no Dia Internacional da Mulher. Ter seu espaço reconhecido também contribui para o processo de socialização das idosas que, por vezes, acabam se isolando por acreditarem ser um estorvo para seus familiares. 

Mil homicídios em pouco mais de dois meses, denuncia oposição

Pernambuco já registrou mais de mil homicídios em 65 dias. A marca, infelizmente, foi alcançada com os casos registrados no último fim de semana, quando foram contabilizados 49 mortes, e com os números do carnaval mais violento dos últimos sete anos, quando foram cometidos 85 assassinatos no Estado. O dados apontam um crescimento de 40% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram cometidos 712 homicídios até o dia 5 de março.

Em resposta aos fatos que batem nas portas dos pernambucanos todos os dias, o Governo do Estado tentar camuflar a realidade escondendo os números e recheando a mídia de mensagens otimistas, de que tudo está sob controle. Quando na verdade não está. Sem sucesso no controle da criminalidade, o Governo apenas mudou a metodologia de divulgação dos dados, diminuindo a transparência e dificultando o acesso aos números da criminalidade, que sempre foi um dos pilares do Pacto pela Vida.  

Desde o início de 2015, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vem alertando para a necessidade de uma reformulação do Pacto pela Vida, que teve sua falência decretada pelo próprio sociólogo José Luiz Ratton, um dos idealizadores do programa. “As únicas medidas adotadas pelo Governo do Estado foram as trocas do comando da Polícia Militar, do chefe da Polícia Civil e do próprio secretário de Defesa Social, como se essas medidas fossem solucionar o clima de guerra civil vivido hoje nas ruas do Estado”, lembra o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição.

Silvio encaminhou solicitação ao presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Edilson Silva (Psol), para realização de uma audiência pública para discutir o Pacto pela Vida. A ideia, segundo o parlamentar, é trazer para o debate alguns dos idealizadores do programa, que foi responsável pela redução da criminalidade até 2013. “Nos últimos três anos, foram mais de 40% de crescimento na violência e o Governo do Estado parece paralisado, sem poder de reação, enquanto o clima vivido nas ruas é de guerra civil”, destacou Edilson.

A Oposição cobra melhorias nas condições de trabalho dos agentes de segurança, já que a Lei aprovada no plenário da Assembleia trata exclusivamente de salários e da carreira de policiais e bombeiros militares, deixando de lado o reaparelhamento da força policial, uma das principais reivindicações da categoria. “É preciso que o Governo retome o diálogo com os policiais, reestabeleça uma mesa permanente de negociação”, reforça Joel da Harpa (PTN), vice-líder da Oposição.

Os parlamentares da Oposição cobram também do Governo do Estado a apresentação de um plano para reduzir a violência este ano e no próximo e que esse plano seja de livre conhecimento da população, tendo em vista a redução da transparência na segurança desde o início deste ano. “É preciso que o Governo venha à sociedade dizer o que está fazendo, efetivamente, para reduzir a média de 16 assassinatos por dia registrada este ano, assim como o crescimento de 438% no número de assaltos a ônibus e os 75% de aumento no casso de crimes violentos contra o patrimônio”, cobrou Silvio.

Exame de mamografia de graça na Vila Torres Galvão

A unidade móvel do projeto Amigo do Peito estará nesta sexta-feira (10.03) na Vila Torres Galvão, na área central do Paulista. As mulheres que residem na comunidade podem procurar a Unidade de Saúde da Família do bairro para fazer exame de mamografia de graça. O posto, que fica ao lado do Clube Municipal, funciona das 08h às 17h.

Para fazer o exame de mamografia, as interessadas precisam ter idade igual ou superior a 40 anos. Será necessário também apresentar os documentos pessoais, incluindo o Cartão SUS. O procedimento é rápido. A ação de prevenção ao câncer de mama faz parte das metas prioritárias da Secretaria Municipal de Saúde.

Além da Vila Torres Galvão, o Amigo do Peito vai percorrer outras oito localidades do município, entre eles, Maranguape I, Arthur Lundgren II e Jardim Maranguape.

Confira o cronograma desse mês de março:

DATA
LOCAL
ENDEREÇO
10/03
USF MIGUEL RUFINO
RUA DOM PEDRO I,
250,VILA TORRES GALVÃO
13/03
USF ARTHUR LUNDGREN I
RUA BELO JARDIM
S/N,ARTHUR LUNDGREN I
17/03
USF JURANDI FREIRE 2
RUA 105,S/N,JARDIM MARANGUAPE
20/03
PACS JOSINO GUERRA 2
PRAÇA EMILIO RUSSEL, RUA 104
S/N, MARANGUAPE 1
24/03
USF CHÃ DA MANGABEIRA
RUA BOA VISTA,S/N,CHÃ DA MANGABEIRA
25/03
AÇÃO SOCIAL
RUA SURUBIM,N 100,ARTHUR LUNDGREN 2
27/03
PACS HÉLIO INACÍO
POLICLÍNICA HÉLIO INÁCIO. RUA 63 S/N, JARDIM PAULISTA BAIXO,PRÓXIMO AO MERCADO PÚBLICO.
31/03
USF SÍTIO FRAGOSO 1
4º TRAVESSA AGAMENON MAGALHÃES, N°95 FRAGOSO 1

Festo divulga datas para os treinamentos em abril

A Festo, multinacional alemã líder no mercado de automação industrial, por meio de sua unidade de negócio Didactic abre as inscrições para seus treinamentos que serão realizados durante o mês de abril.
Com abordagem prática e teórica, o conteúdo das aulas permite aos participantes operar equipamentos de tecnologia de ponta. O início e o término dos treinamentos ocorrem dentro da mesma semana, facilitando o transporte e a estadia sem deixar o participante afastado do local de trabalho por longos períodos. Além disso, a Festo oferece a opção In Company, possibilitando a realização de capacitações nos clientes.
Todos os participantes recebem certificado com reconhecimento internacional após concluírem o curso. Esclarecimento de dúvidas, e informações sobre os valores de investimento, descontos, datas e inscrições podem ser obtidos pelo telefone (11) 5013-1616 ou pelo e-mail treinamento.br@festo.com.
Confira abaixo os treinamentos com inscrições abertas para o mês de abril:
>DLID – Desenvolvimento de liderança – 10/04 e 11/04
>ADMT – Administração do tempo e produtividade pessoal – 12/04
>CITE – Comunicação interpessoal e trabalho em equipe – 13/04
>P110 – Tecnologia Pneumática Moderna R