Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Reflexão de Boa Vontade — Por Paiva Netto*

Almas livres em Deus


Minhas Amigas e meus Irmãos, minhas Irmãs e meus Amigos, a bandeira que nos inspira é pregar a Palavra de Deus, não a nossa, porque as Almas estão sequiosas do conhecimento das Coisas Divinas. Nas Diretrizes Espirituais da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, volume I (1987), expresso o que defendo desde a década de 1960: se os governos do mundo inteiro, num ato milagroso, resolvessem todos os problemas sociais de seus povos, as massas continuariam insatisfeitas, porque não somos apenas cérebro, estômago, sexo; todavia, algo mais: muito mais, somos Espírito! E este tem aspirações situadas além das do corpo. Somos também sentimento refinado, vontade de descobrir novos campos, novas eras, novas dimensões. Somos Almas livres em Deus e não admitimos algemas. Amamos a liberdade e com certeza a conquistaremos à medida que a respeitarmos, contribuindo para o bem de nossos semelhantes com a construção de uma Sociedade Solidária realmente Altruística Ecumênica.

Aliás, há muitos anos cheguei a afirmar, referindo-me à Democracia, ser ela o regime da responsabilidade. O seu sentido mais elevado encontra-se no Evangelho de Jesus, a Boa Nova do Divino Condutor do planeta Terra. Poderíamos dizer: seu Coautor. Deus é a Origem de todo o Bem, de uma forma que nos cumpre meticulosamente dissecar, de modo que saibamos, em Espaço e Tempo Divinos, desfrutar Sua Sabedoria, magnificência que abarca o Universo. Jesus é UM com Ele. Podemos testemunhar a Sua excelsa influência no surgimento deste orbe que habitamos, no relato de João, o Evangelho Iniciático, versículos 1 a 3: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O mundo [o Planeta Terra] foi feito por Ele. Tudo foi feito por Ele. Nada do que se fez foi feito sem Ele, Cristo Jesus”.

Aqui comprovamos como Jesus formou este corpo celeste, que é a nossa moradia comum, e como a Sua Misericórdia permite que vivamos nele. No entanto, ingratamente o maltratamos, como ainda fazemos no tocante, por exemplo, à água, sem a qual não podemos viver. Com negligência, continuamos profanando-a, como se quiséssemos decretar, nós mesmos, a nossa morte coletiva.
Que acabará sobrevindo?

O precioso líquido em forma potável se tornará, por sua rareza causada pela insanidade humana, mais um grave fator de guerra. Entretanto, nada temamos. Sirvamos ao Criador por intermédio de Suas criaturas. Por quê?! Porque, como revela João no versículo quarto do capítulo primeiro, referindo-se a Jesus, que é UM com o Pai: “A vida está Nele, e a vida é a Luz do mundo”.
E o que acontece quando a Luz se apresenta? O versículo 5 do mesmo capítulo do Evangelho responde: “A Luz resplandece nas trevas, e as trevas não podem prevalecer contra ela”.
Por isso, afirmo que seguros estamos na Divina Segurança das seguras mãos de Jesus.


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

USF Elzanir Ferreira realiza ação voltada para as mulheres

Na manhã desta terça-feira (14.03), as usuárias da Unidade da Saúde da Família Elzanir Ferreira, em Jardim Velho, Paratibe, participaram de uma ação de saúde em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Foto: Jorge Macrino
As pacientes que compareceram à USF assistiram a uma palestra sobre câncer de mama e de colo do útero, que foi ministrada pela médica Thaís Bernal. Na ocasião, elas também aferiram a pressão arterial e fizeram testes de HIV e Sífilis.

Paciente da USF Elzanir Ferreira, a aposentada Luzinete Pereira, 63 anos, marcou presença e elogiou a iniciativa. “Aqui podemos conversar com a médica e esclarecer dúvidas sobre as doenças femininas”, disse.

De acordo com a médica Thaís Bernal, o conhecimento é um grande aliado na prevenção dos cânceres que mais matam as mulheres: o de mama e de colo do útero. “As mulheres precisam ficar atentas aos exames anuais. Quanto mais informação menos chance de se ter problemas no futuro”, enfatizou.

A iniciativa tem a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. Toda a equipe multidisciplinar esteve envolvida na ação, entre elas, médica, dentista, enfermeira e agentes de saúde. 

Inscrição no Cadúnico garante benefícios à população

Os moradores do Paulista inscritos no Cadastro Único não podem perder a oportunidade de participar de mais uma ação oferecida pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude. Em parceria com a Celpe, a prefeitura está contemplando famílias, de baixa renda, com os serviços de doação de lâmpadas, inclusão e renovação da tarifa social, parcelamento de dívida e troca de titularidade.

Os interessados em participar da ação devem comparecer à sede da Secretaria, localizada na Rua da Aurora, 1.006, bairro da Aurora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Os documentos exigidos são os seguintes: última conta de energia paga e o documento de identidade original. O benefício só será concedido ao titular da conta.

De acordo com o secretário de Políticas Sociais, Augusto Costa, a parceria com a Celpe tem o intuito de juntar os serviços da empresa, com as ações da prefeitura, beneficiando assim, um maior número de famílias. “Além de receberem as lâmpadas essas pessoas podem aproveitar para realizar a atualização do Cadúnico e a renovação da tarifa social. Estamos atendendo diariamente de 25 a 30 pessoas, somando um total de 150 atendidas por semana e mais de 600 atendidas por mês”, explicou.

Para serem contemplados com o serviço os interessados precisam estar inseridos no Programa Cadúnico. No ato da inscrição é necessário ter em mãos toda a documentação original dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos, além de declaração escolar. A documentação solicitada deve contemplar todos os membros da família. O público também pode procurar no mesmo horário à Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, que fica na Rua da Aurora, 1.006, bairro da Aurora. 

Em Paulista, jovens ainda podem se inscrever no curso de operador de produção

Continuam abertas as inscrições para o curso de operador de processo de produção da Plan International – ONG humanitária, sem fins lucrativos, presente em 70 países, incluindo o Brasil. A entidade selou uma parceria com a prefeitura e a Secretaria Estadual da Mulher e está oferecendo vagas para a qualificação profissional de jovens residentes em Paulista. Para garantir uma das vagas, é necessário ter entre 18 e 29 anos, ensino médio completo concluído em escola pública e não possuir nível superior ou técnico. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4chrcgVnGxLk4dnPvt3qOdNpU_9inbWC_jOvU-fwRA5H-vw/viewform?c=0&w=1.

Pernambuco se consolida como destaque no cenário nacional de transplantes

Estado é 1º no N/NE nos procedimentos de coração, medula óssea, rim e pâncreas. Para ampliar doações, Central de transplantes começa nesta terça (14.03) curso de atualização com residentes

Pernambuco é terceiro lugar no Brasil e primeiro no Norte e Nordeste no número de transplantes de coração e de medula óssea. O Estado ainda é o primeiro no N/NE nos procedimentos de rim e pâncreas.  O resultado foi divulgado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Para ampliar as doações, Pernambuco ainda inicia, nesta terça (14.03), no auditório do Hospital Barão de Lucena (HBL), curso de atualização para residentes sobre diagnóstico de morte encefálica e de seguimento de todas as etapas necessárias até a doação.

“Nosso Estado é referência nacional em transplantes. Temos equipes capacitadas na captação dos órgãos e tecidos e para a realização dos procedimentos. Para continuarmos nesse caminho, é imperativo o investimento intensivo em treinamento e capacitação das equipes envolvidas no processo de doação e do quadro funcional dos hospitais com perfil notificante bem estabelecido, além da sensibilização de toda a população para a causa, já que precisamos da autorização dos familiares para efetivar esse ato de solidariedade com o próximo”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.

DADOS – Em 2016, Pernambuco realizou 38 transplantes de coração. Apesar de ser o terceiro no número de procedimentos no Brasil, o quantitativo foi 16% menor do que o mesmo período de 2015, com 45 transplantes. Em relação à medula óssea, foram 187, 20% a menos do que 2015 (233).

Já no caso do rim, Pernambuco é primeiro no N/NE e sexto no Brasil, com 287 transplantes, número 17% menor do que 2015 (344). No caso de pâncreas, foram 6, 100% maior do que 2015 (3). Outro dado é o de transplantes de córnea, segundo do N/NE e quinto do Brasil, com 827 procedimentos, quantitativo 39% maior do que o mesmo período de 2015 (594).

“Tivemos um aumento de 8,7% no número de transplantes gerais, em relação a 2015. Contudo, houve um decréscimo de 13,8% nos transplantes de órgãos sólidos: coração, fígado, rim e pâncreas. Por isso, iniciamos neste mês de março uma série de cursos de atualização com os residentes de enfermagem e multiprofissionais do primeiro e segundo ano. A doação de órgãos e tecidos nas unidades hospitalares é um processo complexo e composto por várias etapas, que começa com a identificação precoce de potenciais doadores, a realização do diagnóstico de morte encefálica, a adequada manutenção hemodinâmica do possível doador e a entrevista de seus familiares. Quanto mais pessoas capacitadas para seguir todas as normas necessárias para efetivar esse ato, maior nossas chances de possibilitarmos a doação e, com isso, diminuir a fila de espera”, afirma Noemy.

ATUALIZAÇÃO – O primeiro curso de atualização com residentes será nesta terça-feira (14.03), a partir das 8h30, no auditório do Hospital Barão de Lucena, no Recife. As atividades envolverão residentes de enfermagem da unidade e do Hospital Getúlio Vargas, além dos preceptores. Ao todo, cerca de 30 pessoas assistirão à aula. As atividades fazem parte de parceria da CT-PE com a Coordenação de Residência Multiprofissional da UFPE (Coremu/UFPE) e a diretoria Geral de Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Durante o curso, que terá carga horária de 8 horas, serão abordados os critério e protocolo de diagnóstico de morte encefálica, manutenção do potencial doador de órgãos, validação do potencial doador de órgãos e tecidos, comunicação de más noticias e entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos.

"Nesse momento, iniciamos a primeira turma junto à UFPE, mas a proposta é atingir o maior número possível de residentes médicos e multiprofissionais do Estado, reconhecendo a importância do tema para a formação desses novos especialistas, bem como para a qualificação da assistência à saúde", diz a diretora geral de Educação em Saúde da SES, Juliana Siqueira.

No próximo dia 04.04, o curso será voltado para os residentes multiprofissionais do Hospital das Clínicas (HC) e seus preceptores, com 40 vagas, e no dia 11.04, para os residentes de enfermagem do HC, com 30 vagas.

“A Coremu da UFPE ressalta a extrema importância dessa parceria, pois consideramos a residência o padrão ouro da formação de especialistas para que tenhamos bons profissionais no Sistema Único de Saúde e na rede privada. Com isso, será possível contribuir na identificação precoce dos possíveis doadores, realizar o manejo correto do paciente e também o contato humanizado com os familiares”, afirma a coordenadora da Coremu/UFPE, Mariana Petribú.

DADOS DE 2016 - Em 2016, foram realizados 1.465 transplantes em Pernambuco, um crescimento de 8,7% em relação a 2015, com 1.348 procedimentos. O maior destaque foi para os procedimentos de córnea. Durante todo o ano passado, foram realizados 827 transplantes de córnea em Pernambuco. O quantitativo é 39% maior do que os procedimentos realizados em 2015, que totalizam 594.

Em relação aos órgãos sólidos (coração, fígado, rim e rim/pâncreas), houve uma queda de 13,8%, saindo de 516, em 2015, para 445, em 2016.

DADOS DE 2017 - Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram realizados 246 transplantes em Pernambuco, 1 a mais do que o mesmo período de 2016. O destaque fica por conta dos transplantes de coração, que passaram de 4 nos primeiros dois meses de 2016 para 10 em 2017, uma ampliação de 150%.

FILA DE ESPERA - Atualmente, Pernambuco possui 1.215 pacientes aguardando por um órgão ou tecido. O maior quantitativo é para um rim, com 805 pacientes, seguido de córnea (284), fígado (84), medula óssea (26), coração (12) e rim/pâncreas (4).

Paulista será a grande âncora do Grupo InBetta no Brasil


Governador participou, nesta segunda, do lançamento da pedra fundamental do  empreendimento, que será responsável pela geração de 1.500 empregos

Na contramão dos entraves econômicos que o País enfrenta, Pernambuco tem se mostrado cada vez mais empenhado na atração de novos investimentos para a geração de emprego e renda no Estado. E mais uma mostra desse esforço foi concretizada na manhã desta segunda-feira (13.03), no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), com o lançamento da pedra fundamental do complexo industrial do Grupo InBetta.  Considerado como o maior projeto já aprovado pela empresa gaúcha, o empreendimento irá gerar mais de 300 empregos diretos e outros 1,2 mil indiretos, dando prioridade à mão de obra local. A previsão é de que a fábrica comece a operar já em dezembro deste ano.

Foto: Wagner Ramos/SEI

Presente na cerimônia, o governador Paulo Câmara destacou que a parceria com a InBetta é resultado de muito trabalho, frisando que o Estado tem potencial para chegar ainda mais longe nos ramos de negócios do Grupo. “Eu tive a oportunidade de visitar a empresa, lá no Rio Grande do Sul, e pude conhecer o profissionalismo e a qualidade do trabalho que eles realizam. O grupo já conhece e confia na nossa forma de trabalhar e, por isso, vai fazer de Pernambuco o seu grande polo de distribuição para todo Norte e Nordeste. E nós podemos garantir que, daqui a alguns anos, Pernambuco será a grande âncora do Grupo InBetta no Brasil”, disse.

Com investimentos de R$ 100 milhões, financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a nova indústria dará início ao recrutamento dos funcionários em julho próximo e a expectativa é de que as atividades se iniciem ainda em dezembro deste ano. Quando concluída, a unidade irá produzir bens de consumo, higiene, material de limpeza doméstica e industrial, ferramentas e utensílios, produtos que serão distribuídos para todo o Nordeste. A primeira etapa da unidade vai ocupar uma área de 33 mil m², localizada às margens da PE-22, em Maranguape 2.

“Sabemos que não há outro caminho para enfrentar os desafios que não seja pelo trabalho, pelas boas parcerias e pela busca incansável de saber aproveitar as oportunidades. E Pernambuco tem feito isso, tem mostrado aos investidores que investir aqui vale a pena, que estamos preparados e contamos excelentes atrativos fiscais, infraestrutura adequada e, principalmente, com uma mão de obra qualificada. É só conversar com quem já investiu aqui, nos últimos dez anos, para saber que a mão de obra pernambucana faz a diferença. E esse conjunto faz com que a confiança nas parcerias ganhe um grau de qualidade e de gestão que nós queremos aperfeiçoar cada vez mais”, pontuou Paulo Câmara.

O presidente do Grupo InBetta, Eduardo Bettanin, garantiu que Pernambuco foi, sem dúvidas, a melhor escolha entre todos os Estados avaliados para a instalação da fábrica. “Fico muito feliz em dizer que, entre as nossas opções, Pernambuco se mostrou ser a mais adequada. E foi esse sentimento positivo de confiança que tornou possível acreditar que investir agora não seria arriscado demais. Essa será uma fábrica potente e inovadora, que produzirá, em um único ambiente, os produtos que atualmente produzimos em três plantas no Rio Grande do Sul. Vamos contar também com os mais modernos equipamentos e sistemas de produção, que serão operados por pernambucanos competentes como os que hoje operam a nossa central em Jaboatão”, pontuou. Essa será a primeira planta industrial da InBetta fora do Rio Grande do Sul.

Durante o evento, o prefeito Junior Matuto confessou sua satisfação e orgulho diante do que, para ele, simboliza a esperança de mais desenvolvimento social e econômico para o município. “Em um acordo feito com a empresa, nós garantimos que o quadro de funcionários desse prioridade ao nosso povo, e isso já é motivo de comemoração para todos nós. Em um momento que a crise vem se instalando no Brasil, o nosso município mostra que está no caminho contrário, gerando mais emprego e renda para a população”, registrou.

Acompanharam o governador no evento o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães; e o superintendente regional do Banco do Nordeste do Brasil, Marcílio Morais; além de outras autoridades empresariais e políticas.


Fotos: Wagner Ramos/SEI