Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Estácio: Faça uma pós-graduação e aumente em até 25% o seu salário


Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência

Esta quarta-feira, Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência, é preciso estar atento ao trânsito na Região Metropolitana do Recife. O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pernambuco garantiu que os ônibus vão circular normalmente, mas o Sindicato dos Metroviários já confirmou a adesão ao ato que vai mobilizar centrais sindicais em todo o país contra a aprovação da PEC 287, que tramita no Congresso Nacional e prevê mudanças radicais na aposentadoria dos brasileiros.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) adiantou que as Linhas Centro e Sul do metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, nos horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação.  A estratégia pretende minimizar o impacto da mobilização para os usuários.  A partir da quinta, a circulação de trens voltará ao habitual, das 5h às 23h.

Tratamento odontológico gratuito é oferecido para atletas do Taekwondo do Paulista

Foto: Divulgação Prefeitura do Paulista
Jovens do Projeto Taekwondo para Todos do Paulista passam a contar a partir deste mês com atendimento odontológico gratuito. A iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura do Paulista com a Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (UPE) e o Clube Náutico Capibaribe.



Ao todo, 110 participantes, sendo 90 crianças e adolescentes, e 20 atletas de alto rendimento que fazem parte projeto serão beneficiados. Além do tratamento, serão confeccionados protetores bucais para os atletas utilizarem nas competições. A ação será acompanhada pelo coordenador de Odontologia do Esporte da FOP/UPE, professor Dr. Antônio Alberto Medeiros Salgado.



No início de abril, cinco atletas que fazem parte do Projeto Taekwond para Todos participam do Grande Slam, que será realizado no Rio de Janeiro. Os vencedores representarão o País no Mundial da modalidade, na Coreia do Sul, em junho.

Paulista ganha reforço na equipe da Operação Canal Limpo

Foto: Divulgação
A cidade do Paulista acaba de ganhar um reforço que vai ajudar no trabalho de limpeza de canais e galerias da cidade. Nesta quarta-feira (15), o prefeito Junior Matuto em reunião com o secretário executivo de serviços públicos, Jaime Domingos, decidiu reforçar a equipe da Operação Canal Limpo - ação que prepara a cidade para enfrentar o inverno.

Durante o encontro, realizado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, ficou acordado que a equipe já composta por 30 homens contará com o apoio de mais 20 pessoas para trabalharem na desobstrução de galerias, além de mais uma máquina retroescavadeira. O reforço dará mais rapidez à ação preparando com mais eficiência o município para o período chuvoso.

Para o prefeito Junior Matuto as ações de infraestrutura para enfrentar o inverno são prioridades em sua gestão, “Paulista já sofreu muito com inundações, ainda mais com o tempo instável como está, não podemos facilitar. O que estiver ao nosso alcance vamos fazer para evitar ao máximo os transtornos causados pelas chuvas.” Declarou.

A Operação Canal Limpo teve início no mês de janeiro e está realizando a limpeza de 28 canais que cortam a cidade. Durante a ação também uma equipe de educação ambiental está fazendo um trabalho com abordagem e distribuição de panfletos, informando à data que acontece a coleta domiciliar e convencendo os moradores sobre a importância de não jogar lixo nos canais, a exemplo de sofás e colchões, objetos encontrados regularmente pelos profissionais da limpeza da cidade.

Últimos detalhes para loja do DETRAN-PE no Shopping Norte Way

Foto: Divulgação Prefeitura do Paulista
O prefeito do Município do Paulista, Junior Matuto, esteve na manhã desta quarta-feira (15.03), reunido com o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Charles Ribeiro, e com a diretora de Atendimento, Dirce Melo, discutindo os últimos detalhes para a implantação, no Shopping Norte Way, de uma loja do DETRAN-PE, para oferecer diversos serviços,  inclusive com técnicos à disposição para vistoriar os veículos no próprio centro de compras, com previsão de atender cerca de 300 usuários/dia, e serviços de emissão da primeira Habilitação; renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CNH definitiva; segunda via da CNH; primeiro emplacamento; emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); comunicação de venda; atualização de endereço do mesmo município; recurso de infração, dentre outros.

Charles Ribeiro destacou que a parceria com o prefeito Junior Matuto vem fortalecer uma das prioridades do Governo Paulo Câmara que é reduzir os acidentes de trânsito no Estado. Para isso estamos trabalhando intensamente com foco na educação de trânsito naquela localidade, com o objetivo de salvar vidas.

Para o prefeito Junior Matuto, as parcerias com o Detran tem trazido bons frutos ao município. “É uma grande alegria ter um parceiro destes. Já implementamos uma ação de educação no transito muito importante em nossa rede de ensino. Agora, esta parceria que vai trazer para perto dos moradores do Paulista os serviços do Detran, espero que consigam se instalar o mais breve possível”, declarou.

A primeira parceria entre Prefeitura do Paulista e Detran foi o Projeto Condutor do Amanhã (PCA), que é fruto de convênio entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA), Prefeitura do Paulista e a empresa Techpark, gerenciado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), que acontece no Kartódromo do Tamboril.

O PCA é desenvolvido com foco na sensibilização de alunos do ensino fundamental I utilizando como estratégias um espaço lúdico-pedagógico. O processo consiste em várias etapas, sendo elas: formação dos alunos em sala de aula sobre as normas de trânsito; vivência dos alunos no circuito prático, onde eles passam pelo papel de pedestres, motoristas e ciclistas; apresentação de esquete teatral (game-show segurança e cidadania); e entrega da Carteira de Habilitação Infantil.

Em Paulista, jovens ainda podem se inscrever em curso de operador de processo de produção

Continuam abertas as inscrições para o curso de operador de processo de produção da Plan International – ONG humanitária, sem fins lucrativos, presente em 70 países, incluindo o Brasil. A entidade selou uma parceria com a prefeitura e a Secretaria Estadual da Mulher e está oferecendo vagas para a qualificação profissional de jovens residentes em Paulista. Para garantir uma das vagas, é necessário ter entre 18 e 29 anos, ensino médio completo concluído em escola pública e não possuir nível superior ou técnico. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do link: http://migre.me/weOR8


Instituto Confúcio para ensino do mandarim (chinês) inaugura sede definitiva na UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE) acaba de inaugar a sede definitiva do Instituto Confúcio Modelo, instituição voltada para a difusão da cultura e da língua chinesa no Nordeste brasileiro. A entidade fica localizada na rua Benfica, na zona norte do Recife.

O diretor chinês do instituto, Prof. Wang Hongliang, falou sobre a importância da entidade agora ter uma sede própria. “É com muita alegria que inauguramos este espaço e, a partir de hoje, vamos abrir um novo capítulo na história do Confúncio. Gostaria de agradecer a todo o apoio da universidade”, declarou.

Logo em seguida foi a vez do Prof. Heldio Villar, diretor brasileiro do instituto discursar. “Trata-se do maior momento, nos cerca de quatro anos que se passaram, desde a assinatura do convênio que criou o primeiro Instituto Confúcio do Nordeste, numa inspirada iniciativa do Governador Eduardo Campos e do Reitor Carlos Calado”, enfatizou.

O Instituto Confúncio Modelo em Pernambuco está entre os 40 Institutos Modelo do mundo. “Que esse título tenha sido concedido em tão pouco tempo é prova do excelente trabalho da nossa equipe e do apoio que tivemos do Hanban (a Sede do Instituto Confúcio), da nossa parceira CUFE (a Universidade Central de Finanças e Economia de Beijing) e da UPE”, disse.

De acordo com Villar, a construção de uma sede própria do instituto servirá para expandir as suas atividades. Dentre um dos projetos, está a transformação de uma escola pública em escola bilíngue (chinês e português), onde seriam oferecidas, além da língua, cadeiras ligadas à cultura chinesa, como artes marciais, dança, literatura e música.

Além da implantação dos cursos dedicados ao chinês turístico, na perspectiva do aumento da presença de turistas chineses no Nordeste em função de um novo voo direto entre Lisboa e Beijing. “Enfatizo que o Instituto Confúcio é muito mais do que uma escola de línguas. Aproveito, então, a oportunidade para agradecer a todos que, de alguma forma, colaboraram com esse magnífico empreendimento, ao Hanban, à CUFE, a UPE, ao IAUPE, a Embaixada da China e, em particular, ao Consulado Chinês no Recife, sempre presente em nossas manifestações culturais, ao novo diretor chinês, Prof. Wang Hongliang, as nossas professoras voluntárias e aos nossos estudantes. E, por fim à comunidade chinesa em Pernambuco, que nunca deixou de nos prestigiar", finalizou Heldio Villar.

O vice-presidente do Conselho da Universidade Central de Finanças e Economia da China (CUFE), Liang Yong ressaltou sobre o papel da UPE no estado de Pernambuco. “A universidade é pública, rica, com um ensino de qualidade e tem um papel importante para o desenvolvimento econômico e cultural do Estado. Estão todos de parabéns por este momento”, falou.

A Cônsul Geral da China no Recife, Li Feiyue, abordou sobre a cooperação e amizade mútuas entre Brasil e a China. “A nossa parceria irá promover o intercâmbio entre os dois países. Desejo sucesso aos professores e alunos”, disse.

O secretário de cultura de Pernambuco, Marcelino Granja falou em agradecimento. “O povo pernambucano recebe este presente belíssimo, fruto de muito esforço e comprometimento. Uma conquista que enaltece a nossa universidade e o nosso estado”, destacou.

E por fim o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão parabenizou a todos e lembrou também o início desta história. “A criação do Instituto Confúncio na UPE foi uma demanda do então governador Eduardo Campos, visando ampliar as relações de Pernambuco e a China, tanto no campo educacional como no cultural. Mais ainda, planejando, atrair para o estado o Consulado da China, o que de fato ocorreu, e ampliar as relações comerciais entre Pernambuco e o país asiático”, destacou.

O reitor ainda falou sobre a contribuição do instituto em propagar a UPE pelo mundo. “A presença do Confúcio na universidade contribuiu fortemente para a internacionalização da mesma. Isto é muito gratificante para o nosso trabalho. Esperamos que em sua nova sede o instituto amplie as suas atividades, favorecendo o intercâmbio cultural e a cooperação entre o Brasil e a China, promovendo o multiculturalismo e a construção de um mundo mais harmonioso”, concluiu.

Ao final da solenidade houve uma apresentação cultural chinesa para os convidados.

Kits de Pintura trazem nova oportunidade para reeducandos do regime aberto e livramento condicional

A iniciativa é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, através do Patronato Penitenciário e visa contribuir para geração de emprego e renda.

A partir desta terça-feira, 14, 30 pessoas que cumpriram penas e agora se encontram em regime aberto e livramento condicional, poderão ter uma atividade profissional e gerar renda. Com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), do Patronato Penitenciário e da Fundação Suíça AdventStiftung, eles receberam kits de pintura, com pincéis, escada, bandeja, espátulas e rolos.

Além dos 30 contemplados, outros 46 reeducandos foram agraciados do ano passado e já trabalham na área. Todos participaram de palestras ministradas por especialistas das empresas Sika e Atlas, fornecedores da loja Ferreira Costa.

Estiveram presentes a solenidade de entrega a secretária-executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual; o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis, além do diretor da Fundação Suíça AdventStiftung, Giuseppe Carbone, que mantém parceria com o Patronato e também oferece cursos de qualificação para os reeducandos.

Mariana elogiou o interesse dos reeducandos em participar de cursos e aproveitar oportunidades. “O Patronato Penitenciário oferece cursos e faz com que tenham uma nova chance. Agora, o mais importante é a vontade de vocês, para que possam colher os frutos", destaca.

Alcides Nascimento, 39 anos, se diz grato pela iniciativa e enfatiza o momento de recomeço que está vivenciando. “Já fiz curso no Patronato Penitenciário de pintura, logística e vendas. Uma oportunidade como esta só temos a agradecer". comemora.

Ministério das Cidades em parceria com a SecHab para viabilizar habitacional em Fernando de Noronha

O titular da pasta, Bruno Lisboa, recebeu a coordenadora de programas sociais do Ministério das Cidades, Isabel Urquiza, nesta segunda, na sede do órgão, no Recife


A Secretaria de Habitação de Pernambuco (SecHab) foi procurada pela coordenadora dos programas sociais do Ministério das Cidades no Nordeste, Izabel Urquiza, para atuar no projeto que pretende viabilizar a construção de moradias populares no Arquipélago de Fernando de Noronha. No encontro, ficou acertado que o Ministério enviará os levantamentos de custo e as possibilidades de enquadramento a SecHab na próxima semana. Para o secretário de Habitação, Bruno Lisboa, a parceria é fundamental para o processo.

“Essa equipe multidisciplinar é uma ótima opção para contornar os entraves. A SecHab, através da Cehab, tem experiência no assunto e vai resolver em muitos aspectos”, pontuou Bruno. De acordo com o secretário de Habitação, o projeto tem potencial. “Sabemos a importância desta ação para os ilhéus e nós vamos correr para encontrar a forma mais rápida de viabilizar”, completou Bruno Lisboa.

O secretário apontou uma possível parceria com a iniciativa privada como alternativa para os entraves econômicos do projeto. “Caso não seja possível viabilizar essa construção a partir de recursos públicos, nós poderíamos lançar uma parceria com algum segmento privado”, disse Bruno.

Na avaliação de Izabel Urquiza, a reunião foi produtiva e positiva para as ações no arquipélago. “O projeto prevê a construção de mais 50 unidades na ilha. É um projeto que já existia, mas ele não conseguiu ser viabilizado. Agora, estamos unindo esforços para destravar esse processo, chegar a um denominador comum dentro das normas e dar uma velocidade a isso. Por que há uma demanda social muito grande na Ilha de Fernando de Noronha”, comentou Izabel.


Fotos: Thamires Ferreira/SecHab

Inscrição no Cadúnico garante benefícios à população

Os moradores do Paulista inscritos no Cadastro Único não podem perder a oportunidade de participar de mais uma ação oferecida pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Esportes e Juventude. Em parceria com a Celpe, a prefeitura está contemplando famílias, de baixa renda, com os serviços de doação de lâmpadas, inclusão e renovação da tarifa social, parcelamento de dívida e troca de titularidade.

Os interessados em participar da ação devem comparecer à sede da Secretaria, localizada na Rua da Aurora, 1.006, bairro da Aurora, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Os documentos exigidos são os seguintes: última conta de energia paga e o documento de identidade original. O benefício só será concedido ao titular da conta.

De acordo com o secretário de Políticas Sociais, Augusto Costa, a parceria com a Celpe tem o intuito de juntar os serviços da empresa, com as ações da prefeitura, beneficiando assim, um maior número de famílias. “Além de receberem as lâmpadas essas pessoas podem aproveitar para realizar a atualização do Cadúnico e a renovação da tarifa social. Estamos atendendo diariamente de 25 a 30 pessoas, somando um total de 150 atendidas por semana e mais de 600 atendidas por mês”, explicou.

Para serem contemplados com o serviço os interessados precisam estar inseridos no Programa Cadúnico. Para se inscrever é necessário ter em mãos toda a documentação original dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos, além de declaração escolar. A documentação solicitada deve contemplar todos os membros da família. O público também pode procurar no mesmo horário à Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude, que fica na Rua da Aurora, 1.006, bairro da Aurora. 

Paulo Câmara corta verba de programas sociais, denuncia Silvio

O Governo de Pernambuco vem desmontando os principais programas sociais implantados nos últimos dez anos, como mostra levantamento realizado pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com base nos dados do Portal da Transparência do Estado. Ações como o Chapéu de Palha, Mãe Coruja, Atitude, Ganhe o Mundo e Pedala PE vem perdendo recursos gradativamente, sobretudo nos três últimos anos.

Foto: Arthur

O Chapéu de Palha, por exemplo, apresentou uma queda da ordem de 35% nos valores desembolsados no ano passado em relação a 2014. Foram R$ 51,8 milhões efetivamente liquidados no ano passado, ante R$ 81,3 milhões em 2014. “Infelizmente o que observamos é que a queda de investimentos nos últimos anos é uma constante nas principais ações do Estado, apesar de o Governo e seus representantes na Assembleia Legislativa tentarem passar a imagem de que vivemos num estado equilibrado financeiramente”, destacou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), na tarde desta terça-feira (14), no plenário da Alepe.

O parlamentar ressalta ainda a queda de R$ 5,8 milhões no programa Atitude, entre 2015 e 2016, e de R$ 18 milhões no Ganhe o Mundo entre 2014 e 2016. “São programas importantes, com foco na assistência à população. Quando corta recursos do Atitude, o Governo está cortando assistência a pessoas viciadas em crack e outras drogas. Quando se corta recursos do Chapéu de Palha, está se cortando assistência aos trabalhadores da cana-de-açúcar, fruticultura e pesca artesanal durante o período da entressafra”, reforçou o parlamentar.

Silvio lembra que entre 2015 e 2016, o Governo Paulo Câmara reduziu 9,8% nos gastos com educação e 3,8% nos gastos com a saúde. “O que está acontecendo com os programas sociais é o mesmo vem acontecendo com a saúde, que no ano passado teve R$ 200 milhões a menos, e na saúde, que também teve o orçamento reduzido em R$ 200 milhões. É o mesmo que aconteceu também com o FEM, que teve apenas 3,5% do FEM de 2015 executados e sequer teve lançadas as edições de 2016 e 2017”, comparou.

Para o deputado, a Secretaria de Habitação, que tem o orçamento todo voltado ao pagamento de pessoal, é um exemplo de despesa que poderiam ser cortada. “O Estado precisa gastar menos com a máquina e mais com as pessoas. Cortar secretarias, cargos comissionados, despesas com consultoria e priorizar os investimentos em saúde, educação, segurança a ações sociais”, defendeu.