Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Estácio: Faça uma pós-graduação e aumente em até 25% o seu salário


Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência

Esta quarta-feira, Dia Nacional de Paralisação contra a Reforma da Previdência, é preciso estar atento ao trânsito na Região Metropolitana do Recife. O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pernambuco garantiu que os ônibus vão circular normalmente, mas o Sindicato dos Metroviários já confirmou a adesão ao ato que vai mobilizar centrais sindicais em todo o país contra a aprovação da PEC 287, que tramita no Congresso Nacional e prevê mudanças radicais na aposentadoria dos brasileiros.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) adiantou que as Linhas Centro e Sul do metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, nos horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação.  A estratégia pretende minimizar o impacto da mobilização para os usuários.  A partir da quinta, a circulação de trens voltará ao habitual, das 5h às 23h.

Tratamento odontológico gratuito é oferecido para atletas do Taekwondo do Paulista

Foto: Divulgação Prefeitura do Paulista
Jovens do Projeto Taekwondo para Todos do Paulista passam a contar a partir deste mês com atendimento odontológico gratuito. A iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura do Paulista com a Faculdade de Odontologia de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (UPE) e o Clube Náutico Capibaribe.



Ao todo, 110 participantes, sendo 90 crianças e adolescentes, e 20 atletas de alto rendimento que fazem parte projeto serão beneficiados. Além do tratamento, serão confeccionados protetores bucais para os atletas utilizarem nas competições. A ação será acompanhada pelo coordenador de Odontologia do Esporte da FOP/UPE, professor Dr. Antônio Alberto Medeiros Salgado.



No início de abril, cinco atletas que fazem parte do Projeto Taekwond para Todos participam do Grande Slam, que será realizado no Rio de Janeiro. Os vencedores representarão o País no Mundial da modalidade, na Coreia do Sul, em junho.

Paulista ganha reforço na equipe da Operação Canal Limpo

Foto: Divulgação
A cidade do Paulista acaba de ganhar um reforço que vai ajudar no trabalho de limpeza de canais e galerias da cidade. Nesta quarta-feira (15), o prefeito Junior Matuto em reunião com o secretário executivo de serviços públicos, Jaime Domingos, decidiu reforçar a equipe da Operação Canal Limpo - ação que prepara a cidade para enfrentar o inverno.

Durante o encontro, realizado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, ficou acordado que a equipe já composta por 30 homens contará com o apoio de mais 20 pessoas para trabalharem na desobstrução de galerias, além de mais uma máquina retroescavadeira. O reforço dará mais rapidez à ação preparando com mais eficiência o município para o período chuvoso.

Para o prefeito Junior Matuto as ações de infraestrutura para enfrentar o inverno são prioridades em sua gestão, “Paulista já sofreu muito com inundações, ainda mais com o tempo instável como está, não podemos facilitar. O que estiver ao nosso alcance vamos fazer para evitar ao máximo os transtornos causados pelas chuvas.” Declarou.

A Operação Canal Limpo teve início no mês de janeiro e está realizando a limpeza de 28 canais que cortam a cidade. Durante a ação também uma equipe de educação ambiental está fazendo um trabalho com abordagem e distribuição de panfletos, informando à data que acontece a coleta domiciliar e convencendo os moradores sobre a importância de não jogar lixo nos canais, a exemplo de sofás e colchões, objetos encontrados regularmente pelos profissionais da limpeza da cidade.

Últimos detalhes para loja do DETRAN-PE no Shopping Norte Way

Foto: Divulgação Prefeitura do Paulista
O prefeito do Município do Paulista, Junior Matuto, esteve na manhã desta quarta-feira (15.03), reunido com o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Charles Ribeiro, e com a diretora de Atendimento, Dirce Melo, discutindo os últimos detalhes para a implantação, no Shopping Norte Way, de uma loja do DETRAN-PE, para oferecer diversos serviços,  inclusive com técnicos à disposição para vistoriar os veículos no próprio centro de compras, com previsão de atender cerca de 300 usuários/dia, e serviços de emissão da primeira Habilitação; renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CNH definitiva; segunda via da CNH; primeiro emplacamento; emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); comunicação de venda; atualização de endereço do mesmo município; recurso de infração, dentre outros.

Charles Ribeiro destacou que a parceria com o prefeito Junior Matuto vem fortalecer uma das prioridades do Governo Paulo Câmara que é reduzir os acidentes de trânsito no Estado. Para isso estamos trabalhando intensamente com foco na educação de trânsito naquela localidade, com o objetivo de salvar vidas.

Para o prefeito Junior Matuto, as parcerias com o Detran tem trazido bons frutos ao município. “É uma grande alegria ter um parceiro destes. Já implementamos uma ação de educação no transito muito importante em nossa rede de ensino. Agora, esta parceria que vai trazer para perto dos moradores do Paulista os serviços do Detran, espero que consigam se instalar o mais breve possível”, declarou.

A primeira parceria entre Prefeitura do Paulista e Detran foi o Projeto Condutor do Amanhã (PCA), que é fruto de convênio entre a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA), Prefeitura do Paulista e a empresa Techpark, gerenciado pela Escola Pública de Trânsito (EPT), que acontece no Kartódromo do Tamboril.

O PCA é desenvolvido com foco na sensibilização de alunos do ensino fundamental I utilizando como estratégias um espaço lúdico-pedagógico. O processo consiste em várias etapas, sendo elas: formação dos alunos em sala de aula sobre as normas de trânsito; vivência dos alunos no circuito prático, onde eles passam pelo papel de pedestres, motoristas e ciclistas; apresentação de esquete teatral (game-show segurança e cidadania); e entrega da Carteira de Habilitação Infantil.