Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Clube Municipal de Paratibe está sendo revitalizado

Foto: Divulgação
Quem costuma frequentar a quadra poliesportiva do Clube Municipal do Paratibe vai perceber facilmente que o local está de cara nova. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está realizando a manutenção em alguns espaços, para deixar o lugar ainda melhor para a população. Estão sendo realizados serviços de iluminação, capinação e pintura. A quadra poliesportiva do clube também está ganhando uma nova pintura, para a alegria dos peladeiros de plantão. O trabalho, que teve inicio no mês de fevereiro, deve seguir até o final de março.

Operação conjunta em Olinda devolve para a população áreas ocupadas irregularmente

Medida retirou carcaças, entulhos e construções instaladas às margens de canais e lagoas. Além da limpeza e prevenção de doenças, enfoque está no meio ambiente, desobstruindo também passagens para a chegada das chuvas.

Olinda promoveu uma megaoperação, nesta quinta-feira (16), sanando riscos ao meio ambiente e devolvendo à população antigas áreas ocupadas irregularmente. O trabalho, voltado ao controle urbano da cidade, realizou interdições e retirou carcaças, entulhos e outros materiais instalados às margens de canais e lagoas. A ação, realizada em conjunto com seis secretarias, percorreu, nesta primeira etapa, os bairros de Santa Tereza, Rio Doce e Jardim Fragoso, identificando pontos críticos e orientando os moradores. Após notificações prévias, os responsáveis receberam um prazo de cinco dias para a devida desocupação.
 
O enfoque da medida está na desobstrução dos corpos d’água, antevendo alagamentos com a chegada do período das chuvas. Os técnicos visitaram o entorno da Lagoa de Santa Teresa, no prolongamento da avenida Presidente Kennedy, coibindo, entre outros pontos, a existência de construções irregulares em uma Área de Preservação Ambiental (APA). A atividade comercial no local também foi finalizada. Além disso, pontos utilizados esporadicamente como moradia também foram fechados. Os agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social colocaram a disposição, caso necessário, os abrigos da rede assistencial de Olinda.
 
De acordo com o secretário de Meio Ambiente Urbano e Natural, André Botelho, à frente da operação, as medidas fazem parte de um monitoramento iniciado desde o mês de janeiro. “Estamos dando cumprimento a legislação, desocupando áreas públicas e evitando transtornos para todos os cidadãos. Alguns desses espaços eram utilizados irregularmente como oficinas, lava-jatos e até como cocheiras para criação de animais, oferecendo sérios riscos”, explicou. Segundo ele, o descumprimento está passível de multas que variam de R$ 1 mil a R$ 20 mil. “O nosso intuito inicial é de conscientizar, trabalhando em parceria com os moradores”, ponderou.
 
Os terrenos devem retomar o aspecto de limpeza e bem estar, além de evitar a proliferação de doenças. A Secretaria de Saúde realizou, por meio do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao), a aplicação de larvicidas, estendendo às ações de combate ao mosquito Aedes aegypt, causador de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Na oportunidade também foram instaladas armadilhas para eliminação de roedores. O secretário de Saúde Eud Johnson também avaliou a importância da medida. “Carcaças, pneus, garrafas e vasos como estes que se acumulam nestes locais, representam uma grande ameaça, cabendo toda a nossa atenção”, destacou. Dois cilindros de gás foram localizados na área, sendo lacrados de imediato. 
 
A inspeção avançou pelo Canal Tiradentes, em Rio Doce, onde as margens eram utilizadas como depósito de materiais, com o lançamento também de dejetos interrompendo a passagem. A dona de casa Sebastiana Oliveira, 55, reside no entorno, desde criança. “Acho importante esse tipo de trabalho de limpeza, pois o lixo jogado acaba criando problemas para todos nós”, opinou. O cenário se repetiu no Canal do Fragoso, ponto já acompanhado de perto pela prefeitura. Outros pontos permanecem em monitoramento pelo executivo municipal. É o caso das lagoas Artol, Sementeira e Azul, todas no bairro de Jardim Brasil.

Fotos: Secom/Olinda

Jorge Côrte Real se reúne com setor sucroalcooleiro e Ministro da Agricultura

Foto: Assessoria
O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) participou de uma reunião na tarde da última quarta-feira (15), em Brasília, com representantes do setor sucroalcooleiro de mais de 10 Estados brasileiros. O grupo se reuniu com outros parlamentares e o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para solicitar a volta da tarifação de 20% para o etanol vindo do exterior.
Côrte Real considerou o pleito do setor de extrema importância para o desenvolvimento e a sobrevivência da indústria sucroalcooleira nacional. "Precisamos compensar as dificuldades de produção do setor. Sendo assim, a bancada solicitou ao Ministro o restabelecimento da prerrogativa de taxação de 20% sobre o etanol estrangeiro que entra hoje no Brasil", afirmou o parlamentar. 

Confira as vagas oferecidas pela Agência do Trabalho do Paulista

Quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho dever ficar atento às vagas disponibilizadas nesta sexta-feira (17.03), pela Agência do Trabalho do Paulista.São dez vagas disponíveis para costureira de máquinas industriais com ensino fundamental completo. Uma vaga para pasteleiro sem formação e duas para representante comercial autônomo com superior completo. Todos precisam ter seis meses de carteira de trabalho (CTPS). Salários não informados.Os interessados podem procurar o órgão municipal, que fica na Praça Frederico Lundgren, S/N, Centro da cidade. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta, das 07h às 13h.