Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Junior Matuto afirma fase de conclusão da sede definitiva do IFPE Paulista


O projeto executivo da nova estrutura esta pronto e a licitação será realizada no dia 30 de maio próximo. A nova sede do IFPE também já tem endereço certo, Av. Brasil, em Maranguape I, em terreno doado pela gestão Junior Matuto ao Ministério da Educação para este fim.

No Seminário, o Prefeito Junior Matuto fez questão de salientar todo o esforço da equipe do Instituto, comandada pela Reitora Anália Ribeiro. “Tenho que tirar o chapéu para o esforço que a equipe do Instituto tem feito para implantar a sede própria da IFPE em nossa cidade. Como morador do Paulista, estou muito feliz com a implantação definitiva do Instituto em Paulista, porque eu tenho certeza que esta escola técnica vai mudar a vida de muitos jovens para melhor. Só tenho a agradecer.” Pontuou Junior. 

Veja a matéria completa.
http://www.paulistaatualizado.com.br/2017/03/paulista-recebera-em-breve-campus-da.html

A Fé que impulsiona os desbravadores do mundo


Tudo é originário do Espírito. O corpo é a nossa vestimenta provisória. Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já trabalha a importância da saúde espiritual. Há muitas pesquisas sérias que indicam como a Espiritualidade influencia o bem-estar de um indivíduo. E a ferramenta competente a ser movida para alcançarmos a tranquilidade de Alma é, num orbe tão carente, a prece acompanhada da efetiva ação de Solidariedade (que sempre deveria nortear o serviço dos governos), sem o que o exercício da oração — nascida da sintonia com Deus (ou, para os que não têm crença religiosa, da vivência dos mais elevados sentimentos) — somente poderia, em certos casos, transformar-se em mais uma execrável personificação de egoísmo.

Para melhor entendimento da Fé espiritual e socialmente ativa, cunhei a expressão Fé Realizante: aquela que nos une aos Poderes Superiores, pacifica a nossa Alma e nos motiva a realizar o Bem na sociedade. A Fé Realizante é, portanto, a que impulsiona os desbravadores do progresso no mundo, impedindo a estagnação das comunidades. O seu dever é criar e agir num ambiente sem intolerância, que vem sendo, pelos séculos, um dos maiores tormentos da Humanidade.

Os que se desvirtuam no caminho não servem de referência. Uma pequena explicação faz-se necessária. Existem pessoas especiais pela força da sua crença no Poder Celeste que, com o simples fato de orar, movem as Forças Divinas, alcançando verdadeiros milagres que solucionam problemas insolúveis à providência humana e curam enfermidades, de forma a deixar perplexas respeitáveis notoriedades da Ciência. Exemplos desses notáveis místicos: Padre Pio (1887-1968) e Dom Bosco (1815-1888), na Itália; Edgard Cayce (1877-1945), nos Estados Unidos; Djuna, na Rússia; Chico Xavier (1910-2002) e Padre Antônio Ribeiro Pinto (1879-1963), no Brasil; Theresa Neumann (1898-1962), na Alemanha; Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), na França; Lúcia, Jacinta e Francisco, de Fátima, Portugal.


Como curar o corpo
Então, percorramos o sentido contrário da estrada que leva o homem à doença. Vivamos em ligação com o Pai Celestial. Não descaiamos nas armadilhas que enfermam o nosso organismo. E aí tornar-se-á patente, mesmo ao mais cético dos homens, ou das mulheres, que o respeito às coisas espirituais compõe forte elemento para toda a cura. Como já disse, os remédios são mais eficientes onde vige o Amor.


* José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com

Paulista receberá em breve campus IFPE

Foto: Francisco Marques
Está em fase de conclusão a construção da sede definitiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Paulista. O projeto executivo da nova estrutura esta pronto e a licitação será realizada no dia 30 de maio próximo. A nova sede do IFPE também já tem endereço certo, Av. Brasil, em Maranguape I, em terreno doado pela gestão Junior Matuto ao Ministério da Educação para este fim.


Estas informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira, 23.03, no Seminário: A Expansão do IFPE em Sete Municípios Pernambucanos, realizado no auditório do Instituto, na Cidade Universitária, Onde compareceram os prefeitos e representantes dos municípios que serão contemplados com a instalação de sede definitiva do IFPE. Além da equipe do Paulista, composta pelo Prefeito Junior Matuto, o Secretário de Educação, Carlos Junior e o Chefe de Gabinete do Prefeito, Francisco Padilha, também participaram do encontro, representantes de Olinda, Jaboatão, Palmares, Abreu e Lima e Ipojuca.


No Seminário, o Prefeito Junior Matuto fez questão de salientar todo o esforço da equipe do Instituto, comandada pela Reitora Anália Ribeiro. “Tenho que tirar o chapéu para o esforço que a equipe do Instituto tem feito para implantar a sede própria da IFPE em nossa cidade. Como morador do Paulista, estou muito feliz com a implantação definitiva do Instituto em Paulista, porque eu tenho certeza que esta escola técnica vai mudar a vida de muitos jovens para melhor. Só tenho a agradecer.” Pontuou Junior.


A expectativa da Diretoria de Obras e Engenharia do Instituto é que o processo licitatório seja homologado em agosto e neste mesmo mês seja iniciada a obra, para que no início de 2018 já esteja concluída a implantação da nova sede. O custo da obra deve ficar em torno de R$15.630.000,00(quinze milhões seiscentos e trinta mil reais).

Conselho debate aplicação de verbas para a educação, no Paulista

Representantes de diversos segmentos da Educação se reuniram, nesta quarta-feira (22.03), para debater a aplicação de verbas destinadas às políticas educacionais em Paulista. Mensalmente, os integrantes do Conselho do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) discutem melhorias para o município, com o intuito de equilibrar gastos a serem apresentados, no fim do ano, para o Ministério da Educação (MEC). O encontro aconteceu na sede do órgão municipal, localizado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade.

“Nós temos que trabalhar integrado ao Conselho do Fundeb, para verificarmos se verba está sendo aplicada devidamente, conforme o regimento do MEC. A prestação de contas tem que ser muito bem feita, sem inconsistência. Fazemos estas reuniões para que estas atividades sejam sistemáticas e não haja problemas de prestações de contas. Nosso intuito é não permitir que o município seja penalizado no futuro”, comentou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior.

A reunião foi coordenada pelo presidente do Conselho do Fundeb, Gleidson Alves, e contou com a participação de representantes da secretaria de educação, do Sindicato dos Professores e representantes dos gestores escolares.

“Nossa reunião consiste em ajustar e analisar, de forma criteriosa, não só eu, como presidente do conselho, mas, todos os representantes, para que tudo seja feito da melhor forma para o município e, é claro, de acordo com a lei. Trabalhamos para que haja valorização dos professores e funcionários e readequação das unidades escolares de forma equilibrada, usando a verba destinada a educação de forma adequada”, explanou o presidente Gleidson Alves Farias. 

Paulista investe na modernização do sistema tributário para dinamizar serviços e ampliar arrecadação

Foto: Francisco Marques
A Prefeitura do Paulista a partir de agora, conta com um moderno sistema tributário. A nova plataforma eletrônica vai ajudar o município a dinamizar o atendimento aos contribuintes e ampliar o poder de arrecadação de receita. Por isso, quem precisa resolver alguma pendência junto ao Fisco Municipal não deve perder tempo. Questões de IPTU, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal Avulsa, ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis), entre outros serviços, podem ser solucionados na Sala do Contribuinte, que fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro da cidade.

Além do atendimento presencial, que acontece de segunda a sexta, das 08h às 13h30, o público pode usar outros dois meios para se comunicar com a Secretaria de Finanças. O primeiro é pelo fone 3437.4342, onde são fornecidas informações e orientações em geral. Outra possibilidade é por meio do endereço eletrônico: arrecadação.serec@paulista.pe.gov.br. Nesse canal, os contribuintes podem solicitar emissão de DAM (Documento de Arrecadação Municipal) de IPTU, NF-e; BIC (Boletim de Informações Cadastrais), etc.

O secretário de Finanças do Paulista, Rafael Siqueira, explicou que a mudança do sistema representa um avanço. “Estamos trabalhando para oferecer o melhor aos contribuintes da cidade. A implantação da nova plataforma vai nos ajudar a incrementar receita para qualificar os serviços públicos prestados à população. Não tenho dúvida de que vamos colher bons frutos com essa medida”, comentou. A chegada do sistema é apenas uma das iniciativas que estão sendo colocadas em prática na secretaria. Destaque também para a criação da Secretaria-Executiva de Receita.

O novo setor, inclusive, alterou o vencimento do IPTU 2017 para o dia 28 de abril por conta do processo de modernização do sistema. A entrega dos carnês nas residências dos contribuintes têm início neste sábado (25.03) na região das praias. A Secretaria Municipal de Finanças oferece até 20% de desconto para quem optar pela cota única. 

O abatimento não será concedido se o morador fizer o pagamento parcelado ou se possuir algum tipo de pendência financeira com o Fisco municipal. É possível dividir o valor do imposto em até nove meses, sendo a primeira com vencimento em 28 de abril e a última em 29 de dezembro.

Prefeitura de Olinda lança operação para disciplinar espaço urbano e oferecer mais segurança na orla

Olinda divulgou hoje o esquema para a realização de uma operação integrada de controle urbano na orla marítima da cidade. O trabalho vai envolver cerca de 100 profissionais de nove secretarias e beneficiar as praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. A ação terá como finalidade promover o ordenamento do comércio informal, coibindo infrações de trânsito e, ainda, a ocupação indevida de calçadas e ciclovias. A medida também foca na segurança, com a disposição de um ônibus de videomonitoramento e a duplicação do efetivo da Guarda Municipal nos fins de semana, período em que é registrado o maior público. As atividades passam a compor um trabalho rotineiro, atendendo a antigas reivindicações da população.

A prefeitura vai executar o mapeamento dos quiosques e ambulantes, coletando dados pessoais e o tipo de atividade exercida. O enfoque está no melhor aproveitamento das áreas públicas para pedestres e banhistas, estabelecendo, inclusive, o número de dez mesas e 40 cadeiras para cada permissionário. Os espaços livres para circulação na areia serão priorizados, evitando o acúmulo de lixo, a realização de eventos privados, além do fluxo de motocicletas e animais. O respeito aos níveis de volume na utilização de som também será observado. Neste primeiro momento, o trabalho assumirá um caráter de orientação, passando a gerar medidas punitivas, em caso de descumprimento.

É o caso da proibição da manipulação de alimentos na praia, assim como o preparo com o uso de botijões e fogareiros de qualquer porte. As inspeções também incluem as instalações indevidas de água e eletricidade, assim como a colocação de banheiros químicos sem autorização. De acordo com o secretário de Meio Ambiente Urbano e Natural, André Botelho, as medidas têm como propósito o resgate da beleza e bem estar da orla, assim como a manutenção do clima de paz. “Realizamos diversas reuniões, ouvindo moradores, comerciantes e todos que desfrutam das nossas praias. Nosso papel é de garantir um ambiente de lazer convidativo e seguro para todos”, disse.

Segurança
O aporte de segurança contará com o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que salta de seis para 12 guardas, aos sábados e domingos. Uma unidade móvel, equipada com câmeras de videomonitoramento, também será instalada na praça Duque de Caxias, nas proximidades do antigo quartel da Polícia do Exército, em Bairro Novo. O secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, acrescenta que a operação também contará com a parceria da Polícia Militar. “Os guardas vão atuar em viaturas e também a pé, além do acréscimo do motopatrulhamento. O nosso compromisso é de garantir uma resposta rápida para cada cidadão”, destacou. 

Fotos: Secom Olinda

Auxiliares de Saúde Bucal do Paulista aprimoram conhecimentos através de capacitação

Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) da rede de saúde do Paulista participaram, nesta quinta-feira (23.03), de uma capacitação sobre o preenchimento correto do prontuário odontológico, no auditório do Bloco “C”, da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro da cidade.

O professor Igor Morais, especialista em Odontologia Legal e chefe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), explicou, durante palestra, a importância da ética profissional e as consequências que a negligência, a imprudência e a imperícia podem provocar nas consultas odontológicas. Além de esclarecer dúvidas sobre a Lei Trabalhista da categoria.  

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal do município, Manoela Barata, a capacitação busca melhorar o atendimento odontológico à população. “Encontro como esse serve para qualificar os profissionais. Eles têm a oportunidade de passar por uma reciclagem e aprender novas teorias”, disse.

Estudantes da rede municipal realizam exames oftalmológicos através do Programa Olhar Paulista

Na manhã desta sexta-feira (24), 25 alunos das escolas José Firmino Veiga e Amaro Alexandrino receberam atendimento no Centro da Visão Pernambuco (CEVIPE), através do programa Olhar Paulista. A ação, que tem como objetivo cuidar da visão dos estudantes da rede municipal de ensino, é realizada pela Secretaria de Saúde da cidade, em parceria com a Secretaria de Educação e o Lafepe. Com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos, o programa já beneficiou cerca de nove mil crianças.

Os estudantes, com idade entre seis e 12 anos, antes da consulta, passam por uma triagem, na própria escola, com os Agentes de Saúde Escolar. E, caso seja detectado alguma alteração na visão, eles serão direcionados ao CEVIPE, para a realização do exame oftálmico e, caso seja necessário, os estudantes recebem os óculos de forma gratuita. Todas as sextas, cerca de 30 alunos passam pela consulta médica.

A dona de casa Adriana da Silva, de 26 anos, vê o programa como um enorme benefício para sua filha Laís Regina, de seis anos. Para ela, o Olhar Paulista antecipa muito o processo da ida da criança ao oftalmologista. “Minha filha estava precisando muito fazer o exame, ela já tinha reclamado por não estar enxergando muito bem, e isso atrapalha muito no aprendizado. Na escola mesmo eles fizeram a seleção e realmente ela está com dificuldades. Hoje, Laís já está aqui, fazendo o exame. O que para mim é muito bom”, destacou.

Para a vice-diretora da Escola Amaro Alexandrino, Cristiane Gomes, a visão é um dos fatores que podem contribuir positivamente para o aprendizado, e comentou: “a ação se torna essencial na vida de muitos alunos, considerando que a maioria destas crianças, da rede pública de ensino, são carentes. O programa faz com que eles tenham um melhor desempenho na escola. A visão, quando bem cuidada, é um fator que contribui muito para o melhor desenvolvimento da aprendizagem. Quanto mais cedo se descobrir e tratar os problemas, avanços positivos poderão ocorrer. Fico feliz pela oportunidade dada as crianças”, disse.

O médico oftalmologista Carlos Gustavo Gonçalves também comentou sobre a importância do diagnóstico precoce das crianças. “A importância vem do fato de que muitos meninos nessa idade escolar as vezes tem deficiência visual, e não sabem. E isso acaba influenciando negativamente no aprendizado, de maneira que a gente fazendo o diagnóstico precoce, passando os óculos, ou até investigando algumas doenças, que podem levar a perda ou baixa de visão, consegue melhorar muito o desempenho escolar daquelas crianças que precisam de correção” ressaltou.