Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Voluntários de organização internacional levam atividades de relaxamento ao Case Santa Luzia

Meditação, yoga, relaxamento, capoeira e música transformaram a tarde das internas, que teve ainda debates e conscientização

Lazer, cultura e conhecimento transformaram a tarde do último domingo das adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia. A ação fez parte do movimento nacional “Voluntários por um Brasil Melhor”, da Organização Internacional Arte de Viver. O objetivo do movimento, que estreou nesse fim de semana, é o de despertar nas pessoas a consciência e o compromisso com a construção de um Brasil melhor por meio do trabalho voluntário. 

Participaram ainda integrantes da ONG Politiqué?, que levaram debates sobre educação para cidadania, educação política e empreendedorismo cidadão. As jovens participaram de oficinas de meditação, yoga e relaxamento, também tiveram um momento de lazer por meio da música e da capoeira. “Levamos o gerenciamento de estresse através de técnicas de respiração. Também propomos que outros amigos que sejam de outras ONGs também venham para proporcionar esse dia e estabelecer vínculos”, convidou a voluntária da Organização Internacional Arte de Viver, Denise Moura.

Segundo a Coordenadora Técnica da Unidade, Jailda Castro, a desmistificação de que aqueles que se encontram em unidades da Funase são irrecuperáveis é o objetivo real de abrir as portas para quem quiser contribuir com o trabalho socioeducativo. “Precisamos de pessoas que estão fora desses muros para trabalhar junto conosco. Isso faz com que nossas adolescentes se sintam cuidadas, porque vêem o interesse de uma pessoa que, de forma espontânea, reserva um tempo da sua vida para estar aqui interagindo com elas. Toda a sociedade é responsável por essas adolescentes”, explicou. 
Com a experiência do voluntariado realizado há 18 anos no Brasil, inspirada por Sri Sri Ravi Shankar, a Arte de Viver criou o projeto Voluntários por um Brasil Melhor que surgiu a partir das suas palestras realizadas no Brasil em dezembro de 2016. A iniciativa objetiva a conscientização e o compromisso individual para um Brasil melhor. Além disso, reafirma a responsabilidade de cada indivíduo traduzir as atitudes e padrões de comportamento para o fortalecimento dos valores humanos a fim de inspirar a cultura de paz na vida diária. ​

TV Câmara lança documentário sobre Miguel Arraes


O documentário "Miguel Arraes - Origem do Líder", que a TV Câmara lança nesta sexta-feira (31/3), às 21h30, apresenta os possíveis motivos que levaram Arraes a ser considerado um dos principais líderes da esquerda brasileira e o transformaram num dos grandes inimigos do golpe de estado comandado por militares em 1964. O filme analisa ainda a influência política de Arraes no período anterior ao golpe.
O cenário desolador da educação no Recife no fim dos anos 1950 é um dos temas do documentário. Quando foi eleito prefeito da cidade, 75% das crianças recifenses estavam fora da escola. A urgência educacional gerou o Movimento de Cultura Popular e a grande corrente de alfabetização liderada por Paulo Freire.
Eleito governador três anos depois, Arraes liderou o Acordo do Campo – uma mesa de negociação entre trabalhadores e donos de terra para garantir pagamento mínimo e outros direitos básicos. A situação conflituosa do campo colocou o estado entre os principais centros de ebulição social do país. Arraes começa a enfrentar resistências poderosas: proprietários conservadores, políticos que haviam perdido espaço e a política externa norte americana; mas também alguns integrantes das Ligas Camponesas, influenciados pela revolução cubana.

Trailer do documentário em: http://bit.ly/origemdolider
Estreia na sexta-feira, 31 de março, 21h30
No dia seguinte, estará disponível no portal do canal em camara.leg.br/tv
Direção e Roteiro: Luiz Felipe Matos
Produção Executiva: Getsemane Silva
Realização: TV Câmara

No Paulista, alunos promovem abraço em árvore tombada em defesa do Meio Ambiente

A importância de preservar o meio ambiente e o cuidado com as árvores é um assunto levado muito a sério pelos 120 alunos da Escola Municipal Irmã Assunta. Eles vão mostrar como aprenderam esta lição na prática, comemorando o tombamento de uma árvore da espécie Angelim, realizada há um ano, com um abraço coletivo. Antes do abraço, os alunos farão uma caminhada, portando cartazes, faixas e distribuindo panfletos educativos, ao som de muita música.

O evento, que pretende sensibilizar a comunidade sobre os prejuízos causados pelo desmatamento é uma realização da Secretaria de Educação do Paulista, e acontece nesta quinta-feira (30.03) com a concentração a partir das 15h, na Avenida Rui Barbosa, em Maria Farinha. 

Mês da Mulher encerra com programação na Vila Olímpica de Rio Doce

Secretaria Executiva da Mulher vai oferecer serviços de cidadania e saúde para mulheres