Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Educação empossa conselheiros escolares em Paulista

A Secretaria de Educação do Paulista deu início ao processo de renovação dos mandatos dos conselheiros escolares do município. Os representantes dos cinco segmentos (pais, estudantes, comunidade, funcionários e professores) mais votados nas eleições estão tomando posse para o biênio (2017-2019). Juntos, eles assumem o compromisso de ajudar a construir uma educação cada vez melhor para todos, propondo mudanças, mediando conflitos e criando alternativas para eventuais crises nas escolas. A efetivação desses grupos representa um avanço na busca de uma gestão escolar cada vez mais democrática e participativa na cidade.

Ao todo, sete unidades de ensino estão passando por esse processo de renovação dos conselheiros. Uma delas é a Escola Municipal Salvador Dimech, localizada na Avenida Manepá, no bairro do Janga. Nesta quinta-feira (30.03), a quadra da unidade de ensino ficou lotada durante a solenidade de entrega dos certificados dos novos conselheiros. A comunidade escolar marcou presença para prestigiar o evento.

Foto: Jorge Macrino


A gestora da escola, Cintya Albânia, aproveitou a oportunidade para conversar com o público e destacar a importância dos conselheiros no trabalho dentro da escola. “A partir do momento que a gente traz o conselho pra nos ajudar a fazer a gestão democrática tudo muda. Afinal, é com o apoio da família que a escola funciona. Juntos, transformamos todo um contexto pedagógico, disciplinar, financeiro. Quando os pais se envolvem o poder da verdadeira democracia funciona”, frisou a educadora, que atua no Salvador Dimech há sete anos. 

A escolha dos novos representantes do conselho ocorreu também nesse mês. Cada integrante foi eleito pelo próprio segmento que representa. Isso acorre a cada dois anos. A reeleição só é permitida apenas uma vez. A exceção fica por conta do gestor e vice da escola, que possui assento permanente. O aluno da Escola Municipal Rosa Amélia, no Janga, Anderson da Silva Brás, 12 anos, ficou feliz de ser escolhido para representar o segmento estudante. “Lutei muito para fazer parte do conselho porque gosto de ajudar a escola. Vou fazer o melhor para promover a paz e a justiça”, definiu o adolescente.

A representante do segmento pais, a dona de casa Luciene Martins, que possui filhos matriculados no Rosa Amélia, destacou que o conselho abre as portas para a comunidade. “Hoje temos que acompanhar cada vez mais o dia a dia dos nossos filhos. Por isso, acho de fundamental importância participar. Fazendo parte desse grupo temos a possibilidade contribuir não só o desenvolvimento das nossas crianças, mas colaborar com a escola como um todo”, disse.

Atualmente, 45 unidades de ensino e seus anexos possuem conselho formado.  Os representantes se reúnem, pelo menos, uma vez por mês. “Quando os segmentos da escola compreendem que podem ser sujeito desse processo de fiscalização, participação e definição, eles se corresponsabilizam cada vez mais por tudo que acontece na unidade de ensino. Dessa forma, eles conseguem melhorar o ambiente escolar e fortalecer o papel social da educação nas comunidades”, comentou a coordenadora do Departamento de Gestão Escola, Maria José Wanderley, que tem acompanhado todas as etapas de atuação do conselho.

Seleção Simplificada da Prefeitura do Paulista recebe quase 2 mil pessoas no primeiro dia

O primeiro dia da inscrição para as 149 vagas abertas na Seleção Simplificada da Prefeitura do Paulista, nesta quinta-feira (30.03) foi bastante movimentado, no prédio do CRAS do Janga, local onde os candidatos estão levando a documentação necessária. De acordo com a coordenação da Seleção, tudo está ocorrendo dentro do esperado no que se refere às questões como estrutura, mobilidade, identificação de qual setor os candidatos devem se dirigir, de acordo com o cargo e nível de escolaridade equivalente. Somente no primeiro dia, foi algo em torno de 2000 pessoas que compareceram ao local. As inscrições serão realizadas até esta sexta-feira (31.03), a partir das 9h.

Para o atendimento, cerca de 30 pessoas estão recebendo a documentação e checando a experiência do candidato. Em cada sala, quatro funcionários da Secretaria de Políticas Sociais, fazem o primeiro contato com o público, além de dois funcionários efetivos, que estão lá para conferir e autenticar a documentação entregue para a seleção.

Entre os candidatos está Suelber Andrade da Silva, de 27 anos. Ele contou que tem experiência na área de supervisão e está tentando uma vaga. “Eu fiquei sabendo da seleção pro meio do rádio, como tenho experiência na área, juntei toda a documentação e agora é esperar para ver como vai se proceder”, disse.

Além dele, a digitadora Rubenita Santos também foi no primeiro dia, e disse que espera conquistar uma das vagas. “A minha expectativa é boa, até porque tenho quatro anos de experiência na área. A concorrência é grande por conta do desemprego, mas vamos ter fé”, disse confiante a jovem.

A professora Jéssica de Souza Pontes, de 28 anos, está concorrendo a uma vaga. Ela contou que já tem experiência na área na cidade de Itambé, e que atualmente está morando em Paulista. “Eu sou formada em Ciências Biológicas, e já trabalhei como educadora social por três anos e meio, e dois anos e meio como coordenadora de CREAS em Itambé”, relatou Jéssica.

De acordo com a coordenadora da Seleção Simplificada, Risomere Resende, que é assessora Técnica do Sistema Único de Assistência Social do Município do Paulista, muita gente está chegando ao local para se inscrever, mas sem experiência e sem nenhum conhecimento na área que estão pretendendo atuar, e nesses casos, a inscrição não segue adiante.

“Muitas pessoas estão chegando sem ter lido o edital, faltando documentação, sem experiência. Então, como os nossos cargos são para assistência social e somos regidos pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS), nossos cargos são específicos do SUAS e não tiver a experiência a gente não aceita a inscrição, porque nosso programa é de ação continuada. Então, por isso é que precisamos de pessoas já com experiência”, enfatizou Risomere.

Confira a documentação necessária para o ato da inscrição:

Currículo, 3 fotos 3x4, originais e cópias do CPF, RG, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, certidão de casamento ou nascimento, certidão negativa de antecedentes criminais, reservista (para homens), comprovante de residência, histórico escolar, carteira profissional, comprovação da experiência para a área em que está se candidatando, declaração de que não tem vínculo empregatício, diploma registrado pelo MEC de acordo com a função e de acordo com o que pede no edital para cada função, carteira do Conselho Regional (registro profissional), ou comprovante de que está inscrito no conselho de sua profissão, e carteira de Habilitação dentro da validade, para os cargos de motorista. Para candidatos com deficiência visual, física ou auditiva, além dos demais documentos, é preciso levar o laudo assinado por um médico atestando a veracidade da informação.


Atual gestão de Olinda destrava obras de saneamento e pavimentação na Ilha do Maruim

O cenário de convivência com dejetos a céu aberto, água fétida, ratos e insetos se tornará uma página virada na história de cerca de 30 mil moradores da comunidade da Ilha do Maruim, no bairro de Santa Tereza, em Olinda.  Um projeto que envolve a implantação de saneamento, instalação de uma estação elevatória, drenagem, pavimentação e construção de calçadas com acessibilidade foi retomado. As obras, que tiveram início ainda em 2005 e foram paralisadas em vários momentos, estão sendo destravadas, agora, pelo atual prefeito Professor Lupércio. A expectativa é de que as intervenções acabem no próximo mês de junho.
A verba para finalização dos serviços é de R$ 2,7 milhões. Os recursos são oriundos do Ministério do Turismo, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Caberá ao município a desapropriação de algumas casas que ficam na área contemplada pelo projeto.  A área também vai ganhar um novo traçado viário. A Avenida Beira Canal está sendo pavimentada e formará uma alça passando pela Beira Mar e se conectando com a Rua Chã Grande.
A dona de casa Lucicleide Maria da Conceição, 35, moradora da primeira Travessa da Avenida Olinda, há mais de 10 anos, anda esperançosa com dias melhores. “Aqui o acesso de transporte é ruim e perigoso. A rua alaga quando chove e sofremos vários transtornos, mas acredito que nossa vida vai melhorar muito com essa obra”, destacou.
O retorno da obra traz, além de melhorias para a população, benefício para o meio ambiente.  Os dejetos que antes eram jogados no rio Beberibe pela estação de bombeamento existente na comunidade do V8 agora serão encaminhados para uma estação elevatória. 
“Esta obra tem o intuito de trazer infraestrutura urbana e oferecer qualidade de vida para os moradores, facilitando o deslocamento de ambulância, caminhão da coleta de lixo e, também, preservar o meio ambiente”, enfatiza a secretária de Obras da cidade, Simone Lucchese.

Mostra de curtas no Cinema São Luiz celebra dez anos da Especialização em Estudos Cinematográficos da Unicap

A Especialização em Estudos Cinematográficos da Unicap completa dez anos em 2017 e comemora a marca com uma mostra de curtas metragens, no dia 10 de abril, no Cinema São Luiz, no Recife. Durante a Mostra Estudos Cinematográficos Unicap, o público poderá conferir 12 filmes com entrada gratuita. O curso, idealizado pelo professor Alexandre Figueirôa, tem como objetivo preparar profissionais para atuação no âmbito da crítica de artes e espetáculos e na pesquisa acadêmica.

Buscando reconhecer e possibilitar o debate sobre o cinema realizado nas escolas, o evento tenta dar conta de uma lacuna, já que em Pernambuco há poucas janelas de exibição destinadas a este tipo de produção. Na programação, estão “Quarto para Alugar”, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, “Teoria dos Nós” de Priscila Urpia e Ricardo Costa, “O Tempo da Vida” de Dan Ortega e “Feministas” de Synara Veras de Araújo.

A mostra exibe também “Eles Não Estão Lá” de Erickson Marinho, “Voltarei” de Roberto Alves, “Resposta” de Pedro Ivo e “Caldeirão” de Carol Vergolino. Completam a lista “A Dança de Júlia” de Igor Lopes, “O Diário de Sharon” de Silvana Campelo Guimarães, “Para Shock” de Carla Marinho, além de “Victor vai ao Cinema”, com direção de Albert Tenório.

Um dos incentivadores dos alunos é o professor Almir Guilhermino, responsável por lecionar a disciplina “Realização Fílmica e Linguagem”, que deu espaço para a criação de roteiros e, posteriormente, possibilitou a realização dos filmes. O gênero curta é um dos mais cobiçados, não só pela influência, como também pelo baixo custo e possibilidade de experimentação. A Pós-Graduação está com a sua quinta turma em curso e é coordenada pelo professor Cláudio Bezerra. A produção é do coletivo La Sangre Mamute Produções, formado por então estudantes da quarta turma, e do Cineclube Revezes. 

Serviço
Mostra Estudos Cinematográficos Unicap
Data: 10 de abril
Horário: 19h
Onde: Cinema São Luiz, Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife
Entrada gratuita
Informações: 99874-6214/99177-1521



DETRAN-PE abre lances para 457 veículos no 4º leilão de 2017

Os interessados podem visitar hoje, até às 16h, o local do leilão para conhecer os veículos


O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o veículo removido, e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, seja levado a leilão, a exemplo do que será promovido, no dia 31, pela Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE. É o quarto leilão realizado este ano e disponibilizará 457 veículos. São carros e motos pertencentes a dois grupos: os recuperáveis, que podem voltar a circular pelas ruas e os irrecuperáveis, também conhecidos como sucata.

O evento será a partir das 9h da manhã no pátio da empresa Coliseum, localizada em Vitória de Santo Antão, às margens da Rodovia Luiz Gonzaga, a BR 232. Quem quiser pode comparecer ao local para visitação prévia dos veículos hoje até às 16h e amanhã, antes do início do leilão.O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN:www.detran.pe.gov.br.

O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, orienta os interessados a levar um mecânico para avaliar o estado geral do veículo. “O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento”, salienta Ribeiro.

Serviço:
4º Leilão 2016 de veículos apreendidos pelo DETRAN-PE
Quando: 31 de março de 2017, às 9h da manhã.
Onde: sede da Coliseum Leilões, em Vitória de Santo Antão, Rodovia Luiz Gonzaga, BR-232-Km 41- Distrito Ind. Vitória Sto. Antão/PE.

Paulista recebe quase R$ 2 milhões para obras de contenção de encostas


O secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, volta de Brasília, nesta quinta-feira (30.03), com boas noticias: depois de se reunir com o ministro das Cidades Bruno Araújo, conseguiu destravar recursos, na ordem de R$ 1,9 milhão (um milhão e novecentos mil reais) para obras de contenção de encostas na Vila Torres Galvão e Maranguape I.

Manoel Alencar também aproveitou a estada na Esplanada dos Ministérios para sensibilizar o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio, da necessidade de aumentar os investimentos para as ações de combate à violência no município. Serraglio mostrou-se preocupado com a situação apresentada por Alencar e garantiu que vai viabilizar o repasse de recursos para aumentar o número das 16 câmeras que hoje realizam o videomonitoramento da cidade, dentro do Centro Integrado de Segurança, operado por guardas municipais e policiais militares do 17º Batalhão – iniciativa que integra o Programa Paulista Conectado.

Para o secretario, a ida a Brasília foi bastante proveitosa. “Volto da capital federal cheio de esperanças. O encontro com o ministro Bruno Araújo resultou na liberação dos recursos para a Defesa Civil. As obras de contenção devem começar assim que o dinheiro cair na conta. Quanto ao reforço de nossos programas de combate à violência, Osmar Serraglio determinou que sua equipe avalie nosso pleito. Estou confiante”, finalizou Manoel Alen