Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Transporte escolar clandestino em Paulista está com os dias contados

Alteração da lei municipal aguarda aprovação da Câmara nos próximos dias, e, consequentemente, decreto municipal


   Vereador Fábio Barros destaca a importância da regulamentação dos condutores de transporte escolar no município.​ Foto: Divulgação/ Câmara.


A Câmara Municipal dos Vereadores do Paulista realizou na manhã da sexta-feira (31/03) audiência pública para coibir a atuação de motoristas irregulares no serviço do transporte escolar. Presidida pelo vereador Fábio Barros, atual presidente da Casa Torres Galvão, que defende esta bandeira desde sua campanha eleitoral, a audiência debateu várias propostas para a regulamentação da Lei 4312/2013. Trata-se de alterar a legislação, adequando e atualizando-a, com o objetivo de atender às demandas do setor do transporte escolar vigente no município. Uma comissão não deliberativa com os atores da sociedade civil, sob a coordenação do Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco (Sintepe), foi formada na manhã da sexta-feira (31/03) para acompanhar o passo a passo da deliberação e aprovação na Câmara nos próximos dias, proposta do vereador Fábio Barros.  

Segundo Barros, a questão do transporte escolar é metropolitano. “Esse tipo de política envolve outras cidades, e é caracterizado como um problema metropolitano, obviamente a legislação que cuida da regulamentação é municipal. Paulista tem a Lei 4312/2013, mas ela não foi regularizada. Nós estamos fazendo uma proposta de mudança, para que depois seja regularizada por Decreto Municipal”, adiantou. Segundo o vereador, até a aprovação, a comissão criada na manhã da última sexta-feira vai acompanhar todas as fases para que o transporte clandestino deixe de existir, e o regular realmente funcione na cidade. O vereador Alemão se solidarizou com os trabalhadores e afirmou defender a aprovação. “Estou feliz em contemplar esta classe tão lutadora e importante na nossa cidade”, disse.

Segundo os representantes do Conselho Tutelar do Paulista, os condutores que trabalham com o transporte escolar precisam fazer uma capacitação. O vereador Barros abraçou a causa e incluirá essa solicitação no projeto de lei. “Infelizmente a violência está em todo lugar, e prevenir é a melhor solução, principalmente na relação com criança e o adolescente”, destacou.

O presidente do Sindicato do Transporte Escolar de Pernambuco (Sintepe) José Bezerra cobrou a entrada dos veículos da categoria em corredores exclusivos no município, sobretudo nos horários de fluxo, facilitando ao aluno chegar na escola. Ele deu exemplos de outras cidades que já estão implantando esse serviço como Olinda e Cabo de Santo Agostinho, inclusive outros estados já regulamentaram: Sergipe, Ceará e Bahia. “Eu não vejo nenhuma dificuldade, em incluir na proposta de alteração da lei, a permissão dos nossos condutores cadastrados em transitar nos corredores exclusivos do Paulista”, disse.


Impostos

Em Recife, os condutores de transporte escolar estão isentos há 8 anos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Agora, com a aprovação da Lei 4312/2013, em Paulista os condutores terão o mesmo direito na isenção e ainda  para a melhoria do serviço, o presidente da Câmara Fábio Barros e o prefeito do Paulista Junior Matuto vão solicitar ao governador Paulo Câmara a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS) no âmbito estadual.

Aproveitando o discurso, o presidente do Sintepe Bezerra está propondo ao Congresso Nacional, através da solicitação aos vereadores deste município e de outros a apresentar proposta aos deputados federais, com o objetivo de um projeto de lei para a redução do ICMS aos condutores de transporte escolar no país. “Facilita a compra de veículos como também a linha de crédito. Nós tínhamos no Banco do Nordeste (BNB), chegamos a ter e no Banco do Brasil, mas infelizmente foi cortada. Renovar a frota significa melhorar a qualidade do serviço”, completou.


Texto e foto: Assessoria do Vereador Fábio Barros.

Pernambuco de Verdade identifica obras abandonadas e problemas no Sertão

Os deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) visitaram nesta sexta-feira (31) antigas promessas do Governo do Estado em Afogados da Ingazeira e Arcoverde, no segundo dia de atividades do Pernambuco de Verdade no Sertão do Estado. Estiveram presentes na agenda, os deputados Silvio Costa Filho (PRB), Álvaro Porto (PSD), Priscila Krause (DEM), Ossesio Silva (PRB) e o anfitrião, em Arcoverde, Júlio Cavalcanti (PTB).


Foto: Arthur Marrocos

"Estamos confiantes na vitória de Célia Sales", diz Armando em caminhada em Ipojuca

Na reta final da campanha suplementar em Ipojuca, o senador Armando Monteiro (PTB) afirmou estar muito confiante na vitória da candidata a prefeita Célia Sales (PTB), no próximo domingo (2). O líder petebista participou de uma grande caminhada no distrito de Camela ao lado da postulante, do ex-candidato Romero Sales e de lideranças locais, na tarde desta sexta-feira (31). Milhares de pessoas foram às ruas para declarar o apoio à postulação de Célia.

"Quando uma campanha se realiza dessa forma como Célia conduziu é um bom prenúncio do que poderá acontecer no domingo, no dia da eleição. Estamos muito confiantes e felizes porque o 14 tem aqui uma mulher de garra, uma mulher guerreira, uma mulher de fibra e que tem muito amor a Ipojuca", arrematou Armando Monteiro.

O senador destacou que a candidata a prefeita Célia Sales fez uma campanha vitoriosa ao longo dos últimos dias, mobilizando toda a sociedade ipojucana para construir um projeto que faça o município voltar a crescer. "Fizemos uma campanha vitoriosa, pelo clima, pelo crescimento, pelo carinho que a população tem a Célia e pela motivação de todo o grupo, pela mobilização dos jovens, das mulheres e de toda a sociedade de Ipojuca", disse o senador.

Além do senador Armando Monteiro, também participaram da caminhada o presidente estadual do PTB, o deputado José Humberto Cavalcanti, o deputado federal Ricardo Teobaldo (PTN), entre outras lideranças políticas locais.

Foto: Divulgação

Alunos da rede do Paulista passam por atendimento oftalmológico para receberem óculos

O programa Olhar Paulista segue contemplando alunos da rede municipal em toda a cidade. Nesta sexta-feira (31.03) foi à vez dos estudantes da Escola Marília Russel, localizada no bairro de Arthur Lundgren II Alto, receberem atendimento no Centro da Visão de Pernambuco (CEVIPE). A iniciativa, que tem o intuito de melhorar o desempenho acadêmico dessas crianças, já beneficiou cerca de nove mil alunos.

Os estudantes, com idade entre seis e 12 anos, inicialmente, passam por uma triagem, na própria escola, com os Agentes de Saúde Escolar. Caso seja detectada alguma alteração na visão, eles são direcionados ao CEVIPE, para a realização do exame oftálmico. Após isso, caso seja necessário, os estudantes recebem de forma gratuita os óculos de grau.

O aluno Ícaro de Medeiros, seis anos, foi diagnosticado com astigmatismo, mas isso não diminuiu a empolgação do garoto que estava ansioso para escolher logo a sua armação de cor vermelha. “Na sala de aula eu sempre tenho que sentar na frente, porque se eu ficar no fundo não enxergo nada. Fora a dor de cabeça e o incômodo que eu sinto nos olhos. Agora estou mais tranquilo e não vejo a hora de poder usar meus óculos vermelhos”, ressaltou.

O médico oftalmologista Carlos Gustavo Gonçalves explicou que além dos sintomas como dor de cabeça, vermelhidão e cansaço nos olhos, o astigmatismo também dificulta que o paciente enxergue letras pequenas. "Essa dificuldade afeta diretamente a capacidade de absorção dos conteúdos desses alunos em sala de aula. Por isso, é de suma importância fazer o teste do olhinho logo no nascimento do bebê e levar a criança ao oftalmologista no primeiro ano de vida. Neste período, muitas doenças podem ser diagnosticadas e tratadas”, completou.

OLHAR PAULISTA - O Olhar Paulista é uma iniciativa pioneira que envolve as secretarias municipais de Educação e Saúde, em parceria com o Lafepe (Laboratório Farmacêutico de Pernambuco). Paulista é o único município da Região Metropolitana do Recife que financia um programa capaz de realizar exames e entregar óculos de grau aos estudantes da rede de ensino com algum tipo de problema na visão. O programa foi criado pela gestão municipal em 2015 com a proposta de combater a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em sala de aula a partir da prevenção, identificação e correção dos problemas visuais. Ao longo de dois anos, a ação já beneficiou cerca de 9 mil alunos das 62 escolas da cidade. O público alvo são os estudantes na faixa etária de seis a 12 anos. A realização das triagens nas escolas e exames no consultório conveniado é contínua. Toda sexta-feira, por exemplo, 35 estudantes visitam o Cevipe, que fica no Centro do Paulista. A iniciativa é uma das ações prioritárias da gestão do prefeito Junior Matuto.

Precariedade no atendimento a doentes mentais é tema de encontro entre associações e Ministério da Saúde

A ABRATA -- Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos -- promoveu recentemente em sua sede em São Paulo um encontro com o coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, Dr. Quirino Cordeiro, e outras associações ligadas à questão do apoio ao doente mental e seus familiares, para apresentar um conjunto de reivindicações e sugestões para aprimorar a realidade do tratamento e assistência ao portador de distúrbio mental.
A iniciativa da ABRATA e das outras associações foi enfatizar ao novo coordenador algumas das questões consideradas vitais pelas entidades para a melhoria do atendimento e acolhimento a pessoa com transtornos mentais, tais como a melhoria dos atendimentos nos CAPS e ampliação da sua capilaridade, atendimentos em residências terapêuticas, criação de leitos psiquiátricos em hospitais gerais, manutenção de alguns dos hospitais psiquiátricos e criação de ambulatórios especializados em psiquiátrica.
“As políticas públicas devem fundamentalmente trazer benefícios para a sociedade. Hoje tentamos criar uma agenda de ações pautadas em questões técnicas e não ideológicas. Temos o projeto de criar um fórum que congregue todas as associações relacionadas com as doenças mentais para criar um ambiente produtivo de discussões”, explicou Quirino Cordeiro.

Bairros do Cabo de Santo Agostinho recebem obras de ampliação da distribuição de água

Para executar uma interligação de adutoras hoje (31), na Cidade Garapu, o abastecimento foi suspenso para 18 localidades, por 24 horas

Dois dos bairros mais populosos do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, estão sendo contemplados com obras de ampliação e melhorias da rede de distribuição de água. A Compesa atua com frentes de trabalho simultâneas nos bairros Cidade Garapu e Charneca para a construção de estações de bombeamento e implantação de novas tubulações, Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e novas ligações domiciliares. Hoje (31) foi iniciada uma intervenção, na Cidade Garapu, para executar a interligação da rede principal do novo sistema à Adutora de Suape. O serviço será concluído amanhã (1º), às 8h.


Para realizar a intervenção, foi necessário suspender o abastecimento de água, por 24 horas, para 18 localidades do Cabo de Santo Agostinho: Alto do Cruzeiro, Alto dos Mirandas, Bela Vista, Centro, Charnequinha, Cohab, Garapu, Jardim Santo Inácio, Loteamento Garapu, Malaquias, Mauriti, Nossa Senhora do Rosário, Nova Garapu, Pirapama, São Francisco, Suape-Praia, Vila Californiana e Vila Claudete. O fornecimento de água para as localidades será retomado após a finalização do serviço, seguindo o calendário de cada área.

Mais de 50 mil pessoas serão beneficiadas com a Obra de Ampliação do Sistema de Abastecimento do Cabo de Santo Agostinho, na qual são investidos cerca de R$ 18 milhões, recursos do governo federal, CAIXA, governo de Pernambuco e Compesa. O prazo para a conclusão do projeto é maio de 2018. No bairro de Cidade Garapu, está prevista a construção de duas estações elevatórias (bombeamento), o assentamento de 334 metros de adutora e quase 98 quilômetros de rede, além da implantação de nove Válvulas Redutoras de Pressão e 4.296 ligações domiciliares.

Para o bairro da Charneca, a obra consiste na execução de uma estação de bombeamento, implantação de 2,6 quilômetros de adutora e 12 quilômetros de rede de abastecimento. Na localidade também serão instaladas 13 válvulas e 1.079 novas ligações domiciliares.