Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Programa de Iluminação de Campo de Várzea chega ao Janga

Governo municipal prioriza lazer e segurança nas praias

Reunião do prefeito Junior Matuto e vereador Fábio Barros, em julho de 2016, com dirigentes de futebol amador das praias.  Foto: Divulgação. 

Jogar bola à noite nos campos de várzea na cidade do Paulista agora será uma realidade no bairro do Janga. Antes a falta de iluminação desestimulava jogadores e amadores a ter um momento de lazer com segurança. Mas com o compromisso de transformar esses locais em cenários de inspiração de futuros profissionais, em novembro de 2016, levou o prefeito Junior Matuto a assumir a responsabilidade de requalificar os 25 campos cadastrados no município, através da secretaria de Serviços Públicos. O ato inibe a violência e oferta novas oportunidades, a exemplo do jogador Mário Neto, na categoria Sub-13 do Sport Club do Recife, que começou no Botafogo Futebol Clube do Paulista. Em consonância com este serviço, o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, Fábio Barros, abraçou o incentivo do governo em acolher os campos de várzea no ano passado.


Foto Herbert Andrade | Vereador Fábio Barros sendo entrevistado sobre a iluminação do Botafogo.


No bairro do Janga, em Paulista, a Prefeitura vai beneficiar o tradicional time do Botafogo, fundado em 1972 e registrado na Federação Pernambucana de Futebol. A ação parte do diálogo entre o vereador Fábio Barros com o prefeito Junior Matuto na inclusão do Botafogo no Programa Iluminação nos Campos de Várzea. Com isso, após 25 anos de uso, os jogadores mirins, juvenis e adultos ganharam um presente na estrutura física. Serão implantados seis postes galvanizados, cada um com 12 metros; três refletores com potência de 1.000 Watts, seis cruzetas, sistema moderno de tubulação e fiação elétrica.


Foto: Herbert Andrade​ | Vereador Fábio Barros visita campo de várzea do Botafogo; ao lado do secretário de Serviços Públicos, Jaime Domingos; diretor de Iluminação, Cláudio Nascimento; e do presidente do Botafogo, José Romildo de Santana.  

Nesta segunda-feira, Barros visitou o campo ao lado do secretário Jaime Domingos, diretor de Iluminação Pública, Cláudio Nascimento, ​do presidente do time José Romildo e do diretor esportivo, Ivanildo Romildo de Santana​​. “Isso é uma luta de vários grupos que hoje parte do chamado futebol amador, conhecido como futebol de várzea. Nós temos aqui três espaços bastante frequentados nas praias: PelaJanga, Nacional e Botafogo. Esses grupos se reuniram conosco no ano passado, em várias vezes, e nós fizemos um pleito ao prefeito Junior Matuto. Na época já falava do Programa de Iluminação dos Campos de Várzea. E agora, o Botafogo já será o primeiro contemplado”, disse.

Defesa Civil faz trabalho preventivo nas áreas de risco em Paulista

O inverno ainda não começou, mas a Defesa Civil do Paulista já está nas áreas de risco para evitar que desastres aconteçam. O trabalho preventivo consiste na realização de vistorias, aplicação de lonas plásticas e orientação em geral. Nesta segunda-feira (03.04), profissionais do órgão atenderam a pelo menos dois chamados, um no bairro da Vila Torres Galvão e outro no Nobre. Nos locais, os agentes da Defesa Civil eliminaram a vegetação rasteira e protegeram a barreira para evitar deslizamentos durante o período chuvoso.

A Operação Inverno Seguro – nome dado ao trabalho preventivo – tem como meta colocar pelo menos 60 mil metros de lonas até o início do período chuvoso, beneficiando diversos bairros da cidade. A iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, também tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de não jogar lixo ou deixar entulhos nas encostas, evitar o plantio de plantas nas áreas de morro, além coibir a construções irregulares nas áreas de barreira.

A dona de casa Maria José Ferreira, 63 anos, que reside na Avenida Presidente João Goulart, na comunidade da Vila da Chesf, na Vila Torres Galvão, recebeu a visita dos técnicos da Defesa Civil. Ela já passou por um grande susto por conta de uma barreira. “Não tenho do que reclamar da Defesa Civil. Sempre que ligo, eles chegam aqui na minha casa. E da mesma forma aconteceu em 2014, quando a barreira derrubou o muro e a parede do quarto dos fundos. Por sorte a minha filha não estava no local”, relatou. Na residência da idosa a equipe da prefeitura colocou a lona e protegeu a área de eventuais deslizamentos.

Os técnicos também realizaram a colocação de lona na casa de Reginaldo Cipriano. O morador da 1º Travessa da Rua Sabugi, no bairro do Nobre, entrou em contato com a Defesa Civil na última semana. A residência dela foi construída em cima de uma barreira, por isso, existe o cuidado de proteger a área para evitar deslizamentos.     

Os moradores que estiverem enfrentando algum tipo de problema em área de risco podem acionar as equipes da Defesa Civil Municipal. As ocorrências podem ser informadas pelo fone 153 ou no 0800.281.0958. O contato pode ser feito por telefone fixo ou celular, em ambos os casos a ligação é de graça. 

Equipe do Samu Paulista realiza parto em casa no bairro Nossa Senhora da Conceição



Mesmo sendo um dos chamados rotineiros, mas sempre envolve muita emoção. Os socorristas do Samu Paulista ajudaram a trazer ao mundo um bebê no bairro Nossa Senhora da Conceição. O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (03.04).