Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Amanhã: Vereador Fábio Barros vai transmitir audiência pública da Reforma da Previdência

Nesta quinta-feira (6), às 9h, o vereador Fábio Barros transmitirá ao vivo no Facebook a audiência da Reforma da Previdência no Plenário da Câmara Municipal dos Vereadores do Paulista. A sessão é promovida pela Câmara e Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Pernambuco. Estarão presentes membros de entidades sindicais para fortalece o debate, no Plenário da Câmara, no prédio da Prefeitura da Cidade do Paulista.


Em Brasília, Junior Matuto visita parlamentares para destravar liberação de emendas

Foto: Divulgação 

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, está em Brasília buscando informações da tramitação dos recursos federais que foram destinados ao município do Paulista, através de emendas parlamentares. O primeiro gabinete visitado pelo gestor, na manhã desta quarta-feira (05.04), foi o do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PMDB), que ao longo dos últimos quatro anos, destinou o montante de R$ 9,7 milhões para a saúde e a infraestrutura urbana da cidade.

Atualmente, Paulista tem a maior parte da receita arrecadada comprometida com os repasses obrigatórios com a saúde, 15% e Educação 25%, além das despesas com o pagamento da folha de salário dos servidores e da manutenção e limpeza da cidade. Para tocar as obras de infraestrutura necessárias para o município, a exemplo de construção de postos de saúde, pavimentação de ruas ou reformas de escolas, a saída é buscar recursos federal, estadual ou das emendas dos parlamentares.

Desde o ano 2000 que Cadoca destina recursos para Paulista. A última emenda parlamentar no valor de R$ 450.000,00, foi assegurada no final do ano passado e será investida na área da saúde. “Meu amor pela cidade é antigo. Mas, agora fico feliz em colocar minhas emendas para Paulista, porque Junior transforma os recursos em obras para melhorar a vida das pessoas”, declarou o deputado.

Diversas obras no Paulista foram realizadas graças as emendas parlamentares, combinadas ao poder de execução da gestão. “Não tem coisa pior para um parlamentar do que destinar recursos e saber que o valor não foi revertido em benefício para a população. Por isso, procuramos não desperdiçar o empenho, a boa vontade politica e os recursos destinados para Paulista. Caiu o dinheiro no cofre, é imediatamente utilizado em obras. Foi assim que pavimentamos 65 ruas, construímos postos de saúde e reformamos escolas”, finalizou Junior Matuto.

Audiência pública sobre a Reforma da Previdência será amanhã em Paulista. Participe!

A Câmara Municipal dos Vereadores do Paulista e a Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Pernambuco realizam audiência pública sobre a Reforma da Previdência, na quinta-feira, 6 de abril de 2017, às 9h. Estarão presentes membros de entidades sindicais para fortalece o debate, no Plenário da Câmara, no prédio da Prefeitura da Cidade do Paulista.




Data: 6 de abril de 2017 (Quinta-feira)
Local: Plenário da Câmara (prédio da Prefeitura)

Três novas creches estão sendo finalizadas em Ipojuca

E mais três já estão em processo licitatório e irão funcionar em Maracaípe, Serrambi e no Campo do Avião
Fotos: Dan Luiz/Prefeitura do Ipojuca 


Muito em breve os moradores do Ipojuca poderão contar com três novas creches, que estão sendo construídas pela Prefeitura em Nossa Senhora do Ó (duas) e em Ipojuca-Sede. Além disso, a Prefeitura já iniciou o processo licitatório para a construção de outras três creches em Maracaípe, Serrambi e Campo do Avião. Assim, a previsão é de que até o final deste ano o município possa ofertar à população serviços de pelo menos oito creches, sendo seis novas.

Hoje funcionam no município duas creches, atendendo a 350 crianças, localizadas no Loteamento Canoas (distrito de Nossa Senhora do Ó) e em Porto de Galinhas. As unidades contam com 14 ambientes escolares divididos em berçário (para as crianças de seis meses até um ano de idade) e maternal (crianças entre 1-3 anos). Tem salas de aula, fraldário, sala de repouso, banheiros, cozinha, refeitório, administração, áreas de serviço e recreação com parquinho.

No ano passado a Prefeitura iniciou o processo de construção e licitação de novas unidades. Ainda neste mês de abril, a Secretaria de Educação irá inaugurar mais uma creche para atender a 264 crianças do distrito de Nossa Senhora do Ó. Inclusive se encontra em aberto até quinta-feira (6) o período da pré-matrícula.

Quando estiver funcionando, a Creche Municipal Maria Rejane da Silva Santos contará com cinco blocos de atuação. O Pedagógico, com salas de atividades, fraldário, sanitários infantis, repouso, alimentação e solário; o Administrativo, com recepção, secretaria, diretoria, sala de professores e banheiros (masculinos e femininos); o de Serviços, com rouparia, lavanderia, depósito, dispensa, cozinha e bancada para o preparo dos alimentos; o Lactário, com área de higienização pessoal e área de preparação de alimentos; e o bloco de Serviços Externos, equipado com área de secagem de roupas, depósito de lixo orgânico e reciclável.

Outras duas unidades estão sendo erguidas em Ipojuca-Sede e no terreno ao lado da Escola Municipal Integral Governador Eduardo Campos, em Nossa Senhora do Ó, beneficiando mais 814 crianças. Além disso, mais três creches já estão em processo licitatório e irão funcionar em Maracaípe, Serrambi e no Campo do Avião, possibilitando o ingresso de mais 650 alunos.


Fotos: Dan Luiz/Prefeitura do Ipojuca 

Profissionais da Educação do Paulista buscam diretrizes para continuar garantindo melhores condições de aprendizagem na rede

Gestores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Educação do Paulista se reuniram nesta manhã desta quarta-feira (5), na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro, para traçar novas ações para a pasta e avaliar as que foram realizadas pelo grupo anteriormente. Na ocasião, também foram definidos novos planos de ações para o mês de abril e a construção de estratégias e metas para a atuação destes profissionais nas escolas.

Carlos Junior, secretário municipal de Educação, falou sobre a importância do encontro para a formação dos professores. “Nosso interesse maior é acompanhar e dar continuidade ao trabalho. Através dessas reuniões, que estão acontecendo sistematicamente, estamos acompanhando o retorno positivo destes profissionais, em sala de aula, junto ao rendimento escolar, para melhorar a qualidade da educação do município de Paulista”, explicou.

O professor Emanuel Souto, secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional, coordenou  a reunião, que teve como foco principal o repasse, para os educadores, da análise de indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), junto à proposta educacional da Rede Municipal de Ensino do Paulista.

“Ficaram definidas novas diretrizes para garantir melhores condições de aprendizagem para os alunos. O compromisso do secretário e da gestão é garantir espaço de formação para os professores, criar uma definição de politica que aponte uma proposta de currículo para tomar forma dentro das escolas. Pretendemos evidenciar a presença da secretaria, ainda mais atuante, nas rotinas da escola, bem como toda a equipe de gestores, que tem como foco principal alinhar a secretaria para promover intervenções no campo pedagógico, neste primeiro semestre”, ressaltou Souto. 

Defesa Civil prepara Paulista para o inverno

Foto: Almir Martins
A preparação da cidade para o inverno está mobilizando setores estratégicos da Prefeitura do Paulista. Desde o início do ano, os servidores atuam em várias frentes para evitar que o período chuvoso provoque transtornos à população. Além das equipes da Secretaria de Serviços Públicos, que trabalham na limpeza de galerias e canais, agentes da Defesa Civil estão nas ruas para cuidar das famílias que residem nas áreas de risco.

Com um trabalho preventivo, graças à Operação Inverno Seguro, os servidores da Defesa Civil estão realizando vistorias, aplicando lonas plásticas e oferecendo diversos tipos de orientação. A iniciativa beneficia diversos bairros da cidade, principalmente, aqueles que já são monitorados pelos técnicos do órgão municipal.   

Todos os dias os profissionais da Defesa Civil visitam as comunidades para atender as ocorrências e conscientizar à população sobre a importância de não jogar lixo ou deixar entulhos nas encostas, evitar o plantio de plantas nas áreas de morro, além coibir a construções irregulares nas áreas de barreira.  

Os moradores que estiverem enfrentando algum tipo de problema em área de risco podem acionar as equipes da Defesa Civil Municipal. As ocorrências podem ser informadas pelo fone 153 (Guarda Municipal) ou no 0800.281.0958. O contato pode ser feito por telefone fixo ou celular, em ambos os casos a ligação é de graça.