Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Amanhã: Vereador Fábio Barros vai transmitir audiência pública da Reforma da Previdência

Nesta quinta-feira (6), às 9h, o vereador Fábio Barros transmitirá ao vivo no Facebook a audiência da Reforma da Previdência no Plenário da Câmara Municipal dos Vereadores do Paulista. A sessão é promovida pela Câmara e Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Pernambuco. Estarão presentes membros de entidades sindicais para fortalece o debate, no Plenário da Câmara, no prédio da Prefeitura da Cidade do Paulista.


Em Brasília, Junior Matuto visita parlamentares para destravar liberação de emendas

Foto: Divulgação 

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, está em Brasília buscando informações da tramitação dos recursos federais que foram destinados ao município do Paulista, através de emendas parlamentares. O primeiro gabinete visitado pelo gestor, na manhã desta quarta-feira (05.04), foi o do deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PMDB), que ao longo dos últimos quatro anos, destinou o montante de R$ 9,7 milhões para a saúde e a infraestrutura urbana da cidade.

Atualmente, Paulista tem a maior parte da receita arrecadada comprometida com os repasses obrigatórios com a saúde, 15% e Educação 25%, além das despesas com o pagamento da folha de salário dos servidores e da manutenção e limpeza da cidade. Para tocar as obras de infraestrutura necessárias para o município, a exemplo de construção de postos de saúde, pavimentação de ruas ou reformas de escolas, a saída é buscar recursos federal, estadual ou das emendas dos parlamentares.

Desde o ano 2000 que Cadoca destina recursos para Paulista. A última emenda parlamentar no valor de R$ 450.000,00, foi assegurada no final do ano passado e será investida na área da saúde. “Meu amor pela cidade é antigo. Mas, agora fico feliz em colocar minhas emendas para Paulista, porque Junior transforma os recursos em obras para melhorar a vida das pessoas”, declarou o deputado.

Diversas obras no Paulista foram realizadas graças as emendas parlamentares, combinadas ao poder de execução da gestão. “Não tem coisa pior para um parlamentar do que destinar recursos e saber que o valor não foi revertido em benefício para a população. Por isso, procuramos não desperdiçar o empenho, a boa vontade politica e os recursos destinados para Paulista. Caiu o dinheiro no cofre, é imediatamente utilizado em obras. Foi assim que pavimentamos 65 ruas, construímos postos de saúde e reformamos escolas”, finalizou Junior Matuto.

Audiência pública sobre a Reforma da Previdência será amanhã em Paulista. Participe!

A Câmara Municipal dos Vereadores do Paulista e a Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Pernambuco realizam audiência pública sobre a Reforma da Previdência, na quinta-feira, 6 de abril de 2017, às 9h. Estarão presentes membros de entidades sindicais para fortalece o debate, no Plenário da Câmara, no prédio da Prefeitura da Cidade do Paulista.




Data: 6 de abril de 2017 (Quinta-feira)
Local: Plenário da Câmara (prédio da Prefeitura)

Três novas creches estão sendo finalizadas em Ipojuca

E mais três já estão em processo licitatório e irão funcionar em Maracaípe, Serrambi e no Campo do Avião
Fotos: Dan Luiz/Prefeitura do Ipojuca 


Muito em breve os moradores do Ipojuca poderão contar com três novas creches, que estão sendo construídas pela Prefeitura em Nossa Senhora do Ó (duas) e em Ipojuca-Sede. Além disso, a Prefeitura já iniciou o processo licitatório para a construção de outras três creches em Maracaípe, Serrambi e Campo do Avião. Assim, a previsão é de que até o final deste ano o município possa ofertar à população serviços de pelo menos oito creches, sendo seis novas.

Hoje funcionam no município duas creches, atendendo a 350 crianças, localizadas no Loteamento Canoas (distrito de Nossa Senhora do Ó) e em Porto de Galinhas. As unidades contam com 14 ambientes escolares divididos em berçário (para as crianças de seis meses até um ano de idade) e maternal (crianças entre 1-3 anos). Tem salas de aula, fraldário, sala de repouso, banheiros, cozinha, refeitório, administração, áreas de serviço e recreação com parquinho.

No ano passado a Prefeitura iniciou o processo de construção e licitação de novas unidades. Ainda neste mês de abril, a Secretaria de Educação irá inaugurar mais uma creche para atender a 264 crianças do distrito de Nossa Senhora do Ó. Inclusive se encontra em aberto até quinta-feira (6) o período da pré-matrícula.

Quando estiver funcionando, a Creche Municipal Maria Rejane da Silva Santos contará com cinco blocos de atuação. O Pedagógico, com salas de atividades, fraldário, sanitários infantis, repouso, alimentação e solário; o Administrativo, com recepção, secretaria, diretoria, sala de professores e banheiros (masculinos e femininos); o de Serviços, com rouparia, lavanderia, depósito, dispensa, cozinha e bancada para o preparo dos alimentos; o Lactário, com área de higienização pessoal e área de preparação de alimentos; e o bloco de Serviços Externos, equipado com área de secagem de roupas, depósito de lixo orgânico e reciclável.

Outras duas unidades estão sendo erguidas em Ipojuca-Sede e no terreno ao lado da Escola Municipal Integral Governador Eduardo Campos, em Nossa Senhora do Ó, beneficiando mais 814 crianças. Além disso, mais três creches já estão em processo licitatório e irão funcionar em Maracaípe, Serrambi e no Campo do Avião, possibilitando o ingresso de mais 650 alunos.


Fotos: Dan Luiz/Prefeitura do Ipojuca 

Profissionais da Educação do Paulista buscam diretrizes para continuar garantindo melhores condições de aprendizagem na rede

Gestores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Educação do Paulista se reuniram nesta manhã desta quarta-feira (5), na Faculdade Joaquim Nabuco, Centro, para traçar novas ações para a pasta e avaliar as que foram realizadas pelo grupo anteriormente. Na ocasião, também foram definidos novos planos de ações para o mês de abril e a construção de estratégias e metas para a atuação destes profissionais nas escolas.

Carlos Junior, secretário municipal de Educação, falou sobre a importância do encontro para a formação dos professores. “Nosso interesse maior é acompanhar e dar continuidade ao trabalho. Através dessas reuniões, que estão acontecendo sistematicamente, estamos acompanhando o retorno positivo destes profissionais, em sala de aula, junto ao rendimento escolar, para melhorar a qualidade da educação do município de Paulista”, explicou.

O professor Emanuel Souto, secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional, coordenou  a reunião, que teve como foco principal o repasse, para os educadores, da análise de indicadores do Índice de Dese