Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Como fazer uma páscoa mais feliz?


LBV participa de Páscoa Solidária promovida pelo Grupo Pão de Açúcar



Neste sábado, 8, a Legião da Boa Vontade reunirá mais de 800 voluntários em mais uma ação de solidariedade, promovida pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) em todo o Brasil. A LBV participará da campanha Páscoa Solidária, que tem como objetivo sensibilizar os clientes e colaboradores do GPA a doarem ovos de páscoa e chocolates para presentear crianças e famílias atendidas pela Instituição.

A iniciativa ocorrerá das 8 às 20 horas. Nesta data, as lojas do Pão de Açúcar (Piedade e Rosa e Silva),Extra Hipermercados (Benfica e Boa Viagem) e Extra Supermercados (Boa Vista, Espinheiro e Olinda) receberão os voluntários da LBV. Em todo o país, a ação solidária está distribuída em mais de 70 lojas do GPA para arrecadação de ovos de páscoa e chocolates.

Participe e doe!
Vá a uma das lojas do GPA mais próxima de você, colabore com a Páscoa Solidária e ajude a fazer milhares de crianças e famílias mais felizes!

Para outras informações sobre o trabalho da LBV, acesse www.lbv.org ou ligue 0800 055 50 99. Curta e compartilhe as ações da Legião da Boa Vontade nas redes sociais: Facebook (LBVBrasil), YouTube (LBVBrasil) Twitter (@LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil).

OAB-PE acompanha caso de fisioterapeuta assassinada em Boa Viagem

A Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE está acompanhando, nesta quinta-feira (6), o caso do assassinato da fisioterapeuta Tássia Mirella Sena, de 28 anos, e já se colocou à disposição da família da vítima. O combate à violência contra a mulher é umas das principais pautas da Comissão.

A Comissão esteve presente no velório da jovem, no bairro de Santo Amaro, e aguarda o fim da audiência de custódia no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra.

Mirella Sena foi encontrada morta no flat onde morava, na Rua Ribeiro de Brito, em Boa Viagem, na manhã de hoje. O principal suspeito é o comerciante Edvan Luiz, vizinho da jovem, autuado em flagrante.

Nota Pública - Feminicídio em Pernambuco

A OAB-PE, por sua diretoria e pela Comissão da Mulher Advogada, vem a público registrar a indignação diante dos feminicídios de Tássia Mirella Sena de Araújo e Margarida da Silva Moura.

Dois crimes bárbaros, praticados em um intervalo de três dias, que colocam em evidência a gravidade do problema da violência de gênero e as raízes profundas do machismo em nosso país.

Apesar dos avanços legislativos, a cada ano, aumentam os índices e os números absolutos da violência contra a mulher e o Brasil segue na vexatória quinta posição entre os países que mais matam mulheres no mundo.
  
Nesse momento de luto e comoção social, a OAB-PE presta integral solidariedade aos familiares das vítimas, rogando das autoridades que os responsáveis sejam investigados e punidos exemplarmente.

Reafirmamos, ainda, o nosso compromisso de combater o preconceito e a violência de gênero, conclamando toda a advocacia, poderes públicos e a sociedade civil para somar esforços nessa luta urgente.

Ronnie Preuss Duarte
Presidente da OAB-PE

Fernanda Braga Maranhão
Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE

Cláudio Soares de Oliveira Ferreira
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE

Educação mobiliza estudantes e servidores em prol da cultura de paz nas escolas do Paulista

Foto: Amir Martins
A partir deste mês, estudantes, professores, orientadores e gestores de 15 unidades de ensino do Paulista iniciam uma formação voltada à promoção da cultura de paz nas escolas, por meio de um programa que visa prevenir à violência e disseminar o conceito respeito às diferenças. Trata-se do PROPAZ, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Nesta sexta-feira (07.04), um seminário realizado no SENAC, em Jardim Paulista, marcou o início das atividades do programa nesse ano. O evento contou com a presença do cantor e compositor pernambucano Nando Cordel, que desenvolve um trabalho artístico em torno do tema.

A ideia da gestão municipal com o PROPAZ é tornar alunos embaixadores da paz, através de um processo de formação com psicólogos, pedagogos e orientadores educacionais. Esses profissionais vão visitar as escolas para capacitar os alunos e os servidores acerca de vários temas, entre eles, direitos humanos, igualdade de gênero e racial, ética, além da violência doméstica e no ambiente educacional.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, ressaltou a importância do programa para as unidades de ensino da rede. “A educação é o melhor caminho para semear a cultura de paz, por isso, decidimos investir no PROPAZ. Desta forma, vamos discutir e debater esse tema nas escolas, formando estudantes e servidores. Queremos tornar Paulista uma referência no nosso Estado”, comentou o gestor municipal, que decidiu ampliar a iniciativa por entender que a violência só leva à cadeia ou à morte.

A primeira unidade de ensino que receberá a visita pela equipe da Educação será a Escola Municipal Gêlda Amorim, no bairro de Paratibe. A escola possui um grande número de estudantes, distribuídos em diversas faixas etárias, por isso, a ação vai beneficiar crianças, adolescentes e adultos, além dos servidores da educação. A ação vai contar com o apoio da Polícia Militar (17º BPM), Ministério Público e Conselho Tutelar Paulista.

Após fazer uma apresentação musical, o cantor e compositor Nando Cordel falou sobre a trajetória artística dedicada a promoção da cultura de paz. “Ao longo da minha carreira sempre busquei semear a paz. Mas, para fazer isso, comecei a trabalhar esse conceito dentro de mim. Quem busca a paz começa a mudar. É por isso que nas minhas canções sempre procurei falar sobre esse tema. Estou muito feliz por saber que Paulista desenvolve um projeto sobre a cultura de paz nas escolas. Esse é o caminho para um futuro diferente”, frisou.  

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Fábio Barros, destacou que as pessoas precisam conhecer mais sobre a paz. "As escolas nos ensinam sobre as guerras, mas é preciso estudar a cultura de paz. Se eu perguntar às crianças e aos adolescentes quem foi Dom Helder Câmara, Albert Einstein, Gandhi, Irmã Dulce, Chico Xavier, eles na grande maioria não vão saber responder?", finalizou, estimulando os docentes a trabalhar esse conceito em sala de aula. O parlamentar também representou os vereadores Eudes Farias, Fabiano Paz, Antônio Valpassos (Tonico) e Edinho, que foi o autor da Lei 4.566, institui o Programa de Cultura de Paz nas Escolas.

O PROPAZ surgiu, em 2014, como uma ferramenta de mediação de conflitos escolar, capacitando mediadores para atuarem em cinco unidades que apresentavam maior índice de violência. Em novembro de 2015, após a sansão da lei, a ação foi se reestruturando para um programa de intervenção mais direta, não apenas mediando conflitos e sim, apresentando sugestões de integração comunitária que objetiva, trabalha, informa, orienta, direciona ações que contemplam o respeito à vida, o meio ambiente, incentivo a comunidade escolar a administrar os conflitos de forma pacífica.

Também participaram do evento, a promotora do Ministério Público de Pernambuco (sede Paulista), Izamar Pontes; o capitão do 17º BPM, Manasés; além de servidores da Educação.

Com 13,2% de desempregados, brasileiros não confiam no próprio emprego

Ainda é alta a falta de segurança da população brasileira quanto ao próprio emprego, é o que revelou o Índice Nacional de Confiança do Consumidor, realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) - Ipsos, em fevereiro deste ano. De 1.200 pessoas entrevistadas, 51% disseram que se sentem um pouco/muito menos confiante quanto ao emprego, comparando com seis meses atrás. 

A taxa de desocupação, hoje, no Brasil é de 13,2%, a mais elevada desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Para tratar sobre o Retrato da Crise, o economista Marcos Lisboa será o entrevistado do Programa Ponto a Ponto, deste sábado (8), com a jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda, à meia-noite, na BandNewsTV. A atração será reprisada no domingo (9), às 17h.

Marcos Lisboa é doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia, já foi secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda entre 2003 e 2005 e também presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). 

TCE determina cancelamento de seleção no Paulista

Acatando a determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), através de medida cautelar, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista revogou o processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 149 profissionais para atender com urgência aos programas sociais do município e do Centro de Referência da Mulher.

A determinação do TCE foi motivada pelo questionamento de sete pontos considerados falhos no processo seletivo, a exemplo de falta de objetividade e o tempo de experiência.  Depois de revogar o certame, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes vai analisar as funções que serão colocadas à disposição e realizar um novo processo seletivo.

As pessoas que participaram da primeira etapa da seleção pode, a partir de segunda-feira (10.04), resgatar os documentos entregues no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Praias, localizado na Avenida Claudio Gueiros Leite, 2000, das 8h às 13h.

Ação do governo pela paz é reconhecida pelo presidente da Câmara Fábio Barros

Foto: Tonico
O presidente da Câmara dos Vereadores do Paulista, Fábio Barros, participou na manhã dessa sexta-feira (7), do Seminário Propaz nas Escolas - Semeando a Cultura de Paz, no auditório do Senac. Com alunos de 13 escolas do município, ele reconheceu a ação do Governo Municipal e se colocou à disposição da Secretaria de Educação do