Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Uma nova via, uma nova história


Duplicação da PE-01 ganhará iluminação de LED




O presidente da Câmara dos Vereadores, Fábio Barros (PSB), mediou audiência pública sobre a duplicação e requalificação dos 4,5 km da PE-01 (Avenida Cláudio Gueiros Leite), que foi realizada após aprovação de seu requerimento na sessão plenária da Câmara. Ele apresentou os principais tópicos: duplicação da Ponte do Janga, propostas de sinalização, após conversar com a população do bairro, ordenamento de calçadas, e ciclovia. Junior esteve presente, ouviu a população e se comprometeu a incorporar as sugestões apresentadas pelos moradores.

A obra dos 4,5 km está orçada em mais de 16 milhões, 10% é a contrapartida da cidade. A PE-01 considerada uma das mais movimentadas, ao todo, tem 12 km de extensão somente em Paulista, cortando toda orla. A rodovia liga Olinda a Paulista, através da Ponte do Janga, e vai beneficiar os bairros de Engenho Maranguape, Maria Farinha, Pau Amarelo, Loteamento Conceição e Janga.

Cerca de 50 mil veículos trafegam no local, e nos finais de semana e feriados o fluxo fica ainda maior, chegando a 80 mil. Um fluxo relevante se comparado com os principais corredores viários do Recife, registrando em média 60 mil veículos por dia. Para reduzir o número de acidentes com vítimas à noite, o gestor anunciou a instalação de iluminação de LED no trecho da duplicação, atendendo o requerimento do vereador Fábio Barros.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulista tem 300.466 habitantes. Como a obra da duplicação da PE-01 afeta diretamente aos moradores da cidade, inclusive aos moradores Janga – um dos bairros mais populosos do Paulista, são 56 mil habitantes – Fábio Barros destacou o objetivo da audiência pública. “Aqui foi um momento para a população buscar respostas do poder público do andamento da obra da PE-01”, disse o vereador Fábio Barros. “O povo vai saber da importância dessa obra quando estiver concluída”, completou o prefeito do Paulista, Junior Matuto.

Com transmissão ao vivo, na página do Facebook de Fábio Barros, o prefeito Junior Matuto (PSB) esteve acompanhado dos secretários Thiago Magalhães (Infraestrutura); José Rodrigues da Costa Neto (Mobilidade e Administração das Regionais); Manoel Alencar (Segurança Cidadã), e Francisco Padilha (Gabinete) e o diretor de Transportes, Alessandro Rodrigues. Os vereadores Tonico Valpassos (PSB) e Edmilson do Pagode (PSD).

AO VIVO – Moradores e mais de 80 internautas, através de transmissão ao vivo no Facebook do vereador Fábio Barros, interagiram na audiência pública e Prefeitura do Paulista respondeu perguntas sobre o andamento da obra. Foram mais de três mil visualizações, somente na rede social. Vídeo está disponível para a população.

Atividades esportivas de graça na Orla do Janga

Foto: Jorge Macrino
Entre os dias 20 e 29 de abril, a cidade do Paulista, na Região Metropolitana, sedia o projeto Verão Esportivo, que reúne diversas atividades gratuitas na Avenida Beira-mar, Orla do Janga. Quem comparecer ao local poderá participar de oficinas esportivas, atividades radicais e competições de modalidades de praia. Para viabilizar o evento, uma arena está sendo montada na faixa de areia. A estrutura terá capacidade para receber quase duas mil pessoas.

A abertura oficial do evento será nesta quinta (20.04), às 10h, na arena esportiva. O evento vai contar com a presença de representantes da Prefeitura do Paulista e do Governo Federal. A iniciativa faz parte das ações estratégicas da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, e conta com a parceria do Ministério do Esporte.

Acompanhando a montagem da estrutura da arena, o secretário de Políticas Sociais e Esporte, Augusto Costa, revelou que espera uma grande participação do público da cidade. “Estamos mobilizando muita gente pra participar do projeto. Vamos trazer muitos estudantes, pais e filhos, além de moradores dos quatro cantos do município. Queremos envolver todos nessa ação, que é gratuita e busca estimular a prática esportiva e o bem estar”, destacou.  

A programação está dividida por datas: de 20 a 23 deste mês serão ministradas oficinas esportivas. Elas têm início às 08h. As modalidades são as mais variadas, entre elas, beach soccer, handbeach, vôlei de praia, atletismo. As atividades radicais também estarão disponíveis ao público. Podem participar crianças e adolescentes de 09 a 17 anos. As pessoas que possuem mais idade podem se inscrever nas disputas de vôlei de areia.

Já entre os dias 24 e 29, o público poderá participar das competições de beach soccer. As inscrições também acontecem no local. Tudo de graça. A expectativa é de que mais de mil pessoas prestigiem o evento por dia, incluindo, o público participante. No período da noite, a arena esportiva estará aberta até a meia noite.