Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Uma nova via, uma nova história


Duplicação da PE-01 ganhará iluminação de LED




O presidente da Câmara dos Vereadores, Fábio Barros (PSB), mediou audiência pública sobre a duplicação e requalificação dos 4,5 km da PE-01 (Avenida Cláudio Gueiros Leite), que foi realizada após aprovação de seu requerimento na sessão plenária da Câmara. Ele apresentou os principais tópicos: duplicação da Ponte do Janga, propostas de sinalização, após conversar com a população do bairro, ordenamento de calçadas, e ciclovia. Junior esteve presente, ouviu a população e se comprometeu a incorporar as sugestões apresentadas pelos moradores.

A obra dos 4,5 km está orçada em mais de 16 milhões, 10% é a contrapartida da cidade. A PE-01 considerada uma das mais movimentadas, ao todo, tem 12 km de extensão somente em Paulista, cortando toda orla. A rodovia liga Olinda a Paulista, através da Ponte do Janga, e vai beneficiar os bairros de Engenho Maranguape, Maria Farinha, Pau Amarelo, Loteamento Conceição e Janga.

Cerca de 50 mil veículos trafegam no local, e nos finais de semana e feriados o fluxo fica ainda maior, chegando a 80 mil. Um fluxo relevante se comparado com os principais corredores viários do Recife, registrando em média 60 mil veículos por dia. Para reduzir o número de acidentes com vítimas à noite, o gestor anunciou a instalação de iluminação de LED no trecho da duplicação, atendendo o requerimento do vereador Fábio Barros.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulista tem 300.466 habitantes. Como a obra da duplicação da PE-01 afeta diretamente aos moradores da cidade, inclusive aos moradores Janga – um dos bairros mais populosos do Paulista, são 56 mil habitantes – Fábio Barros destacou o objetivo da audiência pública. “Aqui foi um momento para a população buscar respostas do poder público do andamento da obra da PE-01”, disse o vereador Fábio Barros. “O povo vai saber da importância dessa obra quando estiver concluída”, completou o prefeito do Paulista, Junior Matuto.

Com transmissão ao vivo, na página do Facebook de Fábio Barros, o prefeito Junior Matuto (PSB) esteve acompanhado dos secretários Thiago Magalhães (Infraestrutura); José Rodrigues da Costa Neto (Mobilidade e Administração das Regionais); Manoel Alencar (Segurança Cidadã), e Francisco Padilha (Gabinete) e o diretor de Transportes, Alessandro Rodrigues. Os vereadores Tonico Valpassos (PSB) e Edmilson do Pagode (PSD).

AO VIVO – Moradores e mais de 80 internautas, através de transmissão ao vivo no Facebook do vereador Fábio Barros, interagiram na audiência pública e Prefeitura do Paulista respondeu perguntas sobre o andamento da obra. Foram mais de três mil visualizações, somente na rede social. Vídeo está disponível para a população.

Atividades esportivas de graça na Orla do Janga

Foto: Jorge Macrino
Entre os dias 20 e 29 de abril, a cidade do Paulista, na Região Metropolitana, sedia o projeto Verão Esportivo, que reúne diversas atividades gratuitas na Avenida Beira-mar, Orla do Janga. Quem comparecer ao local poderá participar de oficinas esportivas, atividades radicais e competições de modalidades de praia. Para viabilizar o evento, uma arena está sendo montada na faixa de areia. A estrutura terá capacidade para receber quase duas mil pessoas.

A abertura oficial do evento será nesta quinta (20.04), às 10h, na arena esportiva. O evento vai contar com a presença de representantes da Prefeitura do Paulista e do Governo Federal. A iniciativa faz parte das ações estratégicas da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, e conta com a parceria do Ministério do Esporte.

Acompanhando a montagem da estrutura da arena, o secretário de Políticas Sociais e Esporte, Augusto Costa, revelou que espera uma grande participação do público da cidade. “Estamos mobilizando muita gente pra participar do projeto. Vamos trazer muitos estudantes, pais e filhos, além de moradores dos quatro cantos do município. Queremos envolver todos nessa ação, que é gratuita e busca estimular a prática esportiva e o bem estar”, destacou.  

A programação está dividida por datas: de 20 a 23 deste mês serão ministradas oficinas esportivas. Elas têm início às 08h. As modalidades são as mais variadas, entre elas, beach soccer, handbeach, vôlei de praia, atletismo. As atividades radicais também estarão disponíveis ao público. Podem participar crianças e adolescentes de 09 a 17 anos. As pessoas que possuem mais idade podem se inscrever nas disputas de vôlei de areia.

Já entre os dias 24 e 29, o público poderá participar das competições de beach soccer. As inscrições também acontecem no local. Tudo de graça. A expectativa é de que mais de mil pessoas prestigiem o evento por dia, incluindo, o público participante. No período da noite, a arena esportiva estará aberta até a meia noite.


Projeto Orla começa a mudar o visual da Praia de Boa Viagem

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, começou a distribuir, nesta terça-feira (18), os equipamentos do Projeto Orla. Os kits serão utilizados pelos barraqueiros da praia de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. O projeto consiste na padronização e organização dos equipamentos dos comerciantes da faixa de areia do trecho que fica entre as ruas Antônio Falcão e Henrique Capitulino. O objetivo é melhorar o ordenamento da orla, dar mais conforto aos frequentadores e melhores condições de trabalho aos comerciantes. A ação foi possível graças a uma parceria inédita na cidade, firmada entre a PCR e a UNINASSAU. O investimento está estimado em R$ 2 milhões, custeados pelo centro universitário. O processo foi realizado por meio de chamamento público e os demais trechos poderão ser patrocinados por outras empresas interessadas.

Secretário de Educação recebe Título de Cidadão do Paulista

A sessão desta quinta-feira (20.04), na Câmara de Vereadores do Paulista foi de homenagem e muitas alegrias. O secretário Municipal de Educação Carlos Junior recebeu o título de Cidadão do Paulista, na Casa de Torres Galvão, dentro das instalações da Prefeitura, no Centro da cidade.

 A iniciativa foi de autoria do vereador Edmilson Alves (PSD), aprovada por todos os parlamentares. Na sessão solene, o vereador saudou o homenageado, fazendo uma retrospectiva sobre a sua chegada ao município e parabenizando sua contribuição para Paulista. “Carlos Junior vem contribuindo não só no nosso Estado, mas também em Paulista. Em 2012, ele participou da transição de governo do então eleito prefeito, Junior Matuto e desde então vem trabalhando em prol do desenvolvimento em nossa cidade”, disse.

A deputada Estadual Laura Gomes (PSB), que participou da solenidade, ficou feliz com a homenagem que o amigo recebeu. “Estou emocionada porque acompanhei de perto a trajetória política de Carlos Junior. Lembro da época que ele estudou e conviveu com meus filhos ainda em Caruaru. Sinto um orgulho de mãe por ele”, enfatizou.

Já como cidadão paulistense, Carlos Junior fez um discurso emocionado. “ Fico feliz pelo reconhecimento e cada vez mais cravando minha história e me sentindo um filho da terra realmente. Estou muito honrado. Sempre fui muito bem acolhido pelo povo e pelos vereadores, que me acolheram com hospitalidade”, ressaltou.

Participaram da cerimônia, a primeira - dama Andrea Pereira; o presidente da Câmara de Vereadores Fábio Barros; o vereador do Recife Romerinho Jatobá, além de familiares, amigos e secretários municipais.

Programa Nosso chão é suspenso por determinação da justiça

A Prefeitura do Paulista comunica a quem interessar possa que o Programa Nosso Chão de regularização fundiária em áreas públicas e privadas nas comunidades Conceição I, Conceição  II, Chega Mais e Comunidade do Fragoso, está suspenso por decisão proferida constante nos termos da Ação Civil Pública, processo 574.27.2017.8.17.3090, pelo Juiz da Vara Cível Pública.

Aberto ao público, projeto Verão Esportivo é a dica de lazer para feriado de Tiradentes

Teve início nesta quinta-feira (20.04) o projeto Verão Esportivo, da Prefeitura do Paulista, em parceria com o Ministério do Esporte. A abertura oficial do evento ocorreu na arena para quase duas mil pessoas que está montada na Orla do Janga, na altura do Armazém Coral. Na ocasião, o prefeito Junior Matuto aproveitou a presença da criançada para participar da primeira partida de vôlei de areia. Os alunos da Escola Municipal Irmã Assunta marcaram presença e fizeram uma apresentação pelo projeto Tambores do Paulista. Nesta sexta-feira (21.04), um grande público deve comparecer ao local para aproveitar o feriado de Tiradentes.

O Verão Esportivo vai seguir até o dia 29 deste mês no Janga. Estão sendo oferecidas oficinas, competições em modalidades de praia e brincadeiras radicais. Os interessados em participar das atividades devem se inscrever gratuitamente no local do evento. Tudo é aberto ao público, porém, com limite de participantes que depende da modalidade. A expectativa é de que mais de mil pessoas prestigiem o evento por dia.

Após abrir o evento, o prefeito Junior Matuto fez questão de ressaltar a importância do projeto para as crianças e adolescentes. “Estamos felizes por poder proporcionar a nossa garotada diversas atividades esportivas com esse projeto. Esse é o tipo de ação que estimula a prática esportiva, promove a interação entre os participantes e o melhor: tira a juventude da ociosidade”, destacou o gestor municipal, agradecendo, em seguida, aos deputados federais Augusto Coutinho e Carlos Eduardo Cadoca pela liberação da emenda parlamentar que ajudou o projeto a sair do papel.   

A programação do projeto está dividida por datas: desta quinta ao domingo (23.04) serão ministradas oficinas esportivas. As modalidades são as mais variadas, entre elas, beach soccer, futevôlei, handbeach, atletismo. As atividades radicais – escalada e tirolosa – também estarão liberadas para o público. Podem participar crianças e adolescentes de 09 a 17 anos. As pessoas que estão acima dessa faixa etária podem se inscrever nas disputas de vôlei de areia.

Já da próxima segunda-feira (24) ao sábado (29.04), o público poderá participar das competições de beach soccer. Essa modalidade também pode contar com participantes com idade acima dos 17 anos. As atividades do Verão Esportivo acontecem no período da manhã e tarde. À noite, a arena esportiva ficará aberta ao público em geral.

“Estamos mobilizando muita gente pra participar do projeto. Vamos trazer muitos estudantes, pais e filhos, além de moradores dos quatro cantos do município. Queremos envolver todos nessa ação”, destacou o secretário municipal de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, que aproveitou a oportunidade para agradecer a presença do vereador do Recife, Rodrigo Coutinho; e da representante do Ministério do Esporte, Leudiene Júlia.