Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Falta de chuva leva Barragem de Pedra Fina ao colapso

Surubim, Bom Jardim, João Alfedo e Orobó passarão a ser abastecidas por meio de chafarizes e carro-pipa; Limoeiro terá rodízio ampliado

| Foto: Imprensa Compesa | 

As cidades de Surubim, João Alfredo, Orobó e Bom Jardim vão ficar provisoriamente sem abastecimento de água devido a Barragem de Pedra Fina, em Bom Jardim, no Agreste Setentrional, não ter resistido ao sétimo ano consecutivo de seca no estado. O manancial com capacidade de armazenar 6,2 milhões de metros cúbicos de água atingiu o seu volume morto e está com 2% de acumulação. Pedra Fina é responsável por fornecer água para o Sistema Palmeirinha, que abastece as cidades de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó e parte de Limoeiro, e que juntas somam uma população de mais de 140 mil pessoas - atendidas pela Compesa. Em janeiro deste ano, quando a barragem registrava 27% da sua totalidade de reservação, a Compesa já tinha ampliado o rodizio de abastecimento nas quatro cidades do Agreste como medida para garantir a continuidade da distribuição de água e preservar o manancial.

Agora, com o colapso de Pedra Fina, Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó passarão a ser atendidas provisoriamente por caixas d´água tipo chafarizes, distribuídas em pontos estratégicos das cidades através de caminhões-pipa. Para a cidade de Limoeiro - que ainda possui outra fonte de fornecimento de água, a Barragem de Carpina - será necessário ampliar o rodízio de abastecimento de água. Hoje, 30% da cidade recebe água durante 24 horas e 70% é abastecida no regime de três dias com água e seis dias sem. A partir do mês de maio, será estabelecido o calendário de três dias com água e nove dias sem para toda Limoeiro.

Antecipando-se aos efeitos da seca, no primeiro semestre de 2016, a Compesa elaborou um projeto para construir uma adutora emergencial a partir da Barragem de Siriji, localizada no município de Vicência, na Mata Norte. Com o projeto em mãos, o governador Paulo Câmara se empenhou junto ao Governo Federal para que fosse liberado recursos destinados à execução desse projeto, cuja obra já está em andamento  por meio do Ministério da Integração Nacional e com apoio técnico da Compesa. A conclusão da obra deve acontecer nos próximos 30 dias.

Inscrições prorrogadas para a primeira corrida Paulista North Way Ru

As inscrições para a primeira Paulista North Way Run foi prorrogada para esta quarta-feira, 26.04. A corrida de rua acontece neste sábado, 29.04, a partir das 16h, pelas ruas do Centro de Paulista. Ainda há vagas disponíveis e o valor da taxa de inscrição baixou de R$ 60 para R$ 50. Para participar da competição – que tem o intuito de estimular a prática esportiva e o bem estar das pessoas – é preciso realizar a inscrição pelo site www.corre10.com.br ou no quiosque temático no shopping da cidade, no piso L2.

Os competidores poderão fazer a retirada dos kits no sábado (29), no segundo piso do estabelecimento, durante todo o horário de funcionamento do shopping. No dia da competição, os kits também serão entregues até às 13h. É preciso levar o comprovante de pagamento.

O evento é uma realização da Coordenação e Assessoria Esportiva VAE e do Shopping Paulista North Way. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Paulista, do Governo do Estado e diversas empresas.

Prefeito Junior Matuto participa de encontro dos prefeitos realizado pelo PSB

O Prefeito Junior Matuto participou nesta segunda-feira, 24.04, do Seminário Nacional dos Prefeitos do PSB 2017-2020. O seminário contou com a participação na organização da Fundação João Magabeira, cujo objetivo foi preparar os gestores pesebistas para enfrentar os desafios da gestão pública nas cidades.

 O evento aconteceu no auditório do Centro de Convenções Brasil 21, reunindo 418 prefeitos e 387 vices, eleitos o ano passado, para debater o principal tema - Cidades das Pessoas, a construção do ambiente sustentável no Brasil, contando ainda com a presença de especialistas em modelos de gestão pública, transparência, democracia e comunicação.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira e o presidente da Fundação João Mangabeira Renato Casagrande participaram do encontro, ao lado do Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, além do Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, Carlos Amastha, de Palmas e Jonas Donizette de Campinas, que apresentaram suas experiências em gestão com responsabilidade fiscal e social.


Para o prefeito Junior Matuto, o Seminário foi bastante produtivo para os gestores públicos. “As palestras e os debates contribuíram muito para a formação de todos. Quem está começando agora, eleito para o primeiro mandato, ou quem já tem uma certa experiência como eu, sempre é muito bom debater ou trocar conhecimento. O PSB sempre se preocupou muito em enriquecer e preparar os gestores do partido para os desafios administrativos, voltado para o social e a auto sustentabilidade. Parabéns aos organizadores.” avaliou Junior