Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Falta de chuva leva Barragem de Pedra Fina ao colapso

Surubim, Bom Jardim, João Alfedo e Orobó passarão a ser abastecidas por meio de chafarizes e carro-pipa; Limoeiro terá rodízio ampliado

| Foto: Imprensa Compesa | 

As cidades de Surubim, João Alfredo, Orobó e Bom Jardim vão ficar provisoriamente sem abastecimento de água devido a Barragem de Pedra Fina, em Bom Jardim, no Agreste Setentrional, não ter resistido ao sétimo ano consecutivo de seca no estado. O manancial com capacidade de armazenar 6,2 milhões de metros cúbicos de água atingiu o seu volume morto e está com 2% de acumulação. Pedra Fina é responsável por fornecer água para o Sistema Palmeirinha, que abastece as cidades de Surubim, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó e parte de Limoeiro, e que juntas somam uma população de mais de 140 mil pessoas - atendidas pela Compesa. Em janeiro deste ano, quando a barragem registrava 27% da sua totalidade de reservação, a Compesa já tinha ampliado o rodizio de abastecimento nas quatro cidades do Agreste como medida para garantir a continuidade da distribuição de água e preservar o manancial.

Agora, com o colapso de Pedra Fina, Surubim, Bom Jardim, João Alfredo e Orobó passarão a ser atendidas provisoriamente por caixas d´água tipo chafarizes, distribuídas em pontos estratégicos das cidades através de caminhões-pipa. Para a cidade de Limoeiro - que ainda possui outra fonte de fornecimento de água, a Barragem de Carpina - será necessário ampliar o rodízio de abastecimento de água. Hoje, 30% da cidade recebe água durante 24 horas e 70% é abastecida no regime de três dias com água e seis dias sem. A partir do mês de maio, será estabelecido o calendário de três dias com água e nove dias sem para toda Limoeiro.

Antecipando-se aos efeitos da seca, no primeiro semestre de 2016, a Compesa elaborou um projeto para construir uma adutora emergencial a partir da Barragem de Siriji, localizada no município de Vicência, na Mata Norte. Com o projeto em mãos, o governador Paulo Câmara se empenhou junto ao Governo Federal para que fosse liberado recursos destinados à execução desse projeto, cuja obra já está em andamento  por meio do Ministério da Integração Nacional e com apoio técnico da Compesa. A conclusão da obra deve acontecer nos próximos 30 dias.

Inscrições prorrogadas para a primeira corrida Paulista North Way Ru

As inscrições para a primeira Paulista North Way Run foi prorrogada para esta quarta-feira, 26.04. A corrida de rua acontece neste sábado, 29.04, a partir das 16h, pelas ruas do Centro de Paulista. Ainda há vagas disponíveis e o valor da taxa de inscrição baixou de R$ 60 para R$ 50. Para participar da competição – que tem o intuito de estimular a prática esportiva e o bem estar das pessoas – é preciso realizar a inscrição pelo site www.corre10.com.br ou no quiosque temático no shopping da cidade, no piso L2.

Os competidores poderão fazer a retirada dos kits no sábado (29), no segundo piso do estabelecimento, durante todo o horário de funcionamento do shopping. No dia da competição, os kits também serão entregues até às 13h. É preciso levar o comprovante de pagamento.

O evento é uma realização da Coordenação e Assessoria Esportiva VAE e do Shopping Paulista North Way. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Paulista, do Governo do Estado e diversas empresas.

Prefeito Junior Matuto participa de encontro dos prefeitos realizado pelo PSB

O Prefeito Junior Matuto participou nesta segunda-feira, 24.04, do Seminário Nacional dos Prefeitos do PSB 2017-2020. O seminário contou com a participação na organização da Fundação João Magabeira, cujo objetivo foi preparar os gestores pesebistas para enfrentar os desafios da gestão pública nas cidades.

 O evento aconteceu no auditório do Centro de Convenções Brasil 21, reunindo 418 prefeitos e 387 vices, eleitos o ano passado, para debater o principal tema - Cidades das Pessoas, a construção do ambiente sustentável no Brasil, contando ainda com a presença de especialistas em modelos de gestão pública, transparência, democracia e comunicação.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira e o presidente da Fundação João Mangabeira Renato Casagrande participaram do encontro, ao lado do Presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, além do Prefeito do Recife, Geraldo Júlio, Carlos Amastha, de Palmas e Jonas Donizette de Campinas, que apresentaram suas experiências em gestão com responsabilidade fiscal e social.


Para o prefeito Junior Matuto, o Seminário foi bastante produtivo para os gestores públicos. “As palestras e os debates contribuíram muito para a formação de todos. Quem está começando agora, eleito para o primeiro mandato, ou quem já tem uma certa experiência como eu, sempre é muito bom debater ou trocar conhecimento. O PSB sempre se preocupou muito em enriquecer e preparar os gestores do partido para os desafios administrativos, voltado para o social e a auto sustentabilidade. Parabéns aos organizadores.” avaliou Junior

Secretário de Segurança cidadã e Defesa Civil do Paulista é reeleito presidente do CONSEMS

A nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS) foi eleita e empossada na tarde desta segunda-feira (25.04), no  IV encontro dos municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na ocasião, o atual secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, foi reeleito presidente para o próximo biênio (2017-2019). Também participou do encontro o Secretário geral do Conselho Nacional, Admilson Silva, que coordenou os trabalhos do conselho. A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Justiça, (SENASP) e Frente Nacional dos Prefeitos.

Segundo Manoel Alencar, a principal meta da gestão é fortalecer a política de segurança municipal, a nível nacional. “Queremos fortalecer as parcerias com entidades representativas, como Ministério da Justiça, Frente Nacional dos Prefeitos, entre outros. Com isso, vamos  assegurar recursos que serão aplicados, na área de segurança pública, sobretudo para os municípios”, ressaltou.

O CONSEMS, que reúne secretários e gestores de segurança pública de todo o país, tem vaga garantida no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), entidade máxima de segurança pública do Governo Federal. Participam desse conselho representantes do Congresso Nacional, OAB, sindicatos e associações relacionadas à segurança pública e gestores públicos.

Confira abaixo os integrantes da nova diretoria:

Vice- presidente da Região Nordeste: Eden Vesparziano de Morais (Jaboatão- PE)
Segundo vice -presidente da Região Nordeste: Antônio Francisco Pereira Neto (Olinda- PE)
Vice- presidente da Região Norte: Leonardo Gomes (Palmas –TO)
Vice- presidente da Região Sudeste: Décio Camargo (Contagem – MG)
Segundo vice- presidente da Região Sudeste: Francisco Alves da Silva (Limeira- SP)
Vice- presidente da Região Centro Oeste: Hildo Aniceto Pereira (luziania – GO)
Segundo vice- presidente da Região Centro Oeste: Silvano da Silva (Cristalina- GO)
Vice presidente dos municípios com até 100 mil habitantes: Marcelo Luís Purcelo (Coelho – SP)
Conselho Fiscal: João Vicente Chencarek (Dourados – MS), José Wilson Dias (Senador Canedo – GO) e Givaldo Farias (Formosa- GO).
Suplentes: Luís Inácio Carneiro (Itu – SP), Antônio de Salles Fiuza (Contagem – MG) e  Admilson Silva (Paulista- PE).


SOBRE O CONSELHO - Criado em 2009, durante Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, o conselho se baseia nos princípios da democracia, legalidade e direitos humanos como requisitos para definir políticas públicas de segurança.