Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Audiência pública sobre saneamento acontecerá hoje



Imagem: Meramente ilustrativa. Foto: Cidade Verde.



A Câmara dos Vereadores do Paulista realizará audiência pública sobre saneamento ambiental, na quarta-feira (3), às 14h. Será no Plenário, localizado no térreo da Prefeitura do Paulista.  A água é um bem precioso no meio-ambiente e um aliado importante no cotidiano de cada cidadão.


Paulista enfrenta problemas de falta de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Quem tem essa dificuldade, diariamente, está convidado a ouvir os representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A audiência será mediada pelo presidente da Câmara, Fábio Barros.

ESGOTO - Quando toda essa água não recebe o devido tratamento, ela pode poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal, ou, causar grandes danos à saúde pública por meio de transmissão de doenças. O planejamento de um sistema de esgoto é uma das soluções para resolver a saúde pública e a preservação ambiental.

Segundo o site da Compesa, a companhia "dispõe de um sistema de esgotamento sanitário, que atende não só a uma boa parte da cidade do Recife e de sua Região Metropolitana (32%), como a várias outras cidades do Estado (20%)." Mas essas informações serão debatidas durante a audiência pública, com o objetivo de atender a todos os paulistenses.

Qual a responsabilidade dos moradores na segurança de condomínios?

Mesmo com os altos custos com segurança em condomínios, os números de roubos e furtos cresceram 172% de 2016 para 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Os assaltantes estão cada vez mais criativos, mas na maioria das vezes usam as “velhas táticas” de se passar por moradores ou amigos de condôminos. Por isso, vale ressaltar que somente os aparelhos tecnológicos e a equipe da portaria e de garagem não são suficientes, quando os moradores ignoram as atitudes que promovem a segurança preventiva.

Os condôminos são peças-chave que envolvem toda a movimentação do conjunto residencial de casas ou apartamentos. Por isso, precisam ter: responsabilidade ao se identificar corretamente na entrada e saída, anunciarem o recebimento de encomendas e fast-food, avisarem antecipadamente a vinda de visitantes e o cadastramento de diaristas, prestadores de serviço, entre outros. Para evitar invasões e assaltos são necessários atenção, precaução e cumprimento das regras condominiais.

Avisar a portaria sobre possíveis movimentações de entradas e saídas pessoais (de interesse próprio) é o mínimo que se pode fazer. Algumas regras são básicas, como não autorizar a subida de entregadores, sempre indo até a portaria para pegar os seus pedidos; não autorizar a subida de nenhum prestador de serviço que não tenha sido requisitado previamente, bem como pessoas estranhas, vendedores e funcionários de instituições de caridade.

Mesmo que alguns destes passos exijam um certo “trabalho” aos condôminos, como a identificação com documentos de babás e diaristas, elas são medidas essenciais para verificar a autenticidade e a veracidade das informações, não colocando seus moradores em risco. Ao entrar na garagem, sempre estar atento se não há nenhum suspeito observando; e trancar o veículo sem objetos dentro. Os que residem no 1.º e 2.º andares de prédios, geralmente é recomendado um cuidado especial nas varandas e áreas de acesso.

Com o auxílio dos moradores, a ação dos porteiros - que já é fundamental - poderá ficar ainda mais eficiente. Mas, sempre é bom salientar que um condomínio não pode contratar qualquer tipo de funcionário para funções de segurança preventiva. O porteiro precisa ser treinado, pois apesar de não poder utilizar artefato de fogo, ele tem a importante tarefa de inibir furtos e assaltos. Na maioria dos casos, a falha está justamente no momento da averiguação ou liberação de visitantes e prestadores de serviços. Por isso, alertar condôminos quanto às atitudes irresponsáveis e investir em treinamento e tecnologia vale a pena. Há empresas de serviços terceirizados com experiência na gestão e na preparação de profissionais capacitados para agir e evitar situações desagradáveis.

Assim, o condomínio não precisa se preocupar com a ausência de funcionários. Com a terceirizada, outro deverá cobrir o plantão e com a mesma qualidade de serviço. O prédio não precisa fazer o processo de seleção e treinamento dos funcionários, e deixa esses encargos ao cuidado e supervisão da empresa que vai aplicar rotinas próprias para tanto, gerando mais segurança e trabalho de melhor qualidade.

No entanto, a ação da portaria se deve juntamente à disciplina e às regras que devem ser seguidas e respeitadas pelos condôminos. A colaboração deles é primordial e fundamental para a segurança do condomínio e a vida tranquila em um ambiente familiar.

QUINTA DO HUMOR É A ATRAÇÃO DO PAULISTA NORTH WAY SHOPPING

A Quinta do Humor do Paulista North Way Shopping recebe, essa semana (04), Rubens Santos. O comediante faz parte do humorístico “Papeiro da Cinderela”. O comediante traz Kevin Athaíde e Carlos Santos como convidados. A apresentação acontece das 19h às 21h, na praça de alimentação do mall. A entrada é grátis. O Paulista North Way Shopping fica na Rodovia PE-15, 242, Centro.

Paulista engajada na campanha de vacinação contra a Febre Aftosa


A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa começa nesta quinta-feira (04.05) na cidade do Paulista, na Região Metropolitana. A meta do município é imunizar cerca de mil animais, entre bovinos e bubalinos, independente da idade. O trabalho vai focar, principalmente, os pequenos produtores da Zona Rural do município. A primeira etapa da campanha segue até o dia 31 deste mês. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico e a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO).

Ao todo, seis profissionais da prefeitura estão envolvidos na campanha, entre eles, vacinadores, agrônomos, um laçador e uma veterinária. A equipe fica ainda maior com o apoio de técnicos da ADAGRO. “Assim como em anos anteriores, estamos engajados nessa campanha da Febre Aftosa. Com o apoio da equipe do Governo do Estado, vamos trabalhar para conseguir imunizar 100% do rebanho da cidade”, comentou o diretor de Indústria, Comércio e Agronomia do Paulista, Ricardo Arantes.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Ela pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. Normalmente, o vírus é transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e o próprio ser humano. Até o momento, Paulista não registrou casos da doença.