Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Na Tribuna do Senado, Fernando Bezerra destaca admiração e gratidão pelo baiano Lomanto Júnior

Brasília, 04/05/17 – A um Plenário lotado, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) subiu à Tribuna do Senado, nesta quinta-feira (4), para homenagear a memória do senador Antonio Lomanto Júnior pelos 49 anos de vida pública do também governador da Bahia. Durante a sessão especial, Fernando Bezerra destacou a liderança, alegria e importância de Lomanto Júnior para o desenvolvimento do Vale do São Francisco ao levar o asfalto da capital Salvador a Juazeiro (BA) – vizinha de Petrolina (PE), cidade-natal do socialista pernambucano – por meio da BR-407.

“Ele tinha uma determinação na vida, muito grande, que era unir Petrolina e Juazeiro. Porque ele entendia que aquela ponte e aquele rio não separavam as duas cidades; mas, unia as duas comunidades em defesa do Vale do São Francisco”, contou o líder do PSB e vice-líder do governo no Senado. Ao lembrar que a decisão de estudar em Salvador deveu-se à iniciativa de Lomanto Júnior em construir a BR-407, Bezerra Coelho ressaltou a gratidão pela coragem do então governador baiano, que, segundo o parlamentar, contribuiu para “empurrá-lo” à trajetória política.

“Eu precisava vir a essa tribuna para dar o testemunho de como este governador da Bahia, este senador, este homem público marcou a história da minha cidade e marcou a minha história”, ressaltou Fernando Bezerra, durante a sessão especial, conduzida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) e que também contou com a presença de familiares e amigos de Lomanto Júnior, além de autoridades do governo federal, a exemplo do ministro (baiano) da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antonio Imbassahy.

“Que ele sirva de exemplo e de inspiração para os que, hoje, marcham na vida pública para servir ao seu povo e à sua gente”, saldou o líder. Nascido em 1924, em Jequié (BA), Antonio Lomanto Júnior faleceu em novembro de 2015, em Salvador, aos 91 anos. Foi vereador e, por três vezes, prefeito de Jequié. Também elegeu-se deputado estadual e deputado federal (por duas vezes), além de senador e governador do Estado da Bahia.
Confira a íntegra da homenagem prestada a Lomanto Júnior pelo senador Fernando Bezerra Coelho:

“Meu caro presidente e amigo, senador Otto Alencar.
Minha amiga, companheira de partido, senadora pela Bahia, Lídice da Mata.
Prezado amigo, senador Garibaldi Alves Filho.
Queria aqui também cumprimentar o amigo, deputado Federal José Carlos Araújo, em nome dele cumprimento todos os parlamentares da Bahia presentes a esta sessão de homenagem.
E quero registrar aqui a presença dos ministros de Estado, do chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, ministro Antonio Imbassahy; e do meu ex-ministro, Geddel Vieira Lima.
Queria cumprimentar a todos os familiares do nosso homenageado na pessoa do meu amigo, deputado federal Leur Lomanto.
Eu não poderia me ausentar desta tribuna. Fui um dos primeiros a chegar a esta sessão. Abracei os filhos de Lomanto Júnior e disse a Leur que ia à Comissão de Relações Exteriores; mas, para cá voltaria porque eu acho que através de mim, nesta manhã, vão falar muitos petrolinenses, vão falar filhos da minha terra que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com Lomanto Júnior.
Eu falo aqui, senador Otto Alencar, do meu tio, o ex-governador de Pernambuco, Nilo de Souza Coelho.
Eu falo aqui do meu tio, ex-deputado federal Osvaldo de Souza Coelho. 
Mas eu falo nesta manhã, sobretudo, em nome do meu pai, Paulo de Souza Coelho, rotariano como Lomanto. E ele tinha uma determinação na vida, muito grande, que era unir Petrolina e Juazeiro. Porque ele entendia que aquela ponte e aquele rio não separavam as duas cidades; mas, unia as duas comunidades em defesa do Vale do São Francisco.
E naquela época em que Lomanto governava a Bahia, meu pai, ao lado do então Bispo de Juazeiro, Dom Tomás Murphy; ao lado de Américo Tanuri, prefeito de Juazeiro; ao lado de Giuseppe Muccini, ao lado de João Freitas, todos baianos e juazeirenses, fundaram e criaram a Codevasf – a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba –, fundada em Juazeiro e Petrolina e que nascia com duas grandes bandeiras. A primeira, implantar uma companhia telefônica entre Petrolina e Juazeiro para que as ligações entre as duas cidades não fossem interestaduais; mas, ligações locais. E a companhia se constituiu, se criou e serviu, durante muitos anos, à comunidade de Petrolina e Juazeiro. E a segunda bandeira era a estrada asfaltada de Feira de Santana até Juazeiro/Petrolina.
Eu era menino, senador Otto, tinha pouco mais de 10 anos, e nunca irei me esquecer da inauguração dessa estrada, a estrada que Lomanto trouxe da capital baiana até as margens do São Francisco.
Juazeiro se engalanava para receber o seu governador. Mas, eu aposto que a maior festa que Lomanto teve foi em Petrolina, no Iate Clube, quando o governador já eleito de Pernambuco, Nilo Coelho, o recebeu em Pernambuco, agradeceu pela estrada e disse que Lomanto o estava colocando numa situação de desafio, porque se ele, sertanejo de Jequié, tinha feito o asfalto chegar a Juazeiro, ele, sertanejo de Petrolina, haveria de ligar Petrolina até o Recife, no asfalto. 
Por isso é que eu precisava vir a essa tribuna para dar o testemunho de como este governador da Bahia, este senador, este homem público marcou a história da minha cidade e marcou a minha história, porque o asfalto que ligou Juazeiro a Salvador me levou a estudar na Bahia.
Em vez de fazer o curso de ginásio e científico no Recife, era mais próximo ir pela estrada de Lomanto, no ônibus leito da São Luís, para poder fazer o curso de ginásio e científico nos Maristas de Salvador. E, aí, eu tive o privilégio de me tornar também meio-baiano. Convivi na Bahia durante sete anos. Devo a minha formação aos professores, às instituições de ensino, que me empurraram para a trajetória política que hoje abraço.
Por isso, senador Otto, minha amiga senadora Lídice, meu amigo deputado Leur Lomanto, é uma belíssima homenagem que o senado presta hoje ao governador Lomanto Júnior. É um dos grandes nomes da história da política da Bahia e é um homem que tinha um temperamento alegre, como Lídice aqui bem colocou.
Depois, eu cruzei com Lomanto aqui, neste Senado, ainda à época de Nilo Senador. Cruzei com ele aqui e só via nele o sorriso, o desejo de bem viver, de bem servir e sempre a paixão pela Bahia e a paixão, sobretudo, pelo interior da Bahia.
Portanto, salve Lomanto, viva Lomanto e que ele sirva de exemplo e de inspiração para os que, hoje, marcham na vida pública para servir ao seu povo e à sua gente.
Parabéns.”


Maio Amarelo é assunto no grande expediente da Alepe

Dentro das ações do Maio Amarelo 2017 promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, foi realizada na manhã de hoje, 4, na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, um grande expediente especial convocado pelo deputado estadual, Eduíno Brito, em registro a passagem desse mês dedicado à prevenção e combate à violência no trânsito e atenção pela vida.

Na oportunidade Eduíno defendeu que a conscientização da sociedade para um trânsito mais seguro deve fazer sempre parte das políticas públicas do país. “O Maio Amarelo é um importante instrumento para se tentar, por meio da conscientização, mudar o trágico cenário dos acidentes de trânsito no Brasil, em que mais de 43 mil pessoas morrem anualmente por essa causa”, defendeu.

Já o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, apresentou as ações educativas realizadas pelo Órgão, que segundo ele, tem crescido ano a ano em Pernambuco. “O governador Paulo Câmara determinou a ampliação da educação e lançamos projetos importantes, como o Condutor do Amanhã, onde recebemos crianças em uma mini-cidade e eles vivenciam na prática as regras básicas de segurança no trânsito. Estamos preparando os futuros condutores, já pensando daqui a 10 anos”, destacou.  

Ribeiro enfatizou ainda a importância das parcerias realizadas com outros órgãos e empresas, como a Secretarias de Saúde e Educação, Batalhão de Polícia de Trânsito e Rodoviária, respectivamente BPTran e BPRV, CTTU, Polícia Rodoviária Federal – PRF, prefeituras, entre outros. “Quando juntamos forças conseguimos atingir uma maior parte da população e o resultado disso é que já conseguimos em Pernambuco uma redução de 20% no número de acidentes”, concluiu.

O representante do movimento Maio Amarelo em Pernambuco, Carlos Valle, mostrou como são realizadas as atividades no Estado e fez um resumo dos anos anteriores, bem como, mostrou dados estatístico sobre a diminuição de acidentes. “A partir do momento que botamos o pé na rua, somos o trânsito. Então, é importante tratar sobre esse assunto pelo menos uma vez por ano e dessa forma, o Maio Amarelo tronou-se uma prática de prevenção aos acidentes”, ressaltou.

Valle entregou ainda um certificado de reconhecimento ao deputado Eduíno, emitido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social, que desenvolve ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país, a exemplo do Maio Amarelo.

Por que Maio Amarelo?
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir acidentes de trânsito em todo o mundo.

Armando visita Itaíba e Águas Belas nesta sexta-feira (5)

Dando sequência à série de visitas a municípios pernambucanos, o senador Armando Monteiro (PTB) estará no Agreste nesta sexta-feira (5). O líder petebista vai cumprir agendas em Águas Belas e Itaíba. Armando vai se reunir com os prefeitos Luiz Aroldo (PT) e Regina da Saúde (PTB), respectivamente, e vai se colocar seu mandato no Senado à disposição para colaborar com as gestões com projetos e políticas públicas.

O primeiro compromisso da sexta-feira será em Itaíba. O senador será recepcionado pela prefeita Regina da Saúde para uma reunião com o secretariado e aliados. Na ocasião, a gestora vai apresentar um balanço das ações que vem realizando à frente da Prefeitura, nos quatro meses de governo. 

À tarde, em Águas Belas, o senador Armando Monteiro será recebido pelo prefeito Luiz Aroldo. O gestor e o senador, além de secretários municipais, vão discutir as ações e projetos em benefício deste município do Agreste pernambucano. A reunião ocorrerá na sede da Prefeitura.

A visita de amanhã contará com a presença de uma comitiva formada por deputados federais e estaduais, além de lideranças da região do Agreste.

Foto: Divulgação

Defesa Civil do Paulista segue preparando a cidade para o inverno

Visando garantir a segurança da população do Município, a Operação Inverno Seguro, coordenada pela secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, mobiliza setores estratégicos, desde o inicio do ano, para intensificar os trabalhos de prevenção. A ação tem por objetivo realizar vistorias, para evitar que os períodos chuvosos tragam transtornos para os paulistenses.

A equipe da Defesa Civil vistoria os pontos de risco e aplicam lonas plásticas regularmente, para evitar danos físicos ou prejuízos materiais em deslizamentos. Estes profissionais também têm oferecido orientações à população, para que haja uma consciência coletiva, evitando assim o acúmulo de entulhos nas encostas ou cortes irregulares de barreiras.

Uma ação que também vem contribuindo para um inverno mais seguro, é o Programa Canal Limpo, da secretaria de Serviços Públicos, que vem intensificando a limpeza de galerias e canais, para evitar alagamentos.

Moradores de áreas de risco podem acionar as equipes da Defesa Civil do Município, através do telefone 153 (Guarda Municipal) ou no 0800.281.0958. O contato pode ser feito por telefone fixo ou celular, em ambos os casos a ligação é de graça.

Sedurb alerta para a necessidade de renovar o Alvará de Localização e Funcionamento

Foto: Robson Cabral
Para quem possui estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, e perdeu o prazo encerrado na última terça-feira (02.05) para a renovação do Alvará de Localização e Funcionamento, será preciso comparecer à Diretoria de Controle Urbano do Paulista para regularizar a situação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, no órgão localizado na Avenida Floriano Peixoto, s/n, no Centro do Paulista.

Como perderam o prazo, os donos dos estabelecimentos que comparecerem à diretoria serão encaminhados à Secretaria de Finanças, para emitir uma nova taxa de licença de funcionamento, e poder prosseguir com o processo de regularização.

De acordo com o analista fiscal da Diretoria de Controle Urbano, Robson Cabral, os interessados deverão evitar a demora no comparecimento ao órgão. O quanto antes regularizar a situação, será melhor para o contribuinte, para evitar mais multas e juros. Um dos requisitos para regularizar a situação é trazer o alvará anterior e o IPTU 2017 quitado.

Quem deixar de comparecer ao órgão para se regularizar, poderá ser notificado e em seguida, sofrer as penalidades da legislação. “Primeiro, a gente dá trinta dias, para ele ter o direito a se defender e apresentar seus motivos cabíveis, mas, caso a situação não seja regularizada, o estabelecimento pode ser fechado,  por estar sem a licença de funcionamento”, alertou Cabral.

Confira a documentação básica para quem vai solicitar o Alvará de Localização e Funcionamento pela primeira vez:


CNPJ; Contrato Social; BIC do IPTU; Inscrição Municipal.


OBS: Dependendo do ramo de atuação, outros documentos podem ser solicitados.

Prefeitura vai transformar ponto de lixo em praça na comunidade Nossa Prata

Seguindo com a proposta de transformar áreas que antes não eram utilizadas ou simplesmente foram transformadas em pontos de acúmulo de lixo, a Secretaria Infraestrutura,  Serviços Públicos e Meio Ambiente anunciou, nesta quinta-feira (04.05), a construção de mais uma praça, desta vez na comunidade Nossa Prata, no bairro de Maranguape II, em Paulista.