Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Em Paulista, São João 2017 está quase pronto e vai privilegiar cultura de raiz

A Prefeitura do Paulista está finalizando toda a programação para as festividades do tradicional Paulistar 2017, o São João do município. De acordo com Fabiano Mendonça, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, o projeto já esta pronto, finalizando inclusive a captação de recursos junto aos parceiros dos Governos Federal, Estadual e da iniciativa privada.

Foto: Prefeitura do Paulista
O Paulistar vai durar este ano quatro dias, de 22 a 25 de junho, quando a Praça João Pessoa, bem no coração da cidade, se transforma em um imenso Arraial, contando com palco, praça de alimentação, com barracas padronizadas, camarote com acessibilidade para deficientes e diversos serviços públicos para facilitar a vida dos cerca de 160 mil brincantes que devem passar pelo local.

Um cuidado que a organização do evento está tomando é o reforço da segurança. Para tanto, câmeras estarão videomonitorando o polo de animação, bem como as ruas do entorno, com o a participação efetiva do 17º Batalhão da Policia Militar, o pessoal de apoio de palco, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar, que estarão garantindo maior tranquilidade às famílias que vierem participar da grande festa.

Para Fabiano Mendonça, a determinação do prefeito Junior Matuto é que este ano a festa seja ainda mais “caprichada”, meio que para compensar o ano passado, que por conta da tempestade que atingiu a cidade e trouxe transtornos e prejuízos aos moradores, não foi realizada. “Nós vamos fazer uma das maiores festas juninas que os paulistenses já viram. Com festival de quadrilhas, barracas padronizadas, serviços públicos e segurança, tudo isso ao som do autêntico forró. Mas tudo isso, com o menor custo possível para o município. Para isso, estamos buscando apoio financeiro com diversos parceiros”, adiantou o secretário.

A equipe de organizadores, junto com o prefeito Junior Matuto, está negociando a vinda de artistas regionais. No entanto, os nomes estão sendo mantidos em segredo. “Vamos privilegiar o autêntico forró. Estamos buscando nomes de peso para abrilhantar nossa festa. Claro que não vamos esquecer dos artistas da nossa terra. Paulista é um verdadeiro celeiro de talentos. Então, nossa programação está sendo negociada, mas ainda é cedo para adiantar nomes. Mas podem ter certeza que Paulista vai se superar este ano, com uma festa bonita, segura e de qualidade”, finalizou. 

Mudas da Mata Atlântica simbolizam vida às vítimas da violência no Tururu

Foto: Coletivo Tururu



Quarenta jovens exterminados no Tururu, na cidade do Paulista, foram homenageados durante o ato ‘uma planta a cada vida’ por 40 mudas da Mata Atlântica: pau-brasil, ipê e outras, plantadas em um terreno ocioso abandonado com lixo urbano na margem da mata do bairro.  Promovido pela campanha ‘Eu não quero ser o próximo’, o Coletivo Tururu recolheu os nomes das vítimas, pesquisadas com o apoio da comunidade. No ato não foi levado em conta a temporalidade. Casos ocorridos há cinco anos também foram citados.

O Coletivo é formado por moradores do Tururu, desde 2007, que buscam uma cultura de paz no local. Um dos integrantes, o pedagogo André Fidélis, participa do movimento e plantou uma muda para simbolizar a vida. Crianças da creche escola Nossa Senhora do Ó e da Casa Herbet de Souza; alunos da escola José Manoel de Queiroz também participaram do ato.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Paulista e do vereador Fábio Barros (PSB) estiveram presentes. O vereador, que é especialista em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo (USP), participará como debatedor de uma audiência pública sobre os caminhos da comunidade sem violência. 

A audiência será realizada pelo Coletivo Tururu e Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), presidida pelo deputado estadual Edilson Silva (Psol), na quadra poliesportiva do bairro, às 9h, no próximo dia 24 de maio. 

Programação
20 de maio
Exposição de Fotografia dos alunos da oficina de fotografia do Coletivo Tururu
18h | Associação dos Moradores do Tururu

24 de maio
Audiência pública do Coletivo: Os caminhos da comunidade sem violência
9h | Quadra poliesportiva do Tururu 

Projeto Forró dos Cangaceiros - aula espetáculo de Assisão e do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião percorre o estado pernambucano

A segunda edição do projeto Forró dos Cangaceiros - aula espetáculo de Assisão e do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião percorre as escolas estaduais pernambucanas neste mês e no mês de junho. A cidade escolhida para a estreia é Tuparetama, no sertão de PE. O evento acontece neste sábado (6), a partir das 20h, no Balaio Cultural, para a escola EREM Cônego Olímpio Tôrres.