Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Centenário do Colégio Nóbrega é comemorado nesta segunda (8) com solenidade na Alepe

Por proposição do deputado estadual Zé Maurício, a Assembleia Legislativa de Pernambuco homenageia os 100 anos do Colégio Nóbrega, nesta segunda (8/05), a partir das 18h, na Plenária da Casa Joaquim Nabuco. A iniciativa partiu do parlamentar, ex-aluno do Colégio – que hoje abriga a sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan - PE) e o Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco – , junto aos membros do Conselho da Associação de Ex-Alunos do Colégio Nóbrega, Luís Eduardo Travassos, Renan Santos e Silva Hipólito.

Entre os convidados para a homenagem na Alepe, estão o Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, Reitor da Universidade Católica de Pernambuco; Pe. Miguel Martins de Oliveira Filho, Presidente/Chanceler da Unicap (Provincial dos Jesuítas do Brasil Nordeste); além do ex-coordenador do Colégio Nóbrega, Francisco Ferreira.

Na ocasião, será feita ainda a entrega de placa em homenagem ao Nóbrega, bem como à Sr.ª Zenite Nascimento Campos, atualmente com 81 anos, ex-professora do colégio na década de 1950, quando ainda era uma instituição só para homens; e à Sr.ª Maria Luísa Fernandes Dourado, também ex-professora da instituição.

“É um momento ímpar e ao mesmo tempo nostálgico. Além de ser um reconhecimento merecido a essa instituição de ensino, que propagou a tantos de nós pernambucanos os seus ideais e valores cheios de humanidade e respeito ao próximo, a solenidade vai proporcionar, até certo ponto, um reencontro entre os que fizeram parte dessa grande família que é o Nóbrega”, comenta Zé Maurício.

Fundada em 19 de março de 1917, a instituição de ensino (que teve seu centenário celebrado também, no último dia 18 de março, pela associação de ex-alunos, com apoio da Unicap, e representantes de diversas gerações do Colégio) fazia parte originalmente da missão da Companhia de Jesus. Propagadora do lema: "Em tudo amar e servir", o nome do Colégio é uma homenagem a Manuel da Nóbrega (jesuíta português com relevantes ações evangelizadoras na América), o qual batizou também a faculdade, que deu origem à Universidade Católica de Pernambuco.

A primeira equipe do colégio contava com seis padres, seis irmãos leigos e um estudante jesuíta. Inicialmente foram matriculados 93 alunos, e as primeiras aulas do Colégio aconteceram no Palácio da Soledade. Apenas em 1924, é que foi iniciada a construção do prédio da Avenida Oliveira Lima, e somente em 1993, foi erguido novo prédio exclusivamente para aulas das turmas do ensino médio. O Nóbrega tinha capacidade para três mil alunos, mas encerrou suas atividades com 644 estudantes. Num primeiro momento, as atividades do Colégio eram voltadas para o ensino exclusivamente para homens, mas, na década de 70, se tornou uma instituição mista.

No interior do Nóbrega, também foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Fátima, a primeira igreja, na América Latina, construída em homenagem à Virgem. Projetada pelo arquiteto francês Georges Mounier, a Capela tem forma de cruz latina, em estilo semigótico adaptado à arquitetura moderna. Sua pedra fundamental foi lançada, no dia 13 de outubro de 1933, e o templo concluído dois anos depois. Em 2010, a Capela foi tombada pelo governo de Pernambuco, e recebeu posteriormente o título de Santuário Arquidiocesano, o que permanece até então recebendo devotos de toda parte para missas e celebrações.
Entre os milhares de estudantes que passaram pelo Nóbrega, alguns se tornaram personalidades de destaque para Pernambuco e para o Brasil, como o Governador Paulo Câmara; Marco Vinícios Vilaça (Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras); Marco Antonio Maciel (ex-senador); Humberto Costa (senador); Roberto Magalhães (ex-governador de Pernambuco); Alceu Valença (cantor); Armando Monteiro Neto (senador); Aramis Trindade Sobrinho (ator); José Paulo Cavalcanti Filho (advogado,escritor); Leopoldo Raposo (Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco); Roque de Brito Alves (advogado criminalista); Eduardo Queiroz Monteiro (empresário).

Faculdade oferece curso gratuito para crianças com Síndrome de Down

Em sua primeira edição, o projeto Social Chef é uma iniciativa da Faculdade Joaquim Nabuco, campus Paulista Centro
 
 
Muitas brincadeiras e experimentos culinários. É nesse tom de leveza e diversão que crianças com Síndrome de Down poderão aprender noções de conteúdos matemáticos. Esta é a proposta do projeto Social Chef da Faculdade Joaquim Nabuco, campus Paulista Centro, que vai oferecer um curso gratuito sobre Grandezas e Medidas aos pequenos na próxima quinta-feira (11). O projeto acontecerá no auditório do Bloco A da instituição, às 14h. Podem participar crianças a partir de 5 anos de idade que devem ser inscritas pelos pais até esta quarta-feira (10), através de formulário digital.

A iniciativa será realizada semestralmente com o objetivo de desenvolver a autonomia e integração social de crianças com Síndrome de Down, através de atividades lúdicas. Nesta primeira edição do curso, os pequenos vão preparar receitas culinárias que os ajudarão a entender de forma mais clara sobre fundamentos básicos de conteúdos matemáticos. A aula será ministrada por monitores do curso de Pedagogia da instituição que estarão sob a orientação do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). Para Aeilane Silva, pedagoga responsável pelo NAP, este projeto é importante para a sociedade e também para a comunidade acadêmica. “Entende-se que um momento como este é importante para estreitar a ‘distancia’ entre a produção de conhecimento científico e comunidade local”, pontua.

Quem já está inscrita no projeto é Marília Adrielly. Com apenas 6 anos de idade, ela já tem uma rotina bastante ativa, contando sempre com exercícios que ajudam a desenvolver o seu físico. Assim que o pai da garotinha, Jefferson Santos, soube da iniciativa a inscreveu por saber que esta atividade ajudaria no desenvolvimento intelectual dela. “Marília é uma menina muito ativa, faz até natação. Quando conheci o Social Chef, vi que seria uma ótima oportunidade para trabalhar mais na inclusão social dela, além da autonomia”, comenta.
 
Serviço
 
Projeto Social Chef;
Data: 11 de maio;
Local: Bloco A da Faculdade Joaquim Nabuco, campus Paulista Centro;
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n - Centro, Paulista;
Horário: a patir das 14h;
Inscrições: formulário digital aqui;
Outras informação: (81) 2121-5979.

CDL Paulista

Em 05/05/2017 a CDL Paulista fez reunião muito importante com o secretário de transporte e Mobilidade Urbana Sr. José Rodrigues, o secretário de Turismo Sr. Fabiano Mendonça, o Diretor da secretaria de Transporte Sr. Renato Candido, a secretária Bianca Pinho Alves (secretaria da mulher), e a participação importante da Diretoria e associados da CDL Paulista. Nesta oportunidade foi apresentado o plano de modernização e melhoria no Centro comercial de Paulista, tendo sido muito bem recebido por todos os presentes.

Dia da Consciência Espírita será lembrado na Alepe

Na quinta-feira, dia 11 de maio, às 10h, o grande expediente da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) será dedicado ao “Dia da Consciência Espírita”, instituído pela Lei 14.085, de 2010, de autoria do então deputado Sérgio Leite. A Alepe fica situada na Rua da União, 439, no bairro da Boa Vista.
A direção da Federação Espírita Pernambucana (FEP) se fará presente nesta programação, que será marcada também pelas comemorações dos 160 anos de “O Livro dos Espíritos”, a primeira obra – de um total de cinco – da Codificação Espírita, lançado no dia 18 de abril de 1857.
O Livro dos Espíritos contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade. Tudo segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns, recebidos e coordenados por Allan Kardec.

Estudantes de Olinda participam de atividades educativas e lúdicas sobre o Maio Amarelo

Foto: Weverton Mello/Prefeitura de Olinda


Por Marília Banholzer/Secom Olinda

Cerca de 120 alunos da Escola Maria do Carmo, unidade de ensino particular localizada na V Etapa de Rio Doce, em Olinda, tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (9). Agentes educativos da Secretaria de Transportes e Trânsito do município, em parceria com a Turma do Fom Fom, ligada ao Detran-PE, ministraram uma palestra pra lá de divertida sobre o Movimento Maio Amarelo. Participaram das atividades crianças do maternal ao 6º ano (03 a 13 anos de idade).

A agente de trânsito Adriana Prado, responsável por ministrar as palestras educativas, contou que a proposta das ações o Maio Amarelo nas escolas particulares e públicas da cidade tem objetivo de formar multiplicadores sobre as orientações de segurança no trânsito. “Nós passamos dicas de segurança como usar o cinto de segurança, respeitar a velocidade máxima da via, não beber se dirigir, esse tipo de dica que eles podem ficar de olho na conduta dos pais de alertá-los quando estiverem fazendo algo errado”, comentou a orientadora.

Para o professor da Escola Maria do Carmo Martim Francisco esse tipo de atividade educativa tem o poder de preparar a nova geração de motoristas para que eles tornem o trânsito mais seguro. “A gente sabe que ensinando essas coisas logo cedo eles ficam de olhos nos pais, mas também estão sendo formados cidadãos que quando forem motoristas podem agir de modo mais seguro no trânsito, evitando acidentes”, pontuou.

As atividades lúdicas que compõem das ações do Movimento Maio Amarelo nas escolas do município contam com parceria da Secretaria Executiva de Esportes e Juventude de Olinda e seguem durante toda semana. Nesta quarta-feira (10) será a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Norma Coelho – Caic, em Peixinhos, Olinda. O trabalho na unidade começa às 9h e deve se estender por toda manhã.

O MOVIMENTO

Maio Amarelo é uma mobilização nacional que tem o intuito de sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito. A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer e contra o HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.

Por Marília Banholzer/Secom Olinda
Fotos: Weverton Mello/Prefeitura de Olinda

Em Olinda, a manutenção e poda de árvores são intensificadas por conta da ação das chuvas

 População pode solicitar o serviço por telefone


A Secretaria de Serviços Públicos de Olinda está intensificando o trabalho de poda e manutenção das árvores existentes em praças e vias públicas. O objetivo da ação é prevenir a ocorrência de incidentes por causa das chuvas. Nesta terça-feira (09.05), as equipes da Diretoria de Paisagismo estão atuando nas praças Procurador Pedro Jorge, em Jardim Atlântico, e Expedicionário Brasileiro, em Jardim Brasil.

Simultaneamente, as equipes responsáveis estão atendendo as demandas formuladas pela população. Os moradores da cidade podem solicitar uma inspeção técnica nas árvores com possível risco de cair, através do número 3305.1065, ramal 217 – Diretoria de Paisagismo. Nos casos em que os galhos estejam atingindo a rede elétrica, o morador deverá entrar em contato com a Companhia Energética de Pernambuco – ( CELPE),  através do número 0800. 282.5599.

Detran realiza ação de trânsito para crianças em Parque Ecológico



Foto: DETRAN

“Uma das prioridades do Governo Paulo Câmara é a educação e ai se enquadra também a educação no trânsito, uma vez que um motorista educado, é um motorista consciente. Por isso, nosso foco é formar futuros condutores responsáveis e para isso, estamos neste mês, levando ações preventivas e educativas com o objetivo de diminuir cada vez mais os acidentes”. Com essas palavras, Charles Ribeiro, Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, acompanhado do Prefeito de Moreno, Vavá Rufino, abriu a ação do Projeto Meio Ambiente e Educação para o Trânsito, que acontece hoje e amanhã, e é voltado aos alunos entre 7 e 9 anos, contemplando 400 crianças, sendo 200 em casa dia do evento, que conta com a parceria do Eco Parque, Lyons Club e Secretaria de Educação de Moreno.  

As atividades acontecem no Eco Parque Pocinho, na BR-232, KM 22,em Moreno, das 8h às 11h30, sob supervisão da Coordenadoria de Educação de Trânsito do DETRAN-PE. No local as crianças realizaram o plantio de mudas de árvores, trilha ecológica e tiveram um momento de interação com a Turma do Fom-Fom, com brincadeiras e atividades envolvendo a temática de trânsito.

Segundo Ribeiro, o objetivo do encontro é informar as crianças sobre o trânsito, fazendo com que elas sensibilizem seus pais e familiares a respeitarem o trânsito e diminuíram as imprudências nas estradas de maneira divertida e dinâmica.  Cada criança recebeu uma mão simbolizando positivo e negativo para aprovar ou reprovar a atitude dos familiares no trânsito. “A partir de hoje vocês vão nos ajudar sendo agentes de trânsito. Essas ações que vocês vão nos ajudar com seus pais e parentes, resultam na diminuição dos acidentes de trânsito”.

O prefeito Vavá Rufino e o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro também plantaram  uma muda de árvore. “Esse é um momento que mostra que ninguém faz nada sozinho, estamos aqui com o Governo do Estado, representado pelo Detran-PE, Polícia Militar, gestores dos colégios, repres