Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Rua Siqueira Campos é interditada para veículos no Centro do Paulista

Foto: Jorge Macrino

A partir desta segunda-feira (15.05), quem for ao Centro do Paulista terá de ficar atento, pois foram feitas mudanças significativas no trânsito, e a principal delas é a interdição da Rua Siqueira Campos, que passará a ser interditada para o tráfego de veículos, permitindo somente o acesso a pedestres. 

A intervenção acontece no Paulista em uma parceria entre a prefeitura e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Paulista, e tem como objetivo melhorar a mobilidade e fortalecer o comércio. Por conta dessa mudança, outras alterações acontecerão no entorno. 

Devido à interdição, os pontos de transporte alternativo (kombis), além dos taxis e de caminhões para carga e descarga, serão realocados na Rua Pompeu José da Silva. Outro trecho que foi modificado foi a Travessa Siqueira Campos, a rua por trás da Igreja Matriz de Santa Isabel, que passou a ter sentido único, para quem vem da Avenida Getúlio Vargas, no sentido Câmara dos Vereadores.

Em relação às vagas de estacionamento rotativo do Zona Azul da Siquera Campos, estas serão distribuídas na Praça João XXIII. Por fim, outra mudança será na Rua Coronel Alberto Lundgren, conhecida como Rua do Abacaxi. Essa rua é a que dá acesso a quem vem pela Avenida Floriano Peixoto e pretende voltar ao Centro. Ela voltará a ser mão dupla até o trecho próximo ao Center. 

Em Paulista, Semana do Microempreendor Individual oferece palestras e orientações gratuitas até sexta

Com uma programação repleta de atividades gratuitas, a Semana do MEI 2017 teve início nesta segunda-feira (15.05), no estacionamento do Shopping North Way, no Centro do Paulista. O evento, que segue até a sexta-feira (19), contempla os Microempreendedores Individuais e também quem ainda não se formalizou. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e o SindNorte (Sindicato das Empresas do Comércio e Serviços do Eixo Norte). Essa é a primeira vez que a iniciativa acontece no município.

Durante o evento, o público está tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas; participar de capacitações e palestras sobre empreendedorismo; formalização; finanças; marketing; planejamento e diversos outros temas relacionados à gestão. A administração municipal também está envolvida na ação, através da Sala do Empreendedor. Um funcionário do setor está tirando dúvidas e esclarecendo pontos importantes para quem deseja abrir o próprio negócio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Roberto Couto, a expectativa é de que o evento tenha um público significativo. “Estamos aguardando um publico muito bom ao longo da semana. Esse é o tipo de evento que Paulista não pode ficar de fora. Queremos viabilizar para que uma estrutura como essa seja montada todos os aqui no município para ajudar o empresariado, os microempreendedores e quem deseja se formalizar”, disse Robertinho.   

A programação oferece atividades gratuitas aos empresários em mais de 20 municípios do estado e tem o objetivo de estimular a formalização de profissionais autônomos nessa categoria jurídica e também dar condições para que Microempreendedores Individuais já cadastrados desenvolvam o negócio e expandam a atuação.

O analista do Sebrae, Danilo Lopez, explicou que todas as atividades da Semana do MEI são gratuitas. “Para se inscrever nas palestras e oficinas, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais, como RG, CPF ou CNH e um Comprovante de Residência. Se possuir empresa, também deve apresentar o número do CNPJ. A partir daí, será feito um breve cadastro, garantindo o acesso às atividades ao longo da semana”, salientou o funcionário da instituição.

A cabeleireira, Adriana Taurino, possui um ponto comercial em Maranguape I, onde atua há mais de dez anos. Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas. “Nos últimos meses, eu percebi que o meu estabelecimento caiu um pouco. Por isso, decidi dar uma passadinha. O Sebrae ajuda muito o profissional que está nessa situação. E sempre existem muitas dúvidas. Eu mesma esclareci tudo que eu estava precisando. Estou saindo daqui muito satisfeita”, revelou a profissional.

Junior Matuto participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Ainda não tinha amanhecido e o Prefeito do Paulista Junior Matuto já se encontrava no Aeroporto Internacional dos Guararapes, embarcando para Brasília, onde participa da XX Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O encontro que deve reunir mais de mil gestores municipais, entre prefeitos, vices e secretários, de segunda-feira, 15 à quarta-feira, 18.05, ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Na Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios serão debatidos diversos assuntos sobre as mudanças que estão ocorrendo no país e que deverão afetar diretamente os municípios, a exemplo da previdência. Após passar pelo credenciamento, os prefeitos já tiveram acesso aos totens de atendimento para receber orientações e informações para auxiliar na gestão municipal. A CNM está disponibilizando atendimento nas áreas de Saúde, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Defesa Civil, Desenvolvimento Rural, Assistência Social, Jurídico, entre outras.

Junior Matuto já participou de outras edições da Marcha dos Prefeitos, mas avalia que está é uma das mais importantes, “A gente sabe que as coisas acontecem no município. Não é no País nem no Estado. Afinal, é no município que a população mora. Então toda a crise econômica e agora estas mudanças propostas pelo governo federal, como a previdência, por exemplo, vão atingir diretamente nossa gente. Vim para me informar e me preparar, para garantir que estaremos tomando as melhores decisões para Paulista. O debate e os encaminhamentos que acontecem aqui, com certeza vão ser muito enriquecedores,” concluiu.

Operação Bar Seguro interdita bares em Olinda e notifica outros cinco estabelecimentos


Dois bares foram interditados em Olinda na madrugada desse domingo (14) durante uma nova edição da Operação Bar Seguro. Os estabelecimentos China Brega Bar, localizado em Caixa D’Água, e Bar do Peixe, em Águas Compridas, foram fechados. O primeiro estabelecimento não possuía alvará de funcionamento, já o segundo estava registrado como “restaurantes e similares”, mas exercia atividade econômica de Casa de Show, oferecendo apresentações musicais.

Além destes bares, outros cinco estabelecimentos foram inspecionados e seus proprietários notificados e orientados a comparecer a Secretaria de Controle Urbano, que fica localizada na Estrada do Bonsucesso, e levar o pedido de regularização. Na ação que teve início às 21h do sábado (13) e terminou por volta das 3h do domingo, 342 pessoas foram abordadas pela equipe da operação.

A Operação Bar Seguro tem como foco combater diversos crimes em Olinda, como venda de bebidas alcoólicas a menores e poluição sonora, além de identificar irregularidades nos bares que funcionam sem alvará e atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. . As atividades acontecem todos os fins de semana desde o mês de abril promovendo abordagens em casas noturnas, bares e restaurantes.

A equipe é formada por policiais militares e civis, a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Controle Urbano, Guarda Municipal e Secretaria de Transportes e Trânsito. A população também pode ajudar a colaborar com desempenho da operação, denunciando irregularidades por meio do telefone: 3439-5535.

Foto: divulgação Polícia Militar de Pernambuco

Prefeitura realiza “Seminário Paulista: Protagonista da Revolução Pernambucana” nesta terça-feira (16)



Em comemoração aos 200 anos da Revolução Pernambucana e o papel relevante que o município do Paulista teve no contexto deste levante de 1817, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, promove, nesta terça-feira (16.05), o Seminário Paulista: Protagonista da Revolução Pernambucana. O evento acontecerá na Igreja de Santa Isabel, na Avenida Marechal Floriano, S/N, Centro. A abertura será às 9h.
Quem estiver presente ao evento poderá aprender um pouco mais sobre a história da Revolução Pernambucana através da exibição de um vídeo. O público também vai conferir palestras com especialistas na área de História.


Confira a programação: