Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Rua Siqueira Campos é interditada para veículos no Centro do Paulista

Foto: Jorge Macrino

A partir desta segunda-feira (15.05), quem for ao Centro do Paulista terá de ficar atento, pois foram feitas mudanças significativas no trânsito, e a principal delas é a interdição da Rua Siqueira Campos, que passará a ser interditada para o tráfego de veículos, permitindo somente o acesso a pedestres. 

A intervenção acontece no Paulista em uma parceria entre a prefeitura e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Paulista, e tem como objetivo melhorar a mobilidade e fortalecer o comércio. Por conta dessa mudança, outras alterações acontecerão no entorno. 

Devido à interdição, os pontos de transporte alternativo (kombis), além dos taxis e de caminhões para carga e descarga, serão realocados na Rua Pompeu José da Silva. Outro trecho que foi modificado foi a Travessa Siqueira Campos, a rua por trás da Igreja Matriz de Santa Isabel, que passou a ter sentido único, para quem vem da Avenida Getúlio Vargas, no sentido Câmara dos Vereadores.

Em relação às vagas de estacionamento rotativo do Zona Azul da Siquera Campos, estas serão distribuídas na Praça João XXIII. Por fim, outra mudança será na Rua Coronel Alberto Lundgren, conhecida como Rua do Abacaxi. Essa rua é a que dá acesso a quem vem pela Avenida Floriano Peixoto e pretende voltar ao Centro. Ela voltará a ser mão dupla até o trecho próximo ao Center. 

Em Paulista, Semana do Microempreendor Individual oferece palestras e orientações gratuitas até sexta

Com uma programação repleta de atividades gratuitas, a Semana do MEI 2017 teve início nesta segunda-feira (15.05), no estacionamento do Shopping North Way, no Centro do Paulista. O evento, que segue até a sexta-feira (19), contempla os Microempreendedores Individuais e também quem ainda não se formalizou. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, e o SindNorte (Sindicato das Empresas do Comércio e Serviços do Eixo Norte). Essa é a primeira vez que a iniciativa acontece no município.

Durante o evento, o público está tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas; participar de capacitações e palestras sobre empreendedorismo; formalização; finanças; marketing; planejamento e diversos outros temas relacionados à gestão. A administração municipal também está envolvida na ação, através da Sala do Empreendedor. Um funcionário do setor está tirando dúvidas e esclarecendo pontos importantes para quem deseja abrir o próprio negócio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Roberto Couto, a expectativa é de que o evento tenha um público significativo. “Estamos aguardando um publico muito bom ao longo da semana. Esse é o tipo de evento que Paulista não pode ficar de fora. Queremos viabilizar para que uma estrutura como essa seja montada todos os aqui no município para ajudar o empresariado, os microempreendedores e quem deseja se formalizar”, disse Robertinho.   

A programação oferece atividades gratuitas aos empresários em mais de 20 municípios do estado e tem o objetivo de estimular a formalização de profissionais autônomos nessa categoria jurídica e também dar condições para que Microempreendedores Individuais já cadastrados desenvolvam o negócio e expandam a atuação.

O analista do Sebrae, Danilo Lopez, explicou que todas as atividades da Semana do MEI são gratuitas. “Para se inscrever nas palestras e oficinas, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais, como RG, CPF ou CNH e um Comprovante de Residência. Se possuir empresa, também deve apresentar o número do CNPJ. A partir daí, será feito um breve cadastro, garantindo o acesso às atividades ao longo da semana”, salientou o funcionário da instituição.

A cabeleireira, Adriana Taurino, possui um ponto comercial em Maranguape I, onde atua há mais de dez anos. Ela aproveitou a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas. “Nos últimos meses, eu percebi que o meu estabelecimento caiu um pouco. Por isso, decidi dar uma passadinha. O Sebrae ajuda muito o profissional que está nessa situação. E sempre existem muitas dúvidas. Eu mesma esclareci tudo que eu estava precisando. Estou saindo daqui muito satisfeita”, revelou a profissional.

Junior Matuto participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Ainda não tinha amanhecido e o Prefeito do Paulista Junior Matuto já se encontrava no Aeroporto Internacional dos Guararapes, embarcando para Brasília, onde participa da XX Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O encontro que deve reunir mais de mil gestores municipais, entre prefeitos, vices e secretários, de segunda-feira, 15 à quarta-feira, 18.05, ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Na Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios serão debatidos diversos assuntos sobre as mudanças que estão ocorrendo no país e que deverão afetar diretamente os municípios, a exemplo da previdência. Após passar pelo credenciamento, os prefeitos já tiveram acesso aos totens de atendimento para receber orientações e informações para auxiliar na gestão municipal. A CNM está disponibilizando atendimento nas áreas de Saúde, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Defesa Civil, Desenvolvimento Rural, Assistência Social, Jurídico, entre outras.

Junior Matuto já participou de outras edições da Marcha dos Prefeitos, mas avalia que está é uma das mais importantes, “A gente sabe que as coisas acontecem no município. Não é no País nem no Estado. Afinal, é no município que a população mora. Então toda a crise econômica e agora estas mudanças propostas pelo governo federal, como a previdência, por exemplo, vão atingir diretamente nossa gente. Vim para me informar e me preparar, para garantir que estaremos tomando as melhores decisões para Paulista. O debate e os encaminhamentos que acontecem aqui, com certeza vão ser muito enriquecedores,” concluiu.

Operação Bar Seguro interdita bares em Olinda e notifica outros cinco estabelecimentos


Dois bares foram interditados em Olinda na madrugada desse domingo (14) durante uma nova edição da Operação Bar Seguro. Os estabelecimentos China Brega Bar, localizado em Caixa D’Água, e Bar do Peixe, em Águas Compridas, foram fechados. O primeiro estabelecimento não possuía alvará de funcionamento, já o segundo estava registrado como “restaurantes e similares”, mas exercia atividade econômica de Casa de Show, oferecendo apresentações musicais.

Além destes bares, outros cinco estabelecimentos foram inspecionados e seus proprietários notificados e orientados a comparecer a Secretaria de Controle Urbano, que fica localizada na Estrada do Bonsucesso, e levar o pedido de regularização. Na ação que teve início às 21h do sábado (13) e terminou por volta das 3h do domingo, 342 pessoas foram abordadas pela equipe da operação.

A Operação Bar Seguro tem como foco combater diversos crimes em Olinda, como venda de bebidas alcoólicas a menores e poluição sonora, além de identificar irregularidades nos bares que funcionam sem alvará e atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. . As atividades acontecem todos os fins de semana desde o mês de abril promovendo abordagens em casas noturnas, bares e restaurantes.

A equipe é formada por policiais militares e civis, a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Controle Urbano, Guarda Municipal e Secretaria de Transportes e Trânsito. A população também pode ajudar a colaborar com desempenho da operação, denunciando irregularidades por meio do telefone: 3439-5535.

Foto: divulgação Polícia Militar de Pernambuco

Prefeitura realiza “Seminário Paulista: Protagonista da Revolução Pernambucana” nesta terça-feira (16)



Em comemoração aos 200 anos da Revolução Pernambucana e o papel relevante que o município do Paulista teve no contexto deste levante de 1817, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, promove, nesta terça-feira (16.05), o Seminário Paulista: Protagonista da Revolução Pernambucana. O evento acontecerá na Igreja de Santa Isabel, na Avenida Marechal Floriano, S/N, Centro. A abertura será às 9h.
Quem estiver presente ao evento poderá aprender um pouco mais sobre a história da Revolução Pernambucana através da exibição de um vídeo. O público também vai conferir palestras com especialistas na área de História.


Confira a programação:
9h – Abertura
9h20 – Exibição de vídeo sobre a Revolução Pernambucana
9h30 – Palestra sobre “Um campo do Erário Régio, Dois Pátios e uma Revolução Pernambucana”, com Mota Menezes - arquiteto e urbanista, escritor, professor da UFPE e membro da Academia Pernambucana de Letras.
10h20 – Palestra sobre “Padre João Ribeiro e Pernambuco na vanguarda da História”, ministrada pelo professor da UFPE George Cabral – Doutor em História e presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco.
11h – Encerramento.
SAIBA MAIS - Uma figura importante que integrou a Revolução Pernambucana e que compõe a história do Paulista, o Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro se escondeu na cidade após o movimento emancipacionista ter sido derrotado pelas tropas reais portuguesas. Aqui, ele fez o próprio julgamento, não aceitou que suas ideias fossem vencidos pelos inimigos e suicidou-se por enforcamento.
Foi sepultado ao lado da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Engenho Paulista. Três dias depois, seu cadáver após ser desenterrado, foi mutilado, esquartejado e sua cabeça ficou exposta na Praça do Pelourinho.
Até o ano de 2001, o crânio do Padre João Ribeiro estava exposto no Instituto Arqueológico e Geográfico de Pernambuco. Para prestar uma homenagem, a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Instituto decidiram trazer os ossos numa urna de bronze para finalmente ser enterrado num túmulo, construído especialmente para ele na Igreja de Santa Isabel. O religioso nasceu na cidade de Tracunhaém, no interior de Pernambuco.

MorumbiShopping volta à década de 80 para celebrar aniversário de 35 anos

Entre 16/05 e 11/06, público viverá experiências que recriam clássicos do
passado no centro de compras
Prestes a completar 35 anos de história, o MorumbiShopping celebrará seu aniversário junto ao público entre os dias 16/05 a 11/06 com a exposição interativa “De volta aos anos 80” - atração gratuita que reunirá relíquias dos anos 80, além de experiências inusitadas para adultos e crianças. A década foi escolhida como tema da celebração porque marca o surgimento do centro de compras e um período intenso e inovador nas mais diferentes áreas: moda, política, cultura, música, esportes e tecnologia.

O Atrium, na entrada principal do mall, terá diversos ambientes temáticos. Na parte dedicada à moda, serão expostos visuais poderosos de estilistas famosos da época, com peças originais de Clodovil, Givenchy e Vivienne Westwood. Além disso, os visitantes poderão interagir caracterizando-se com jaquetas, luvas, óculos, entre outros, podendo tirar fotos dos seus looks.

Discoteca e vinil
A sala musical relembrará o nascimento de estilos como o heavy metal, a música eletrônica e o rock nacional. Ali, as pessoas poderão colocar óculos da época e um fone individual para entrarem no clima da discoteca. A cenografia será nostálgica, com réplicas de roupas e acessórios das estrelas como Madonna, Michael Jackson, Cazuza, entre outros. Os amantes dos discos de vinil encontrarão relíquias de bandas como: Legião Urbana, Tim Maia, Titãs, Cindy Lauper, David Bowie, Barão Vermelho e um disco exclusivo das Frenéticas que foi dado como lembrança pelo MorumbiShopping aos seus consumidores nos anos 80.

Loira do banheiro no shopping
Para mexer com o imaginário de todos, a exposição também resgatará uma das mais temidas lendas urbanas do período: os mais corajosos poderão visitar um sanitário mau assombrado pela loira do banheiro. Também haverá cartazes mostrando mais lendas que tiraram o sono de muita gente nesta época. Outro elemento importante do universo infantil estará presente – os brinquedos saudosistas, que poderão ser relembrados por quem era criança na época e descobertos pelos pequenos de hoje em dia, incluindo bonecas, ferrorama, Genius, papéis de carta, Lango Lango, Playmobil, e ainda o jogo Cara a Cara em versão gigante para o público brincar.

Memórias gustativas e fatos históricos
As guloseimas também serão uma atração: guarda-chuvas de chocolate, chicletes, balas e outros doces clássicos dos anos 80 estarão expostos, assim como os acontecimentos históricos que marcaram a década. Eles estarão em um ambiente com fotos, televisores e fones que exibirão programas cedidos pela Globo e BBC, sobre os principais acontecimentos do período. Para complementar ainda mais os fatos, serão expostas réplicas do Muro de Berlim e do vestido da princesa Diana, junto com um vídeo mostrando seu casamento e jornais e revistas da época.

Grandes feitos do esporte e da tecnologia
Os astros de diferentes esportes serão homenageados na ação comemorativa do MorumbiShopping, entre eles: boxe, vôlei e futebol. Nesse ambiente, serão exibidas camisas de Maradona e Zico, uniforme original da jogadora de vôlei, a musa Vera Mossa, e também luva, calção e roupão do ex-pugilista José Adilson Rodrigues do Santos, mais conhecido como Maguila.

Os anos 80 foram também uma época marcante para a tecnologia, quando foram desenvolvidos o CP 500, as secretarias eletrônicas e os gravadores de VHS. Máquina registradora, telefone, vitrola, videocassete, entre outros farão parte da atração, assim como o orelhão de ficha que será exibido para fotos.

“Desde 1982, o MorumbiShopping atua na vida do paulistano com um espaço democrático, com um mix de lojas atual, moderno e variado. Nesses 35 anos, trabalhamos para construir um importante legado em moda, gastronomia e entretenimento para a cidade. Nos orgulhamos de termos ações pioneiras desde nosso início, como a criação da Ala Morumbi Fashion, em 1984, e da Ala Gourmet, em 1989 – que nos tornaram o primeiro shopping a ter uma área exclusiva de moda, com marcas nacionais e internacionais, e a reunir, em um espaço reservado, 23 dos restaurantes mais prestigiados de São Paulo. A exposição comemorativa de aniversário será uma oportunidade de celebrar essa década tão especial para nós e ainda despertar boas memórias em nossos frequentadores, engajando todos nesse importante marco de nossa história”, afirma Doris Weinberg, superintendente do MorumbiShopping.

Serviço:
Exposição “De volta aos anos 80
Período: 16/05 a 11/06 de 2017
Horários:de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h
Entrada: Gratuita
Endereço: Avenida Roque Petroni Jr, 1089 – São Paulo

Sobre o MorumbiShopping
Desde 1982, o MorumbiShopping atua na vida e na moda do paulistano com um espaço democrático e um mix de lojas atual, moderno e variado. São, ao todo, 483 lojas dos mais diversos segmentos, como a Apple, Forever 21, Sephora, GAP, Coach, New Balance, Michael Kors, Ricardo Almeida, FIT, Animale, as âncoras C&A, Renner, Zara e as multilojas Fnac e Saraiva. Grande variedade de lojas para atender a todas as necessidades de seus clientes. A criação da Ala Morumbi Fashion, em 1984, e do GourmetShopping, em 1989, frisam o pioneirismo no DNA do MorumbiShopping. Foi o primeiro Shopping a criar uma área exclusiva de moda, com marcas nacionais e internacionais, e reúne, em um espaço reservado, 23 dos restaurantes mais prestigiados de São Paulo, como Pobre Juan, Le Vin, Zucco, Pirajá, Saj, entre outros.
Premiado pelos principais veículos de São Paulo como o shopping mais completo, o MorumbiShopping posicionou-se como referência na cidade como um espaço democrático, que tem tudo para todos.

Reposicionamento dos agentes de Viagens é tema de curso em Caruaru

O curso acontece no dia 20 de maio, no Citi Hotel Residence, em Caruaru, e é voltado a estudantes e profissionais do turismo

Entender como os clientes e os profissionais do setor de turismo estão reagindo à implantação da cobrança da taxa de serviços. Este é o objetivo do curso “O Novo Agente de Viagens e o Mercado: Reposicionamento ou Morte”, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV) em Pernambuco, representada pelo presidente, Marcos Teixeira, e a vice, Fátima Bezerra. A atividade integra as ações do programa de formação do ICCABAV – Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira das Agências de Viagens.

"Decidimos abrir o nosso calendário de cursos do ano em Caruaru. Não havíamos levado ainda o programa do Iccabav para o interior do Estado, então tem um significado bem especial. Queremos cada vez mais int