Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Temer vai pedir ao STF suspensão de inquérito até que gravação seja periciada

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Em pronunciamento na tarde deste sábado (20), o presidente da República, Michel Temer, disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o inquérito aberto contra ele seja suspenso até que seja verificada a autenticidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, de uma conversa com o presidente.
“Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos. Incluída no inquérito sem a devida averiguação, levou muitas pessoas ao engano, induzido e trouxe grave crise ao Brasil”, disse o presidente.
Uma perícia contratada pelo jornal Folha de S. Paulo concluiu que a gravação da conversa sofreu mais de 50 edições. Temer classificou a gravação como fraudulenta e manipulada e lembrou que o grupo JBS comprou US$ 1 bilhão antes da divulgação da conversa e faturou com a operação financeira.
A abertura do inquérito, por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, foi autorizada pelo ministro do STF Edson Fachin na quinta-feira (18), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em pronunciamento anterior, ainda na quinta-feira (18), Temer disse que nunca autorizou ninguém a usar seu nome indevidamente e que demonstraria no STF não ter nenhum envolvimento com os fatos.
Segundo o Ministério Público Federal, em encontro com Joesley Batista, Temer deu aval para que ele continuasse a pagar uma espécie de mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha e o doleiro Lúcio Funaro, ambos presos, para que continuassem em silêncio. O áudio da conversa, gravada por Joesley, foi disponibilizado na última quinta-feira (18). Após a divulgação, o presidente Michel Temer e assessores avaliaram que o conteúdo da conversa não incrimina o presidente.
PGR
Ao enviar o pedido de abertura de investigação sobre o presidente ao STF, a PGR informou ao ministro Edson Fachin que o áudio foi analisado de forma preliminar "sob a perspectiva esvlusiva da percepção humana". De acordo com o processo, "não houve auxílio de equipamentos especializados na avaliação dos aúdios.
Na decisão em que autorizou a investigação contra Temer, Fachin não analisou a legalidade da gravação sob o ponto de vista de possíveis edições. O ministro entendeu que Joesley Batista poderia gravar sua conversa com terceiros.
*colaborou André Richter
Edição: Amanda Cieglinski

UPAE Garanhuns imuniza servidores e terceirizados contra vírus influenza

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, quase 190 doses de vacinas contra o vírus Influenza foram aplicadas nos funcionários e terceirizados da UPAE Garanhuns, durante dois dias. Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, disponibiliza a vacina Trivalente,  prevenindo além do vírus H1N1, também o H3N2 e o influenza B. A meta nacional é vacinar quase 60 milhões de pessoas.
A coordenadora de enfermagem da unidade, Tayana Guerra, acompanhou a vacinação. "Realizamos sempre esta campanha, e este ano tivemos ainda mais participação, de praticamente 100% de funcionários e profissionais que prestam serviço para nossa unidade. Trata-se de uma exigência, a bem do serviço público de saúde, mas principalmente como cuidado pessoal com todos que fazemos nossa unidade". - Registra a coordenadora.
SAIBA MAIS
Os trabalhadores da área de saúde fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que pretende vacinar quase 60 milhões no país. Alguns grupos são prioridades, além dos profissionais da saúde, as pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Centro Esportivo Santos Dumont recebe troféu Norte/Nordeste de atletismo

Competição será disputada entre 19 e 21 de maio no maior equipamento esportivo do Estado
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) organizam o 41º Troféu Norte-Nordeste Caixa de Adultos de Atletismo, entre 19 e 21 de maio, no Recife. O Centro Esportivo Santos Dumont foi o palco escolhido para sediar mais um grande evento de uma modalidade olímpica em Pernambuco. A competição terá atletas de várias federações do país em 20 provas masculinas e 14 femininas. O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) receberá as disputas da marcha atlética. No ano passado, o troféu foi disputado em Fortaleza, no Ceará, e Pernambuco garantiu o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, com 11 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze. Esta será a 13ª edição do Troféu sediado no Recife, sendo a última recebida em 2015.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento do esporte no Estado. “Receber outro grande evento esportivo no Santos Dumont é mais uma prova de que estamos bem preparados para acolher atletas e treinadores que vêm disputar as competições. O local é uma excelente opção para os torneios oficiais e estamos trabalhando forte para melhor ainda mais sua infraestrutura”, afirmou.
As provas começarão nesta sexta-feira (19), às 14 horas, com a semifinal dos 110 metros com barreira, disputada logo após a Cerimônia Oficial de Abertura, que terá início às 13h40. A final dos 10000 metros feminino será a última prova do evento e está marcada para o sábado (20), às 17h30. A UPE recebe as provas dos 20 km da marcha atlética no sábado, às 15h. Entre os destaques locais, Cisiane Dutra, integrante do Time PE, que disputará a marcha atlética, e Jeohsah Bezerra, do Bolsa Atleta, na prova do salto em altura. Cisiane, integrante da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio-2016, é a atual segunda colocada no Ranking Brasileiro com o tempo de 1h37m44s e desponta como favorita na prova, que também terá a pernambucana Paula Raissa na raia. 
O Congresso Técnico do Troféu, com a confirmação dos atletas por prova, será realizado às 8h30 da sexta-feira (19) no auditório do Santos Dumont. A programação completa está disponível no site oficial do Troféu, o http://www.cbat.org.br/competicoes/nortenordeste/2017/programa.asp.

Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é debatido durante o 3º Encontro Regional

O atual cenário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e os desafios para os gestores municipais foram amplamente discutidos, no 3º Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco, que aconteceu, em Palmares.
O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, através da Executiva de Assistência Social ((SEASS), dirigida por Socorro Araújo, reuniu mais de 100 técnicos, secretários municipais e gestores de 21 municípios da Zona da Mata Sul. Durante os dois dias eles debateram e discutiram os problemas ligados à assistência e participaram de seis oficinas promovidas pela SEASS, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara.
De acordo com Socorro Araújo, que abriu o evento representando o secretário Roberto Franca, foi um momento para capacitar, atualizar e nivelar os novos gestores e as equipes municipais da assistência para o trabalho. Socorro fez a palestra de abertura do encontro, sobre os “Desafios da gestão municipal na política de assistência social”.
O Estado quer a população mais assistida e melhor cuidada, por isso assume o compromisso de planejar e ajudar os municípios na execução das ações na área de assistência”, explicou Socorro. A SEASS oferece apoio técnico e promove a formação continuada aos gestores e trabalhadores do SUAS, com o objetivo de garantir os direitos socioassistencias e a oferta qualificada dos serviços aos usuários da assistência em Pernambuco.
Eventos como esse são de grande relevância. Além de aproximar o Estado dos municípios, contribui para a capacitação técnica dos servidores da área”, afirmou a secretária de Assistência Social de Palmares, Luciana Miranda. “A SEASS foi muito feliz ao adotar a estratégia de levar as suas equipes aos municípios para identificar as fragilidades regionais, traçar estratégias e discutir soluções para os problemas”, completou a secretária municipal de Surubim e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PE), Penélope Andrade.
Além das palestras, foram realizadas oficinas com foco nos serviços ofertados pelo SUAS: “Planejamento e Vigilância Socioassistencial”, “Gestão e Orçamento do Fundo de Assistência Social”, “Controle Social”, “Proteção Social Básica/Criança Feliz”, “Proteção Social Especial da Média e Alta Complexidade”, “Segurança Alimentar e Nutricional e Gestão do Cadastro Único/Programa Bolsa Família”.
Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 23 de maio, em Petrolina (para municípios dos sertões do Araripe e São Francisco); 25 e 26, em Serra Talhada (municípios dos sertões do Pajeú, Moxotó, Itaparica e Central); 01 e 02 de junho, em Caruaru (municípios do Agreste Central e parte do Setentrional); e 07 e 08 de junho, no Recife, para os municípios da Região Metropolitana e território de Fernando de Noronha.

Aluno do Novos Talentos, pedreiro muda de profissão e vira fabricante de cupcakes em Petrolina

O ex-pedreiro Joselito dos Santos, de 38 anos, casado e pai de quatro filhos, está trocando de profissão mas continua com a mão na massa: ele foi um dos 44 alunos certificados, em maio, no curso de Fabricação de Cupcakes do programa Novos Talentos, da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) que, desde 2011, vem garantindo o acesso à capacitação e à qualificação profissional dos trabalhadores e empreendedores de Pernambuco. O curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, em convênio com a secretaria, surgiu como uma alternativa para aumentar a renda da família depois que Joselito teve problemas de saúde nos joelhos, decorrentes do ofício, e passou a procurar qualificações profissionais para desenvolver uma nova atividade. 

Agora, com a nova