Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Temer vai pedir ao STF suspensão de inquérito até que gravação seja periciada

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Em pronunciamento na tarde deste sábado (20), o presidente da República, Michel Temer, disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o inquérito aberto contra ele seja suspenso até que seja verificada a autenticidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, de uma conversa com o presidente.
“Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos. Incluída no inquérito sem a devida averiguação, levou muitas pessoas ao engano, induzido e trouxe grave crise ao Brasil”, disse o presidente.
Uma perícia contratada pelo jornal Folha de S. Paulo concluiu que a gravação da conversa sofreu mais de 50 edições. Temer classificou a gravação como fraudulenta e manipulada e lembrou que o grupo JBS comprou US$ 1 bilhão antes da divulgação da conversa e faturou com a operação financeira.
A abertura do inquérito, por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, foi autorizada pelo ministro do STF Edson Fachin na quinta-feira (18), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em pronunciamento anterior, ainda na quinta-feira (18), Temer disse que nunca autorizou ninguém a usar seu nome indevidamente e que demonstraria no STF não ter nenhum envolvimento com os fatos.
Segundo o Ministério Público Federal, em encontro com Joesley Batista, Temer deu aval para que ele continuasse a pagar uma espécie de mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha e o doleiro Lúcio Funaro, ambos presos, para que continuassem em silêncio. O áudio da conversa, gravada por Joesley, foi disponibilizado na última quinta-feira (18). Após a divulgação, o presidente Michel Temer e assessores avaliaram que o conteúdo da conversa não incrimina o presidente.
PGR
Ao enviar o pedido de abertura de investigação sobre o presidente ao STF, a PGR informou ao ministro Edson Fachin que o áudio foi analisado de forma preliminar "sob a perspectiva esvlusiva da percepção humana". De acordo com o processo, "não houve auxílio de equipamentos especializados na avaliação dos aúdios.
Na decisão em que autorizou a investigação contra Temer, Fachin não analisou a legalidade da gravação sob o ponto de vista de possíveis edições. O ministro entendeu que Joesley Batista poderia gravar sua conversa com terceiros.
*colaborou André Richter
Edição: Amanda Cieglinski

UPAE Garanhuns imuniza servidores e terceirizados contra vírus influenza

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, quase 190 doses de vacinas contra o vírus Influenza foram aplicadas nos funcionários e terceirizados da UPAE Garanhuns, durante dois dias. Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, disponibiliza a vacina Trivalente,  prevenindo além do vírus H1N1, também o H3N2 e o influenza B. A meta nacional é vacinar quase 60 milhões de pessoas.
A coordenadora de enfermagem da unidade, Tayana Guerra, acompanhou a vacinação. "Realizamos sempre esta campanha, e este ano tivemos ainda mais participação, de praticamente 100% de funcionários e profissionais que prestam serviço para nossa unidade. Trata-se de uma exigência, a bem do serviço público de saúde, mas principalmente como cuidado pessoal com todos que fazemos nossa unidade". - Registra a coordenadora.
SAIBA MAIS
Os trabalhadores da área de saúde fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que pretende vacinar quase 60 milhões no país. Alguns grupos são prioridades, além dos profissionais da saúde, as pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Centro Esportivo Santos Dumont recebe troféu Norte/Nordeste de atletismo

Competição será disputada entre 19 e 21 de maio no maior equipamento esportivo do Estado
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) organizam o 41º Troféu Norte-Nordeste Caixa de Adultos de Atletismo, entre 19 e 21 de maio, no Recife. O Centro Esportivo Santos Dumont foi o palco escolhido para sediar mais um grande evento de uma modalidade olímpica em Pernambuco. A competição terá atletas de várias federações do país em 20 provas masculinas e 14 femininas. O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) receberá as disputas da marcha atlética. No ano passado, o troféu foi disputado em Fortaleza, no Ceará, e Pernambuco garantiu o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, com 11 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze. Esta será a 13ª edição do Troféu sediado no Recife, sendo a última recebida em 2015.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento do esporte no Estado. “Receber outro grande evento esportivo no Santos Dumont é mais uma prova de que estamos bem preparados para acolher atletas e treinadores que vêm disputar as competições. O local é uma excelente opção para os torneios oficiais e estamos trabalhando forte para melhor ainda mais sua infraestrutura”, afirmou.
As provas começarão nesta sexta-feira (19), às 14 horas, com a semifinal dos 110 metros com barreira, disputada logo após a Cerimônia Oficial de Abertura, que terá início às 13h40. A final dos 10000 metros feminino será a última prova do evento e está marcada para o sábado (20), às 17h30. A UPE recebe as provas dos 20 km da marcha atlética no sábado, às 15h. Entre os destaques locais, Cisiane Dutra, integrante do Time PE, que disputará a marcha atlética, e Jeohsah Bezerra, do Bolsa Atleta, na prova do salto em altura. Cisiane, integrante da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio-2016, é a atual segunda colocada no Ranking Brasileiro com o tempo de 1h37m44s e desponta como favorita na prova, que também terá a pernambucana Paula Raissa na raia. 
O Congresso Técnico do Troféu, com a confirmação dos atletas por prova, será realizado às 8h30 da sexta-feira (19) no auditório do Santos Dumont. A programação completa está disponível no site oficial do Troféu, o http://www.cbat.org.br/competicoes/nortenordeste/2017/programa.asp.

Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é debatido durante o 3º Encontro Regional

O atual cenário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e os desafios para os gestores municipais foram amplamente discutidos, no 3º Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco, que aconteceu, em Palmares.
O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, através da Executiva de Assistência Social ((SEASS), dirigida por Socorro Araújo, reuniu mais de 100 técnicos, secretários municipais e gestores de 21 municípios da Zona da Mata Sul. Durante os dois dias eles debateram e discutiram os problemas ligados à assistência e participaram de seis oficinas promovidas pela SEASS, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara.
De acordo com Socorro Araújo, que abriu o evento representando o secretário Roberto Franca, foi um momento para capacitar, atualizar e nivelar os novos gestores e as equipes municipais da assistência para o trabalho. Socorro fez a palestra de abertura do encontro, sobre os “Desafios da gestão municipal na política de assistência social”.
O Estado quer a população mais assistida e melhor cuidada, por isso assume o compromisso de planejar e ajudar os municípios na execução das ações na área de assistência”, explicou Socorro. A SEASS oferece apoio técnico e promove a formação continuada aos gestores e trabalhadores do SUAS, com o objetivo de garantir os direitos socioassistencias e a oferta qualificada dos serviços aos usuários da assistência em Pernambuco.
Eventos como esse são de grande relevância. Além de aproximar o Estado dos municípios, contribui para a capacitação técnica dos servidores da área”, afirmou a secretária de Assistência Social de Palmares, Luciana Miranda. “A SEASS foi muito feliz ao adotar a estratégia de levar as suas equipes aos municípios para identificar as fragilidades regionais, traçar estratégias e discutir soluções para os problemas”, completou a secretária municipal de Surubim e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-PE), Penélope Andrade.
Além das palestras, foram realizadas oficinas com foco nos serviços ofertados pelo SUAS: “Planejamento e Vigilância Socioassistencial”, “Gestão e Orçamento do Fundo de Assistência Social”, “Controle Social”, “Proteção Social Básica/Criança Feliz”, “Proteção Social Especial da Média e Alta Complexidade”, “Segurança Alimentar e Nutricional e Gestão do Cadastro Único/Programa Bolsa Família”.
Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 23 de maio, em Petrolina (para municípios dos sertões do Araripe e São Francisco); 25 e 26, em Serra Talhada (municípios dos sertões do Pajeú, Moxotó, Itaparica e Central); 01 e 02 de junho, em Caruaru (municípios do Agreste Central e parte do Setentrional); e 07 e 08 de junho, no Recife, para os municípios da Região Metropolitana e território de Fernando de Noronha.

Aluno do Novos Talentos, pedreiro muda de profissão e vira fabricante de cupcakes em Petrolina

O ex-pedreiro Joselito dos Santos, de 38 anos, casado e pai de quatro filhos, está trocando de profissão mas continua com a mão na massa: ele foi um dos 44 alunos certificados, em maio, no curso de Fabricação de Cupcakes do programa Novos Talentos, da Secretaria Estadual da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) que, desde 2011, vem garantindo o acesso à capacitação e à qualificação profissional dos trabalhadores e empreendedores de Pernambuco. O curso, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, em convênio com a secretaria, surgiu como uma alternativa para aumentar a renda da família depois que Joselito teve problemas de saúde nos joelhos, decorrentes do ofício, e passou a procurar qualificações profissionais para desenvolver uma nova atividade. 

Agora, com a nova profissão, o ex-pedreiro atingiu seu objetivo de trabalhar em sua própria casa, produzindo cupcakes. “Convidei a família, amigos e vizinhos para uma degustação e imediatamente todos aprovaram. Hoje estou vendendo para a padaria e o mercadinho do bairro de Areia Branca, onde moro”, comemorou Joselito. “Nunca imaginei migrar profissionalmente para gastronomia mas estou muito satisfeito e ansioso para iniciar novos cursos que possam expandir meu negócio. O próximo passo será a formalização”, completou.

Durante o curso, os alunos desenvolveram habilidades técnicas na preparação de recheios, coberturas, massas diversas e cremes, técnicas de fabricação e decoração, respeitando as normas de Boas Práticas de Elaboração, Legislações específicas, Normas de Segurança e Saúde do Trabalho e Preservação Ambiental. “Diante dessa crise, o Governo do Estado tem demonstrado preocupação com a qualificação do trabalhador. Essa iniciativa é maravilhosa, pois nos permite construir o próprio negócio e gerar renda”, disse a empreendedora Socorro Pereira, 26 anos.

“É de suma importância levar formação profissional para todas as regiões do Estado, em especial para lugares distantes da Região Metropolitana do Recife. Petrolina tem um segmento forte da parte de doces e bolos e o curso garantiu o aperfeiçoamento de habilidades e desenvolvimento de produtos” ressaltou a gerente geral de Qualificação da Sempetq, Fernanda Lessa.

Superação do luto é mote do filme A Cabana

Após a morte trágica da filha mais nova, um homem passa os dias atormentado pelo sentimento de culpa, sem perceber que sua atitude compromete ainda mais o drama vivido pela esposa e os outros dois filhos do casal. A situação, porém, toma outro rumo quando ele vivencia uma experiência mística em uma cabana perdida no meio da floresta, mesmo local onde foram encontrados os últimos vestígios da criança.

A trama do filme A Cabana, atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros, serve para ilustrar uma situação na qual a pessoa não consegue passar com facilidade pelo luto causado pela perda de um ente querido. Para a psicóloga do luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, apesar de todos termos a capacidade de ultrapassar esses momentos de dor, algumas pessoas podem ter mais dificuldade nesse sentido. “Essas pessoas, de forma geral, não conseguem se desapegar da perda e ressignificar a vida e o futuro sem aquele ente querido que faleceu”, explica a psicóloga. “Isso diz muito da dificuldade da pessoa de reconstruir os planos que precisaram ser interrompidos no momento da perda”, completa Mariana.

A profissional explica que, assim como mostrado no filme, esse luto prolongado pode contribuir para desgastar os relacionamentos. “As pessoas que acabam prolongando esse luto, ficam muito presas ao passado, não conseguindo construir planos para o futuro ou mesmo se relacionar”, alerta. O natural, explica a profissional, é que o luto vá sendo amenizado com o tempo, transformando a saudade dolorida em uma saudade de lembrança. “A superação passa pela questão da aceitação da dor, de reconhecer que é um momento de tristeza e que ele precisa ser vivenciado para que a pessoa possa seguir adiante”, afirma Mariana. Nesse ponto, amigos e familiares podem contribuir bastante. “Estar junto e mostrar que está disponível já ajuda muito quem está passando por um processo de dor”, conclui Mariana Simonetti.

“O filme traz uma mensagem de autoajuda bem impactante, destacando as influências dos sentimentos de culpa, ódio e perdão”, avalia Raniery Melo, Marketing do Grupo Vila. A propósito da mensagem passada pelo filme, Raniery chama a atenção para projeto desenvolvido pelo Grupo Vila: “Nosso grupo tem um projeto muito bacana voltado para essas famílias que passam por uma perda enorme e, de alguma forma, não entendem o processo do luto, como no filme. Nossa terapia auxilia as pessoas enlutadas através do suporte emocional, apoio e orientação”. “As pessoas precisam de um tempo para aprender a lidar com a nova realidade. E também de entender que um dia a morte vem para todos, e que nós precisamos entender que isso faz parte do ciclo da vida”, completa Raniery Melo.


Igarassu promove concurso de incentivo à leitura

Os alunos selecionados na etapa das Escolas do 4º ano do Ensino Fundamental I de Igarassu, com até 10 anos, participam do 7º Concurso Ler Bem, nos polos Cruz de Rebouças e Igarassu, evento apoiado pela Prefeitura. O concurso busca integrar jovens leitores, escolas públicas municipais, educadores e pais de alunos a fazer um incentivo ao desenvolvimento da leitura no município. Os critérios de classificação dos estudantes foram espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação do texto. A etapa de Igarassu (Centro) acontece neste dia 16, já a de Cruz ficou para o dia 18 e a final acontece no dia 30 deste mês. Todas as etapas serão realizadas no COMDICA, no Centro da cidade, no horário das 8h às 12h.

Nota Oficial – Bancada de Oposição

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), assim como todos os pernambucanos, acompanharam perplexos os desdobramentos das delações dos executivos do grupo JBS, por envolver, nominalmente, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio.
Em um dos trechos da gravação, o diretor da JBS Ricardo Saud afirma que destinou R$ 15 milhões para as campanhas de Eduardo Campos à Presidência da República e de Paulo Câmara ao Governo do Estado. Saud afirmou ainda que, após a morte do ex-governador, foi procurado por Paulo e Geraldo para que honrasse os compromissos acertados, como mostra o anexo 37, da delação, quando revela que:

“Geraldo Júlio, à época prefeito do Recife, e o então candidato a governador Paulo Câmara, fizeram reunião com Ricardo Saud e JB (Joesley Batista) na sede da J&F, na qual pediram que os pagamentos não fossem interrompidos e que JB ajudasse a eleger Paulo Câmara...” 

Ainda no mesmo anexo, Saud revela que fora feitos pagamentos em espécie da ordem de:

R$ 1 milhão entregues por André Gustavo Vieira da Silva em Recife/PE para Paulo Câmara.”

Não é a primeira vez que o PSB e seus quadros políticos são citados em delações no âmbito da Lava-Jato. Nos últimos meses estamos acompanhando delações, como dos executivos da Odebrecht, além de sete operações da Polícia Federal nos últimos três anos, que têm revelado a existência de um esquema de propinas para financiamento de campanhas do partido no Estado. Diante das novas denúncias agora tornadas públicas, a Bancada de Oposição cobra explicações, tanto do governador quanto do prefeito, sobre as denúncias e a negociação agora reveladas. A sociedade pernambucana quer saber: Essa visita à sede da J&F realmente aconteceu?

O PSB nacional cobrou, oficialmente, a saída do presidente Temer do cargo. Resta saber se vão adotar o mesmo critério em relação ao governador Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Júlio. Os pernambucanos merecem uma resposta, além das evasivas notas já publicadas.