Curta o Paulista Atualizado no facebook e receba todas as nossas atualizações!

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Temer vai pedir ao STF suspensão de inquérito até que gravação seja periciada

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil
Em pronunciamento na tarde deste sábado (20), o presidente da República, Michel Temer, disse que vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o inquérito aberto contra ele seja suspenso até que seja verificada a autenticidade da gravação feita pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS, de uma conversa com o presidente.
“Essa gravação clandestina foi manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos. Incluída no inquérito sem a devida averiguação, levou muitas pessoas ao engano, induzido e trouxe grave crise ao Brasil”, disse o presidente.
Uma perícia contratada pelo jornal Folha de S. Paulo concluiu que a gravação da conversa sofreu mais de 50 edições. Temer classificou a gravação como fraudulenta e manipulada e lembrou que o grupo JBS comprou US$ 1 bilhão antes da divulgação da conversa e faturou com a operação financeira.
A abertura do inquérito, por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, foi autorizada pelo ministro do STF Edson Fachin na quinta-feira (18), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em pronunciamento anterior, ainda na quinta-feira (18), Temer disse que nunca autorizou ninguém a usar seu nome indevidamente e que demonstraria no STF não ter nenhum envolvimento com os fatos.
Segundo o Ministério Público Federal, em encontro com Joesley Batista, Temer deu aval para que ele continuasse a pagar uma espécie de mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha e o doleiro Lúcio Funaro, ambos presos, para que continuassem em silêncio. O áudio da conversa, gravada por Joesley, foi disponibilizado na última quinta-feira (18). Após a divulgação, o presidente Michel Temer e assessores avaliaram que o conteúdo da conversa não incrimina o presidente.
PGR
Ao enviar o pedido de abertura de investigação sobre o presidente ao STF, a PGR informou ao ministro Edson Fachin que o áudio foi analisado de forma preliminar "sob a perspectiva esvlusiva da percepção humana". De acordo com o processo, "não houve auxílio de equipamentos especializados na avaliação dos aúdios.
Na decisão em que autorizou a investigação contra Temer, Fachin não analisou a legalidade da gravação sob o ponto de vista de possíveis edições. O ministro entendeu que Joesley Batista poderia gravar sua conversa com terceiros.
*colaborou André Richter
Edição: Amanda Cieglinski

UPAE Garanhuns imuniza servidores e terceirizados contra vírus influenza

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, quase 190 doses de vacinas contra o vírus Influenza foram aplicadas nos funcionários e terceirizados da UPAE Garanhuns, durante dois dias. Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, disponibiliza a vacina Trivalente,  prevenindo além do vírus H1N1, também o H3N2 e o influenza B. A meta nacional é vacinar quase 60 milhões de pessoas.
A coordenadora de enfermagem da unidade, Tayana Guerra, acompanhou a vacinação. "Realizamos sempre esta campanha, e este ano tivemos ainda mais participação, de praticamente 100% de funcionários e profissionais que prestam serviço para nossa unidade. Trata-se de uma exigência, a bem do serviço público de saúde, mas principalmente como cuidado pessoal com todos que fazemos nossa unidade". - Registra a coordenadora.
SAIBA MAIS
Os trabalhadores da área de saúde fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que pretende vacinar quase 60 milhões no país. Alguns grupos são prioridades, além dos profissionais da saúde, as pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.
Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
Fone: (87) 3764.9000

Centro Esportivo Santos Dumont recebe troféu Norte/Nordeste de atletismo

Competição será disputada entre 19 e 21 de maio no maior equipamento esportivo do Estado
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) organizam o 41º Troféu Norte-Nordeste Caixa de Adultos de Atletismo, entre 19 e 21 de maio, no Recife. O Centro Esportivo Santos Dumont foi o palco escolhido para sediar mais um grande evento de uma modalidade olímpica em Pernambuco. A competição terá atletas de várias federações do país em 20 provas masculinas e 14 femininas. O campus da Universidade de Pernambuco (UPE) receberá as disputas da marcha atlética. No ano passado, o troféu foi disputado em Fortaleza, no Ceará, e Pernambuco garantiu o primeiro lugar geral no quadro de medalhas, com 11 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze. Esta será a 13ª edição do Troféu sediado no Recife, sendo a última recebida em 2015.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento do esporte no Estado. “Receber outro grande evento esportivo no Santos Dumont é mais uma prova de que estamos bem preparados para acolher atletas e treinadores que vêm disputar as competições. O local é uma excelente opção para os torneios oficiais e estamos trabalhando forte para melhor ainda mais sua infraestrutura”, afirmou.
As provas começarão nesta sexta-feira (19), às 14 horas, com a semifinal dos 110 metros com barreira, disputada logo após a Cerimônia Oficial de Abertura, que terá início às 13h40. A final dos 10000 metros femi